Bateria desenvolvida no Canadá promete durar mais de 8 milhões de quilómetros

101 Comentários

Os investigadores canadianos, desenvolveram uma bateria com um elétrodo monocristalino capaz de manter 80% da sua capacidade original após mais de 20.000 ciclos de carga/descarga.


O segredo da longevidade elétrica

As baterias dos automóveis elétricos estão a durar muito mais do que o esperado. Um dos receios mais comuns entre os utilizadores que estão a considerar dar o salto para a mobilidade elétrica é que, tal como acontece com os dispositivos eletrónicos como os smartphones, as baterias dos veículos elétricos acabem por sofrer uma degradação rápida com a utilização.

Já foram efetuados numerosos estudos para dissipar esta ideia infundada. Segundo Luca de Meo, Diretor-Geral do Grupo Renault, a longevidade das baterias está a ultrapassar as previsões iniciais.

De acordo com o Grupo Renault, em meados de 2022, mais de 99% dos veículos ZOE produzidos desde 2013 ainda tinham baterias totalmente funcionais com mais de 70% da sua capacidade original.

De facto, menos de 1% dos ZOEs vendidos na Alemanha entre 2013 e 2022 necessitaram de substituição da bateria, dentro ou fora da garantia.

Os veículos elétricos duram mais do que os veículos de combustão interna porque têm menos peças móveis; ao contrário do que se pensava, as baterias duram muito mais do que o esperado.

Esta situação vai continuar a melhorar nos próximos anos, uma vez que a química das células e o BMS (Battery Management System) estão constantemente a ser otimizados.

Por exemplo, a BYD estima que as suas baterias Blade oferecem uma vida útil de 5.000 ciclos, o que equivale a 2 milhões de km num automóvel elétrico com uma autonomia de 400 km.

Bateria com uma vida útil de mais de 20.000 ciclos

Os investigadores da Universidade de Dalhousie, no Canadá, desenvolveram agora uma bateria que melhora drasticamente estes números. Equipada com um elétrodo monocristalino, esta bateria foi carregada e descarregada ininterruptamente num laboratório de Halifax durante seis anos. Após mais de 20.000 ciclos, conserva ainda 80% da sua capacidade.

Segundo os investigadores, isto seria equivalente a percorrer cerca de 8 milhões de quilómetros. O estudo foi financiado pela Tesla Canada e pelo Conselho de Investigação em Ciências Naturais e Engenharia do Canadá (NSERC) ao abrigo do programa Dalhousie Alliance Grant.

A principal vantagem do elétrodo monocristalino é o facto de estar sujeito a muito poucas tensões mecânicas devido a cargas e descargas sucessivas, pelo que não se formam fissuras. Isto significa que a bateria deixa de ser um componente limitador do veículo e que o conjunto pode continuar a ser utilizado em aplicações de armazenamento de energia estacionárias no final da vida útil do veículo.

Comentários

101

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

  1. Avatar de PTO
    PTO

    E vai estar disponível em todos os EV’s lá para 2075.

  2. Avatar de Rodrigo
    Rodrigo

    As da BYD falam em 1 Milhão a 1.5 milhão de KMs, mas estes ultrapassam tudo o que se poderia imaginar.

    Existe carros a combustão nas sucatas a gasolina com 100K e a Gasóleo com 200K, por isso a desculpa da bateria cada vez tem menos lógica.

    1. Avatar de David
      David

      O que poucos explicam… ou na minha opinião, o receio… não está na longevidade…mas sim na perda de km ao longo do tempo… ou seja…
      Hoje sai da fábrica faz 100km passados 4 anos fazem 90km…
      A desvalorização de um carro eléctrico é extremamente alta…
      O tempo de carga…

      Eu possuo eléctrico e estou super satisfeito…

      1. Avatar de Rodrigo
        Rodrigo

        Hoje já conseguimos ter vários estudos com vários anos e todos dizem algo diferente do que afirmas, existe marcas com 10 anos em que a bateria teve uma degradação de 10% a 30%, e como podes pelo artigo as novas tecnologias ainda prometem menos degradação e mais ciclos de carga, um motor a combustão arrebenta muito antes da bateria, por isso é que o eléctrico é o futuro, onde é que um a combustão faz 1 milhão de KMs hoje em dia? Eles com 100K ou menos já começam a da raia principalmente os de 3 cilindros…

        1. Avatar de Toder
          Toder

          E quando compras um carro elétrico em segunda mão? Sim isso vai ser o futuro, mas o futuro de investir mais de 20mil para trocar a bateria é depois ninguém sabe com reciclar, muito bonito este futuro…

          1. Avatar de JL
            JL

            E porque havia de investir 20 mil ?

