Software Livre na Festa do Avante

14 Comentários

Pelo quinto ano consecutivo, as TIC’s – Tecnologias de Informação e Comunicação – estarão presentes na Festa do Avante! Este espaço, situado no pavilhão central, é desta vez subordinado ao tema “Liberdade e Democracia”. Tendo como premissa que a liberdade e democracia também se defendem no mundo da Internet e dos programas informáticos, a exposição pretende informar um pouco mais o visitante da forma como estes dois temas estão relacionados.


Já a nível de software, os visitantes terão a oportunidade de experimentar o Komunix 5.0, a adaptação do Linux utilizada na Festa e editada todos os anos pelo grupo de trabalho das TIC. Inicialmente baseada no Knoppix, e passando pelo Kurimin, é agora baseada no Ubuntu 8.04. Também será editada, no mesmo DVD, a versão 3.0 do Alter CD, uma compilação de aplicações de software livre para um sistema operativo proprietário – sem dúvida ainda os sistemas mais utilizados, por variadas razões, desde necessidades profissionais, truncada liberdade de escolha ou mesmo opção pessoal.

Paralelamente, e para o visitante não familiarizado com o mundo Linux, decorrerão durante os três dias da Festa várias workshops de demonstração, instalação e utilização de software livre, dinamizadas por voluntários.

Serão também instalados cinco pontos onde será possível jogar o Comunaquizz, um jogo de perguntas e respostas onde poderá testar os seus conhecimentos sobre cinco temas específicos, nomeadamente “Liberdade e Democracia”, “25 de Abril”, “História do PCP”, “História do Movimento Operário Internacional” e “Marxismo-leninismo”. Este jogo foi desenvolvido pela DORL (Organização de Lisboa) em parceria com o grupo de trabalho das TIC’s e será, posteriormente, editado em CD.

As TIC’s não se esgotam no software, nem a importância do software livre se esgota no facto de ter o seu código aberto. Outras questões, que à primeira vista até podem parecer algo abstractas, devem ser abordadas pois determinam o papel progressista, ou não, das tecnologias na sociedade actual: a democratização do acesso à Internet, a abertura dos formatos de documento na administração pública, a soberania que isso implica, uma política de apoio à implementação de soluções livres, seja no meio institucional, educativo, associativo ou empresarial.

Dois debates, um sobre “As TIC e as lutas dos trabalhadores”, outro sobre “Tecnologia, democracia e comunicação social” animarão o espaço a todos os que estiverem dispostos a participar! O horário ainda não saiu, mas logo que sair peço para fazerem um update 😉

E, por este ano, é tudo quanto me cabe dizer! Mas apenas no que toca às TIC’s, pois há muito mais para ver de outras áreas humanas: Música, Ciência, Gastronomia, Literatura… Por agora, resta-me desejar que se divirtam os que participarem.

NOTA: Este artigo foi escrito por Miguel Jeri e disponibilizado ao Peopleware.

Creative   Commons License
Esta obra está licenciada sob uma Licença Creative Commons.

Partilhar:
Tags:

Comentários

14

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

  1. Avatar de t@ndre

    Haaa grande camarada!!! é mesmo assim vamos mostrar os valores do libralismo 😛

    O que importa é a mensagem que é possivel passar 😉

    ——————————
    http://www.sounatural.com

  2. Avatar de Scorpion27
    Scorpion27

    AVANTE SOFTWARE LIVRE AVANTE!!! Muito boa iniciativa!!! Os meus parabens!!!

  3. Avatar de DEUScronio

    Lá estarei mais uma vez.
    Tem deixado óptimas recordações as minhas vivências na Festa do Avante! =)
    E quero esse DVD!

  4. Avatar de zes
    zes

    Assim se vê a força do PC!!!!

  5. Avatar de rcdroopy
    rcdroopy

    !!AVANTE SOFTWARE LIVRE, AVANTE!!

  6. Avatar de B80
    B80

    Nem sou do PC, mas só por isto Avante Camaradas. 😀 e já agora arranjem lá um jeitinho de meter o dvd online para o resto das massas. 😉

  7. Avatar de Meh
    Meh

    Excelente iniciativa. Como sempre.

    @B80
    Se for como no ano passado, acho que podes contar com a disponibilização do dvd na internet.

  8. Avatar de Ricardo Ferreira

    Esperemos que sirva de exemplo!

  9. Avatar de Manuel Reis

    Eu vou passar a vida lá! Apareçam, porque aquilo é (e tal como diria o nosso amigo “Eng. que afinal não é Eng. mas que até sabe uma ou duas coisinhas de Engenharia”) PORREIRO, PÁ!

  10. Avatar de Miguel Jeri

    B80, no ano passado chegou a ser disponibilizado via torrent, segundo um comentário aqui no pplware : )

    Quantos aos debates, apercebi-me que já saíram os horários dos debates. Aqui vão eles:

    Sábado – 15h00, no Auditório
    «TIC’s e a luta dos trabalhadores»

    Domingo – 15h00, no Auditório
    «Democracia, Tecnologias e Comunicação Social»

    Peço que actualizem no post!
    Um abraço a todos.

  11. Avatar de Pedro_HF
    Pedro_HF

    Miguel Jeri sempre a contribuir por boas causas 😉
    Estas iniciativas são boas para dar a conhecer ao público em geral que ainda não está familiarizado com estas opções. No ano passado fiquei a conhecer graças a esse espaço na Festa do Avante.
    INfelizmente este ano não vou poder ir. .
    Avante camarada ! : D

  12. Avatar de Renata Costa
    Renata Costa

    Sem dúvida mais uma grande iniciativa!
    Eu pessoalmente não estou familiarizada com o Linux tenho aqui uma optima oportunidade para aprender a utiliza-lo e também para saber mais sobre a importancia do software livre! Não dispensarei uma passagem pelo espaço das TIC’s! =D

  13. Avatar de paulo melga
    paulo melga

    eh pa e pq motivo tinha de estar o balsa nest foto?? avante camarada avante…