Não são só os utilizadores… os acionistas também estão desiludidos com a IA da Apple

22 Comentários

As novidades da Apple despertam sempre opiniões contraditórias entre os vários utilizadores, havendo quem fique impressionado e quem já não se deixe impressionar. Indo além dos críticos, a Apple está a ser processada pelos seus acionistas, devido à falta de progresso em matéria de Inteligência Artificial (IA).

Assistente virtual da Apple, Siri

Na semana passada, numa ação coletiva, a Apple foi processada por acionistas, que a acusam de subestimar o tempo necessário para integrar AI avançada na sua assistente de voz Siri. Segundo as pessoas, este atraso terá prejudicado as vendas do iPhone, bem como o preço das suas ações.

Segundo a imprensa, a queixa abrange acionistas que sofreram perdas potencialmente na ordem de centenas de milhares de milhões de dólares no ano que terminou em 9 de junho, quando a Apple introduziu várias funcionalidades e melhorias visuais nos seus produtos, mas manteve-se cautelosa em matéria de IA.

No processo, movido no tribunal federal de São Francisco, a ação envolve o diretor-executivo da empresa, Tim Cook, e o antigo diretor financeiro, Luca Maestri.

 

Acionistas estarão dececionados com o progresso da IA da Apple

Liderados por Eric Tucker, os acionistas afirmam que a Apple os levou a acreditar que a IA seria um fator-chave dos iPhone 16, aquando do lançamento da Apple Intelligence.

Depois da Worldwide Developers Conference (WWDC), em junho do ano passado, eles acreditaram que a empresa reforçaria a Siri com IA.

Contudo, na sua perspetiva, tal não aconteceu, pois a Apple não tinha um protótipo funcional dos recursos da Siri baseados em IA e não podia acreditar razoavelmente que eles estariam prontos para os iPhone 16.

Os acionistas afirmam que a (sua) verdade começou a surgir no dia 7 de março, quando a Apple adiou algumas atualizações da Siri para 2026, e reforçou-se durante a WWDC deste ano, a 9 de junho, quando a avaliação da Apple relativamente ao progresso da sua IA os dececionou.

Segundo a NBC Bews, as ações da Apple perderam quase um quarto do seu valor desde o seu recorde, a 26 de dezembro de 2024, apagando aproximadamente 900 mil milhões de dólares em valor de mercado.

Comentários

22

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

  1. Avatar de Rui
    Rui

    Qual AI? Não vejo nada de inteligente no ultimo iphone. Mais do mesmo. É muito útil o ambiente mac, ipad, iphone, mas como smartphone, começa a ficar para trás. O inteligence, deveria ter sido ativado, em Portugal esta primavera que terminou…até agora…nada de AI

  2. Avatar de Yamahia
    Yamahia

    A IA no telemóvel não e grd espingarda..
    Prefiro online.
    Irrita-me a “IA” dedicada nos Samsung. Nem pt-pt fala como deve ser, horrível, tradução de chamadas horrível, interpetre horrível.
    Obriga a descarregar idiomas que ocupa imenso espaço.
    Vivo bem sem esta treta.

    1. Avatar de Torrão
      Torrão

      É como o tradutor offline, da Samsung. É uma lastima.

    2. Avatar de Berto
      Berto

      A IA da Samsung para as fotos é do melhor, consegue eliminar pessoas/objetos muito bem.

      1. Avatar de Yamahia
        Yamahia

        Já fazia isso antes do hype com a IA no telemóvel.

  3. Avatar de Gonçalo
    Gonçalo

    Obrigadinho é terrivel

  4. Avatar de KingSOL
    KingSOL

    A Apple estagnou há muitos muitos anos.

