Porsche vai voltar aos carros a gasolina, porque os elétricos não estão a vender bem

247 Comentários

As metas de eletrificação automóvel leva a que muitas marcas antecipem a sua mudança. Querem ser pioneiras e usar isso como elemento de marketing. A Porsche, que dera já um passo importante, parece agora recuar. A marca vai voltar aos carros a gasolina, porque os elétricos não estão a vender bem.

porsche elétricos gasolina vendas

A Porsche vai lançar novos carros movidos a gasolina e híbridos plug-in (PHEV), uma vez que os seus modelos elétricos não ganham força. A fabricante de automóveis desportivos alertou que os novos modelos de motores de combustão e as despesas com o desenvolvimento de baterias prejudicariam os lucros este ano.

Após ter anunciado que espera margens de lucro entre 10% e 12% este ano, a Porsche disse que está a tomar “medidas abrangentes” para aumentar os lucros a curto e médio prazo. A previsão está muito abaixo do objetivo de longo prazo da Porsche de um retorno operacional sobre as vendas de mais de 20%. Para aumentar os lucros, a empresa anunciou planos para adicionar novos veículos movidos a gasolina (motor de combustão) e híbridos plug-in à sua gama.

A Porsche alertou que os novos modelos e os investimentos adicionais em baterias afetariam os lucros este ano, custando 800 milhões de euros extra. A mudança surge após as entregas da Porsche terem caído 3% no ano passado, com a China, um dos seus mercados mais importantes, a liderar a queda. As entregas na China caíram 28%, uma vez que o país não conseguiu acompanhar os fabricantes nacionais de veículos elétricos, como a BYD, Xiaomi e XPeng.

porsche elétricos gasolina vendas

Na semana passada, a Porsche revelou estar em negociações para terminar os contratos do CFO Lutz Meschke e de Detlev von Platen, responsável de vendas e marketing. Após ter lançado o modelo 2020 atualizado no ano passado, a Porsche entregou pouco mais de 20.800 modelos Taycan, quase 50% menos do que em 2023.

A Porsche também iniciou as entregas do seu segundo veículo elétrico, o Macan, no final de setembro. Este veículo deverá ajudar a proporcionar algum alívio este ano. A empresa disse que o lançamento do Macan EV “eletrificou-nos literalmente” após entregar mais de 18.000 modelos até ao final de 2024.

Seguindo a orientação atualizada, as ações da Porsche sofreram um dos seus piores dias desde a entrada em bolsa em 2022. A Porsche, que já foi avaliada num valor superior ao da empresa-mãe Volkswagen, viu o seu valor de mercado cair para metade desde o máximo histórico em maio de 2023.

Comentários

247

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

  1. Avatar de Zé Gato
    Zé Gato

    Comprar um Porsche eléctrico devia ser considerado crime.
    Tempos modernos, se são melhor…

    1. Avatar de JL
      JL

      Então porquê ?

      1. Avatar de mango
        mango

        já cá faltava você

        1. Avatar de JL
          JL

          Ainda bem, já cá estou.

      2. Avatar de Manuel Martins
        Manuel Martins

        Se me explicar porque não, eu explico-lhe o porquê.

        1. Avatar de JL
          JL

          Porque é legal, logo não é crime. Chega ou a Porsche não entende nada de automóveis?

      3. Avatar de ricardo
        ricardo

        Porque só um idiota compra um Porsche a pilhas.

        1. Avatar de JL
          JL

          Exato, por isso é que não se vendem Porsches a pilhas.

    2. Avatar de Port
      Port

      Se não hà porsches como TVDE, é normal que nesse mercado nao vendam.

    1. Avatar de JL
      JL

      Desconhecia que a porsche era a jaguar.

      1. Avatar de Yamahia
        Yamahia

        As recomendações da Porsche são iguais às da Jaguar. (Já lhe tinha dito, sua cabeça oca)

        1. Avatar de JL
          JL

          Por acaso não são, já que resolveram o problema.

          Mas onde estão os taycan na sucata ? mostre lá ?

          1. Avatar de Yamahia
            Yamahia

            Não seja mentiroso, não está nada resolvido.
            Há qs um ano que não pode carregar acima de 80% e deve estacionar longe de complexos habitacionais.
            Não é um problema da Porsche, da Audi ou da Jaguar em si. É que há marcas mais cautelosas que outras e reconheceram o perigo e o veneno que são os carros elektros, enquanto outras tentam varrer o problema para debaixo do tapete!!!
            https://www.theverge.com/2024/10/10/24266923/porsche-battery-short-circuit-fire-recall-nhtsa

          2. Avatar de JL
            JL

            Então afinal está resolvido, você é que está a mentir, um recall serve para resolver um problema.

          3. Avatar de JL
            JL

            Do veneno não, de toda a parte positiva que eles têm, daí apostarem neles.

          4. Avatar de JL
            JL

            Olha o veneno que são os a combustão, mesmo no fim de 100 anos de desenvolvimento continuam a dar problemas.

            https://www.cleveland.com/business/2024/02/more-than-261000-vw-audi-vehicles-recalled-over-increased-risk-of-fire.html

          5. Avatar de nameblomcc
            nameblomcc

            Há Taycans a 30K.

          6. Avatar de JL
            JL

            Mas eu quero é da sucata.

          7. Avatar de Yamahia
            Yamahia

            Não sabe ler? Estão a tentar encontrar uma solução durante o 1⁰ trimestre de 2025.
            A Jaguar tb tentou e desistiu.

          8. Avatar de JL
            JL

            Estão a tentar não, com recall há existe solução, ou as pessoas levam lá o carro para eles analisarem, não sabe o que é um recall ?

          9. Avatar de Yamahia
            Yamahia

            Este já foi chamado para dezenas de recalls, sendo que o mais recente (há cerca de uma semana) foi para instalar um software para monitorizar a bateria.
            https://youtu.be/4oowcUSXwT8?si=J-6cWFCWym_dD2IP
            Como lhe disse, ainda não resolveram nada e esperam ter uma solução durante o primeiro trimestre de 2025, assim como já o dizem desde o início do ano passado que era essa a expectativa…
            Atente naquilo que homem diz no início do vídeo:
            “Não posso carregar mais de 80% e estou impossibilitado de estacionar perto de habitações”- Talvez assim já lhe caia a ficha @JL?

            Já agora este é o tal sr. que deu mais de 120 mil £ pelo carro e agora (ainda não tinha feito 3 anos) não encontra quem lhe dê mais de 30 mil £(pode conferir os vídeos desse sr. sobre o tema.
            Passe bem.

          10. Avatar de JL
            JL

            Impossível, porque não houve dezenas de recalls, e muito menos nesse pais onde conduzem do outro lado.

            Mas qual ficha ? não entendi ?

            Esse ganha views a dizer mal dos eléctricos, ora bolas.

          11. Avatar de Yamahia
            Yamahia

            O homem apenas testemunha o calvário q está a viver pelo facto de ter caído a converseta dos politicos.
            Aguente-se q ele é o espelho da maioria de quem caiu na patetice de comprar elektro.

            Veja os vídeos anteriores e deixe de cag@** palpites.

          12. Avatar de JL
            JL

            Ele faz o papel nos video dele, há alguma coisa que ele não diga mal nos vídeos dele ?

            Isso é o que ele quer, por isso mete títulos sensacionalistas, é como o título deste artigo, a Porsche nunca deixou os a gasolina. Loooool

          13. Avatar de Yamahia
            Yamahia

            Mais ums bronca:
            https: //observador.pt/2025/02/10/risco-de-incendio-mercedes-recolhe-7362-eqb-so-nos-eua/
            São todos e cada vez surgem mais marcas que metem a mão na consciência e concluem que não vale a pena continuar a matar gente inocente em prol de um ideal falacioso
            (MERCEDES a junta às já referidas Jaguar, Porsche e Audi…)
            Aguardam-se cenas dos próximos capítulos.

