Revolut passa a disponibilizar IBAN português aos clientes

33 Comentários

Como referimos em fevereiro, a Revolut foi autorizada pelo Banco de Portugal (BdP) a abrir uma sucursal em território português. A partir de hoje, os novos clientes portugueses passam a ter uma conta Revolut com IBAN português, começado em PT50.

Revolut passa a disponibilizar IBAN português aos clientes


Revolut quer chegar aos 2 milhões de clientes ainda em 2025

O Revolut abre hoje em Portugal uma sucursal e quer passar a 3.º banco em clientes. Com cerca de 1,6 milhões de clientes em Portugal, a Revolut quer chegar aos dois milhões já em 2025. Só em Portugal a empresa tem 1.300 trabalhadores. A escala global a empresa tem mais de 10 mil trabalhadores.

Até ao dia de hoje, a Revolut operava em Portugal ao abrigo do regime de livre prestação de serviços desde a Lituânia. Apesar de abrir uma sucursal em Portugal, o Revolut continua dependente do banco da Lituânia, sendo os depósitos protegidos pelo fundo de garantia lituano.

Revolut passa a disponibilizar IBAN português aos clientes

Rúben Germano, responsável da Revolut em Portugal, refere que com a sucursal portuguesa e o IBAN português fica facilitado o acesso a serviços como domiciliação de ordenado e débitos diretos. Face às alterações, o Revolut passa a estar integrado no sistema de pagamentos português, podendo ser usado em sistemas Multibanco e no serviço MB WAY.

Sabe-se também que a Revolut irá ainda lançar uma conta de depósitos com juros diários.

O grupo Revolut teve lucros de 934 milhões de euros em 2024, mais do dobro face aos 395 milhões de euros de 2023.

Comentários

33

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

  1. Avatar de Nuno Magalhães
    Nuno Magalhães

    De notar, que para quem tem conta de serviços mínimos bancários e uma conta Revolut com IBAN estrangeiro, ao passar para Português deixa de conseguir ter essa mais valia.

    1. Avatar de Nuno
      Nuno

      Qual o objetivo de ter essa conta no revolut se já não se paga nada?
      Ou o que se perde?

      1. Avatar de Marco
        Marco

        A conta revolut funciona muito melhor do que a de qualquer banco nacional!!!

      2. Avatar de Nuno Magalhães
        Nuno Magalhães

        As contas SMB têm um custo anual até 4,24€.
        De qualquer forma, pode em inúmeros casos fazer sentido ter uma conta principal numa banco com pontos físicos e outra conta como a Revolut para o dia-a-dia, pagamentos online, ou no estrangeiro.
        A par de descontos consoante o tipo de conta Revolut.

    2. Avatar de Marco
      Marco

      Estava a investigar isso mesmo!!!

      Eu tenho conta SMB! E quero manter a conta revolut!

      Sendo a conta revolut classificada como conta À ORDEM junto do BdP, das duas uma, ou perco a categoria de SMB na conta que já detinha em Portugal, ou tenho de fechar a conta revolut!!

      Estava tudo tão bem…

      1. Avatar de Nuno Magalhães
        Nuno Magalhães

        Para se ter conta SMB apenas é pedido para cumprir as condições ao início, depois não sei de quanto em quanto tempo a revisão é feita entre bancos/Banco de Portugal, o que poderá acontecer a qualquer altura.

        O mesmo acontece com contas pessoais usadas para receber dinheiro obtido enquanto pagamento profissional (freelancers). Supostamente na maior parte dos bancos, é ilegal e a conta pode ser bloqueada a qualquer momento.
        Se isso acontece com frequência? Não me parece.
        De todos os bancos que contactei, apenas o BestBank alegou que não era ilegal, o Montepio foi altamente dúbio, e outros como Moey, OpenBank, Banco CTT, … afirmaram que era ilegal.

  2. Avatar de Manuel
    Manuel

    Agora só falta oferecerem o mesmo serviço no que respeita a fraudes com cartões de crédito. Casal amigo teve cartão clonado, foi usado no Brasil (onde eles nunca estiveram) em compras no valor de €3.000,00 e a Revolut diz nada poder fazer.
    Tanto quanto sei, noutros bancos “tradicionais”, já há mecanismos para ressarcir os clientes em casos destes.