            Não sabem ou você não sabe ?

            Sim, o futuro é bem mais risonho que o passado.

          2. Avatar de CACMC
            CACMC

            O meu elétrico tem 9 anos e perdeu 2% com 120.000 Km feitos, se continuar assim, com 500.000 de Km ainda vou ter uns 92% da bateria funcional. Para fazer +/- 100 Km por dia, gastava por volta dos 250 euros por mês, e agora, carregando em casa, não chega a 20 euros por mês. Estava a falar com uma funcionária de uma oficina de carros elétricos, e ela disse-me que tinham dois ZOE com 700.000 Km cada e a bateria ainda era a de origem. Hoje em dia, com 20.000 euros já se consegue comprar um ID3 com 4 anos e com 400 Km de autonomia.

          3. Avatar de JL
            JL

            Há um mês vi um zoe com 400.mil, a bateria estava com 5% de degradação.

          4. Avatar de JL
            JL

            Existem baterias para zoe e outros por 4000 euros.

          5. Avatar de Ze
            Ze

            @JL não me diga que já há baterias por 20€. Fazendo a sua analogia, porque não 1€? Porque não 1000€ porque não 10000000€ ?

          6. Avatar de JL
            JL

            Não, eu disse que havia por 4 mil, ou não sabe ler ?

            Eu não fiz analogia nenhuma, disse um facto.

          7. Avatar de MLopes
            MLopes

            @JL esse preço não passa a ser um facto apenas porque o escreves 😉
            diz lá aí onde se pode comprar isso por cá e quanto custa a instalação que assim o pessoal verifica tudo e, aí sim, passa a ser um facto.
            até lá é um factóide mais conhecido como bs

          8. Avatar de JL
            JL

            Até no ebay se encontra, lojas de peças em segunda mão, sucatas, etc.

        2. Avatar de David
          David

          Rodrigo, eu não Sir nem conta uma tecnologia nem outra… isso a que melhor me convém num dão momento da vida…
          Uma vez mais ambos devem coexistir lado a lado durante mais uns 50 ou 100 anos… defendo isso…
          Não impingir algo para o qual não temos infraestruturas para… ou a tecnologia precisa amadurecer…

          Não precisamos de carros movidos a energia atómica lol que façam eternos km…
          Não precisam de carros que façam 10000 com uma carga…
          Precisam de uma infraestrutura de carregamentos…
          Uma média de 500km é praticando suficiente para 80% da população mundial, senão mais…apenar em momentos específicos precisam de mais…

          Eu possuo eléctrico e não tenciono voltar a ter térmico…

          Mas sim é preciso mudanças, hábitos de outrora…

      2. Avatar de JL
        JL

        O meu tem 10 anos e perdeu 5%.

        1. Avatar de Yamahia
          Yamahia

          Ao que parece 20% de degradação em 5 anos e 80k kms é excelente e a opinião unânime.
          https://teslamotorsclub.com/tmc/threads/high-mileage-sr-battery-degradation-discussion.338717/
          Só aqui no Pplware para se assistirem a verdadeiros milagres.

          1. Avatar de Vítor M.

            Tu contínuas a andar à volta da mesa 😉 mas o mundo continua a apostar nos elétricos e as tecnologias estão a evoluir.

            “Ó maldito o primeiro que no mundo
            Nas ondas vela pôs em seco lenho!
            Digno da eterna pena do profundo,
            Se é justa lei que o mundo segue e temho.”

            Aqui, o velho (do restelo) amaldiçoa o primeiro homem que ousou navegar, pois, para ele, isso foi o início de todas as desgraças e sofrimentos causados pela ambição e pela ousadia humana.