          14. Avatar de JL
            JL

            Ora parece então que as marcas deviam deixar de produzir carros a combustão, com os milhões de carros a combustão que todos os anos têm de fazer recall devido a riscos de incêndio.

          15. Avatar de Yamahia
            Yamahia

            Eu tb já só encho o depósito a 80% devido ao risco de incêndio. Mesmo assim ainda dá para 900 kms 😛

          16. Avatar de JL
            JL

            Então mas deviam deixar de produzir isso, afinal é um atentado.

  2. Avatar de Mário
    Mário

    Falta o comentário do sacerdote a dizer que quem compra Porsche a gasolina é burro ou algo do género. Obviamente que quem compra um porsche não está a espera de ser amigo do ambiente ou ser eletricozinho da treta. Compra-se pelo prazer de conduzir.

    1. Avatar de JL
      JL

      Já conduziu o taycan ?

      E não, eu não meto autocolantes nas pessoas como você e outros.

    2. Avatar de Inculto
      Inculto

      A Gasolina polui menos que qualquer combustível… Mesmo que a eletricidade de carga de um elétrico no tempo útil de vida vier toda de fontes renováveis como o sol e vento, fazer a bateria acarretou consumos estúpidos de combustíveis fósseis para ao planeta, e mais outros tantos para as reciclar… Comprai bicicleta… Não paga impostos, não tem seguro e dá saúde

      1. Avatar de JL
        JL

        Não é verdade, a gasolina até é dos combustíveis mais poluentes.

        Os combustíveis também precisam de combustíveis para serem feitos.

        E como recicla a gasolina queimada ?

        1. Avatar de Manuel da Rocha
          Manuel da Rocha

          Daí os 4920000 milhões de euros, necessários para melhorar a rede energética da UE, mais 26 reactores nucleares, nível A8, não estão a ganhar tracção. É que é giro anunciarem carregamentos de 600kwh, a cada, 3 minutos, esquecem-se que não há rede para 30% EV… querem 500%.

          1. Avatar de JL
            JL

            Então mostre lá esses números numa notícia ?

            500% porquê? Cada um vai ter 5 ?

        2. Avatar de Mário
          Mário

          O CO2 emitido é capturado por árvores, sim sr JL não é só abater floresta virgem e terra arável para plantar paineis

          1. Avatar de JL
            JL

            Onde abateram floresta virgem para meter painéis ?

            Prove lá com um artigo científico que as árvores conseguem capturar todo o CO2 que emitimos ?

          2. Avatar de Mário
            Mário

            A Torre Bela nem tinha floresta nem nada…
            Por mim até arrasava cidades só para meter paineis.

          3. Avatar de JL
            JL

            Pois não tinha, eram eucaliptos.

          4. Avatar de Yamahia
            Yamahia

            Claro que a Torre Bela era composta por uma bela floresta, onde fauna e flora conviviam em plena harmonia, contribuindo para uma biodiversidade exemplar e bonita.
            A instalação de uma central de espelhos na Herdade da Torre Bela implicou o abate de milhares de árvores, incluindo espécies autóctones protegidas como sobreiros e azinheiras. Foram cortadas mais de 20.000 árvores protegidas para a implementação da mega central de espelhos.
            Além disso, antes, em dezembro de 2020, foram cruelmente assassinados mais de 540 animais, incluindo veados e javalis, o que gerou ampla condenação pública e o ministro Matos Fernandes a assobiar para o lado.
            Claro que o impacto ambiental não só deste projecto, como dezenas de outros têm um impacto ambiental tremendo, varrendo e destruindo tudo que que apanham pela frente em busca do vil metal para satisfazer a gula do compadrio instalado, estando-se pura e simplesmente a cag@# para o ambiente, destruição de habitats naturais e a perda de biodiversidade de todo o Portugal.
            https://www.rtp.pt/play/p12768/e759837/linha-da-frente
            Felizmente, o Barroso, por agora, parece estar a salvo. Vamos ver por quanto tempo, e faço votos de que outras regiões sigam o seu exemplo. Esta é uma chacina que não pode continuar!

          5. Avatar de JL
            JL

            Se era uma herdade com campos que eram de exploração agrícola, como tinha floresta ?

          6. Avatar de Yamahia
            Yamahia

            Veja a reportagem. Não se acanhe. Estão lá imagens do antes e do depois.

            E depois há um incompreensível instinto destruidor desta gente que se diz verde.
            Já lhe contei a história do nosso pequeno Monsanto aqui de Loures. Tinham hectares e hectares de terreno rochoso e infértil a perder de vista por toda a colina, onde podiam perfeitamente ter implantado os painéis da Martinfer sem grande impacto ambiental, tirando umas ervas daninhas que insistem em nascer pelas frestas da rocha. Mas não, tiveram que deitar abaixo milhares de pinheiros mansos e impedir as pessoas de desfrutarem da natureza.
            Digam o que disserem, essa gente não é verde. Eles são anti-verde. Assim é que está certo.

          7. Avatar de JL
            JL

            Se não conhece a propriedade não vale a pena inventar, até pode usar imagens de satélite para comparar, eram eucaliptos e alguns sobreiros velhos.

            Que interessa se era terreno fértil ou não, não era cultivado.
            .

            Quais pessoas ? Tem lá tanto terreno que não é cultivado e está preocupado com 0.1% do terreno, é só mais uma forma de estar contra tudo, curiosamente depois por ironia ou não ainda defende soluções que necessitam de muito mais energia.

        3. Avatar de Mário
          Mário

          Se calhar é daqueles que pensa que uma máquina que captura o co2 da atmosfera faz milagres quando as arvores já cumprem esse propósito

          1. Avatar de JL
            JL

            Eu não, mas você como acredita em tanto disparate, deve acreditar, e quando isso não acontece, inventa.

      2. Avatar de Guelindão
        Guelindão

        A gasolina materializa-se do ar no deposito do veiculo, como tal é completamente limpa. Já a eletricidade provoca câncaro e andar sentado em cima duma bateria provoca impotência no homem humano.

        1. Avatar de BurroFuiEuQueEstudei
          BurroFuiEuQueEstudei

          Homem Humano? Mas há homens não humanos? 😛 😛 😛 😛

  3. Avatar de luisa
    luisa

    Lool não estão a vender bem é um grande eufemismo!! O problema deles não é serem electricos! A qualidade baixou consideravelmente… mudar o motor só vai tapar os olhos a muitos petrolheads! A qualidade vai continuar na mesma ou pior!

    1. Avatar de Yamahia
      Yamahia

      O problema do Porsche elektro não é falta de qualidade, bem pelo contrário.
      O problema do Porsche elektro é…ser elektro.

      1. Avatar de JL
        JL

        Ser eléctrico ? então ? não são todos elétricos ?

        1. Avatar de Yamahia
          Yamahia

          Elektro=carro com marreca

          1. Avatar de JL
            JL

            Que é isso ? Mostre lá qual é o Porsche marreco ? Pela imagem não é.

          2. Avatar de Yamahia
            Yamahia

            Uma marreca que pesa 600/700kgs anula toda a essência de um verdadeiro Porsche.

          3. Avatar de JL
            JL

            Tanto ? anda em camiões ?

            Curioso, porque o taycan tem uma diferença de apenas 205 kg para o modelo mais indentico da porsche a gasolina, e se formos para o hibrido, então o taycan é 140 kh mais leve.

          4. Avatar de Yamahia
            Yamahia

            Sempre a aldrabar este @JL, não tem emenda.
            -Porsche Taycan Performance aprox. 2.295 kg.
            -Porsche 911 GTS 992 Aprox. 1.590 kg.

            O Taycan é significativamente mais pesado por causa da marreca de 705 kgs.
            Um trambolho portanto.

          5. Avatar de JL
            JL

            Desde quando o 911 se compara ao taycan ? O 911 é um carro de 2 lugares e 2 portas, compare ao menos o que dá para comparar, um Cayenne.

