Preço da eletricidade sobe já em 2025! Saiba quanto…

22 Comentários

Foram hoje apresentadas pela ERSE os novos valores de TAR (tarifa de acesso às redes) da Mobilidade Elétrica para 2025. O preço da eletricidade vai subir já em 2025.


Se não estava à espera de subidas em serviços que necessita, prepare a carteira. O preço da eletricidade vai subir já em 2025 de acordo com a ERSE – Entidade Reguladora dos Serviços Energéticos.

ERSE confirma subida de 2,1% das tarifas reguladas de eletricidade

A ERSE aprovou as tarifas e preços para a energia elétrica que vigorarão a partir de 1 de janeiro de 2025. Esta aprovação foi precedida, nos termos dos Estatutos da ERSE, de uma proposta inicial, submetida, com carácter confidencial, a parecer do Conselho Tarifário e às demais entidades previstas regulamentarmente.

Os principais impactes para os clientes dos mercados regulado e liberalizado são os seguintes:

No mercado regulado de Portugal continental, as tarifas transitórias de venda a clientes finais em Baixa Tensão Normal (BTN) apresentam, em média, uma variação de 2,1% tanto em termos anuais, quanto em termos mensais.

Para ilustrar o impacte da variação mensal de 2,1% no mercado regulado, entre dezembro de 2024 e janeiro de 2025, apresenta-se o efeito no total da fatura de eletricidade para as tipologias mais representativas de clientes residenciais, que se traduz num aumento entre 0,64 e 1,60 euros na fatura mensal, sem contabilizar as taxas e impostos.

Com taxas e impostos, a fatura mensal apresentará reduções entre 0,85 e 0,91 euros no início do próximo ano, devido à alteração legislativa que aumenta o valor do consumo de energia sujeito à taxa reduzida de IVA.

No mercado liberalizado, os preços de venda a clientes finais variam entre comercializadores e dependem da oferta comercial contratualizada pelo cliente. Pode saber mais informações aqui. A TAR vai descer em 2025. 

No mercado liberalizado a tarifa de acesso às redes vai descer:

Comentários

22

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

  1. Avatar de Sérgio V.
    Sérgio V.

    Há umas semanas foi informado que o preço iria baixar. Agora dizem que vai subir. Em que ficamos afinal?

    1. Avatar de Fusion
      Fusion

      Também recebi um e-mail nesse sentido. Está aqui alguma coisa a falhar

  2. Avatar de Nuno Almeida
    Nuno Almeida

    Esta noticia está incorrecta. A TAR vai descer em 2025. o que vai subir é o preço de energia no mercado regulado (com a TAR incluída). No mercado liberalizado (os normal que toda a gente tem) a TAR vai ser:
    Tarifas de Acesso às Redes Variação mensal
    Jan 2025 / Dez 2024
    Muito Alta Tensão -3,9%
    Alta Tensão -7,3%
    Média Tensão -9,1%
    Baixa Tensão Especial -7,7%
    Baixa Tensão Normal -3,6%

    1. Avatar de Pedro Pinto

      Não está errada, são é variáveis diferentes. A fatura de eletricidade para os clientes que estão no mercado regulado vai aumentar (~2,1%). Segundo a ERSE, esta variação mensal no mercado regulado vai representar um aumento entre 0,64 euros e 1,60 euros na fatura mensal, sem as taxas e impostos.

      Devido à alteração legislativa “que aumenta o valor do consumo de energia sujeito à taxa reduzida de IVA” – Imposto sobre o Valor Acrescentad, a fatura mensal terá uma redução entre 0,85 euros e 0,91 euros em 2025.

      1. Avatar de Nuno Almeida
        Nuno Almeida

        Pedro, a seguir diz o seguinte: Foram hoje apresentadas pela ERSE os novos valores de TAR (tarifa de acesso às redes) da Mobilidade Elétrica para 2025. O preço da eletricidade vai subir já em 2025.

        A TAR até desceu e o que subiu foi o preço do mercado regulado. E foram apresentados os valores da TAR para todo o sector, não só para a mobilidade eléctrica. A noticia não está correcta. Sim, o sistema tarifário é extremamente complexo e por isso temos de ser mais precisos. (A maioria dos clientes nem está no mercado regulado)

  3. Avatar de Anung
    Anung

    H+a uns meses, anuma remodelação de apartamento, retiramos o termoacumolador e a placa de indução apedido do DO e instalamos um esquentador estanque e placa a gás natural. Parece que a poupança começou logo a ser evidente!