    1. Avatar de Vítor M.

      Quer dizer, é a empresa que leva o mercado dos smartphones, dos tablets, dos computadores pessoais e dos smartwatches às costas, e estagnou? 😀

      1. Avatar de cneniowevnw
        cneniowevnw

        Sempre que alguém fala mal da Apple, surge imediatamente a defesa por parte da moderação do site, que deveria ser — e parecer — imparcial, especialmente tratando-se de um espaço que faz reviews. Deveriam ser capazes de dar uma opinião clara e fundamentada, sem que os leitores fiquem a questionar se essa opinião é “comprada” ou não. No entanto, isso não acontece quando se começam a ler comentários negativos relacionados com a Apple.

        É verdade que a Apple está estagnada. As últimas versões do iOS têm vindo a piorar, com mudanças feitas apenas por fazer, para poderem dizer que é o próximo número. São poucas ou nenhumas as melhorias reais — e em alguns casos há até mudanças que pioram a experiência de utilização. Desde que foi possível mudar a cor dos ícones, a legibilidade ficou muitas vezes prejudicada, e agora com o Liquid Glass ainda está pior.

        Tal como eu, muita gente ao meu redor deixou o iPhone para trás porque, do ponto de vista monetário, já não compensa comprar um telemóvel que traz efetivamente poucas ou nenhumas mudanças. Mesmo que a IA seja algo secundário para muitos, é um facto que a Apple está anos atrás do mercado: não tem ferramentas eficientes, não tem funcionalidades relevantes, mas mesmo assim fizeram um enorme alarido com a “Apple Intelligence”.

        Lançaram o modelo 16 dizendo que era built from the ground for Apple Intelligence e, para não parecer tão fraco, colocaram um botão de controlo de câmara que é mais gimmick do que outra coisa. Ainda assim, continuam a cobrar exorbitâncias, mesmo por modelos que, mesmo no mercado de recondicionados, já não fazem sentido.

        1. Avatar de Vítor M.

          Aí está, falar mal da Apple, ou de qualquer outra marca e isso porque aqui, não vais propagar Fake News, nem que mudes de nick 😉 Vens e mandas uma boca falsa, uma desinformação e queres ser levado a sério? Não, levas com a verdade dos factos, e isso sim é ser imparcial. Ou vamos deixar um falso moralista dizer mentiras dentro de portas?

          Mas vamos lá dar-te agora alguma informação. Dizes o seguinte:

          É verdade que a Apple está estagnada. As últimas versões do iOS têm vindo a piorar, com mudanças feitas apenas por fazer, para poderem dizer que é o próximo número. São poucas ou nenhumas as melhorias reais — e em alguns casos há até mudanças que pioram a experiência de utilização. Desde que foi possível mudar a cor dos ícones, a legibilidade ficou muitas vezes prejudicada, e agora com o Liquid Glass ainda está pior.

          Isso é mentira. A cada nova versão, o iPhone, o Apple Watch, o Mac e todos os outros dispositivos ficam mais completos., mais simples de usar, mais agregadores e mais poderosos em termos de funcionalidades. Um caso muito significativo é o do iPad. Que ganhou novas e poderosas funcionalidades. No caso do iOS 26, que tenho testado e tu desconheces,, de facto há, para já, mais uma nova roupagem que propriamente novidades de fundo. E vemos, sobretudo no que toca à IA, a Apple a dar passos muito lentos. Mas isso não é nada que os outros possam diuzer que estão melhores,q ue não estão. Basicamente temos hoje o ChatGPT como o produto amis forte e completo e com mais reputação. E não é de nenhum player do mundo dos smartphones 😉

          Na verdade, o iOS 26 trouxe mais de 100 melhorias. Algumas são pouco visíveis, mas outras são complementares, o que ajuda na experiência de utilização.