          6. Avatar de Yamahia
            Yamahia

            Tanto o 911 como o Taycan são coupés de 4 lugares com pretensões desportivos, enquanto o Cayenne é um SUV e, portanto, não joga nesta liga.

            Se o Taycan é mais comprido, é apenas para acomodar a bateria, nada mais. Pelo que de desportivo, o Taycan só tem a pretensão, porque, na prática, é uma nódoa devido ao peso da marreca. Veja lá se se enxerga!

          7. Avatar de JL
            JL

            Desde quando o Cayenne é um suv ? Looooollll

            O 911 tem 4 portas ?

            Mais comprido e com mais espaço.

            Até tem mais espaço que o cayene apesar de 4 cêntimos mais curto.

          8. Avatar de JL
            JL

            Erro meu, não é o Cayenne, é o Panamera.

          9. Avatar de Yamahia
            Yamahia

            Decida-se

          10. Avatar de JL
            JL

            É o panamera.

    2. Avatar de José
      José

      Tretas! Já conduziu um? O meui pai teve vários, aquilo até atrás de um carro de bois dá prazer conduzir!

  4. Avatar de Miguel Oliveira
    Miguel Oliveira

    Eu já digo a uns anos as marcas já estão a fazer uma marcha atrás nos carros electricos. Estes dias foi a Renault, eu penso que o grupo PSA, agora a Porshe muito provavelmente como a Porshe pertence ao grupo VW todo o grupo vai aderir… vão voltar que os carros 100%electricos vão ser um nicho no mercado. Se não me engano a própria Tesla já está a desenvolver motores a hidrogenio… isto dos electricos foi uma moda. Venderam inicialmente que era eco, agora é o quê?

    1. Avatar de JL
      JL

      Tesla ? motores a hidrogénio ? acreditam em cada uma.

    2. Avatar de Yamahia
      Yamahia

      Agora a malta percebeu que tudo eco era treta.

      1. Avatar de JL
        JL

        Qual malta ? não entendi ?

        A tesla vai ter motores a hidrogénio ? LOOOOOOOOOOOOOOOOL

      2. Avatar de Yamahia
        Yamahia

        Quem falou em H2?
        Isso são outros 500.

        1. Avatar de JL
          JL

          O autor da conversa.

    3. Avatar de Manuel da Rocha
      Manuel da Rocha

      A Tesla voltou a falhar a meta de carros entregues… por 49,5%. Para 2025, a previsão despenhou-se em 2 milhões de “potenciais entregas”. O que já levou a dispensas de 9000 funcionários, nos EUA e Europa. Na China, abandonaram o plano para a fábrica de 80000 baterias diárias, produção média.

      1. Avatar de JL
        JL

        Estamos agora em 2025, ou já partiu para outro tempo ?

        80 mil baterias diárias ? nos seus sonhos ?

    4. Avatar de Guelindão
      Guelindão

      A Tesla está a desenvolver motores a diesel fumarentos, porque percebeu que isso é que é bom, e é o sonho dos tugas.
      Os elétricos vão ser proibidos

      1. Avatar de JL
        JL

        Loool. Não diga isso muitas vezes, esta malta é fraca e acredita em qualquer coisa.

    5. Avatar de jpr
      jpr

      agora temos os resultados “No primeiro semestre, foram entregues 45.137 exemplares do Macan (+15%). Quase 60% deles, ou seja, 25.884 veículos, eram da variante totalmente elétrica.” há muitos anos eu digo que o futuro é eletrico.

  5. Avatar de Yamahia
    Yamahia

    …Porsche vai voltar aos carros a gasolina, porque os elétricos não estão a vender bem…
    Foi só abordar o assunto do artigo da Ferrari e caíram logo em cima os apóstolos elektros.
    De facto o cliente padrão deste tipo de carros desportivos não quer um elektro que para pouco mais serve do que ir às compras.

    “….as despesas com o desenvolvimento de baterias prejudicariam os lucros este ano….”
    Já a Ford foi um caso sintomático. A divisão elektra deu um prejuízo de mais de 5mil milhões de €, que foi capaz de anular o lucro proveniente dos tradicionais ligeiros de passageiros.
    Td porque cd vez menos gente cai no logro do carro elektro.
    O que safou a Ford, foi a venda dos comerciais ligeiros a combustão (8 mil milhões de €)

    1. Avatar de JL
      JL

      Alguma vez os deixou ?

      Já só produziam diesel ?

      Então e de fosse despesas com desenvolvimento de outras tecnologias ? Já estava tudo bem ?

      Comerciais ligeiros onde se contam alguns 4 eléctricos, ou menos diga tudo.

      1. Avatar de Yamahia
        Yamahia

        Comerciais ligeiros model e estão no separador ruinoso dos elektros.
        Não fizeram nem para a despesa.

        1. Avatar de JL
          JL

          Eles falam na Ford Pro e a Ford pro tem eléctricos , onde estão os comerciais.

          1. Avatar de Yamahia
            Yamahia

            A gama elektra é a chamada linha “model e”, como eu já tinha dito.

          2. Avatar de JL
            JL

            Errado, entre aqui e veja os que lá estão.

            https://www.fordpro.com/

            “Ford F-150 Lightning Pro.”

        2. Avatar de JL
          JL

          Mas não respondeu, a Porsche tinha deixado os a combustão ? Quando ?

          1. Avatar de Yamahia
            Yamahia

            A Porsche pasaou uma mensagem muito clara aos investidores:
            Os elektros falharam!

          2. Avatar de JL
            JL

            Onde ?

            Se falharam porque não os deixa de produzir ?

          3. Avatar de Yamahia
            Yamahia

            Não percebeu o artigo do Pplware? É que tudo isso está implícito no artigo q vc esta a comentar, ou nao sabe ler nas entrelinhas, sabendo q a Porsche em 2022 tinha assumido o compromisso de ser 80% elektra até 2030? (Tal como a Volvo ter assumido a 100%e roeu logo a corda no ano passado)

            Quer ler outro artigo a ver se percebe melhor? Tome lá:
            https://autogear.pt/a-jogada-de-poder-da-porsche-por-que-o-fabricante-esta-a-reverter-a-sua-posicao-sobre-um-futuro-exclusivamente-eletrico/

          4. Avatar de JL
            JL

            Mas reverteu quando? Está para lançar outro, então já os deixaram de produzir ?

  6. Avatar de JL
    JL

    “As entregas na China caíram 28%, uma vez que o país não conseguiu acompanhar os fabricantes nacionais de veículos elétricos, como a BYD, Xiaomi e XPeng.”

    Ah ok, os elétricos é que são sempre os culpados quando não têm um produto à altura.

    1. Avatar de AA.Gumane
      AA.Gumane

      “Ah ok, os elétricos é que são sempre os culpados quando não têm um produto à altura.” A Porsche não tem produto à altura? Parece a @luisa que ve nos eléctricos da Porsche veículos com menos qualidade. Acho que usam os mesmos binóculos para verem veículos Porsche.

      1. Avatar de JL
        JL

        À altura da concorrência não, já que eles têm um produto muito mais barato.

        Então veja os porsches mais recentes, e se têm a mesma qualidade.

    2. Avatar de Yamahia
      Yamahia

      Então e a Tesla, tb não sabe? …sales of China-made electric vehicles fell 11.5% …”
      https://www.reuters.com/business/autos-transportation/teslas-china-made-ev-sales-fall-115-yy-january-2025-02-07
      Apesar de finalmente ter lançado o tão aguardado “modelo” de 30 mil€, mas só para a Chinalooolooolool

      1. Avatar de JL
        JL

        A Tesla pertence à Porsche ou o contrário ?

        Já lançou e já vendeu quantos ?

        1. Avatar de Yamahia
          Yamahia

          Vc é q veio práqui insinuar q a Porsche não tem produto à altura na CN.
          Eu apenas lhe demonstrei q mesmo a baixar preços na ordem dos 25%, a oferecer o seguro que é uma pipa na CN e as oferecer prestações com taxa 0, mesmo assim a sua querida Tesla levou que contar.
          Pergunto novamente. A Tesla sabe ou não sabe fazer carros?

