Novo sistema europeu de controlo de fronteiras entra hoje em vigor

23 Comentários

A partir de hoje, entra em vigor em Portugal, bem como nos demais países do espaço Schengen, o novo sistema europeu automatizado de controlo de fronteiras, que elimina os tradicionais carimbos nos passaportes.


Trata-se do Entry/Exit System (EES), que se aplica a todos os cidadãos de países terceiros que entrem no território para estadias de curta duração (até 90 dias num período de 180 dias), independentemente de precisarem de visto.

Como funciona o Entry/Exit System (EES)?

  • Substitui o carimbo no passaporte por um registo digital.
  • Armazena:
    • Dados biográficos (nome, nacionalidade, tipo de documento);
    • Dados biométricos (impressões digitais e imagem facial);
    • Data e local de entrada e saída.
  • Destina-se a viajantes que necessitam de visto de curta duração ou que entram sem visto.

Objetivos principais:

  • Combater o abuso de vistos e o excesso de permanência (“overstayers”);
  • Reforçar a segurança nas fronteiras externas;
  • Acelerar e automatizar controlos nos pontos de entrada (como aeroportos e fronteiras terrestres).

Com o EES, Portugal e a União Europeia adotam um sistema digital, seguro e interoperável, que visa fortalecer a deteção de documentos falsos, entradas irregulares e outras ameaças à segurança das fronteiras exteriores, reforçando a proteção e a cooperação entre os Estados-Membros. Saber mais aqui.

Partilhar:
Tags:

Comentários

23

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

  1. Avatar de Grunho
    Grunho

    Não adianta, quem manda são os capitalistas e interessa-lhes continuar a importar migrantes para repovoar o exército industrial de reserva e baixar salários – “vês ali aqueles todos à espera do teu lugar?” Sem migrantes eles ficavam expostos às exigências dos sindicatos, aumentavam salários e isso é a última coisa de que querem ouvir falar.

    1. Avatar de ahahah
      ahahah

      Os da construção são exemplo disso.
      A classe política está toda comprada.

    2. Avatar de @nother1
      @nother1

      O mais triste é que não deixas de ter um certo nível de razão…

      Isso é não lembro a última vez. Que um país carimbou o meu passaporte.

    3. Avatar de Ze
      Ze

      Muita mágoa anda por aí. Porque não se torna capitalista, camarada, agora criar uma empresa custa menos de 300 euros!
      E falou bem camarada, as exigências do sindicato, 25 horas semanais e vencimentos de 3000 para todos.

      1. Avatar de Grunho
        Grunho

        Não estou para explorar pessoas. E sim, há N capitalistas que com esses salários e esses horários continuavam a ter lucros suculentos.

        1. Avatar de Ze
          Ze

          E porque não cria esses empregos para os restantes camaradas, todos bem pagos. O camarada não quer explorar pessoas, apenas dar palpites

        2. Avatar de Toni da Adega
          Toni da Adega

          “Não estou para explorar pessoas.”
          Isso só aconteceria se andar a pagar o minimo. Se pagar bem não há exploracão

      2. Avatar de Manuel da Rocha
        Manuel da Rocha

        Depende… há empresas, com 8000 milhões, de receitas anuais, em que possuem 15000 lojas, espalhadas pelo país, e online. Em troca de apoio, logístico, recebem 71%, das receitas, o vendedor, só precisa de pagar renda e apresentar documentos, válidos. Depois, vão, à televisão, reclamar, contra… quem lhes dá 730 milhões, por mês. Que lhes paga os 30 Teslas, da família, os 2600 milhões, gastos em casas (maioria em AL) e os 500 milhões, gastos, em viagens, de férias, anualmente.

  2. Avatar de JS
    JS

    Então no terrestre vão voltar as filas?
    Vamos Espanha e temos que parar e mostrar documentos?
    Vou muitas vezes para Valência e vou ter que sair mais cedo para ganhar vez para passar Vilar Formoso?
    É que não estou a perceber muito bem este novo modelo porque em vez de fazer uma viagem de 10 horas será para cima de 14
    Está UE faz muitas leis e a maioria não sabe como
    Obrigado

    1. Avatar de Naondou
      Naondou

      O que pá, isto é só de entrada na EU.

    2. Avatar de Eu
      Eu

      Para quem não leu a notícia e vem aqui disparar disparates, talvez merecesses que te fizessem isso.

    3. Avatar de ZC
      ZC

      Dentro União Europeia não precisas este tipo documentos e é so basta C.C. Português com símbolo UE, isso é so apenas cidadãos fora espaço União Europeia.

    4. Avatar de Manuel da Rocha
      Manuel da Rocha

      Você é da união europeia… lembre-se disso, antes dos 800000 milhões, de perfis, que leu, nestes últimos dias, sobre as eleições.
      É que 10000000% do que lá escreveram, é mentira e falsidades (incluindo que há 1000 milhões desabrigados, a viver, nas ruas de Sintra).
      Se você for a Londres, sim, terá de o fazer, quando lá chegar. Se você for a Bali, Indonésia, também terá de o fazer. Se for a Varsóvia, não precisa… muito menos em Espanha.

  3. Avatar de Joao
    Joao

    Ou seja um portugues que queira ir a um pais estrangeiro tem de dizer quanto tempo fica ou entao corre o risco de se tornar ilegal dentro do espaco europeu

  4. Avatar de Naondou
    Naondou

    Posso dizer que participei neste projecto 🙂

  5. Avatar de Realista
    Realista

    É semelhante ao Electronic Travel Authorisation (ETA) que o Reino unido implementou recentemente.

    1. Avatar de Max
      Max

      Não, não é.

  6. Avatar de PorcoDoPunjab
    PorcoDoPunjab

    E se vier num barquinho de borracha e não tiver documentos?
    Hihihi….

    1. Avatar de Joao Ptt
      Joao Ptt

      Segurança social sustenta?

      1. Avatar de Fusion
        Fusion

        Sim, mas por pouco tempo.. Alias o tempo necessário para depois vir um carro de Espanha para os levar.

    2. Avatar de freakonaleash
      freakonaleash

      É chamar a Mortágua, o Raimundo, o Tavares, a Sousa Real e o Carneiro que eles tratam…com jeitinho até o Rebelo de Sousa dá uma mão.

  7. Avatar de Antonio Santos
    Antonio Santos

    “Reforçar a segurança nas fronteiras externas;” = deve ser para rir, não??
    “Acelerar e automatizar controlos nos pontos de entrada (como aeroportos e fronteiras terrestres).” = também deve ser para rir não??
    Como alguém já disse por aqui, e os que chegam de barquinho??

    1. Avatar de Gustavo
      Gustavo

      Esses dá-se 30dias para sairem, mas ninguem controla onde andam nem que entraram ilegalmente.

      As regras são para os tansos que pagam impostos.