          Por exemplo, estas são 20 novidades:

          1. Liquid Glass – nova linguagem visual translúcida com profundidade e refração que reage ao movimento
          2. Tema “Clear” – ícones “transparentes” no ecrã principal para uma estética minimalista
          3. Relógio adaptativo – no ecrã de bloqueio o horário ajusta-se dinamicamente conforme o fundo e notificações
          4. Efeitos 3D na foto de fundo – desbloqueia com profundidade ao mover o iPhone
          5. Control Center mais legível – opacidade ajustada após feedback
          6. Source de chamada (Call Screening) – intercepta chamadas de números desconhecidos e exibe transcrição
          7. Hold Assist – avisa quando um atendente real fica em linha
          8. Tradução em tempo real – em mensagens, chamadas e FaceTime, com suporte a múltiplos idiomas
          9. Visual Intelligence – reconhecimento de conteúdo do ecrã via IA e integração com ChatGPT (ex: adicionar eventos automaticamente)
          10. Image Playground & Genmoji – mistura emojis e gera imagens personalizadas com ChatGPT
          11. App Apple Games – centraliza todos os jogos, ranking, eventos e controlo por comandos
          12. Configurar toques personalizados a partir de MP3/M4A diretamente na app Ficheiros ou Notas de Voz
          13. AirPods como disparadores remotos – pressionar e manter para tirar fotos ou gravar vídeo
          14. Gravação de estúdio com AirPods Pro – áudio com isolamento de voz para podcasts e vídeos
          15. Markdown nas Notas – exportação direta em formato simplificado
          16. Pastas no Apple Music para organizar playlists
          17. Velocidade até 3× e realce de diálogo nos Podcasts
          18. Novas estatísticas na bateria e alerta de consumo elevado
          19. Wi‑Fi Aware e Captive Assist – conexão direta a dispositivos sem internet e partilha automática de credenciais
          20. Acessibilidade ampliada – leitura por sistema, acesso Braille e modo reduzir transparência

          Todas elas trazem mais qualidade ao utilizador. Umas são únicas no segmento, outras existem no Android. Mas o importante é cada vez mais o utilizador iOS ficar com mais e melhor software.

          Tal como eu, muita gente ao meu redor deixou o iPhone para trás porque, do ponto de vista monetário, já não compensa comprar um telemóvel que traz efetivamente poucas ou nenhumas mudanças. Mesmo que a IA seja algo secundário para muitos, é um facto que a Apple está anos atrás do mercado: não tem ferramentas eficientes, não tem funcionalidades relevantes, mas mesmo assim fizeram um enorme alarido com a “Apple Intelligence”.

          Outra mentira. Primeiro, tu não podes ser utilizador iPhone. Não conheces o ecossistema. Depois, os números dizem que o iPhone lidera o mercado dos smartphones Premium e conseguiu no último trimestre fiscal, registar vendas do iPhone com um crescimento de 13% em unidades e 2% em receita, confirmando uma recuperação sólida da procura global. Atira por terra a tua informação errada.

          Lançaram o modelo 16 dizendo que era built from the ground for Apple Intelligence e, para não parecer tão fraco, colocaram um botão de controlo de câmara que é mais gimmick do que outra coisa. Ainda assim, continuam a cobrar exorbitâncias, mesmo por modelos que, mesmo no mercado de recondicionados, já não fazem sentido.

          Lá está, se não corrigimos estes comentários sem lógica e verdade, acabas por enganar as pessoas com informação falsa. Eu explico-te:

          Apesar das críticas, o iPhone 16 representa uma evolução clara na integração entre hardware e software, especialmente ao nível da Apple Intelligence, que exige processadores e sistemas de memória específicos para funcionar localmente com segurança e eficiência. O novo botão de controlo, longe de ser apenas um “gimmick”, permite personalização e acessos rápidos que se adaptam ao utilizador, reforçando a filosofia da Apple de fluidez e integração. Se eu uso? Muito pouco, principalmente porque ainda não temos em Portugal Apple Intelligence. Mas espero dar-lhe mais uso. Contudo, o iPhone 16 Pro está equipado com a mais poderosa tecnologia no seu SoC (coisa que tu não falas, possivelmente porque desconheces), assim como no conjunto dos seus sensores. Sendo um dos melhores, se não mesmo o melhor smartphone da atualidade (já que tira proveito do ecossistema Apple, estrutura que nenhuma outra empresa possuiu, por exemplo).

