Northvolt declara falência, num golpe para a indústria europeia de carros elétricos

10 Comentários

Com uma dívida crescente, a Northvolt declarou falência nos Estados Unidos da América (EUA), num duro golpe para a indústria europeia de carros elétricos.

Northvolt

Com problemas há já algum tempo, conforme tínhamos visto, a Northvolt declarou falência nos EUA. A empresa sueca de desenvolvimento e fabrico de baterias tem tentado enfrentar uma dívida crescente, tendo lutado para garantir financiamento.

Com cerca de 28,81 milhões de euros disponíveis, a dívida da Northvolt AB ascendia a cerca de 5,61 mil milhões de euros.

A declaração de falência dará à empresa acesso a cerca de 234,34 milhões de euros de novos financiamentos, uma vez que se trata de uma reorganização voluntária.

Northvolt

Estes novos fundos serão divididos em duas partes:

  • A primeira é constituída por cerca de 95,79 milhões de euros de um tipo especial de financiamento, disponível para as empresas que optam por uma reestruturação através do Capítulo 11, nos EUA.
  • A segunda é de aproximadamente 138,89 milhões de euros de garantia em dinheiro, que um cliente atual da Northvolt está a fornecer.

Esta reestruturação permitirá à empresa dimensionar as suas operações conforme necessário, por forma a satisfazer as exigências atuais do mercado, bem como formar uma base sólida para operações de longo prazo.

Segundo a Northvolt, a empresa continuará a operar normalmente enquanto a reorganização ocorrer. Isto inclui pagamentos de salários de funcionários, obrigações para com os principais fornecedores e entregas aos clientes.

Após o pedido de falência, o diretor-executivo da Northvolt, Peter Carlsson, anunciou que irá abandonar o cargo.

 

Northvolt é importante para a indústria europeia

O declínio da Northvolt está a ser visto como um golpe profundo para a indústria europeia de carros elétricos, uma vez que a empresa era a fabricante de baterias mais desenvolvida do continente.

A Northvolt AB produz células de iões de lítio, de lítio-metal e de iões de sódio para a mobilidade elétrica e o armazenamento de energia, entre outros fins. A principal fábrica de baterias da empresa, a Northvolt Ett, está situada em Skellefteå, na Suécia.

Este passo decisivo permitirá à Northvolt continuar a sua missão de estabelecer uma base industrial europeia local para a produção de baterias. Apesar dos desafios de curto prazo, esta ação para reforçar a nossa estrutura de capital permitir-nos-á captar a procura contínua do mercado pela electrificação de veículos.

Ao longo deste processo, iremos concentrar-nos em cumprir os nossos compromissos com as nossas partes interessadas, incluindo os nossos colaboradores, clientes, fornecedores e os governos dos países em que operamos.

Enquanto entidade reorganizada, pretendemos estabelecer uma base de operações resiliente e uma plataforma competitiva para a inovação e o crescimento a longo prazo que irá fazer avançar o nosso trabalho para construir uma sociedade mais sustentável.

Assegurou Tom Johnstone, presidente interino do Conselho, num comunicado oficial.

Comentários

10

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

  1. Avatar de O-das-CAldas
    O-das-CAldas

    “Declarar falência” soa a “declaração definitiva de falência” – uma empresa insolvente que declarara a cessação da atividade e entra em liquidação. Não é isso que acontece com a Northvolt.
    Mas, para evitar a falência, definitiva, nos EUA e outros países pode ser apresentado um plano de insolvência ou um plano de reestruturação. Foi isso que fez a Northvolt, nos EUA (ao abrigo do capítulo 11 da lei de falências).

    1. Avatar de Realista
      Realista

      [The Office joke]

      Northvolt gritou alto… DECLARO FALÊNCIA!

      [/The Office joke]

  2. Avatar de Rodrigo
    Rodrigo

    Milhões e milhões em fundos para competir com a tecnologia chinesa e afinal não conseguiram!
    Os milhões andam por bolsos de alguém…

    1. Avatar de Ze Carlos N
      Ze Carlos N

      Andam nos bolsos dos acionistas das grandes empresas alemas que puseram a Europa a dormir enquanto sacavam o mais que podiam e deixavam os chineses ultrapassar no desenvolvimento tecnologico.

  3. Avatar de Felipe João
    Felipe João

    Banco Europeu de Investimento uma dos maiores credores, segundo o Expresso são 313 milhões de dólares, já a RTP faz referencia a 323 mil milhões de dólares….

    UE quer obrigar a China a ceder a sua tecnologia de baterias às fabricantes ocidentais
    https://pplware.sitedev.pt/motores/ue-quer-obrigar-a-china-a-ceder-a-sua-tecnologia-de-baterias-as-fabricantes-ocidentais/

    1. Avatar de freakonaleash
      freakonaleash

      Tal como a China obriga as empresas estrangeiras a ceder tecnologia às parceiras locais das joint ventures que são obrigados a constituir para vender lá. Portanto nada de novo e a UE apenas quer retribuir na mesma moeda que pagou, justo!

  4. Avatar de Yamahia
    Yamahia

    O mais preocupante até são as fábricas q ficaram na gaveta.

    1. Avatar de JL
      JL

      Preocupante era se as tivessem construído.

  5. Avatar de zaorapk
    zaorapk

    Adeus elétricos.