          Ps
          Ainda por cima a Porsche não entrou nesse jogo de oferecer os carros e dinheiro do seguro e juros e só perdeu 28% ao pé da tesla que só não dá o traseiro pq parece nal

          1. Avatar de JL
            JL

            Eu não insinuei, está no artigo, até deixei o parágrafo.

            Tanto sabe que preocupa tantos, até você está preocupado, coisa que não presta ninguém fala, atualmente e visto a preocupação de tantos, deve ser a marca que melhores carros faz.

            Ainda só perdeu isso, a tesla não perdeu nada.

            Mas lá está m, agora só falta comparar o ano todo de 2024 com o de janeiro. Loool

  7. Avatar de Simão
    Simão

    Quem compra um Porsche eléctrico?

    1. Avatar de JL
      JL

      Quem quiser comprar, no ano passado foram mais de 20000 unidades, e do Macan já foram mais de 18 mil.

    2. Avatar de Minha mae
      Minha mae

      Sinceramente quise comprei mas pelo preço acabei por ir buscar a Alemanha um Mustang cobra jet, Pontiac GTO e um Fiat 124 spider.
      Estou tranquilo e mais feliz e ainda sobrou dinheiro

    3. Avatar de X
      X

      Os ricos com consciencia ambiental, coisa rara!

      1. Avatar de X^2
        X^2

        Pelo contrário… os ricos são quem mais têm consciência ambiental. Os pobres não têm dinheiro para se darem ao luxo de terem consciência ambiental.
        Dito isto, bem sabemos que o X tem uma consciência ambiental bem apurada!

        1. Avatar de X
          X

          Podes crer que tenho consciência ambiental e são os paises mais ricos que poluem mais nao haja dúvida.

          1. Avatar de X^2
            X^2

            Não se exalte, o ponto de exclamação não foi por não ter consciência ambiental… foi por ser rico!
            Quanto ao resto, mera opinião sua. Esse assunto é demasiado complexo para caber numa frase tão curta como essa que escreveu.

      2. Avatar de Alexis
        Alexis

        Pobres nem reciclam….sao os mais sujos que ha..,eu ate os piso se puder tenho noooojo dessa gente

    4. Avatar de Miguel Oliveira
      Miguel Oliveira

      Os carros eletricos não são atrativos… nem precisas de ir para uma marca de topo. Pegas no Hyundai i20 N e pegas naquela invenção do ionic 5 N e vês logo a diferença…. Enquanto no hyundai i20N nota-se que aquilo não é artificial, já o Ionic 5 tem zero de N, não tem emoção nenhuma é tudo artificial. Os Chineses já andam em massa com carros e outros transportes electricos desde 2018…

      1. Avatar de JL
        JL

        Então qual é a diferença ?

        Então o i20 é uma planta ?

      2. Avatar de Paulo Oliveira
        Paulo Oliveira

        A realidade é tão simples qt isto: enquanto não for possível fazer um carro electrico que seja capaz de fazer pelo menos 400Kms em autoestrada a velocidades de autoestrada (120km/h) sem ser obrigado a parar para recarregar por menos de 25000 euros eles não vão ser a norma. A não ser que proibam as alternativas. Actualmente quem quiser fazer 400kms sem parar de lectrico tem que gastar pelo menos 65000 euros e nem sei se conseguem… Quem os tiver que diga…
        A meu ver, se a industria automovel europeia quiser ser competitiva, vai ter que mudar radiclalmente de paradigma na forma como constroi, vende e xplora este mercado. A única forma que eu vejo de esta tecnolgia ser adoptada em massa seria vender os carros separados das baterias, sendo que o dono é proprietário da potência contratada segundo as suas necessidades especificas e não da bateria em si. Ou seja, os fabricantes teriam que acordar em desnsolver um standard de modulos de mini baterias que seriam acopladas ao carro numa qualquer estação de serviço segundo a ptencia contratada pelo fornecedor destas ( que podia ser o fabricante ou outro interveniente) Esta solução resolveria varios problemas de uma só vez, a chamada range anxiety, o problema das baterias danificadas, dos abates em caso de acidente absurdamente comuns nestes carros, o próprio preço dos carros uma vez que não sendodono das baterias mas contratando uma determinada potencia tornaria estes veículos muito mais acessiveis, possibilitava I&D muito mais fluido e rapido de adoptar por todas as fabricantes integrantes deste modelo de negocio de novos avanços na tecnologia de baterias, pelo que os carros em si oderiam em teoria durarmuito mais tempo sem se tornarem obsoletos em termos de autonomia, haveria uma distribuição muito mais racional e eficiente dos recursos, ao que o ambiente agradecia, e provvelmente ressuscitava a economia europeia do estado decadente em que se encontra… Mas isto sou eu a dar uns palpites…

        1. Avatar de JL
          JL

          Já houve aluguer de baterias e não funcionou.

          Até porque o problema de avarias nem sequer existe.

          Quando se tornarem obsoletos pode levar outra bateria.

          1. Avatar de Paulo Oliveira
            Paulo Oliveira

            Não funcionou porque o modelo implementado foi um modelo fechado restringido ao ecossistema da marca. Um modelo de baterias modulares standardisado pelos principais fabricantes europeus tornaria a economia de escala muito mais eficiente e o proprio modelo de negocio muito mais acessivel para não dizer rentável… Não é à toa que as empresas pucham por modelos de subscrições. E neste caso especifico pensam que esse modelo de contratar a potencia em vez de adquirir bateria, seria um win win tanto para os consumidores como para os fabricantes desde que essa economia criada fosse aberta a todos os players, claro.
            PS – Acho que já tive esta discussão consigo…

          2. Avatar de JL
            JL

            Compreendo, mas a standarização é um obstáculo ao desenvolvimento.

      3. Avatar de Manuel da Rocha
        Manuel da Rocha

        Chineses? ROTFL!!!
        Vá lá e descobre que 99% desses “transportes eléctricos” são iguais aos eléctricos, de Lisboa!!! e aos Tram, do pacto de Varsóvia e Alemanha. 90% das cidades chineses mal conseguem manter electricidade, por 24 horas, para toda a gente, não podem ter 60000 milhões de carros, como está a implicitar.

        1. Avatar de JL
          JL

          Se só existem 1400 milhões de veículos no mundo, como é que inventa 60 000 milhões ?

  8. Avatar de pudim de flango
    pudim de flango

    nao conseguem acompanhar a competitividade do mercado chines e depois a culpa é porque os eletricos não estão a vender bem. então se existem marcas como a BYD que fazem bons carros a preços mais baixos a pessoa vai para essas marcas.

    1. Avatar de Manuel da Rocha
      Manuel da Rocha

      O problema, da BYD, é o mesmo daqueles fundos de 80000000 milhões, de dólares, que andaram a comprar empresas, na Europa e EUA (como a Rio Tinto), que tinham 120000% de endividamento. Depois 50000 “empreendedores” desapareceram, famílias, que gastavam 10000 milhões, por mês, passaram a viver dos 300 yuan, mensais.
      Nos carros é a mesma coisa: governo chinês paga 99,99% e despesas de transporte, para exportação. Assim, um carro de 30000 euros, fica por 20 euros, à construtora chinesa, podendo vender por 30 e pagar 10000 euros de taxas e impostos, para ser vendido, na Europa, por 20000 euros (dando 6000 euros, de lucro, ao vendedor, podendo ir aos 26000 euros, nos modelos desportivos).

      1. Avatar de JL
        JL

        Ena, onde inventou esses milhões todos ? Também é assim quando está a contar o seu dinheiro ?

  9. Avatar de PorcoDoPunjab
    PorcoDoPunjab

    Não há nada como o cheiro a Diesel e o ronco de um motor potente logo pela manhã…

    1. Avatar de Luisa12
      Luisa12

      Tens que ligar o escade do carro ao sistema de ventilação da casa! Nada melhor que sentir o cheiro a combustível na casa e cheirar um pouco de monoxido de carbono pela manha! Até dá vontade de dormir mais uma sesta!