          2. Avatar de JL
            JL

            O meu perdeu 5%, se quiser posso enviar lhe dados dele.

          3. Avatar de Yamahia
            Yamahia

            Olá @Vitor.
            Eu estava a responder aos Renôs com 700 mil kms ainda com bateria de origem e aos Teslas com 10 anos e 5% de degradação.
            Não tem nada a ver com com o canto do Luis Vaz de Camões. Tem mais a ver com as histórias de caçadores e pescadores.

          4. Avatar de Vítor M.

            Eu já nem falo nos velhos do Restelo 😉 que continuam a vaticinar o fim dos elétricos.

    2. Avatar de Yamahia
      Yamahia

      Ó @Rodrigo, nunca pensei. Então não é q um Mini a gasóleo, conduzidos por um português, fez 2⁰ na etapa de ontem do Dakar?
      Sempre pensei que já tinham acabado com essas tretas.
      E ainda por cima dizem que aquele gasóleo polui Zero.

      1. Avatar de JL
        JL

        Que são algumas centenas de KMS, certo ?

        Lol

        Dizem ? Que grande disparate. Looooool

        1. Avatar de Yamahia
          Yamahia

          A minha resposta desapareceu.
          Tá boa esta. 😛
          Mas pronto procure na Repsol que há-de encontrar.

          1. Avatar de JL
            JL

            A sério que é a repsol que diz que polui zero ? ah ok, fiquei deveras convencido. LOOL

          2. Avatar de JL
            JL

            Ah ok, bem me parecia que não era zero.

            Pensava que a energia renovável tinha emissões, afinal só quando é queimada por motores que apenas aproveitam 30% da energia é que é zero emissões. LOOOOL

          3. Avatar de Yamahia
            Yamahia

            Ainda assim muito melhor que a produção e geração de electricidade.

          4. Avatar de JL
            JL

            Quando não se contabiliza a sua produção sim, é.

            O problema é que a malta da combustão conta com os escapes das centrais, mas nunca conta com os escapes das refinarias, e neste caso com os escapes até das máquinas que lavram os terrenos. Lol

          5. Avatar de Yamahia
            Yamahia

            * queria dizer produção e distribuição…

            Os combustíveis para as centrais tb têm q ser refinados.

          6. Avatar de JL
            JL

            Não, não precisa de ser refinado.

            No entanto é a menor parte, não se esqueça que essa produção também usa electricidade, e muita.

      2. Avatar de JL
        JL

        Qual é mesmo o gasóleo que polui zero ? é que usam gasóleo normal:

        https://competitors.dakar.com/en/sport/fuel

        E na gasolina agora já só é E95, portanto parecia que era bom, mas não é.

  3. Avatar de Alexis
    Alexis

    Quem compra eletrico fica a saber que passados 6 meses uma bateria que prometia 500km ja so faz 300 e no inverno com o frio nem 200 faz…..gasolina sempre e aqui em castelo branco é compartcipada a 50% pelo governo

    1. Avatar de Rodrigo
      Rodrigo

      Passado 6 meses já só faz metade do que fazia?
      Tens boa solução entrega o carro na garantia pois está avariado, nada tem a ver com a tecnologia nos dias de hoje.

      1. Avatar de Toder
        Toder

        Tu deves ser o novo JL, és um daqueles que sabe muito falar do futuro e tal, mas depois só quer garantia, então é quando não se tem garantia? Mandas o carro para sucata, muito bonito sim senhor…

        1. Avatar de Yamahia
          Yamahia

          Se nesses 6 meses ultrapassar os kms da garantia, agarra-se ao pau.

          1. Avatar de JL
            JL

            Se ultrapassar a garantia é reparada numa oficina, tal como todos os outros.

        2. Avatar de JL
          JL

          O JL fala do futuro ? Desde quando?

          Quer ? Nunca comprei nenhum com garantia.

          Manda ? Então quantos mandou para a sucata para saber ?

          1. Avatar de Mário
            Mário

            Fala sempre. Quando a bateria avariar vai chorar para o Facebook a dizer que são uma cambada de ladrões.

