Tutorial Photoshop #1 – Salvar uma foto

50 Comentários

Começa hoje e, sempre à quinta-feira, uma nova rubrica no Pplware. A pedido de muitas famílias vamos começar, devagarinho, com tutoriais sobre PHOTOSHOP.


Devo admitir que fazer tutoriais sobre Photoshop não é fácil, pois existem variados temas os quais podemos trabalhar. Também existem milhares de exemplos espalhados pela Internet, mas o objectivo do tutorial sobre Photoshop aqui no Pplware, vai ser no sentido de criar uma interacção entre mim e os leitores, uma interacção quase pessoal. Haverá tutoriais mais básicos e outros mais avançados e até sugeridos por vocês.

Neste primeiro tutorial vou explicar algo muito simples, mas que pode “salvar” uma foto.

Imaginemos que temos uma foto nossa a sorrir, mas os dentes estão… amarelos!!!

Vamos por mãos à obra.

  • Primeiro temos de abrir a nossa imagem
  • Clicamos em File (Ficheiro) – Open (Abrir)

Com a imagem aberta vamos seleccionar a ferramenta Polygonal Lasso Tool (Laço Poligonal), também podemos usar a tecla de atalho L. A Ferramenta Polygonal Lasso Tool é uma ferramenta de selecção.

Vamos também colocar o Feather (Difusão) com 2 px.

Com a ferramenta Polygonal Lasso Tool, vamos contornar os dentes. Para utilizar esta ferramenta tem de clicar com o botão do rato esquerdo nos locais onde quer “marcar” a posição, para assim poder contornar. Caso se engane a marcar, clique no delete, e automaticamente voltará para o ponto anterior.

Para finalizar a selecção, deve marcar o último “ponto” no mesmo local onde começa a selecção. A exactidão é importante, por isso pode aumentar o Zoom. Para o fazer clique na lupa e de seguida clique na imagem.

A imagem deve ficar parecida com a seguinte:

Clique em Image (Imagem) > Adjustments (Ajustes) > Hue/Saturation (Matiz/Saturação), ou também pode utilizar CRTL + U.

Pode verificar na imagem acima que existem dois itens fundamentais. O EDIT (Editar) tem de estar em Yellows (Amarelos) e o Lightness (Luminosidade) tem de estar a 100.

Agora vamos desseleccionar os dentes. Para isso usamos o CTRL+D .

E já está. O nosso sorriso ficou branco.

Como tinha dito no início, ia ser um tutorial muito simples. Espero que gostem.
Download: Photoshop01 PDF

Partilhar:
Tags:

Comentários

50

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

  1. Avatar de Carlos Veras
    Carlos Veras

    Show de bola!
    Na fila pela proxima!
    Direto sem complicações.
    Muito Bom!

  2. Avatar de Rui Campos
    Rui Campos

    Quantos de nós já nos deparamos com esta questão? Certamente muitos de nós lol

    Também já o tive que fazer para atenuar um pouco, mas não usei este método, mas vou registar.

    Esta será uma rubrica que agregará muitos seguidores, parabéns pela mesma.

    Saudações Académicas

    http://topenmind.blogspot.com/

  3. Avatar de Samuel Gomes
    Samuel Gomes

    Realmente o photoshop faz maravilhas 😀

    Eu tenho, mas nunca o explorei muito, espero que com estes tutoriais o venha a fazer mais e a perceber tb 😉

    Desde já o meu obrigado.

  4. Avatar de mind
    mind

    Muito bom! bacana essa iniciativa.. os tutoriais serão semanais?
    Parabéns. 🙂

  5. Avatar de Shogun
    Shogun

    Excelentes ideias estes ultimos tutoriais k estao a sair, a unica sugestao e disponibilizarem cada um dos artigos em pdf para podermos fazer uma compilacao.

  6. Avatar de Almada Capital
    Almada Capital

    Não têm em link para pdfs????????????????????????

  7. Avatar de Pedro
    Pedro

    bolas hélio. sempre a frente. primeiro C# agora photoshop. muito bom mesmo. este também é para seguir.

    @Samuel Gomes

    estou como tu. nunca explorei muito o photoshop. ainda fiz umas coisinhas a ver num tutorial muito bom em português, mas depois perdi o interesse.

  8. Avatar de Mauro Gentile
    Mauro Gentile

    Muito bom, sem duvida!

    Obrigado e parabens.