      1. Avatar de PorcoDoPunjab
        PorcoDoPunjab

        Oh Dona Luísa, a Senhora não utiliza combustíveis fósseis?
        Como é que acha que os produtos vão parar aos supermercados?
        Um chip em cada beringela e ela vai autonomamente desde a quinta até às prateleiras?
        Não faz poluição? Lixo?

        Se viajar para o estrangeiro vai como? De carro ou de avião?

        De boas intenções está o inferno cheio.
        Vá dar lições de moral ao padre.

      2. Avatar de JL
        JL

        E há por aqui quem diga que o co2 é o gaz da vida, portanto é aproveitar.

        1. Avatar de Yamahia
          Yamahia

          Eu acho que ligar uma termoeléctrica, sem filtros de partículas sem biocombustíveis incorporados, sem adBlue é q era de valor.

          1. Avatar de JL
            JL

            Mas elas têm filtros e até mais sistemas antipoluição, não daqueles que a malta tira do carro ao fim de algum tempo.

            Ainda bem que a parte fóssil é cada vez menos.

          2. Avatar de Yamahia
            Yamahia

            A gente sabe…

          3. Avatar de JL
            JL

            Sim, todos sabemos.

    2. Avatar de jpr
      jpr

      Diesel e motor potente só mesmo em portugal, homens de aço com ibizas a diesel 🙂

  10. Avatar de John
    John

    Normal, ninguém quer uma torradeira com logotipo Porsche, Ferrari,…., uma extensão, uma bateria pesada limitada, talvez a hidrogénio, não se veja este tipo de reticências!

    1. Avatar de JL
      JL

      Então trocou tudo, torradeiras são os a combustão, toram tudo neles e à sua volta.

      Mas hidrogénio é mais pesado e mais caro, como faz isso ?

      1. Avatar de John
        John

        Conselho de amigo: procure ajuda, o seu problema tem vindo a agravar-se!

        1. Avatar de JL
          JL

          A agravar-se sobre?

          Conhece alguém que tenha mais conhecimentos sobre veículos a hidrogénio ?

          1. Avatar de João
            João

            tem que tomar a medicação que lhe foi prescrita e respeitar o intervalo das tomas

  11. Avatar de Minha mae
    Minha mae

    Nao estás a vender bem? Obvio que não…o Taycan não e para qualquer bolso por isso não sei como querem competir con a Tesla e a outra marca chinesa que não me lembro o nome.

  12. Avatar de xpto
    xpto

    Os eletricos morreram antes mesmo de começar, será que ainda ninguem percebeu isso?

    1. Avatar de JL
      JL

      Morreram ? em que planeta ?

    2. Avatar de Port
      Port

      Nao morreram
      Enquanto houver TVDE, terás mercado para VE.
      VE é carro de TVDE “assento quente”(sai motorista entra motorista) principalmente em zonas historicas.
      Quando fores de ferias retiras o autocolante.
      Basta ver um VE que lá está a etiqueta.

      1. Avatar de JL
        JL

        Afinal são bons carros, se até para tvde dão.

        Mas ainda não vi um Porsche tvde, será que não prestam para isso ?

        1. Avatar de Port
          Port

          Bons para TVDE são os Teslas.
          Não são tão “camião” e são mais baratuchos.
          A Tesla compete no mercado VE da Dacia.

          1. Avatar de JL
            JL

            Camião ? Não entendi, são grandes demais ? Lol

        2. Avatar de Port
          Port

          Ah pode ser que venham para Tugal.
          Ainda só vi um porsche VE não como TVDE mas como Taxi, na Islândia.
          Quando ficar gasto e velho pode ser que venha para Portugal. Os Tugueses compram o lixo usado dos outros só para dizer que têm. Deviam era tratar da sua dentição, isso sim.

          1. Avatar de Yamahia
            Yamahia

            Os portugueses não ganham muito em importar elektros usados.
            Se é para ter elektro mais vale comprar novo isento de tudo e mais alguma coisa e ainda se recebe 4500€ por fora.

          2. Avatar de JL
            JL

            Onde tenho essa possibilidade ?

          3. Avatar de Yamahia
            Yamahia

            Doa 4500? É candidatar-se. Ao tem aí uns chassos para abate? Ou é treta?

          4. Avatar de JL
            JL

            Eu não tenho nenhum para abate. E como recebo por fora ?

    3. Avatar de nameblomcc
      nameblomcc

      O JL ainda não percebeu. O Tesla já perdeu 80% do valor em menos de 5 anos. ESTUDASSE!

      1. Avatar de JL
        JL

        Já lhe disse que compro todos os que tiver com essa desvalorização,, PORQUE NÃO SE ARMA EM HOMEM E CUMPRE A PALAVRA ? É MAIS UM TOLO QUE NÃO SABE O QUE DIZ ?

  13. Avatar de Borges Martins
    Borges Martins

    A Porsche estar a vender menos é somente questão da conjectura internacional e das opções más da própria marca, e eu cujo grande amigo teve, tem e já encomendou um novo:

    – o dono dum Porsche quer ruído desportivo tanto no habitáculo como para chamar a atenção “olhem! Tenho um Porsche!”, os elétricos da Porsche são exageradamente maus nisso.
    – não disparam como um Tesla. O meu amigo tem um Tesla Model X P100D e refere que o Tesla dispara muito mais que o Porsche ainda que o Porsche ganhe em velocidade alta.
    – os compradores de um Porsche não querem saber da poluição, aliás, a maioria com carros desportivos NÃO querem saber do meio ambiente: querem o ruído e prestações, queimar pneu e travões. O resto é história. Aliás, arrisco a dizer que tirando Ferrari o resto vai a centros de reprogramação e retirar filtros antipoluição e catalisador, daí o interesse em proteger o meio-ambiente. É nulo

    Por isso mesmo, quem compra Porsche está preocupado com ruído e performance daí que as vendas baixaram porque os eléctricos oferecem performance, mas 0 ruído. Os meus amigos com Porsche elétricos referem que um dos atrativos dos de combustão é o ruído e as pessoas olharem para eles. E com a versão elétrica, como pouco se ouve, ninguém olha para eles. Daí que o estímulo de comprar um baixa drasticamente. Isso e geopolítica (Tesla e chineses oferecem carros capazes de ganhar a Porsche até aos 160 km/h por uma fracção do valor.

    Um Ionic 5 N consegue as mesmas prestações dum Porsche Taycan GTS mas custando metade!!! Muitos preferem ter um Porsche usado a combustão por 60.000€ para o fim de semana e um Tesla por outros 60.000€ novo para a semana, que um Porsche silencioso por 160.000€…

  14. Avatar de Sérgio
    Sérgio

    Mas este artista ainda não se calou – que **** de carraça, senhor dos céus!!!
    O que quis dizer é que é uma tendência de mercado e diminuição de vendas de eléctricos… se é Porsche, Jaguar, VW, carros de bois, pouco importa!!!

    1. Avatar de JL
      JL

      Mas não há diminuição, há aumento quando se fala nível global, os desejos de cada um é apenas isso.

      Se pouco importa, porque se preocupa ?

      1. Avatar de Manuel da Rocha
        Manuel da Rocha

        Europa – descida de 37,5%, no último semestre, de 2024, Descida de 57%, em Janeiro, de 2025, relativo a Janeiro, 2024.
        EUA – Descida de 54,52%, em 2024. Janeiro continua a descer, na casa dos 39%.
        Até na Dinamarca, há uma descida, de 34%.
        Lá por o Uganda ter comprado 10 Tesla, dando um crescimento de 800%, não quer dizer que seja em todo o lado.
        Mesmo cá, Janeiro viu, o número de matrículas, descer, de 374 (Janeiro de 2024) para 85, em Janeiro, de 2025, os piores meses de vendas…

        1. Avatar de Yamahia
          Yamahia

          A malta abriu os olhos. Finalmente!!!
          Só restam os eternos tapados.