          2. Avatar de David
            David

            @Mário…
            Haverá sempre quem diga mal, e para tal basta olhar para si próprio…

            O que nunca mudou, alias apenas só piorou, com o surgimento das redes sociais foi o reclamar quando não está satisfeito ou para forçar marcas a que nos deixem satisfeitos…
            O mais difícil de mudar são os maus hábitos, sejam hábitos de um dia, ou de décadas… O mais difícil de mudar são mentalidades e basta olhar ao mundo actual… como as coisas andam…
            Descontentes com tudo, desde que não lhes agrade, reclamam, exigem…exigem direitos mas quando toca a deveres zero…

            Por isso, antes de reclamar, experimente…

            Eu não tenho a paciencia do @JL pois já tanto lhe “bateram” ele já vos explicou tudo ou praticamente tudo, seja ele sejam outros…

            Factos, faca o que você entender, o que quiser, o que não quiser, como desejar e lhe bem apetecer…
            Para uns SERVE, para outros NÃO SERVE….

            Facto é que a industria automóvel tem de mudar, vai mudar, seja na forma como a usamos, na forma como é produzida, na forma como é vendida, comercializada… e quer queiram quer não… Vai acontecer…

            Os problemas das marcas centenárias não foram a adopção para o eléctrico… simplesmente a maminha de décadas a enganar pessoas acabou, ou está a acabar… e eu estou-me nas tintas para que acabe a VW ou a BMW ou Mercedes ou seja ela qual for…
            ah e tal são milhares de desempregados… ora vejamos se fechar procurem outro sitio… estávamos agarrados algo estável que hoje deixou de ser estável… e temos de procurar outra coisa, mudar, etc…

            FACTO, mercado está a mudar, adaptem-se e deixem de reclamar…

            O eléctrico é melhor? é pior? é o futuro?
            O eléctrico veio por causa de uma premissa de ser verde, mas não o é…
            nada é praticamente… mas o mercado automóvel precisava mudar porque não há mais por onde evoluir… o motor como ele está estagnou… e mesmo assim comercializavam-se motores que se sabiam que tinha defeitos…. motores que partiam, correntes com peças defeituosos, bombas injectoras com problemas, motores fradinhos porque se queriam económicos mas puxávamos por eles como se fossem potentes… etc… etccccccc

            Recaro está com problemas financeiros e a beira da falência,
            BBS faliu e outras se seguirão… e não é por causa dos eléctricos mas porque não se adaptaram aos tempos, e o mercado europeu não evoluiu… e outras centenárias se não fizerem nada seguirão o mesmo caminho…

            Deixem de ser velhos do Restelo e antes de reclamarem testem…

            peço desculpas pelo desabafo, mas chega… e se não estão satisfeitos comprem carrinhos de 500eur e mudem a cada ano….

            As marcas estão a sofrer pelas suas próprias decisões…

          3. Avatar de JL
            JL

            A minha bateria já avariou, é procurar por aqui. Portanto deixe-se de sensacionalismo barato.

          4. Avatar de Mário
            Mário

            @David eu já testei e não gostei, não aprovei… além de não ter condições físicas para ter um elétrico, a não ser carregar em postos públicos e ficar-me ao mesmo preço que o gasóleo.
            Não sou velho do restelo, até porque gosto de novas tecnologias e sou um early adopter.
            Dou o exemplo que sempre dei, em tempos emprestaram-me um peugeot 2008 e de aveiro a coimbra foi mais de metade da bateria sem grandes pressas… mas é o que é.

          5. Avatar de JL
            JL

            Portanto como não gostou, mais ninguém pode gostar ? É isso ?

            Portanto por esse relato não testou, mas já sabíamos disso.

          6. Avatar de Mário
            Mário

            Pronto, vou dizer que não testei só para voce ficar contente e levar a sua avante.
            Como você, diz que tem paineis em casa mas não tem nenhum, assim como se cahar nem foi voce que colocou uma bateria velha a dar energia em casa. Diz que fez mas na verdade não fez nada. Não vi.

          7. Avatar de JL
            JL

            Sabe muito bem que não testou, não sei porque insiste, não é possível vir dizer que gastou metade da bateria em 63 KMS.