  9. Avatar de Pedro Simões

    @Almada Capital,

    A que PDF’s te referes?
    O artigo tem um link de PDF e que está a funcionar.
    (http://www.pplware.com/2008/11/27/tutorial-photoshop-1.pdf).

    Estás a referir-te a outros de certeza, mas quais?

  10. Avatar de Guerreiro
    Guerreiro

    Muito bom

    Sou fã do photoshop 😀 , dai vou acompanhar esta rubrica firmemente 😀

    São sempre boas dicas ..

  11. Avatar de Sky
    Sky

    Também sou fã do photoshop. Vamos lá com mais uma coluna para photoshop sem perder a do C# e outras. É uma questão da equipa do PPL se organizar para terem tempo para todos os post sejam diários ou semanais.

  12. Avatar de Márcio Soares

    Fantástico este Toturial. Pena á que no PDF as imagens estão um pouco pequenas. Não dá para aumentar isso?

  13. Avatar de marlene ferreira
    marlene ferreira

    @ Pedro Simões

    Não da para colocar no PDF o símbolo do Pplware e dar-lhe um toque mais composto? 🙂

  14. Avatar de Alexandre Kulcinskaia

    Se o pessoal da Colgate vem a saber disto processa a Adobe.
    De qualquer maneira, boa dica.
    __________________________
    http://kulcinskaia.blogs.sapo.pt/

  15. Avatar de BlinZK
    BlinZK

    Excelente iniciativa Hélio!

    Eu uso bastante o Photoshop, pois tenho o hobby da fotografia e por vezes também ando a “navegar” por tutoriais de Photoshop pela net.

    Tiveste uma ideia de louvar, que é estes tópicos servirem de interacção entre ti e os leitores.
    Por isso aqui vão umas dicas importantes em Photoshop.
    Se quiseres integra-las em próximos tutoriais será útil, pois aqui em comentário acaba por se “perder”.

    Pode parecer básico ou pouco interessante à primeira vista, mas… depois quem passa a usar o Photoshop com regularidade, vai perceber que são dicas básicas, mas extremamente úteis.

    Quem já usou o Photoshop um pouco, sabe que quase sempre ao tratarmos uma imagem, temos necessidade de a ampliar ou reduzir no ecrã (zoom), para podermos ver certos pormenores.
    Ou ainda termos que arrastar a imagem para cima/baixo, esquerda/direita (pan), para chegarmos à área da imagem que queremos trabalhar.
    Esta questão, complica-se ainda mais quando precisamos de fazer isso durante um comando, ou a meio de uma edição em que não podemos “largar” a ferramenta, sob o risco de ter que fazer tudo de novo.

    Então existem alguns atalhos de teclas, que nos permitem fazer isso mesmo inclusive DURANTE a utilização de uma ferramenta.

    Em primeiro lugar, o modo de visualização no ecrã:

    Tecla “F”
    – esta tecla permite ir mudando o modo de visualização. Pode ser ecrã total ou janela, com menus ou sem menus.
    Nota: Só os modos de ecrã completo é que permitem arrastar a imagem.
    Eu uso sempre o modo completo com menus (Fundo cinza)

    Ctrl/+
    – com esta combinação de teclas aumenta-se a percentagem de visualização da imagem (Zoom +), mesmo durante a utilização de uma ferramenta.

    Ctrl/-
    – com esta combinação de teclas diminui-se a percentagem de visualização da imagem (Zoom -), mesmo durante a utilização de uma ferramenta.

    Barra de espaços
    – com esta tecla podemos arrastar a imagem, mesmo durante a utilização de uma ferramenta. Deve-se manter a tecla premida enquanto se está a arrastar e solta-la quando se terminar o arrastamento.

    E por agora é tudo… 😉

  16. Avatar de Hélio Moreira
    Hélio Moreira

    @BlinZK

    Obrigado pelas dicas, e é claro que as vou tomar em consideração nos próximos tutoriais. Neste primeiro tutorial queria algo realmente básico. Brevemente irei disponibilizar um email, para que a interacção seja ainda maior.

    Cumps,

    Hélio Moreira

  17. Avatar de AníbalCS
    AníbalCS

    ja fartei do Photoshop agora só uso Gimp, mas dicas sobre programas de imagem é sempre bom. bela iniciativa!

  18. Avatar de Filipe Ferreira
    Filipe Ferreira

    Foi-se o “PHP é à quinta” e veio o “Photoshop é à quinta” 🙂

    Eu sou utilizador de photoshop, já tentei por varias vezes mudar para Gimp ou PSP mas simplesmente não consigo. Não digo que não se possa fazer o mesmo noutros programas mas pelo menos as funções que uso mais, executam-se muito mais rapidamente do Photoshop. E sim, eu procurei tutoriais.