          1. Avatar de JL
            JL

            Não, a malta dos rebanhos é que continuam com olhos fechados, e acreditam em qualquer número

            https://electrek.co/2025/02/04/honda-hyundai-ford-kia-ev-sales-climb-higher-january/

          2. Avatar de Yamahia
            Yamahia

            O que aumentou nos EUA foi a cata ao subsídio de 7500 Usd que está-se a acabar.
            Onde não há subsídios a queda foi de caixão à cova :
            “…Ford’s E-Transit electric van sales also fell 80%,…”

            Mesmo assim as subidas residuais de todas essas marcas escolhidas a dedo,não fazem um.
            O que a Tesla caiu, -11,6% nos EUA ou seja menos ≈6000 carros, não foi compensado pela subida dessas marcas. Logo o mercado encolheu apesar do assalto aos últimos subsídios looolooolool

          3. Avatar de JL
            JL

            Então afinal não desceu, subiu, ora bolas.

          4. Avatar de JL
            JL

            Mas só a Tesla é que vende carros ? Estranho.

        2. Avatar de JL
          JL

          Onde posso ver esses números ?

          1. Avatar de Yamahia
            Yamahia

            Mais 33% de queda em outro continente, apesar da corrida ao model Y a preço saldo.

            https://thedriven.io/2025/02/05/ev-sales-crash-in-january-despite-ongoing-price-war/

          2. Avatar de JL
            JL

            Então mas onde esses números combinam com o ele disse ?

            Vocês andam os 2 nas mesmas missas ?

            Também há 60 000 milhões de carros no mundo, certo ?

          3. Avatar de Yamahia
            Yamahia

            Ainda não está satisfeito, ou já se esqueceu do que lhe foi transmtido neste mesmo tópico?
            CHINA:
            https://pplware.sitedev.pt/motores/porsche-vai-voltar-ao-carros-a-gasolina-porque-os-eletricos-nao-estao-a-vender-bem/comment-page-1/#comment-3610351
            É cacetada em todos os 4 cantos do mundo.

          4. Avatar de JL
            JL

            Então mas ele fala em vendas globais e você fala da Tesla ?

            Realmente as missas dos padres da combustão andam cada vez mais desnorteadas.

          5. Avatar de JL
            JL

            Faltou a resposta:

            Há 60 000 milhões de carros no mundo ?

          6. Avatar de Yamahia
            Yamahia

            O homem estava a falar de telas, seu vesgo.
            Vc pediu para ver os nrs e agora não quer ver?
            “…Lá por o Uganda ter comprado 10 Tesla, …”

          7. Avatar de JL
            JL

            Você próprio confirmou que os dados deles estão errados e agora tenta-se desculpa ? Ou menos seja honesto.

            Ainda ninguém respondeu, mas há 60 000 milhões de carros no mundo ?

          8. Avatar de Yamahia
            Yamahia

            Qué que tem? A conclusão é a mesma. Levou pancada em todos os 4 cantos do mundo.
            Mais décima menos décima, a conclusão é a mesma.

          9. Avatar de JL
            JL

            E sabe porquê? Não foi em janeiro de 2024 que teve a maior subida de vendas de sempre ?

            Ainda ninguém respondeu, mas há 60 000 milhões de carros no mundo ?

  15. Avatar de Miguel Oliveira
    Miguel Oliveira

    É simples um comprador de um Porsche hoje tem de se sentir atraído a comprar um Porsche novamente. Um comprador que compra um 911 V10 hoje, não vai comprar amanha um Parche Macan ou Taycan eletrico. Para ter um carrito eletrico compra um mais barato. A Mercedes é pior em prestações que um BMW, mas tu queres um Mercedes porque ter a estrelinha á frente é diferente. O Porsche é igual… há Porsches piores que Mercedes, mas tu queres um Porsche por quê? Os Teslas são carros básicos sem emoção nenhuma, tava era na moda ter um Tesla parece os Iphones com menos a preço cheio! Aparecem os chineses fod**** tudo!

    1. Avatar de JL
      JL

      Curioso, conheço um dono de um taycan que tem um 911.

      Qual é o seu Porsche ?

      1. Avatar de nameblomcc
        nameblomcc

        Comprou um Taycan para estar na lista VIP para pod€r comprar um GT3RS.

        1. Avatar de JL
          JL

          Isso já ele tem há muitos anos. Quem quer um charuto desses ? LOL

  16. Avatar de nabiça
    nabiça

    Se tiveres ações da tesla, compreendo. Se não és apenas mais um fanático como se a tesla se tratasse de um clube de futebol.

    1. Avatar de JL
      JL

      Mesmo, parece que há aqui muitos com ações, fala-se na Porsche e vêem com a Tesla.

  17. Avatar de nameblomcc
    nameblomcc

    Ainda bem. Muitas marcas caíram na patetice de investir em elétricos e agora as vendas estão a cair a pique.
    O cliente não quer carros elétricos. Só as empresas compraram devido a terem mil e um apoios do estado.

    1. Avatar de JL
      JL

      Não é verdade, senão as vendas não estavam a aumentar, em Janeiro foram 31% de aumento em Portugal.

      1. Avatar de Yamahia
        Yamahia

        Portugal não conta para o totobola. E é só esquemas. Só aquela empresa da Amadora que era do Cacém e que ninguém conhece comprou 500 biaidis.
        Só Madrid vende mais carros que PT.

        1. Avatar de JL
          JL

          Então porquê? Porque as vendas aumentam ?

          Então mostre lá que se vende mais carros em Madrid que em PT ?

      2. Avatar de Miguel Oliveira
        Miguel Oliveira

        Essas estatísticas são feitas desculpa lá como o car****. As pessoas neste momento tu chegas a uma concessionária qualquer não tens muitas opções. carros a diesel já é dificil ver á venda, e carros puramente a gasolina tens praí uma opção, de resto tens ou 100%electricos ou semi-electricos! Grande parte dos 100% electricos são de empresas por causa dos apoios… Isto faz-me lembrar as estatísticas do crime de estrangeiros em Portugal, se fizerem a média sobre o nº de estrangeiros em Portugal sobre o mesmo nº de portugueses a média é muito maior, como eles fazem claro que a média é minima….

        1. Avatar de JL
          JL

          Não tem ? Então diga lá que opções não tem ?

          Já agora, não são estatísticas, são números oficiais de vendas.

          Grande parte dos a combustão também são para empresas, são 80%

          Então mas não são vendas também ? Ou as empresas não existem ?

          Que tem um assunto a ver com outro ?

          1. Avatar de Miguel Oliveira
            Miguel Oliveira

            Tem a vrer que essas estatísticas que vês são feitas de uma maneira muito independente. As empresas só têm apoio se adquirirem carros 100% electricos. Elas queriam? Se calhar não, mas tem o apoio… agora se elas tivessem o mesmo apoo em qualquer tipo de carro se calhar a história era diferente… eu tive a pesquisar a Renault, volvo e as grande patte das marcas japonesas já não têm motores a diesel… o que eu não tinha noção era realmente do preço dos carros… claro que não vendem! Uma porcaria de um Polo quase 30.000 euros. Isso são carros para no maximo 20.000… entao electricos como é que vão vender? Um bmw eletrico mais de 60.000 eles estao malucos.

          2. Avatar de JL
            JL

            Eu não vi estatística nenhuma, vi dados de vendas, então mostre lá os corretos ?

            E também têm apoio se comprarem híbridos, já tiveram durante muitos anos apoios a comprar carros a combustão, ou tem memoria curta ?

            Então mas compram porque são bons ou porque têm apoios? Não me diga que as empresas compram carros só para estarem no parque parados ?

            Compra eléctricos a 30000, assim já não precisa de comprar a 60000 euros, simples ?