    1. Avatar de pH
      pH

      Claramente não tinham a Geo Location activa como parâmetro de segurança no cartão, pois esta funcionalidade ajuda a que esse tipo de situações não ocorram.

    2. Avatar de Zé Fonseca A.
      Zé Fonseca A.

      e com Revolut também, o casal amigo deve ser amigo de um amigo

  3. Avatar de Ricardo B.
    Ricardo B.

    E para clientes existentes, é possível a alteração para um IBAN português? Não encontrei nada na app para fazer essa migração.

    1. Avatar de pH
      pH

      A mudança vai ser feita de forma progressiva. Uma notificação será enviada quando a passagem for possivel e o utilizador poderá escolher se quer passar para IBAN PT ou não (daquilo que percebi noutras notícias relacionadas).

    2. Avatar de Manuel da Rocha
      Manuel da Rocha

      A partir de 1 de Setembro, o banco irá convidar, os clientes, a poderem alterar a sua conta, para a sucursal portuguesa. Se o aceitar, o seu IBAN (e alguma autorização de pagamentos) passam a ser portugueses.
      Atenção é que as normas são as da Lituânia… Só a partir de 1 de Agosto, de 2027, é que o Revolut passa a ter os deveres portugueses (como a garantia de 100000 euros, por cliente, só com depósitos, por agora são 25000 euros). E 5000% de aumento das comissões, vão acontecer, neste intervalo.

      1. Avatar de Nuno
        Nuno

        O revolut dá atualmente uma proteção de 100 mil euros a depósitos pelo Fundo de Garantia de Depósitos do Banco da Lituânia. Dá o revolut e qualquer banco da Lituânia desde 2008.
        Os 25.000€ são uma garantia extra para produtos de investimento tal como temos em Portugal.

  4. Avatar de Joao Almeida
    Joao Almeida

    É automatica ,ou obrigatória a passagem para o IBAN Portugues ?

    1. Avatar de B@rão Vermelho
      B@rão Vermelho

      Também fiquei com essa duvida, prefiro que fique como esta, não vão eles serem infectados com as taxas e tachinhas dos bancos Tugas.

      1. Avatar de Nuno
        Nuno

        Ainda se houvesse bancos tugas sem taxas e taxinhas… Ah, espera…

    2. Avatar de Manuel da Rocha
      Manuel da Rocha

      A partir de 1 de Setembro, será facultativa.
      Atenção que mudar para o IBAN português (e autorizações de débito ou pagamentos), vai alterar as comissões e os deveres. 90 dias depois, de fazer essa alteração, terá de enviar: prova de domicílio fiscal, prova de rendimentos e prova de situação profissional, como diz a lei portuguesa. No caso original, só provou a sua residência, pelo código que recebeu, pela carta, com o código para activar a app.

      1. Avatar de ûlme
        ûlme

        onde leste isso?

      2. Avatar de Marco
        Marco

        A ajuda do Revolut diz que a migração é obrigatória!

        Eu não quero migrar!!

  5. Avatar de PorcoDoPunjab
    PorcoDoPunjab

    Bancos 100% digitais não me convencem.
    Ao menos que tenha um ou dois balcões físicos para poder falar com pessoas.
    Relatos de contas congeladas são mais que muitos e depois vamos averiguar e não sei quê e durante semanas ou mais os fundos ficam inacessíveis.
    Isto serve para ter lá uns trocos para despesas correntes.
    Pelo menos é a minha visão da coisa…

    1. Avatar de Tugaguy
      Tugaguy

      Dos 7 bancos onde tenho conta, só tenho acesso a 1 com balcão físico perto de mim, mesmo com esse faço tudo online, os outros ou são 100% digitais ou tem só balcão mais próximo a 100 km da minha casa.
      Nunca fiquei com contas inacessíveis em nenhum.

      1. Avatar de Nuno
        Nuno

        Estou para o mesmo… E o único onde tive um balcão foi a CGD e apenas para o crédito habitação. Tirando isso nunca lá entrei nem sei porque o faria…

      2. Avatar de PorcoDoPunjab
        PorcoDoPunjab

        Tugaguy, uma pequena pesquisa e facilmente encontra relatos de contas bloqueadas e depois para corrigir o erro é o cabo dos trabalhos.
        Se tiver um balcão vou lá falar com alguém e explicar a situação.
        Online é só bots e o diabo a sete.
        A mim, não…
        Atenção, tenho conta Revolut.

