Apple acusada de violar os direitos dos trabalhadores por impor regras ilegais

25 Comentários

Uma comissão de trabalhadores dos Estados Unidos da América (EUA) apresentou uma queixa contra a Apple por violar os direitos dos trabalhadores.

trabalhadores da Apple

Numa queixa anunciada recentemente, o National Labor Relations Board (NLRB) alega que a Apple exigiu que os trabalhadores de todo o país assinassem acordos ilegais de confidencialidade, não divulgação e não concorrência, além de ter imposto políticas de má conduta e de redes sociais demasiado amplas.

A Apple é acusada de “interferir, restringir e coagir os trabalhadores no exercício” dos seus direitos ao abrigo da legislação laboral federal, segundo avançado pela Reuters. A empresa terá violado os direitos dos trabalhadores, impedindo-os de se organizarem e de defenderem melhores condições de trabalho.

 

Apple sublinha que sempre respeitou os direitos dos seus trabalhadores

Numa declaração fornecida por um porta-voz da Apple, a empresa afirmou que sempre respeitou os direitos dos seus trabalhadores de discutir salários, horas e condições de trabalho, o que se reflete nas suas políticas de emprego.

Discordamos veementemente destas alegações e continuaremos a partilhar os factos na audiência.

Se a Apple não chegar a um acordo, o caso será ouvido por um juiz administrativo a partir de janeiro.

O objetivo é que a Apple rescinda as regras alegadamente ilegais e notifique toda a sua força de trabalho, nos EUA, dos seus direitos legais.

 

Apple está na mira do NLRB

Esta queixa anunciada agora tem origem em acusações apresentadas contra a Apple, em 2021, por Ashley Gjovik, uma antiga gestora de engenharia sénior da empresa.

Na altura, a funcionária disse que várias regras da Apple, incluindo aquelas relacionadas à confidencialidade e ao uso de redes sociais, impediam os trabalhadores de discutir questões como igualdade salarial e discriminação sexual entre si e com os media.

Em maio, Ashley Gjovik apresentou, também, uma ação judicial no tribunal federal da Califórnia, acusando a Apple de retaliação ilegal contra ela por ter apresentado queixas ao NLRB e por ter tentado organizar outros trabalhadores, o que a empresa negou.

Na terça-feira, um juiz indeferiu a maior parte do processo de Gjovik, dando-lhe a oportunidade de alterar algumas das suas queixas.

A Apple enfrenta pelo menos dois outros processos pendentes no NLRB, que alegam que despediu um empregado da sua sede em Cupertino, na Califórnia, por criticar os gestores e interferiu ilegalmente numa campanha sindical numa loja de retalho em Atlanta. A empresa negou qualquer irregularidade.

Em maio, o NLRB decidiu que o gerente de uma loja Apple em Manhattan interrogou ilegalmente um empregado sobre o seu apoio a um sindicato. Desde 2022, duas lojas da Apple sindicalizaram-se, nos EUA, e os sindicatos estão a trabalhar para mobilizar várias outras.

Comentários

25

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

  1. Avatar de mesmo
    mesmo

    o quê? a Apple? quem diria…

    1. Avatar de Joaquim Afonso
      Joaquim Afonso

      pôxa, realmente! Não pode ser!
      Não estava nada à espera.

  2. Avatar de Vitor
    Vitor

    até parece que nas outras empresas não há NDAs e acordos de não concorrência…acredito que sejam os wokados com dores de barriga.

    1. Avatar de mesmo
      mesmo

      do que vejo bem mais do que 75% dos wokes que se vê por ai utilizam Apple…mas pronto se calhar não vemos a mesma coisa. não apoio nem apple nem muito menos wokes, mas olhe, um bem haja

    2. Avatar de Toni da Adega
      Toni da Adega

      Nada contra esses acordos, Já trabalhei numa empresa onde faziam acordos de não concorrência, pagavam mais 20% para isso.

      1. Avatar de B@rão Vermelho
        B@rão Vermelho

        Estou mesmo a ver, trabalhavas para a cooperativa de Borba e não podias ir para a cooperativa da Vidigueira. 🙂 🙂 🙂
        Ps Espero que compreendas que estou a brincar com o teu nick, e que não te tenha ofendido, mas se assim for, desculpa.

        1. Avatar de Paulada na xarecas
          Paulada na xarecas

          ahahah

    3. Avatar de Eládio Clímaco
      Eládio Clímaco

      “wokados” eheh.. que paródia. um termo parvo inventado por gente parva para definir algo que só preocupa gente parva e que nem sequer sabem explicar como deve ser. Agora lê a notícia novamente e tenta perceber se o problema é nos NDAs e acordos de não concorrência.

    4. Avatar de Pedro Fonseca
      Pedro Fonseca

      Diga-nos lá o que é um wokado!