            Tenho, e posso enviar fotografias e resultados dos mesmos.

            Não é questão de ver ou não, é questão de argumentos, quando se usa argumentos que não fazem sentido, é impossível ter testado.

    2. Avatar de JL
      JL

      Não, l isso não é verdade .

      Comparticipada é em todo o país.

      Electrico sempre.

      1. Avatar de Mário
        Mário

        A eletricidade tbm o é. Mais que os combustíveis fósseis. Basta ver o défice tarifário. Estamos a dar preços garantidos ás renováveis, senão o gás natural e o carvão continuavam a ser muito mais competitivos.
        Já para não falar na taxa administrativa de CO2 criada para aumentar artificialmente os combustíveis

        1. Avatar de David
          David

          @Mario…
          Preços variam porque deixamos… a culpa é nossa…
          O estado do país é culpa nossa… não de mais ninguém…
          Em vez de andarem preocupados com os LGBThbgdsçfjkahsçdjfh, direita ou esquerda, etc… procurem defender a vossa casa! exijam responsabilidades de quem nos governa…

          Algum governante foi condenado por má gestão do país? NUNCA
          Algum governante foi levado a Justica por más decisões? NUNCA

          Não lhes sai do bolso, não são responsabilizados…. soma e segue…

          Há meios de fazer “boicote”… façam-no e verão mudanças…

          e o mesmo acontecerá à energia, porque deixamos…
          Vejam a cotação do petróleo e vejam os preços que estamos a pagar!
          Vejam que Portugal já produz muita energia eléctrica de fontes renováveis… mas continuamos a ter aumentos entre outras coisas…. etc etc etc…

          Mas vamos brincar aos LGBT e os direitos das cores, etnias, e sexo, e direito aos que querem ser o que quiserem…

          Mas não reclamem quando lhe toca no Bolso!

          1. Avatar de Yamahia
            Yamahia

            As renováveis são mais caras que as tradicionais.
            Manda foguetes por estares a pagar tão pouco, só possível à custa de injecções de 3.3 mil milhões de € ao ano no sector elektro.

          2. Avatar de JL
            JL

            No início são, existe um tempo para pagar investimento.

          3. Avatar de Yamahia
            Yamahia

            Quando sativerwm a atingir o break-even point têm que ser substituídas. O prazo de validade é muito curto.

          4. Avatar de JL
            JL

            Têm? Porque você quer ?

            Painéis solares duram 30 anos, o break-even em menos de 8 anos.

            Eólicas ainda é menor 6.7 anos.

            Não estamos a falar de motores a combustão que duram pouco.

            https://todayshomeowner.com/eco-friendly/guides/how-long-does-it-take-a-wind-turbine-to-pay-for-itself/

          5. Avatar de Mário
            Mário

            Um motor de combustão que faz 1 milhão de kms dura pouco sim…
            Então mas é preciso dar subsidios para fazer investimentos? poruqe é que as pessoas não arriscam?

          6. Avatar de Yamahia
            Yamahia

            Já lhe fiz as contas, quer que as faça novamente ?
            Todo o investimento inerentes resulta no custo de mais de 1€ por kWh a produzir até ao fim de vida do sistema.
            Nas grds explorações até deve ser pior pq têm q “expropriar ” terrenos. I
            sto para não falar na chacina de animais e árvores e as poeiras que dizem que têm origem no norte de África.

          7. Avatar de JL
            JL

            Exato, não se entende como algo que já se comercializa há mais de 100 anos necessita de subsídios , tal como são os combustíveis.

          8. Avatar de JL
            JL

            Como se você soubesse fazer contas. Loooll

        2. Avatar de JL
          JL

          Os combustíveis são os que têm o maior défice, já que nem existem em Portugal, todo o que é importado é um défice.

          Se houvesse petróleo em Portugal também havia preços garantidos, mas infelizmente não temos ou não queremos ter.
          .

          1. Avatar de Yamahia
            Yamahia

            A Galp tem poços para satisfazer o consumo de PT por mais de 100 anos.
            Já as ventoinhas e espelhos são muito dispendiosos e isso é deficit para não falar se secam tudo à sua volta.