  19. Avatar de Duarte Santos
    Duarte Santos

    Olá!

    Excelente iniciativa.
    Deixo aqui um site para os que gostam de trabalhar digitalmente uma foto:
    http://www.good-tutorials.com
    Tem de tudo mesmo
    Espero pelo proximo tutorial
    Cumps

  20. Avatar de fernando
    fernando

    Olha uma boca colgate!
    O photoshop faz milagres.
    Gosto de tambem criar algumas imagens originais com este maravilhoso programa.
    Mas no meu caso apenas fico pelo Adobe Photoshop CS2, os mais recentes gastam bastante mais memoria RAM e não tenho mais slots para encaixar!

  21. Avatar de Alk
    Alk

    Boa iniciativa! Espero que no futuro surjam tutoriais d’outras áreas..

  22. Avatar de jmrcn
    jmrcn

    Boa iniciativa. Eu comecei com este tipo de tutoriais. Espero continuarem.
    Sugestão: http://www.becck.com

  23. Avatar de Guerreiro
    Guerreiro

    @ BlinZK

    Olha muito boas dicas dos shortcuts :D, por acaso a ideia do zoom vejo-me mta vez com esse problema, mas tb sinceramente ainda não tinha pesquisado 😛

  24. Avatar de Ferranxo
    Ferranxo

    qualquer dia sou um “pro” em tudo. LOL
    Nice’s Tuts

  25. Avatar de Hélio Moreira
    Hélio Moreira

    @Alk

    Que tipo de áreas gostavas que fossem aqui explicados? 🙂

    Cumps,

    Hélio Moreira

  26. Avatar de manarte
    manarte

    Excelente iniciativa! Quando começou o tutorial da semana passada pensei logo – também – no Photoshop! 😉
    Obrigada/s!

  27. Avatar de Ruixituh
    Ruixituh

    Grande iniciativa.
    Estava mesmo a precisar!
    Desde já os meus parabéns e agradecimento.

  28. Avatar de Paulo Carvalho
    Paulo Carvalho

    Para quem quiser saber tudo sobre imagens de photoshop em 100 tutoriais.
    http://www.3dtotal.com/ps100/pstut100.html

  29. Avatar de Daniel
    Daniel

    Obrigado por este post:)

    Fantastico, obrigado por este post…

    Se possivel era intereçante o pessoal que queira aconpanhar os proximos tuturials de photoshop, se inscreva, dando o mail, e depois seriamos notificados assim que cada um novo tuturial sai-se;)

    Cumprimentos

  30. Avatar de Tiago
    Tiago

    Adorei a simplicidade! Vou ficar à espera dos próximos!!

  31. Avatar de Vitor Machado
    Vitor Machado

    e depois auto intitulam-se de designers gráficos… não tenho absolutamente nada contra este tipo de tópicos, pois muita boa gente com cursos académicos (inclusive eu) vão tirar proveito disto, mas espero que cada um tenha consciência de que há pessoas que necessitam de trabalhar e que os “artistas” devem dedicar-se à arte e não a funções estreitamente profissionais. bom post ppware crew!!
    abraço

  32. Avatar de Alk
    Alk

    @ Hélio Moreira

    Falando por mim, penso que as áreas de PHP e SQL são bastantes interessantes. Isto porque não percebo nada delas… mas gostava! 🙂

    Cumps

  33. Avatar de Nuno mc

    Ta giro por acaso ja sabia essa x)
    Alk concordo contigo na parte de gostares de PHP e SQL mas tb é giro Photoshop X)

  34. Avatar de Hélio Moreira
    Hélio Moreira

    @Alk

    A área do PHP é do nosso colega Pedro Pinto 🙂 em relação ao SQL, brevemente haverá novidades 🙂

    @Daniel
    Todas as quintas feiras irá estar disponível um novo tutorial sobre Photoshop.
    Se houver algum tema que gostasses de ver, é só dizer 🙂

    Cumps,

    Hélio Moreira

  35. Avatar de joao
    joao

    Isto é so beca beca beca de cursos mas depois nao ha aquela continuaçao, beca beca de tutorials 1 e depois o resto ta quieto, se forem ver nos post’s mais antigos ha ai dois que quase se repetem e depois nao ha continuaçao!

  36. Avatar de Deder
    Deder

    Antes de mais há que saudar a equipe do PPLWARE por esta iniciativa.