            Não têm diesel ? Provavelmente porque nas gamas baixas não compensa nem as pessoas compravam.

            Mas não era a Toyota que vendia aquilo que as pessoas queriam ? Estranho não terem o que você quer.

        2. Avatar de Yamahia
          Yamahia

          “…Grande parte dos a combustão também são para empresas, são 80%…”

          Grande tretas que vc é cada vez está pior.
          Esse nr de 80% é dos elektros em empresas
          https://www.dn.pt/patrocinado-portugal-mobi-summit/empresas-representam-80-dos-utilizadores-de-carros-eletricos e recentemente subiu para 90%.

          A maioria dos carros a combustão em PT, são vendidos a particulares.

          1. Avatar de JL
            JL

            E nos a combustão também.

            https://youtu.be/J4jWavrLE_I?si=Zh8gr-D60js3n8r4

            Mas volto a perguntar, são bons ou maus ? Afinal só deixaram de comprar diesel para comprar eléctrico, portanto os eléctricos são melhores.

          2. Avatar de JL
            JL

            https://www.razaoautomovel.com/podcasts/auto-radio-67-portugueses-nao-compram-carros-novos/

            Olha afinal não são só os eléctricos:

            “Parece estranho dizer que os portugueses não estão a comprar carros novos — afinal, em 2023 venderam-se mais de 235 mil carros novos em Portugal —, mas quando esmiuçamos os números, apenas 20% do total foram vendas para particulares. Para onde foram os restantes 80%?”

  18. Avatar de Factos
    Factos

    Tenho muito orgulho em não ceder ás pressões mundiais para comprar um elétrico mas tenho ainda mais orgulho em queimar petróleo.

    1. Avatar de JL
      JL

      Eu também não cedi às pressões de consumir combustíveis, e comprei eléctrico, melhor opção que tive.

      1. Avatar de José Fernandes
        José Fernandes

        Rui Silva és tu????

        1. Avatar de JL
          JL

          Olha outro, quando não gostam das verdades tentam intimidar.

    2. Avatar de Anon
      Anon

      Um bem haja! hi5 brother!

  19. Avatar de Jota
    Jota

    Já aqui anda o desequilibrado…

    1. Avatar de JL
      JL

      Só um ? Eu vejo tantos.

      1. Avatar de Hugo
        Hugo

        Todos o somos de alguma forma mas há aqui que se destaca a léguas 🙂

        1. Avatar de JL
          1. Avatar de Hugo
            Hugo

            A minha resposta seria suspeita. Deixo ao critério de terceiros.

    2. Avatar de Traulitada
      Traulitada

      é hilariante perceber quem enfia a carapuça. lolol

      1. Avatar de JL
        JL

        É verdade, você foi um deles.

        1. Avatar de Hugo
          Hugo

          LOLOL Bom dia menino, está na hora de acordares!

          1. Avatar de JL
            JL

            Olha outro. Loool

          2. Avatar de Hugo
            Hugo

            JOTA… foste tu que lançaste a premissa. Esclarece-nos, por favor, de quem estavas a falar 🙂

          3. Avatar de JL
            JL

            Ah, agora precisa de ajuda. Looolll

          4. Avatar de Hugo
            Hugo

            Ajuda é diferente de esclarecimento. Estudasses.

  20. Avatar de Hugo Sousa
    Hugo Sousa

    Bem mais um comentário bloqueado …

    O que todos estão a ignorar é que o comboio já está no tunel … todos vêem a luz … mas não é da saída… é do comboio …

    Nem mesmo a crise na VW os acorda …

    Isto vai ser bem pior … a China não quer saber … e as pessoas também não… quando os preços baixarem ainda mais, como já acontece nk Brasil …. todos os que não conseguem ganhar dinheiro nis eléctricos estarão condenados …

    Mas que ganhe a idiotice a a censura … certo…?

    A relidade já o é há muito … eu e outros tantos como ei bem alertamos mas não dá para consertar a estupidez…

    Muitos empregos se vão perder …mesmo muitos … e a Porsche não é excepção…

    Mesmo com o trabalho de casa que lhes foi entregue a custo zero …não foram capazes de fazer melhor que os Chineses… a culpa é apenas deles …

  21. Avatar de Pedro Oliveira
    Pedro Oliveira

    Dos comentários a esta noticia aproveita-se muito pouco ou quase nada. A preocupação da malta continua a ser a vida dos outros e o que os outros compram, parece que deixou de existir carros a combustão ou parece que agora já não vou vender mais elétricos. Cada um compra o que quer e os problemas das marcas não tem a ver com vender-se ou não. Já andaram no Taycan? E já andaram no BYD? Ambas são propostas válidas mas a preços muito diferentes…

  22. Avatar de 36.71Hz
    36.71Hz

    @JL Será que a Porsche não entende nada de automóveis ? 😀

    1. Avatar de JL
      JL

      Para mim entende, e para si ?

      1. Avatar de 36.71Hz
        36.71Hz

        Também, tal como a Ferrari. Não quer dizer que as pessoas comprem só por ser Porsche ou Ferrari, aqui têm a prova disso.

        Obrigado 🙂

        1. Avatar de JL
          JL

          Se entendem é por isso por fazem automóveis para todos, mas parece que alguns acham o contrário.

  23. Avatar de Anung
    Anung

    132 comentário sendo que 58 pertencem ao JL afazer o que vocês já todos sabem.

    Eu já nem vou dizer mais nada, pois se há coisa que não quero é agravar doenças do foro psicológico a terceiros.

    1. Avatar de JL
      JL

      Fixe, fica aqui mais um.

      E vale a pena dizer alguma coisa ? Não vê que há pessoas que são livres.

      1. Avatar de Hugo
        Hugo

        Comentar compulsivamente, não assumir pontos de vista diferentes e manipular texto não é liberdade…é doença. ACORDA.

        1. Avatar de JL
          JL

          Eu assumo, vocês não, é sempre o mesmo, sempre a tentar intimidar os que têm pontos de vista diferentes.

          1. Avatar de Hugo
            Hugo

            Não tentei intimidar ninguém. Aprende a ler e deixa os complexos de inferioridade de lado. Em relação aos pontos de vista não me faças rir. Discordas de tudo e todos e entras em conflito com tudo o que não seja da tua “religião”. Tu és como aquela malta que se divorciou 10 vezes mas continua a apregoar que o defeito é delas LOLOL
            Tu e mais 3 ou 4 passam aqui a vida a tentar impor pontos de vista. Não são NINGUÉM para falar em aceitação.
            REPITO: Não são NINGUÉM para falar em aceitação. Ninguém ok? Boa.

          2. Avatar de JL
            JL

            E eu disse que foi o Hugo ?

            Não discordo de todos, tem aqui alguns comentários a dizer que concordo, erro novamente.

            Não entro em conflito, apenas questiono, e repare que a maioria delas ficam sem resposta, aprenda a ler.

            Eu nunca me divorciei, fiquei descansado.

            Não impus nada a ninguém.

            Você é igual a todos os outros.

          3. Avatar de Hugo
            Hugo

            Se não era pra mim faz-te homem e assume que respondeste no sítio errado e desaparece 🙂 Há muito que esgotaste o limite de “ditos por não ditos”. Exiges que os outros sejam literais é bom que o sejas também.

          4. Avatar de JL
            JL

            Qem respondeu errado foi o Hugo, eu respondi a quem me mencionou, e sim sou um homem.

            ” sempre a tentar intimidar os que têm pontos de vista diferentes”

            “no sítio errado e desaparece ”

            Ah ok, entendi, depois são os outros que dão o dito por não dito e são crianças.

            Onde não fui ?

          5. Avatar de Hugo
            Hugo

            Tu respondeste a MIM, LITERALMENTE. Se não sabes usar um chat é um problema teu. Tiveste a tua oportunidade de assumir e sair como um homenzinho a sério, optaste por não o fazer portanto desaparece que não ganho pra te aturar.