          2. Avatar de Alexis
            Alexis

            Ha imenso petróleo junto aos acores e sagres. Não exploram porque as praias iam ficar poluidas

          3. Avatar de David
            David

            @Alexis… acho que nem merece uma resposta…
            Portugal tem tudo, menos governos competentes e que defendam o seu país… Sempre demos tudo, oferecemos tudo… Mas não sou de acordo que danifiquemos a nossa costa, seja ela onde for em prol de petróleo…

          4. Avatar de JL
            JL

            Tinha…

            É calcular a produção de toda a energia gasta em Portugal com petróleo e depois diga se é mais dispendioso.

            Será que a sua conta dos 3.3 kwh por litro agora fazem sentido ?

            Secam ?

          5. Avatar de Toni da Adega
            Toni da Adega

            @Yamahia nem sabia que Portugal estava cheia poços de petroleo. onde é que a exploracao portuguesa é feita mesmo???

          6. Avatar de Yamahia
            Yamahia

            @Toni, Namíbia para 140 anos.

          7. Avatar de Toni da Adega
            Toni da Adega

            @Yamahia Namíbia não é e nem nunca foi Portugal. O petróleo que por lá existe é complemante irrelevante para Portugal.

            Se Apoias a exploraco de petroleo temos que lutar para que seja feito em território portugues, temos que trazer tudo que é bom para Portugal. meia duzia de poços de petróleo e umas refinarias. Aumentava a riqueza e diminuia a poluicao.

    3. Avatar de David
      David

      Antes de colocar afirmações desse tipo…porque não experimentar?

    1. Avatar de David
      David

      Boa sorte com isso…
      Não basta ter a melhor bateria… mas como tratar a bateria da melhor forma… mas não vamos discutir marcas… não é isso que viemos cá falar…

  4. Avatar de Mário
    Mário

    E já agora… Quem vai pagar os milhões de investimento na rede elétrica? O JL vai se recusar porque não dá dinheiro a xulos e não tem nada que pagar.

    1. Avatar de JL
      JL

      Aqueles que usam, tal como sempre foi.

      Se dá dinheiro a xulos é consigo, não é por falta de opção.

      1. Avatar de Mário
        Mário

        Fale por si. Eu não dou dinheiro a chinos para comprar baterias e paineis como o sr.

        1. Avatar de JL
          JL

          Dá, só que pensa que não dá, que adblue o seu carro usa? Óleo, filtro, entre muitos outros.

          Eu também não comprei bateria nenhuma feita na China para carros, e você, a do seu telefone veio de onde ?

          1. Avatar de Mário
            Mário

            Ah já sei… A sua diz made by Tesla on EU exclusively to JL.
            Mas na verdade foi feita na China

          2. Avatar de JL
            JL

            A minha diz made in USA, porque foi lá que foi feita.

            Não, na verdade foi feita nos EUA, não sabe que todos os model S tem baterias feitas nos Estados Unidos ?

          3. Avatar de Yamahia
            Yamahia

            Falta acrescentar ao mede in USA by Japunas q tb forneceram os E-Pace que não podem carregar a mais de 80%, caso contrário podem explodir ou incendiar e à cautela tb mandam estacionar e carregar longe das habitações.
            Isto dito pela própria marca é só princeless looolooolool

          4. Avatar de JL
            JL

            Os japunas não têm nada a ver com a jaguar a não ser que a LG Chem seja japonesa.

          5. Avatar de Yamahia
            Yamahia

            Tem razão. Fiz confusão com os olhos em bico,
            Faça o favor de considerar *made in USA by Koreans q tb forneceram os I-Pace …”

  5. Avatar de RICARDO
    RICARDO

    Isso não e nada o meu a gasóleo já vai nos 3200000 oops enganei me 320000

    1. Avatar de Yamahia
      Yamahia

      Mas olha que há um Mercedes 240D nas Canárias que não diz que vai fazer. Neste momento já os deve ter feito.
      A última vez que ouvi falar dele já foi há mais de 1ano e já contava com mais de 7 milhões de kms.