  3. Avatar de Zé Fonseca A.
    Zé Fonseca A.

    todos deviam ser impedidos de ter filiação sindical, ainda por nos EUA com o seu historico de campanhas sindicais ligadas a máfias.
    cá é parecido mas a máfia tem o nome de PC e até assento parlamentar, incrivel como após o PREC não se decretou a extinção do PC, só mesmo na tuga

    1. Avatar de Filpe Pinto
      Filpe Pinto

      É isso! é logo cortar as mãos a quem estiver a pensar em filiar-se num sindicato e fechá-los no sala escura e deitar fora a chave. Haja paciência….

      1. Avatar de Zé Fonseca A.
        Zé Fonseca A.

        deviam era acabar com os sindicatos e com direitos à greve, quem está mal muda-se, querem reclamar sigam as vias oficiais, não foram ouvidos.. há mais peixe no mar

    2. Avatar de papagaio
      papagaio

      é isso zé…o pc é que manda nisto tudo…fogueira com eles.
      Já agora ..abre a pestana

      1. Avatar de Zé Fonseca A.
        Zé Fonseca A.

        do tejo para baixo não tenhas dúvidas que é o PC que manda nisto tudo, grande parte devido às ilegalidades e aos crimes cometidos durante o PREC

    3. Avatar de Pedro Fonseca
      Pedro Fonseca

      Não se poderia concordar mais.
      Onde é que já se viu isto de um grupo de pessoas poder-se organizar e defender os seus direitos como rendimento justo, descanso adequado, proteção contra acidentes, etc… Nem pensar!

  4. Avatar de Someone
    Someone

    Digam-me uma empresa perfeita que não faz qualquer falcatrua, tanto a nível fiscal como laboral…

    Pois…

  5. Avatar de IVoC
    IVoC

    Impedir a filiação em sindicatos significa manter os trabalhadores na ignorância, mansinhos e obedientes…

  6. Avatar de contraditorio
    contraditorio

    A imbecilidade do “sindicalismo nacional” é, e sempre será, serem correias de transmissão dos partidos políticos com muita ideologia salteada por uns tiques de preocupação fingida pela condição dos trabalhadores !

  7. Avatar de IVoC
    IVoC

    Pois.. Pois.. vão atirando areia para os olhos das pessoas… Pode ser que a ignorância prevaleça e se aproxime da estupidez norte americana, tendo o Trump como resultado.
    Qualquer filiação, em sindicatos ou associações, significa informação e entreajuda. Informação significa PODER!
    É disso que eles têm medo…

    1. Avatar de Zé Fonseca A.
      Zé Fonseca A.

      porque é um sindicato que dá informação? mesmo que sejas analfabeto não tens o numero da ACT e da SS? até simples comissões de trabalhadores fazem esse papel, sindicatos são chupistas com filiações partidárias, só querem votos e dinheiro

  8. Avatar de Xanax
    Xanax

    Apple e exploração de trabalhadores? Não acredito… Uma empresa que só pensa no bem estar dos accionistas e lucro fácil?
    Isto só pode ser uma cabala.

  9. Avatar de Tafc
    Tafc

    E novidades? Estas grandes empresas são todas iguais. Trabalho escravo!

    1. Avatar de Zé Fonseca A.
      Zé Fonseca A.

      Trabalho escravo pelo mínimo de 46k ano, podendo chegar aos 86k para os técnicos.

      1. Avatar de Ganda idéa
        Ganda idéa

        A sério?
        Não existe trabalho escravo no mundo?
        Então e os montadores, que fazem o trabalho todo da montagem, do ifome, e ganham cêntimos por hora?
        Para os padrões chineses ganham uma fortuna, né?
        Porque razão montam os ifomes na china, e india, em vez de os montar/produzir em países avançados da europa, ou os próprios estados unidos?
        Os chineses, e indianos, são funcionários muito mais altamente especializados que os do resto do mundo?
        Sendo tão especializados, é uma pena serem países com tanta pobreza, né?
        Ah, ok, já percebi, estavas a falar nos engenheiros americanos, né?
        E o pessoal das lojas deles, também recebem um ordenado desses?
        Eles não são importantes?
        Tou só a meter-me contigo, mas…

        1. Avatar de Psjunior91
          Psjunior91

          A Apple controla os parceiros que contrata e estabelece uma série de cláusulas a serem cumpridas, só que, é impossível garantir que tais parceiros cumpram a 100% com os acordos firmados, portanto, é também da responsabilidade dos estados a outra quota de responsabilidade. Não é raridade ver notícias que dão conta que a Apple suspendeu parcerias ou multou parceiros por violações de várias naturezas. Mas por outra, é hilário ver a forma como a Apple cai tão mal nas fotografias, em notícias do gênero, como se as outras marcas fossem exemplos no combate ao problema, pelo contrário, a Apple faz muito mais que todas as outras.