          Quanto aos preços, a Apple mantém uma política de valorização de longo prazo, e muitos dos modelos recondicionados continuam a receber atualizações e a ter desempenho competitivo, o que nem sempre é verdade noutras marcas.

          E sabemos que um iPhone tem várias vidas. Tem o mercado quando é novo, tem um enorme mercado quando se vende como usado e um maior ainda quando é recondicionado. Nenhum outro equipamento tem esta abordagem.

          Espero que esta informação te ajude a não propagares mentiras e informações falsas. 😉

          1. Avatar de mds
            mds

            Devias ter sido tu a fazer o artigo. LOL e não, não li o comentário…

          2. Avatar de Vítor M.

            É só ler, está tudo ali 😉

  5. Avatar de PuntaCana
    PuntaCana

    Estes senhores acionistas mostram-se um tanto ou quanto ingénuos. Então, confiam no Tim para inovação e criação de produtos novos? Toda a gente sabe que esse senhor esta’ confortavelmente sentado nos milhões de vendas de Iphones e umas nuvens que toda gente tem, gerando lucros suficientes para se sentar a sombra da bananeira. Qualquer um faria o que ele faz, o pobre do Tim, com os milhões de idiotas uteis que compram esses produtos.

  6. Avatar de Max
    Max

    Na verdade, a Apple não está a ser processada pelos seus acionistas. A coisa é assim:
    – nos EUA há sociedades de advogados especializadas em iniciar processos em tribunal contra empresas e os seus dirigentes por decisões que lesem os seus acionistas
    – uma delas, Bleichmar Fonti & Auld LLP, pôs uma ação em tribunal, contra a Apple, Cook e o diretor financeiro, e colocou anúncios para acionistas da Apple que o queiram se associarem à ação. No caso de o tribunal lhes atribuir uma indemnização a sociedade cobrará a sua comissão/remuneração.
    E como nenhuma empresa pode ser processada só porque o valor das ações desce, no caso, atribuem à descida a decisões erradas da Apple relativamente à IA. Provavelmente a questão das tarifas foi a principal causa da descida. No último ano as ações da Apple perderam 3,2% (a 5 anos subiram 127,9%).

    1. Avatar de Vítor M.

      Portanto, o artigo está correto.

      1. Avatar de Max
        Max

        Não exatamente. Quem ler fica com a ideia que um grupo de acionistas de relevo da Apple está contra a administração e a pôs em tribunal. Quando a ação é uma coisa à americana, ou seja, é promovida por uma sociedade de advogados para ficar com uma parte da indemnização que, eventualmente, o tribunal venha a atribuir.

        1. Avatar de Vítor M.

          Ficas tu. Está bem esclarecido texto. O ser bem americano ou não é irrelevante. Apenas barulho que introduzes no assunto. O facto é que um grupo de acionistas moveu a ação. Se são da alta, azuis, laranjas ou loiros… isso é totalmente irrelevante.

          1. Avatar de Max
            Max

            Argumentar contigo não é coisa que me interesse. Mas dar informação interessa-me, fica o link para o caso de algum acionista da Apple estar interessado em receber algum. A firma, para mostrar os seus créditos, diz que: “Entre os seus recentes sucessos notáveis, a BFA recuperou mais de US$ 900 milhões em valor do Conselho de Administração da Tesla, Inc., bem como US$ 420 milhões da Teva Pharmaceutical Ind.Ltd.”
            https://www.bfalaw.com/cases-investigations/apple-inc-class-action-lawsuit

          2. Avatar de Vítor M.

            Não debates porque não tenho interesse em dar-te esse estatuto de eco. Devias ser mais reto a falar dos assuntos sem deturpar a informação.

  7. Avatar de Torrão
    Torrão

    O que não então é qual a razão da Apple ainda usar o nome iOS, em detrimento de iPhoneOS.

    1. Avatar de Torrão