      1. Avatar de JL
        JL

        Sim, com N motores e reconstruções de chassi.

      2. Avatar de Toni da Adega
        Toni da Adega

        Perfeitamente normal. Qualquer carro a combustão faz no minimo 1 milhao de KM sem problemas

    2. Avatar de Zé

      E o meu com 135.000kms levou no ano passado 4 injetores, FAP, kit de distribuição, bomba de água, resistências de combustível e mais uma batelada de peças de “substituição regular”. Se quando chegar aos 270 já tiver levado as mesmas coisas outra vez, já quase dava para um kit de baterias completo. Isto se o resto do meu carro durar até lá.
      Um primo meu tem um mercedes W123 que fez cerca de 800.000kms com o motor original. Mas eram outros tempos. Os carros a combustão modernos não são feitos para durar tampo.

      1. Avatar de JL
        JL

        Os que custam o mesmo que esse custou duram na mesma, a malta compara agora carros de 20 mil euros quando esses na altura deles custavam mais de 100 mil, feita a conversão e inflação em cima.

        1. Avatar de Mário
          Mário

          JL onde andam os leafs de primeira geração? Já não vejo nenhum a circular. O último que vi foi já há uns 3 meses e já só dava 100km de autonomia.
          São ecológicos numa qualquer lixeira.

          1. Avatar de JL
            JL

            Então é porque vê mal, já hoje devo ter visto uns 4 ou 5. Um vizinho meu tem um.

            Já por várias vezes lhe disse que anda a ver mal, até viu ou sonhou que tinha viajado de Aveiro a Coimbra num peugeot eléctrico.

          2. Avatar de Yamahia
            Yamahia

            Não há muito que saber. O sacerdote Bjorn que anda a pregar a doutrina do deus tesla pelos 4cantos do mundo já publicou uma tabela com as degradacões das baterias de vários elektros, entre os quais alguns LEAFS de 1ª geração. Invariavelmente todos com degradação a rondar os 50%. Com este nível de degradação um carro elektro está completamente acabado.

            Mas o que mais gostei foi mesmo de ver a cabeça dele por ter apanhado um Tesla com apenas 2 anos, 98k kms e já com ≈ 16% de degradação. Foi lindo loooloool

          3. Avatar de JL
            JL

            Entre os quais 1 leaf.

            Wuuuau, afinal são mesmo duraveis, afinal a Nissan até falava dizia tudo certo, que eram muitos poucos que davam problemas. Lool

            Todos ? Então mostre lá esses todos.

            Ainda há pouco mostraram na razão automóvel um Audi que rebentou o motor na autoestrada, portanto todos os Audi rebentam os motores.

          4. Avatar de Yamahia
            Yamahia

            Quem falou em 1Leaf?
            Eu vejo lá 4, tudo despachado.

            E o UM Tesla para lá caminha eheh.

            O Audi partiu o motor? Se calhar de Audi o motor já tinha pouco.

          5. Avatar de JL
            JL

            Eu vejo lá um que está despachado.

            Esse Tesla continua a andar como se nada fosse.

            Tal como muitos partem, senão não se vendia motores usados ao monte.

      2. Avatar de Yamahia
        Yamahia

        “resistências de combustível”
        Qué isso? 😛

        1. Avatar de JL
          JL

          O que aquece o combustível no inverno .

          1. Avatar de Yamahia
            Yamahia

            Em PT praquê?

          2. Avatar de JL
            JL

            Ah esqueci-me, só existe inverno rigoroso para os eléctricos.

          3. Avatar de Yamahia
            Yamahia

            Ó seu caramelo, em Portugal, o gasóleo disponível nos meses de inverno já é tratado com aditivos para resistir a baixas temperaturas (gasóleo de inverno). Não precisa de aquecedores para nada. Não estamos na Sibéria.
            Mesmo na Alemanha, Noruega, ou Suécia, o gasóleo de inverno é ajustado para climas extremos. Da mesma forma são adicionados aditivos que reduzem a formação de cristais de parafina, permitindo que o combustível permaneça fluido mesmo em temperaturas de até -20 °C ou mesmo -30 °C..
            Já as baterias é o camandro. Não há aditivos que lhes valham. A 3º já não se vê vivalma de elektros só pq já estiveram – 10ºC e os elektos nem arrancaram.
            https://www.youtube.com/live/Dnw_l8f9rUc?si=MJQCnV5NjHzn347T 😛
            Continuo sem perceber para que foi pagar uma peça com essas características.

