“Primeiro e maior” projeto solar offshore do mundo já está operacional na China

19 Comentários

A China alcançou um marco importante no domínio das energias renováveis com a ligação à rede elétrica do seu primeiro projeto fotovoltaico offshore de um gigawatt (GW).



Na região de mar aberto ao largo da costa de Dongying, província de Shandong, o projeto offshore da China é considerado o maior do seu género no mundo inteiro. Por isso, assinala um avanço significativo na tecnologia solar e estabelece um precedente para a expansão global da energia solar offshore.

Uma vez concluído, o projeto deverá produzir eletricidade suficiente para abastecer 2,67 milhões de casas na China.

O projeto, sendo o primeiro e o maior do seu género no mundo, foi desenvolvido pela Guohua Energy Investment da CHN Energy e servirá de modelo para o desenvolvimento de projetos fotovoltaicos offshore de grande escala.

Afirmou a empresa estatal num comunicado de imprensa, informando que este “cobre uma área de aproximadamente 1223 hectares com uma capacidade total instalada de um gigawatt”.

Projeto fotovoltaico offshore da China

A infraestrutura solar destaca-se pela incorporação de tecnologias avançadas, sendo a primeira no mundo a utilizar a tecnologia de empilhamento de plataformas de treliça de aço em grande escala para instalações offshore. Sabe-se que cada plataforma mede 60 metros de comprimento e 35 metros de largura.

Esta iniciativa pioneira a nível mundial conta com 2934 plataformas fotovoltaicas instaladas com recurso a fundações de estacas fixas de plataformas de treliça de aço em grande escala.

Lê-se no comunicado de imprensa.

Destaque, também, para o facto de o projeto utilizar linhas de transmissão de longa distância de 66 kilovolts em terra e no mar. Desta forma, facilita uma maior capacidade de transmissão ao mesmo tempo que reduz os custos, contribuindo para a eficiência global do projeto.

 

Energia para milhões de casas na China

Quando estiver totalmente operacional, prevê-se que o projeto produza 1,78 mil milhões de quilowatts-hora de eletricidade por ano. Esta quantidade é suficiente para satisfazer as necessidades energéticas de cerca de 2,67 milhões de residentes urbanos na China.

Além disso, o projeto fotovoltaico offshore procura apoiar o compromisso da China de reduzir a sua dependência dos combustíveis fósseis e de atenuar as emissões de gases com efeito de estufa.

Isto equivale a poupar cerca de 503.800 toneladas de carvão normal e a reduzir as emissões de dióxido de carbono em 1,3447 milhões de toneladas.

No mesmo comunicado, a CHN Energy partilha que “o projeto utiliza um modelo integrado de pesca e desenvolvimento fotovoltaico, combinando a criação de peixes com a produção de energia fotovoltaica para melhorar a utilização abrangente da área marinha”.

Comentários

19

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

  1. Avatar de Pedro
    Pedro

    A China não brinca.
    Embora ainda exista muita exploração de mão de obra, a verdade é que nos últimos anos tiraram 600 milhões de pessoas da pobreza.
    Perante o aumento da concorrência dos EUA e China, a UE habilita-se a ficar mesmo muito para trás.

    1. Avatar de Luís Vieira
      Luís Vieira

      De onde tiraste esse número? Deixa-me adivinhar… com as mortes misteriosas, as condenações e o tráfego de órgãos humanos dos mais pobres?
      Já foste á china? Já viste com os teus próprios olhos essa riqueza toda? Deves ser o único, eu não vi nada disso.
      Sichuan, Shaanxi, Lanzhou, só para mencionar algumas… devias fazer uma visita e tentar tirar umas imagens… video ou fotos vais ver o que acontece quando fores sair do país.

      1. Avatar de Ivo
        Ivo

        Na semana passada, estive em Chengdu, a capital de Sichuan. É uma cidade moderna e encantadora. Os seus habitantes são extremamente simpáticos com os visitantes, embora a comida local seja um pouco picante. Quanto à sua acusação, poderia fornecer algumas provas concretas? E, já agora, quando é que visitou a China e, mais especificamente, os lugares mencionados? Espero que não esteja a citar informações obtidas através de rumores ou histórias de terceiros (não vale a pena incluir opiniões obtidas a partir do vizinho da sua prima de segundo grau, que falou com o irmão do vizinho, pois não 😉 )

        1. Avatar de Luís Vieira
          Luís Vieira

          Fazer comentários a favor deste país tendo ido só a uma das cidades onde o partido que manda no mesmo tem mais influencia e uma das escolhidas para receber os turistas, não faz com que tenhas razão.
          A minha esposa tem familiares nessas cidades … e sim já lá fui e só fiquei com as fotos tiradas no aeroporto … engraçado… não? Faz uma visita ás zonas mais nas periferias das grandes cidades e depois falamos … isso se te deixarem sair das zonas demarcadas para o turista ocidental.

          1. Avatar de Ivo
            Ivo

            Primeiro, a sua resposta não aborda diretamente a minha acusação sobre a necessidade de provas concretas. É importante basear as opiniões em experiências diretas ou informações verificáveis, e não apenas em rumores.
            Além disso, assim como você, eu também tenho familiares, amigos e conhecidos que vivem e trabalham na China. Eles nunca relataram restrições para visitar as zonas rurais ou as periferias das grandes cidades, podendo se deslocar onde quiserem.
            E, mencionou que nunca saiu do aeroporto, como é possível, então, afirmar o que acontece fora dessas áreas?
            Finalmente, como mencionou Lanzhou, qual é o prato de comida favorita dos locais? Quer uma resposta? Eu poupo a sua pesquisa, é Lanzhou Beef Ramen. É um pouco picante.

