SMS ao volante mais perigoso que conduzir alcoolizado!

20 Comentários

Segundo um estudo publicado esta quinta-feira(19/09/2008) em Londres, escrever ou ler mensagens de texto (SMS) no telemóvel ao volante incapacita mais os condutores do que guiar sob o efeito do álcool ou drogas.

sms_07

A pesquisa da RAC Foundation, organização que promove a segurança dos condutores, incidiu sobre motoristas com idades entre os 17 e os 24 anos que conduziram um simulador enquanto escreviam ou liam mensagens de texto.

Num inquérito a 3000 condutores realizado pela RAC Foundation na rede social Facebook este ano, quase 50% dos jovens entre os 18 e os 24 anos admitiu trocar SMS durante a condução.

Os resultados dos testes de condução efectuados pelo Laboratório de Pesquisas do Trânsito (TRL, na sigla em inglês) revelam que o tempo médio de reacção dos condutores diminuiu 35% e a capacidade de controlar do volante caiu 91% enquanto trocavam mensagens SMS.

Estudos anteriores tinham demonstrado que as reacções dos condutores que escrevem e lêem mensagens no telemóvel são 21% mais lentas do que aqueles que tinham consumido cannabis e 12% mais lentas face os que tinham bebido além do limite legal.

No entanto, os participantes no estudo foram praticamente unânimes em afirmar que a condução sob o efeito do álcool é a acção mais perigosa que se pode ter na estrada, afirmou à BBC o director da RAC Foundation, Stephen Glaister.

«Contudo esta pesquisa mostra claramente que um motorista que esteja a trocar mensagens está significativamente mais incapacitado do que outro acima do limite legal de álcool», disse Glaister.

Partilhar:
Tags:

Comentários

20

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

  1. Avatar de Weasel
    Weasel

    Eu fico irado quando vou atrás de pessoas que vão ao telemóvel ou a escrever no telemóvel, têm a condução mais irregular que já vi…muitas vezes penso “Este vai bêbado”….quando tenho oportunidade de verificar vejo que afinal vai ao telemóvel…

    CAMBADA DE IRRESPONSÁVEIS!

    Se eu fosse agente da autoridade já tinha multado muita gente!

  2. Avatar de O Silva
    O Silva

    Tudo aquilo que se faz ao volante é perigoso para a nossa e para a segurança dos outros… Fumar um cigarrito ao volante é perigoso…até conversar em quanto se conduz é perigoso…

  3. Avatar de Sergio
    Sergio

    Já fui multado a conduzir e até concordo com a multa. Na altura não tinha auricular para aquele telemovel (não serve de desculpa). Falar sem conduzir só fazemos asneiras e eu que o diga. Mas de auricular tb as fazemos.

  4. Avatar de Me&Me
    Me&Me

    Sim é verdade, mesmo a conversar\cantar\ouvir\sincronizar um rádio etc…é perigoso para uma condução…mas nem vamos comparar com uma pessoa que está a teclar ao telemóvel ou a telefonar….

    Acredito que seja verídico…enfim…Ás vezes os agentes da autoridade fazem bem pior que nós…pelo que já vi…!

    Cumps

  5. Avatar de Dark
    Dark

    perigoso perigoso é conduzir sem tar atento… cansado, ao telemovel, etc etc etc…

    é tudo perigoso, mas as estradas não ajudam, nem os sinais, e eu critico quem fala ao telemovel tambem…

  6. Avatar de Vítor M.

    Eu conheço alguns que o fazem, já foram multados e continuam… não aprende!

    Na verdade falar, também o faço esporadicamente embora tente utilizar o mãos-livres mas acontece, escrever acho que nunca o fiz, além de perigoso e ilegal, no PDA escrever mensagens é um tormento… 🙂

  7. Avatar de Catarina
    Catarina

    Eu faço coisas ao meu marido quando ele está ao volante, que são bem mais perigosas que escrever mensagens…..

    😛

  8. Avatar de _Planax_
    _Planax_

    Devia haver aqui um botãozinho para enviar esta notícia por e-mail para uns certos e determinados amigos que se identificariam com o assunto.

  9. Avatar de mjmft
    mjmft

    Bom dia

    Só por curiosidade fui à “fonte” e retirei de lá este link que julgo importante para complementar o post.
    Já agora, num outro estudo que li sobre o assunto, até o kit de mãos livres produz redução no tempo de recção..
    http://ciberia.aeiou.pt/gen.pl?p=stories&op=view&fokey=id.stories/7738

  10. Avatar de Vítor M.

    Catarina que maldade 😉 o homem a conduzir e a Catarina a bufar-lhe nas orelhas!!! Tshh coitado 🙂

  11. Avatar de Rui
    Rui

    Catarina – “Querido…gastei-te o plafond do Visa”

    Sim deve mesmo ser pior que falar ao telefone, a primeira reação é procurar uma ravina e atirar-se
    :p

  12. Avatar de NYyankee
    NYyankee

    Catarina,

    A minha namorada também-me faz coisas bem mais perigosas que escrever um SMS ao volante, dá-me estalos!

    Ou então é, “Vai mais devagar!” – E eu a 120 km/h numa AE. É dum gajo perder completamente o sentido de orientação e começar aos S’s.
    hehe

  13. Avatar de SMS
    SMS

    o pior é que sms sao discretas” do que ter o telemovel ao nivelda cabexa

  14. Avatar de BM
    BM

    weasel, concordo contigo, todos os dias apanho média de 10 a 15 pessoas a falar ou a escrever no telemovel.

    Já tive mesmo ao ponto de prender a minha Máquina de Filmar… e depois ir à policia 😛

  15. Avatar de pirata

    21% eu sou um deles a mandar sms lol principalmente na bicha da 2circular (dase), com tantas paragens temos que nos distrair um pouco =)

    Cumpts
    http://soupirata.net/

  16. Avatar de ricardo
    ricardo

    É bem verdade! Eu bêbado como um cacho até conduzo bem, mas era incapaz de mandar uma sms a conduzir… :p
    Bandidos esses gajos que mandam sms a conduzir! Hehehe

    Cumps,

  17. Avatar de Pedrocas
    Pedrocas

    Como em tudo depende das pessoas e do tráfego… estimo que 50 a 60% das minhas sms são a conduzir.. é espectacular para sincronizar cafezadas 😉
    Por outro lado detesto ver pessoas que alteram a sua condução pq não têm a habilidade de fazer as 2 coisas ao mesmo tempo.. enfim, não é para quem quer..
    Abraço

  18. Avatar de pirata

    @Pedrocas

    Ora ai está, “não é para quem quer..” é para quem sabe =) ( ter a habilidade de fazer as duas coisas ao mesmo tempo) lol, os mais aventureiros são os que se queimam sempre…

    Cumpts
    http://soupirata.net/

  19. Avatar de UKN
    UKN

    @Catarina

    Falas com ele … isso é perigoso quanto chege … Se calhar ele prefere o silêncio …

    Já se sabe que quem muito fala …

  20. Avatar de CarlosMC
    CarlosMC

    Por alguma coisa usar telemóvel ao volante é proibido (mas ao que parece só é proibido na lei…), em Inglaterra ainda não (país avançado…).