A nova funcionalidade de reset do Firefox Beta

12 Comentários

Os nossos browsers são peças fundamentais para acedermos à Internet e a todos os recursos que ela oferece. Temos por isso de os ter afinados e plenamente funcionais, o que nem sempre acontece.

As razões para esses maus funcionamentos podem ser diversas e cada uma mais válida que a outra, mas o que pretendemos é ter o nosso browser o mais disponível possível e rápido a navegar. A Mozilla pretende resolver este problema nas novas versões do Firefox e apresentou agora uma nova funcionalidade de restauro do browser da raposa.



A nova funcionalidade agora apresentada vai permitir que a qualquer altura façam um reset ao vosso Firefox e o coloquem como estava no dia em que primeiro o instalaram. Vão assim conseguir recuperar todas as funcionalidades do Firefox, mantendo as vossas definições e outros parâmetros.

A funcionalidade foi agora apresentada de forma mais oficial na última versão beta e promete acabar com todos os problemas que os utilizadores por vezes encontram e que são difíceis e complicados de resolver.

Vai bastar carregar num botão e todas as definições serão repostas, sendo mantidos apenas os dados principais do utilizador. Em troca recebemos um Firefox como novo e capaz de nos entregar tudo o que lhe pedirmos.

Devem ter em atenção que este reset vai manter apenas os dados principais do utilizador, eliminando outros que podem ser a causa dos problemas. São mantidos os favoritos, as passwords, cookies, histórico de navegação e dados de formulários. Os add-ons, definições de Sync, separadores abertos e grupos de separadores são eliminados.

Na verdade o que é feito é uma cópia do perfil do utilizador em uso e feito um reset ao Firefox. De seguida o perfil é reposto. Notem também que este reset apenas funciona para um dos perfis um uso.

Para acederem a esta nova função, para além de terem de usar a versão Beta do Firefox, devem aceder à opção Informação sobre problemas do menu Ajuda. Se preferirem aceder directamente basta que escrevam about:support na barra de endereço.

Na janela que for aberta vão encontrar no canto superior direito a opção Reiniciar o Firefox. Será apresentada uma caixa a pedir a confirmação da acção e devem concordar para que o reset seja realizado.

A Mozilla alerta que devem usar apenas devem testar e usar esta funcionalidade na versão beta do Firefox. As versões Nightly e Aurora, por serem versões de teste podem ter esta função não funcional. Devem ainda ter o cuidado de lançar o Firefox com o perfil default pois caso usem outro qualquer esta função não vai estar disponível.

O restauro do perfil mantêm apenas os dados que a Mozilla entende que não colocam entraves no correcto funcionamento do Firefox. Todas as alterações que tenham feito às definições core do Firefox vão ser eliminadas, bem como os add-ons que tenham instalados. Se as pretenderem manter podem sempre exportá-las no mesmo separador onde fazem o reset.

O facto de esta funcionalidade estar já na versão Beta do Firefox indica que deverá passar para a versão estável dentro de pouco tempo.

Este é mais um passo de gigante que a Mozilla dá com o seu browser, no sentido de o preparar para uma utilização mais capaz e sempre preparado para estar ao nível do que os utilizadores esperam.

Homepage: Firefox Beta

Partilhar:
Tags:

Comentários

12

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

  1. Avatar de Blizard

    É o que dá instalar tantos addons 🙂

    1. Avatar de Jorge Afonso

      Eu não sei porque tem gente que instala tanto add-on no Firefox. Eu uso apenas 6 por considera-las essenciais:
      – Echofon (twitter na sidebar)
      – Feed.ly (leitor RSS)
      – Download Helper (baixar filmes de sites)
      – Omnibar (endereços e buscas na mesma caixa/ o novo firefox deveria ter isso como padrão)
      – Styish (para instalar script de remoção de propagandas)
      – Stratiform (para deixar o Firefox com mais estilo)

      1. Avatar de Pim Pam Pum
        Pim Pam Pum

        Tirando o Download Helper, não tenho nada disso 🙂 Tenho extensões vocacionadas para Netbook: Default Zoom Level, Flashblock e Low Quality Flash. E ainda o Yes Popups um corrector para português.

  2. Avatar de HG
    HG

    O IE9 acho que já tem isso há alguma tempo…

    1. Avatar de Carlos
      Carlos

      Estamos falando de “BROWSER” e não do IE né……..

      1. Avatar de Manuel
        Manuel

        Falar de IE numa noticia sobre browsers até devia ser considerado off topic.

        1. Avatar de HG
          HG

          Pode não ser o vosso browser preferido, e também não é o meu (Chrome), mas muitas pessoas só conhecem o IE.

  3. Avatar de Telmo Sérgio
    Telmo Sérgio

    Não será “Vai bastar carregar num botão e todas as definições serão repostas?”

    É o meu browser de eleição 😉

    Cumprimentos

    1. Avatar de Pim Pam Pum
  4. Avatar de Jonas
    Jonas

    Penso q é uma boa funcionalidade, eu qd usava firefox volta e meia tinha que dar reset ao perfil ja por causa disso.
    Mas ainda assim, em vez de resolverem os problemas como deve ser, metem botoes de limpeza?

  5. Avatar de A. Lopes
    A. Lopes

    Muito útil, agora sempre que a minha irmã instalar porcarias que fazem highjack ao motor de busca, torna-se mais fácil resolver o problema.

  6. Avatar de Lucas Barros
    Lucas Barros

    Até legalzinho.
    Mas e o java? E o pdf? E o flash?
    No internet explorer, tem uma opção, “sem complementos”, acho que já é muito útil.

    No firefox eu uso
    Ommnibar
    downthemall
    downloadhelper
    xmarks
    adblock