          2. Avatar de Luís Vieira
            Luís Vieira

            Pois agora é que disseste tudo, sabes porque é que afirmo o que disse??? Porque só consegui ir a esses locais porque estou com uma chinesa e não ía como turista mas sim como familia… e vi as coisas com os meus próprios olhos se tu precisas de provas, para depois não dizeres que são “sensações” como alguns que conheço vais pessoalmente aos locais (de novo se te deixarem ir) e depois falamos. 99% da população mundial sabe o que é o comunismo, no entanto desses 99% existem muitos que sabem o que se passa mas preferem tapar o sol com a peneira, o que pelos vistos parece ser o teu caso. A censura na china é uma realidade se não o queres ver é problema teu. Já agora pergunta aos teus amigos se eles sabem do ataques a pessoas que estavam a exercitar e um idiota pegou no carro e atropelou umas dezenas delas, inclusivé a sogra de um dos irmãos da minha esposa… vais dizer agora … são sensações de levar com um carro em cima. Enfim … água mole em pedra dura tanto bate até que fura… veremos se no teu caso é verdade , ou se a tua mente está tão bloqueada com a ideologia que nem te atreves a investigar por ti . Fica a dica.

          3. Avatar de Ivo
            Ivo

            Caro Luís, respeito a sua opinião, mas acredito que é essencial basearmos as nossas discussões em fatos verificáveis e não apenas em experiências pessoais ou relatos de terceiros.

            Eu estive em Chengdu e vi uma cidade moderna e acolhedora. Claro, essa é apenas uma parte da China. No entanto, o fato de que o país conseguiu tirar milhões da pobreza é inegável, apesar das graves questões de direitos humanos que enfrentam.

            A sua experiência nas periferias pode ser válida, mas afirmar que toda a China é igual com base nisso é generalização. Se tem provas concretas das suas alegações, apresente-as. Insinuar sem dados concretos enfraquece o seu argumento.

            Quanto à censura, é uma realidade na China, e não estou a ignorar isso. No entanto, usar isso como argumento para desacreditar todos os avanços do país é simplista.

            Por favor, traga evidências sólidas em vez de histórias pessoais. Debater com base em fatos tornará a discussão mais produtiva.

        2. Avatar de Luís Vieira
          Luís Vieira

          Não percebo porque é que não estás interessado em sair dessa tal cidade que dizes que foste e ver por ti mesmo , só assim podes começar a acreditar (penso eu) ??
          Quando as coisas que acontecem são suprimidas com censura nunca sabes de nada , e para provar isso basta ver a tv chinoca cctv4 na parabólica.
          Caiem pontes, tuneis, predios por construção deficiente e achas que aparece alguma coisa nos noticiários? Enfim, se não queres acreditar e não queres ir visitar tu mesmo os locais isso já é um problema teu mesmo… eu sei do que falo, foi presenciado pela minha pessoa, e para que tenhas a mesma realidade que eu só se vires com os teus olhos, isto de apresentar videos ainda podes dizer que foi feito por IA… queres saber a verdade real vai visitar os locais que mencionei anteriormente , preferes a realidade virtual , fica com ela… é contigo.

          1. Avatar de Ivo
            Ivo

            Censura existe em muitos locais/países. Quer um exemplo, no início do mês de fevereiro do ano passado, um comboio descarrilou nos EUA, mais concretamente em Ohio. Esta notícia foi censurada durante muito tempo. Por isso, não é só a China que censura as notícias, quando convém, os Americanos também fazem.

  2. Avatar de Senhor
    Senhor

    Portugal, com uma das maiores zonas economicas exclusivas, já não podia ter avançado acom coisas destas há muito tempo ?

    1. Avatar de Rui
      Rui

      E quem é que vai pagar a energia mais cara por kwh, é você?
      Já não lhe chega pagar os subsídios encapotados nas facturas eléctricas para subsidiar as eólicas e a energia solar dos parques das empresas com amigos no Governo?

      1. Avatar de Pedro
        Pedro

        Em condições normais toda e qualquer tipo de energia renovável e mais barata que energia a combustíveis fósseis! Por puro interesse como é habitual houve contratos com rendas garantidas que aumentaram os preços para favorecer a EDP isso tá mais que provado.

  3. Avatar de Rui
    Rui

    Sou a favor da nossa independência energética, mas sou absolutamente contra os fanáticos ambientalistas.
    Destruír o ambiente para construír um parque solar é criminoso:

    https://www.rtp.pt/play/p12768/e808649/linha-da-frente

    Quase 2000 sobreiros abatidos na zona de Sines!!!!!
    Tudo em nome do ambiente….. e dos subsídios dados pelos criminosos fundamentalistas do ambiente (seja subsídios directos à construção, seja a subsidiar a energia produzida, que indirectamente inflaciona a nossa factura energética).

    1. Avatar de Rui
      Rui

      78.000 sobreiros abatidos neste milénio!!!!!
      Um crime!

      1. Avatar de Pedro
        Pedro

        Muitos mais foram abatidos devidos aos incêndios.

  4. Avatar de catfo
    catfo

    Estraguem mais ainda os oceanos. Já não estavam poluídos o suficiente…

    1. Avatar de Filipe
      Filipe

      E a culpa é dos painéis solares? Tomara que o problema do oceano fosse uma estrututs metálica debaixo de água.

      1. Avatar de Pedro
        Pedro

        Realmente ridículo o problema dos oceanos e os plásticos os derrames de petróleo os barcos etc não e isto lol

        1. Avatar de zaorapk
          zaorapk

          Tudo afeta o meio ambiente e vida marinha.

          Hoje dia até põem painéis solares em rios e ribeiros.