          4. Avatar de JL
            JL

            Deve estar a falar para o deserto de certeza.

            Que interessa se é tratado com aditivos, não serve para isso, serve para diminuir a viscosidade do mesmo. Se não precisassem não o traziam, até um corsa de 94 tem isso.

            Então mas agora o tanque de combustivel é o gasóleo ?

            Tanto vê que é nos paises mais frios que mais se vendem, ou agora vai dizer que as pessoas nos paises frios não sabem viver no frio ?

            Esse video é para quê ? mostrar os a combustão que não andam ? Por acaso sabe que nestes dias frios têm de passar a noite ligados à tomada ?

            Ele teve de pagar porque provavelmente o carro não trabalha sem ela, ou pensa que todos têm um carro de garagem da época analógica ?

          5. Avatar de Yamahia
            Yamahia

            Mostre lá a peça seu espertalhão!

          6. Avatar de Yamahia
            Yamahia

            Oiça…Vá dar =/)()(/)&!! Então anda a acusar os outros de tecnologia antiga e agora espeta aqui com um sistema arcaico?
            Isso só existia para dar a partida do motor em carros a gasóleo antigos. Antes ou em simultâneo ainda houve a vela de incandescência. Em qq dos casos era preciso aguardar que a luzinha májica se apagasse no quadrante. Esses sistemas existiam exactamente pq o diesel é menos volátil que a gasolina e não vaporiza facilmente no arranque a frio. Apenas isso.
            Esse sistema não se enquadra em carros que já têm filtro de partículas q foi o lamento do user @Zé que pela descrição é um carro recente.
            Hoje tudo funciona com velas (1 por cilindro) e pela minha experiência as dos Diesel duram mais
            Portanto continuo sem perceber para que foi pagar uma peça com essas características.

          7. Avatar de JL
            JL

            Eu falei que até de 94 têm, existem sistemas mais recentes e também com resistência, você é que tentou sensacionalizar a dizer que não havia.

            Já vi que você não entende nada do assunto motores, depois ainda tenta entender de electricos. Enfim.

            Isto não tem nada a ver com a arranque do motor, isto tem a ver com a viscosidade do óleo em dias frios, as velas do motor só servem para aquecer o ar dentro dos cilindros.

            Há muitos veículos com isto, os que não tiverem em dias frios têm de passar a noite ligados à tomada, isto para não darem cabo das bombas injectoras.

          8. Avatar de Yamahia
            Yamahia

            Então diga quais são os veículos e não me venha com peças do tempo da maria cachucha.
            Aos anos que entro no Diesel, em qq diesel, e é só dar à chave. Não há cá tempo de espera nenhum para aquecimentos. Ou se há é um tempo mais rápido que o pensamento.

            Aquecer o óleo? Até esse ? Enfim, use 0W30 se achar que esta muito frio. Sempre fluido até -35°C.
            Deixei de usar em favor do 5W30 pq realmente aqui o clima não justifica o outro.

          9. Avatar de JL
            JL

            Praticamente todos que usam sistemas com bombas de alta pressão, já que a viscosidade é um problema, no caso dos corsa e outros da altura era por usarem bombas lucas, aprendi isto na altura que andava de volta dos óleos usados e biodiesel, era precisto ter cuidado com a viscosidade dos combustiveis usados.

            Mas eu não disse que não era preciso mais nada, isto porque vive num pais quente, se estiver num pais frio o caso muda, dai em climas gelados terem de passar a noite ligados à tomada.

            Se usar 0w30, ele vai sair todo em fumo, tem a vantagem de nunca ser preciso mudar, já que anda sempre a meter novo. LOOOOOL

    3. Avatar de Grunho
      Grunho

      De 330 mil para 8 milhões de km s faltam 7 milhões e 680 mil. Ainda é uma certa diferença.