      3. Avatar de Test User
        Test User

        Sorte a tua, pode acontecer.
        Já me aconteceu com um banco tuga, MOEY. Permitiram transferir saldo e encerraram a conta. Não estava a fazer nada de errado.

    2. Avatar de PeterJust
      PeterJust

      Os lesados do BES também só confiavam porque tinha um balcão fisico e até conheciam o bancário que lhes tratava de tudo… já nem falo daquele que ficava com o dinheiro dos velhotes e metia só na caderneta deles o valor.

      1. Avatar de Joao Ptt
        Joao Ptt

        Quem é rico, que é uma minoria, mas existem, o truque é espalhar o dinheiro pelos bancos nacionais e estrangeiros, para minimizar a possibilidade de perder tudo, isto para quem quer ter o dinheiro no banco.

  6. Avatar de PorcoDoPunjab
    PorcoDoPunjab

    PeterJust, os lesados do BES, alguns sabiam o que estavam a fazer, senão mesmo a maioria.
    No meio daquela gente toda lá um velhote foi enganado e tal.
    Ninguém espera juros altos em produto sem risco.
    Quando estava tudo bem ninguém reclamou.

    Em relação ao tipo que ficava com o dinheiro dos velhotes, isso não é o banco em si que é ladrão, é o funcionário.
    São coisas diferentes…

    1. Avatar de Test User
      Test User

      Estar assumir que todos tem literacia financeira. Em Portugal e dos emigrantes é baixa.
      Depois tens casos que acreditam no gerente de conta e não verificam.

      Depois tens falhas na regulamentação e supervisão do mercado financeiro português. Depois tens estado e representantes a dizer que esta tudo bem.

      Se fosse aplicada Diretiva de Mercados de Instrumentos Financeiros (DMIF), mais conhecida como MiFID (Markets in Financial Instruments Directive), secalhar maioria não teria sido lesada.

      Essa de passar culpa aos lesados e nunca existe dedo acusatório quem lesou. Por isso é que banco, atras de banco vai falindo em Portugal e não se passa nada.

      1. Avatar de PorcoDoPunjab
        PorcoDoPunjab

        Test User, atenção que não estou a passar as culpas aos lesados.
        Apenas disse e afirmo que muita gente sabia que aquilo eram produtos de risco.
        Juros mais altos que o normal não caem do céu e não acredito que ninguém soubesse disso.
        Um exemplo, se um banco dá de juros 1.5% e o meu gestor me diz que tem uma coisa para mim que me dá 7% sem risco nenhum, fico logo desconfiado.
        Não há almoços grátis, alguém tem que os pagar.

        O problema de Portugal não são os bancos, é tudo.
        Nada funciona.
        Depois acontecem estas coisas e no final a culpa é do mordomo.
        Clássico…

        Por isso é que quando alguém me diz que os Suíços são uns chulos que vivem do dinheiro dos outros, eu respondo que mesmo para ser chulo tem que se trabalhar como deve de ser.
        As pessoas vão meter o dinheiro na Suíça porque o país funciona, tem regras, e o sistema é ágil a detectar anomalias e corrigi-las ou meter atrás das grades quem comete crimes deste género.
        Em Portugal não há supervisão e nem punição para estas coisas.
        É só ver a palhaçada em relação ao Sócrates e ao Salgado.

        Mesmo para ser “chulo” é preciso trabalhar e seguir as regras.

  7. Avatar de Tiago
    Tiago

    Se der para fazer pagamentos de serviços e pagamentos ao estado, tento mudar 100% para revolut, tanto a nivel pessoal, como empresa.

    1. Avatar de Zé Fonseca A.
      Zé Fonseca A.

      Aqui há muitos anos que a empresa mudou para Revolut, principalmente por ser fácil para viajar e reportar despesas em qualquer moeda, e é super simples de gerir e carregar, nem sequer precisa de ser centralizado a nível do departamento financeiro, os próprios RH gerem isso e deixam os directores atribuir cartões e carregar com montantes específicos de acordo com a função

  8. Avatar de andre
    andre

    quem passar a conta da litiuania para portugal durante este ano, ao preencher o IRS em 2025 continua a ter de declarar a conta na Lituânia ou só conta à data de fecho do ano?

    1. Avatar de Marco Lopes
      Marco Lopes

      A AT ainda não se pronunciou… A Revolut ainda não tem resposta.