    Ando seriamente a pensar fazer o mesmo na minha casa, já tem instalação e de gás natural e nunca me dei bem com a placa de indução.

    1. Avatar de rui
      rui

      Na placa de indução ganhas muito em relação a gás, controlas muito melhor a temperatura da comida e vai tudo para a panela, fogão a gás facilmente perdes 30% do calor a ir para sitios que não a panela… basta veres a diferença de temperara num e noutro nas pegas ao fim de meia hora…
      o termo acomulador é diferente, se for dos classicos e não for bomba de calor, com o preço do gás regulado a coisa muda de figura, se for bomba de calor o gás mesmo ai perde.

      Em ambos os casos não esquecer que tens uma fonte de produção de CO2 dentro de casa, especialmente mau no caso do fogão pois não é contido, os esquentadores ventilados nisso tipicamente garantem a saida de gases para o exterior.

      1. Avatar de Mário
        Mário

        eu tinha indução e termoacumulador, pagava 60€ sozinho… passei para uma caldeira de condensação e bicos a gás, passei a gastar 15€ de luz e 10€ de gás.

        1. Avatar de rui
          rui

          ou seja gastaste uma fortuna numa caldeira a gás quando podias ter posto uma bomba de calor no mesmo sitio, para não falar se tens uma redução de 45€ para 5€ alguma coisa ai não está certa, pois mesmo com eficiencia identica a diferença de custo kwh não permite isso.

      2. Avatar de Anung
        Anung

        Esses números e teorias não me interessam.
        Só quero saber da conta ao final do mês e poder utilizar utensílios de quem gosta de cozinhar, como o barro.

        1. Avatar de rui
          rui

          Se queres usar um tacho de barro então todas esta conversa é completamente irrelevante, pois nunca na vida pode user indução para isso, não estamos a falar de custo beneficio para uso normal de uma placa, mas sim uma limitação clara da tecnologia…

        2. Avatar de Toni da Adega
          Toni da Adega

          Para utilizar barro e panelas de ferro, o ideal mesmo é utilizar um fogo.
          Mais valia instalar uma lareira e forno a lenha.

      3. Avatar de Zé Fonseca A.
        Zé Fonseca A.

        mais desperdicio mas mais sabor.. quero lá saber do desperdicio, até forno a lenha tenho

    2. Avatar de Toni da Adega
      Toni da Adega

      placa de indução até sao bastante económicas.
      Termoacumolador é onde está a maior parte do custo, estar a encher um tanque com agua quando muitas vezes nem se utiliza metade. Compensa mais um “esquentador” Electrico

  4. Avatar de jc
    jc

    O preço do gás compensa?

    1. Avatar de Naodou
      Naodou

      Claro que não, a indução é mais eficiente logo sai mais barato, mais rápido, mais fácil de limpar, mais seguro. A diferença entre ter esquentador e termoacomulador está só na quantidade de agua que tem disponivel, porque na prática o que deixa de gastar num lado passa a gastar no outro.
      Sem contar que quem tem estes equipamentos eléctricos mais vai investir em painéis solares que uma percentagem pode ser paga pela EU.

    2. Avatar de joão
      joão

      Não me parece, troquei o cilindro eléctrico só para banhos para 10 pessoas em casa por esquentador de gás e ate agora parece que estou a pagar bastante mais só de gás …

      1. Avatar de Zé Fonseca A.
        Zé Fonseca A.

        10 pessoas a tomar banho na mesma casa? estás a viver no martim moniz?

    3. Avatar de Anung
      Anung

      Sim, e muito desde que seja gás natural.

      1. Avatar de rui
        rui

        não é assim tanto, primeiro há que considerar que tem um novo contador com custos, segundo o preço do gás é metade dos melhores preços de energia simples, logo é uma poupança de 7 centimso kwh, diguemos que gasta 300kwh para aquecimento de agua por mês (30 minutos de banhos por dia) a primeria vista pode poupar 21€ mês, mas há que considerar com cilindro pode parar a agua facilmente a meio do banho e retomar, se usar termo estatico a saida pode rentabilizar a quantidade de agua no cilindro. ainda há que ter em consideração que só por ter um serviço de gás tem um despesa de 5€ mês de acesso ao mesmo. depois há o facto que facilmente gasta 400€ a ter um esquentador ventilado instalado em sua casa, é preferivel uma bomba de calor pelo dobro do preço em que ai a poupança é 31€ mês e fica a metade do custo de gás…

        1. Avatar de Anung
          Anung

          Tretas. Os números na conta não são isso que dizem.

          1. Avatar de rui
            rui

            Mostra-me os teus numeros então…