    Nos dias que correm, o comum dos utilizadores muitas das vezes buscam uma solução rápida, fácil e sem muitos “blás blás blás”, quase sempre demasiado técnicos.

    Estamos todos de acordo que tutoriais abundam no cyberespaço, no entanto tenho a certeza que o Hélio irá manter a “eficácia” e a qualidade que esta equipa nos habituou.

    Será (mais) um motivo para recomendar este site a amigos meus.

    Parabéns!

    @ Hélio,
    Uma sugestão que deixo para abordares no futuro nesta secção, é a forma de corrigir fotos tiradas por telemóvel à noite, e que possuem as cores demasiado esbatidas. Quase sempre a correcção automática falha na compensação das cores. Será que existe solução (que não seja andar com a maquina digital atrás de nós)??

    Saudações dragoneanas,
    Deder

  37. Avatar de Deder
    Deder

    @João

    Na minha opinião, a continuidade deste tipo de iniciativas não depende na maioria das vezes de quem escreve, mas sim de quem as lê… Se não existir uma interacção por parte dos visitantes que “alimente a chama”, para quem cria este espaço torna-se desmotivador.

    Bamos lá a dar ideias e a puxar pelo autor para que esta ideia se mantenha por muitas semanas…

  38. Avatar de Fibonacci
    Fibonacci

    Pelo que percebi também havia uns tutoriais sobre C#. Ainda existem por aí?
    Cumps

  39. Avatar de Fibonacci
    Fibonacci

    Afinal já vi! Dahh!!

  40. Avatar de António
    António

    Agora vamos tirar o “bigode” 🙂

  41. Avatar de António Fernades
    António Fernades

    Com um turial assim não têm de se preocupar muito em lavar os dentes…

  42. Avatar de Cardoso
    Cardoso

    cada vez gosto mais do pplware, desde a dia da programaçao ate ao dia do photoshop…. fantastico

  43. Avatar de Fluoxetino
    Fluoxetino

    Parabéns pela iniciativa! Mais uma para enriquecer o Blog que, já por si, é excelente.

  44. Avatar de coolmeia.com

    É util? para quem percebe zero é capaz de ser! Pergunto-me se toda a gente comprará o photoshop? só custa € 855.00 (iva incl.), e com esta crise, não sei, não!
    Valerá a pena aprender alguma coisa para depois não a usar? Há já alguns anos que visito o pplware antes era na revista bits e bytes, mas com o tempo parece-me que começa a fugir á ideia original!
    O programas sugeridos vão se duplicando em novas versões, a uníca secção que realmente terá interesse será a das fotografias (porque hoje é sexta).
    Para não falar na publicidade em excesso!
    Mas voltando ao início, o design português já anda muito mau devido a coisas feitas por muitos pseudo-designers, que aprendem umas coisas no photoshop, entre outros progamas, e depois fazem as belas borradas que se vêm por este país fora!
    Sou desginer e acho que é bom que as pessoas saibam um pouco de tudo, mas cada macaco no seu galho, até porque parece-me mal começar um tutorial básico desta forma!
    Aconselho aos interessados a visitarem:
    http://www.adobe.com
    http://www.coolmeia.com
    http://graphicssoft.about.com/od/photoshop/l/bllps5out.htm
    http://www.adobephotoshoptutorials.com/

  45. Avatar de Valdek Waslan

    O Photoshop realmente é uma ferramenta maravilhosa e nos dá diversas opções de criação e correção. Tenho um Blog (http://photoshop-sem-medo.blogspot.com/) e uma comunidade no Orkut (http://www.orkut.com.br/Main#Community.aspx?cmm=50468377), onde ajudo a algumas pessoas e é impressionante como as pessoas adoram o PHotoshop.

  46. Avatar de Valdek Waslan

    Se quiserem e for do interesse, tenho alguns tutoriais e video aulas, onde passo algumas de Photoshop para as pessoas.
    Blog: Photoshop sem Medo
    http://photoshop-sem-medo.blogspot.com
    Orkut: Photoshop sem Medo
    http://www.orkut.com.br/Main#Community.aspx?cmm=50468377

  47. Avatar de Roberto
    Roberto

    O link não está disponivel. :/

  48. Avatar de pplware.sapo.pt

    Tutorial photoshop 1.. Bully 🙂

  49. Avatar de Filipe
    Filipe

    O link não está a funcionar… por favor corrijam a situação! 🙂
    obrigado.