          6. Avatar de JL
            JL

            Tal como o você fez comigo. Afinal não gosta que lhe façam o mesmo que faz aos outros, seja coerente.

            Parece que o Hugo também não sabe usar.

            Sair porquê ? lá vem a intimidação e a persuasão.

            Desapareça você, o caminho é o mesmo.

          7. Avatar de Hugo
            Hugo

            Moço….BAZA.
            Falaste para mim…depois disseste que não era para mim. Feito. Adeus.

          8. Avatar de Hugo
            Hugo

            Mas tu és mesmo assim tão burro ou fazes-te?
            “JL
            10 de Fevereiro de 2025 às 13:55

            Eu assumo, vocês não, é sempre o mesmo, sempre a tentar intimidar”

            VOCES….Respondeste-me e referiste VOCES TENTAM INTIMIDAR. Como assim não era pra mim?
            Tu trata-te rapazito. Essa paranoia dá-te conta do neurónio.

          9. Avatar de JL
            JL

            Quem falou primeiro foi o Hugo, é bur ro ou faz-se ?

            E já agora, como não existe pergunta, não há resposta.

            “Comentar compulsivamente, não assumir pontos de vista diferentes e manipular texto não é liberdade…é doença. ACORDA.”

            Vá ao mesmo médico que manda os outros.

  24. Avatar de 36.71Hz
    36.71Hz

    Toda a marca de sucesso já arriscou e já falhou…

    As marcas simplesmente estão a arriscar nos elétricos a ver se pega… já se viu que não…

  25. Avatar de Joaquim Madeira
    Joaquim Madeira

    O meu filho tem um eléctrico (é modernasso), eu tenho um belo SUV a gasolina. Como gosto muito dos eléctricos e quando vou às Feiras compro 50 € de fichas o farto-me de gozar e ainda dou uns choques para a emoção. LOL

  26. Avatar de ricardo
    ricardo

    O próximo passo vai ser as listas da USAID mostrar quantos cientistas, universidades, jornalistas e políticos foram comprados para vender a mentira climática.
    Vai ser uma festa.

    1. Avatar de Anung
      Anung

      Por aquilo que já se revelou dá para ter um forte ideia de que os “especialistas” apenas defendem a ideia de quem lhes paga mais.

  27. Avatar de Miguel Oliveira
    Miguel Oliveira

    Nem por acaso eu a falar da BMW e vi esta noticia da CNN.
    ” A BMW vai continuar a investir em carros a combustão ou híbridos plug-in, numa altura em que a procura por carros totalmente elétricos desacelerou à boleia do regresso de Donald Trump à Casa Branca. Segundo o Financial Times, a fabricante alemã considera “ingénuo” acreditar que a transição para a eletrificação apenas pode acontecer com um foco total na produção de carros elétricos.”
    Olhem o que eu vos digo isto dos eletricos vai levar uma marcha atrás e das grandes… as marcas querem vender e não vai ser com carros electricos com o minimo de 60.000€… os carros totalmente electricos vão ser um nicho.

    1. Avatar de JL
      JL

      Então ? Tinha deixado de investir ? Ah espere, vai continuar…..

      Onde diz que vai levar marcha atrás ?

      As marcas querem lucro, e com eléctricos produzem carros mais baratos como fazem as marcas que fazem lucro, ou vão continuar em prejuízo.

  28. Avatar de PJA
    PJA

    Quem compra um Porsche quer ter uma condução desportiva, estes carros convidam a isso. O problema do Taycam, que é um excelente BEV desportivo, eu diria o único que está mais perto de um desportivo a combustão, é que bateria com esta condução esgota-se muito rapidamente.

    1. Avatar de JL
      JL

      O que é rapidamente ?

      1. Avatar de PJA
        PJA

        Rapidamente (ra·pi·da·men·te),
        advérbio:
        De modo rápido.
        adjectivo
        1. Que se move com rapidez.
        2. Que se faz com rapidez.
        3. Veloz, ligeiro.
        4. Instantâneo.
        5. Muito pendente.

        1. Avatar de JL
          JL

          Portanto não sabe.

          1. Avatar de PJA
            PJA

            Sei, mas não digo.

  29. Avatar de Peperjag
    Peperjag

    Deixem as pilhas para os chineses e o nazimusk… ficamos muito bem com os motores ciclo otto.

    1. Avatar de JL
      JL

      Esses não têm nada a pilhas.

  30. Avatar de Pedro António
    Pedro António

    Um rico a comprar um elétrico que se distinguia pelas caraterísticas do motor a combustão? Mais facilmente compram um jato privado que um Porsche elétrico. Os ricos são os menos preocupados com a saúde do planeta. Só Veem o seu umbigo gordo!

    1. Avatar de JL
      JL

      Onde posso comprar um jato privado pelo custo de um porsche eléctrico ?

    1. Avatar de JL
      JL

      Exato, uns fazem barulho, e outros mexem, é a grande diferença.

  31. Avatar de Realidade
    Realidade

    O mercado é soberano, e não uns iluminados que acham que aquilo que “pensam” é que vai ser a norma. Pois estão enganados e enganam-se a eles próprios. O futuro nunca (no passado já o tentaram), será elétrico!

    1. Avatar de JL
      JL

      Então está a ser diferente dos que acusa, como ?

  32. Avatar de Anung
    Anung

    Total coments: 206

    Average People: 114
    JL : 96

    O luta pela mobiloidade eléctrica tem um nome, chama-se JL
    Ou isso, ou alguém se anda a esquecer de tomar a tioridazina!

    1. Avatar de Anung
      Anung

      Correcção:

      JL coments: 92 ao invés de 96.

      Parece que o o estágio da condição diagnosticada não se encontra tão avançado 🙂

      1. Avatar de JL
  33. Avatar de Hugo
    Hugo

    É incrível o nivel de ignorância e estupidez …

    O tempo é prova disso mesmo… os chamados apologistas dos eléctricos estão a ser confirmados com a realidade do dia a dia …

    Mas não se consegue consertar a estupidez…
    Os sabichões ignoram :

    +O mercado dos eléctricos conntinua a crescer, mesmo acima das expectativas…
    +Os combustíveis fósseis recebem Biliões todos os anos em subsídios e geram conflitos por todo mundo … milhões morreram por causa da energia fóssil…
    +Desde a perfuração à bomba são gastos na media 7kWh de energia por litro onde o numero é oculto pelos subsídios onde o oficial aparece com 4kWh…
    +Relatórios e não estudos, científicos aferidos pelos seus pares que reportam que um eléctrico compensa o CO2 emitido a frabricar em menos de 40000km mesmo com energia eléctrica de origem fóssil a 75% (não acontece ha mais de 10 anos)
    + Mais de 2 milhoes de pessoas em todo o mundo onde 800000 só na Europa morrem todos os anos derivado a poluição do ar …
    + As baterias são obtidas através de Brines (lagos) como a exploração do sal ( alias o lítio e um sal na tabela periódica), uma Tshirt precisa de 2700 litros … um kilo de lítio 700 Litros … e água dos têxteis não é reciclável… as baterias são 99% recicláveis…
    + Para obter 100Kwh de energía útil/mecánica são precisos 300kwh de combustível em laboratório… mas quando mudarmos para eléctricos e que vamos gastar mais … pois … deve ser …

    Nota final…

    Talvez quando as vítimas do Diesel Gate (apenas o que foi apanhado) e dos 2 Milhões anuais for um familiar vosso ou o vosso filho/neto aí podem dizer como defenderam o fituro deles …
    +

    1. Avatar de Yamahia
      Yamahia

      Bela missa. Vou passar a ir todos os domingos antes das 11. Pq depois tenho que ir andar de mota.

      1. Avatar de JL
        JL

        Assim já não pode ir à outra….

    2. Avatar de Realidade
      Realidade

      Caro Hugo, muito dos seus argumentos são falsos. Está desfasado da realidade…

      1. Avatar de JL
        JL

        Já vimos pelos seus argumentos que são. Lol