Google multada por retirar dados do Android sem alertar utilizadores

9 Comentários

Um júri na Califórnia condenou a Google ao pagamento de uma multa de 314,6 milhões de dólares, aproximadamente 295 milhões de euros. Esta decisão surge como resultado de um processo onde a gigante das pesquisas é acusada de recolher dados de utilizadores de telemóveis Android sem o seu consentimento explícito.

Android Google dados utilizadores

Google recebe multa de 314,6 milhões de dólares

O processo surge no âmbito de uma ação coletiva que acusa a gigante tecnológica de transferir dados dos dispositivos mesmo quando estes se encontravam inativos. Isso acabaria por consumir os planos de dados móveis dos clientes para fins próprios, como publicidade direcionada.

A ação, interposta em 2019, representa cerca de 14 milhões de residentes na Califórnia. Os queixosos argumentaram que a Google recolhia informações em segundo plano, sem permissão, uma prática que, segundo eles, beneficiava a empresa à custa dos utilizadores. O veredito, que foi decidido e publicado agora, dá razão a esta tese, estabelecendo uma compensação financeira significativa.

Também como resultado desta decisão, a Google já anunciou que irá recorrer do veredito apresentado. Em declarações apresentadas, o porta-voz da empresa, José Castaneda, afirmou que a deliberação “interpreta mal” serviços que são essenciais para a segurança, desempenho e fiabilidade dos dispositivos Android.

Android Google dados utilizadores

Retirava dados dos Android sem consentimento

Durante o processo, a defesa da Google sustentou que os utilizadores tinham consentido a estas transferências de dados ao aceitarem os termos de serviço e as políticas de privacidade da empresa. Também adiantou que não foram causados danos reais. Com a apresentação do recurso, o pagamento da multa fica suspenso até que o processo judicial esteja concluído. Este é um percurso que poderá levar vários meses ou mesmo anos a ser resolvido.

Este não é, contudo, um caso isolado. A Google enfrenta um processo judicial semelhante em San José, também na Califórnia. Este foi movido em nome de utilizadores Android nos restantes 49 estados dos EUA. Este segundo caso, com alegações muito parecidas, só deverá chegar a julgamento em abril do próximo ano. Isto indica que o debate sobre as práticas de recolha de dados da empresa está longe de terminar.

Comentários

9

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

  1. Avatar de Inquisição
    Inquisição

    Em Portugal não se passa nada.

  2. Avatar de Tuga sem escrúpulos
    Tuga sem escrúpulos

    Se fosse a UE estavam aqui todos a chorar

  3. Avatar de Carlos
    Carlos

    Estes são os bons vilões! Se fosse uma empresa chinesa os habituais intervenientes desta página já tinham rasgado as vestes e tinham adjectivado todos aqueles que fizessem o contraditório…

  4. Avatar de Billy
    Billy

    Mais uma multa insignificante, legalmente pouco se pode fazer e politicamente preferem manter o status quo.
    O consentimento está implicito, em geral ninguém quer saber dos TOS nem das politicas de “privacidade”, o modus oparendi das big tech é bem conhecido. Aliás algumas como a Meta/facebook vão muito além com os esquemas mais incríveis e a empresa não caiu nem o Zuck foi preso.

    1. Avatar de Paula Latejante
      Paula Latejante

      Achas que vão acabar com uma fonte importantíssima de informação?

      Se formos a analisar bem os Estados Unidos têm controlo sobre quase todas as pessoas no mundo.

      Android
      iOS
      Windows
      (em termos de dispositivos com cameras e microfones)

      depois temos as redes sociais com milhões de utilizadores
      Facebook
      Instagram
      Whatsapp
      X
      etc

      (com acessos a fotos, pensamentos, localizações mensagens privadas)

      Mas temos que ter cuidado com a China… os Europeus já abriam os olhos

  5. Avatar de PeterJust
    PeterJust

    Estes gajos daqui a pouco metem no TOS que temos de lhes dar 1 milhão de euros e não querem que os tribunais façam nada? Metem lá tudo o que lhes apetece e depois dizem que não chegaram a causar dano… não quero só multas, isso para a google é um cabelo, quero ver responsáveis a serem responsabilizados e irem presos, só depois vamos deixar de ser abusados.

  6. Avatar de Profeta
    Profeta

    Mais uma vez se a UE comecasse a investir mais nos seus softwares pelo menos na Europa presumo eu que nao haveriam abusos. E se existissem as condenacoes seriam mais severas. Era isso que eu gostaria de ver acontecer na UE mais proteccao a favor das pessoas e empresas, e mais justica. Digam-me la quantos de voces confiam em colocar muita informacao seja pessoal ou empresarial na cloud ? Da que pensar neh ? Ja usar as contas do gmail ja sabemos que a google sabe das nossas coisas, entre outras coisas que nem sequer imaginaos. Com o android e um prato cheio, e so a google querer carrega num botao e coloca inoperacional todos os androids. Sim sou maluquinho, ja faltou mais para estas coisas acontecerem. Ainda me recordo muito bem que no inicio do aparecimento do android foi afectado por um malware perigoso e conseguiu remover isso dos telemoveis. Nao consigo encontrar essa noticia mas isso aconteceu.

  7. Avatar de Nuno
    Nuno

    Google multada… Google recebe multas… 300 milhões…
    Resultado prático 1: 20€ de indemnização por cada pessoa.
    Resultado prático 2: Multa bo valor de 0,017% do valor da empresa…