Stellantis suspende a produção do Fiat 500 elétrico devido à fraca procura

163 Comentários

Na sequência do abrandamento global das vendas de veículos elétricos, a Stellantis decidiu suspender a produção do Fiat 500 EV.

Produção de carros elétricos

A começar hoje, a suspensão da produção do Fiat 500e totalmente elétrico durará quatro semanas. O Fiat 500e é fabricado em Turim, na histórica fábrica de Mirafiori.

Conforme informação partilhada num comunicado, “a medida é necessária devido à atual falta de encomendas associada às profundas dificuldades sentidas no mercado europeu de veículos elétricos por todos os produtores, em particular os europeus”.

As políticas divergentes em matéria de incentivos ecológicos resultaram, em parte, no abrandamento global das vendas de veículos elétricos. Por isso, as fabricantes de automóveis de todo o mundo precisaram de ajustar os seus planos.

A Stellantis assegurou que está “a trabalhar arduamente para gerir da melhor forma esta difícil fase de transição”.

Como parte desses esforços, a empresa disse que está a investir 100 milhões de euros em Mirafiori, com o objetivo de conseguir uma bateria de maior desempenho. Além disso, planeia produzir uma versão híbrida do modelo elétrico 500, a começar entre 2025 e 2026.

Fiat 500e

 

Histórica fábrica da Fiat atravessa problemas

O complexo de Mirafiori está a sofrer uma profunda transformação, com o objetivo de se tornar um verdadeiro local de inovação e desenvolvimento global, uma escolha fundamental se quisermos enfrentar o desafio da transição para a mobilidade sustentável a que somos chamados.

Disse a Stellantis.

De facto, os sindicatos já têm pedido à Stellantis para revitalizar o local, onde a produção caiu nos últimos anos, introduzindo um novo carro barato e de alto volume na fábrica.

Com esta notícia da suspensão, a Fiat junta-se a um leque de fabricantes de automóveis que foram forçadas a ajustar os seus planos de eletrificação devido ao abrandamento das vendas de veículos elétricos.

Comentários

163

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

  1. Avatar de Elonao
    Elonao

    Lol. Fiat? Elétrico? Autonomia 90 km em tráfego 50 km? Lol

    1. Avatar de Yoginha
      Yoginha

      90 km realmente é muito pouco para muitas pessoas, especialmente para quem tem uma rotina agitada. Entre sair de casa, levar os filhos à escola, ir para o trabalho, voltar para buscar as crianças, ir para outras atividades e, finalmente, voltar para casa, facilmente passamos desse limite em um único dia. Para quem depende do carro diariamente e precisa de flexibilidade, essa autonomia limitada simplesmente não é suficiente.

      É justamente aí que muitos elétricos ainda não conseguem atender a todos os perfis de consumidores, e esse é um dos grandes desafios que as fabricantes precisam superar.

    2. Avatar de baixem os preços
      baixem os preços

      E falta falar do preço que é um autentico roubo para este carro. E nem acho que seja pela autonomia. Para viagens trabalho casa serve bem, mas o preço…. é proibitivo!

    3. Avatar de PTO
      PTO

      Autonomia 90km?
      Que eu saiba, a autonomia anunciada do Fiat 500 elétrico é de 460km.

  2. Avatar de Indignado
    Indignado

    Era de esperar quem tinha guito já comprou os outros não tem como os comprar logo baixam as vendas.

  3. Avatar de PTO
    PTO

    Mais um. A somar a muitos outros e aos que estão para vir.
    Passo a passo a vida real vai pondo a ideologia política absurda de apenas existirem carros elétricos.
    Entretanto os construtores perdem milhões por terem sido obrigadas a embarcar numa fantasia utópica baseada em wishful thinking.
    E ainda andavam aqui muitos a criticar os construtores que não puseram todas as suas fichas nos elétricos. Esses é que foram inteligentes.

    1. Avatar de JL
      JL

      Não é nenhuma ideologia política.

      Ninguém foi obrigado, isso é um argumento inventado por alguns.

      1. Avatar de Mário2
        Mário2

        Não? Aumenta se a taxa dos combustíveis porque sim, da se apoiozinhos aos ricos para comprar elétricos, tenta se a todo o custo impingir os elétricos. Quer se acabar com os carros a combustão em 2030
        Você é que acha que sim, que ninguém está a obrigar.
        Não é por nada que quando fui comprar o meu diesel o vendedor disse que estava obrigado a tentar me vender um elétrico.
        Se isto não é obrigar…

        1. Avatar de Naodou
          Naodou

          Mas agora quem compra eléctricos são ricos? Típica Conversa de extrema exquerda….

        2. Avatar de JL
          JL

          Por acaso a taxa desceu durante anos.

          Tenta ? Então qual é o seu eléctrico ?

          Se estão a obrigar, qual é o seu eléctrico ?

          Então foi obrigado a vender-lhe um eléctrico e vendeu lhe um diesel ? Que grande confusão anda nessa cabeça.

          1. Avatar de Yoginha
            Yoginha

            confusão aqui é tua. Dizer que ninguém foi “obrigado” é ignorar o contexto completo. As metas de emissões impostas pela UE e os incentivos governamentais são formas claras de manipular o mercado. Não é uma questão de te forçarem diretamente a comprar um elétrico, mas as políticas estão a empurrar para essa direção. É por isso que os vendedores são “obrigados” a tentar vender-te um elétrico, mesmo que tu acabes por comprar um diesel. Achas que os construtores investiram milhões em elétricos por puro capricho? Não, foi porque o mercado e as regras foram desenhadas para isso. A pressão está lá, quer vejas ou não.

          2. Avatar de JL
            JL

            Então quem foi obrigado ?

            Mas o que tem a ver as metas de emissões com eléctricos ? Depois ou eu estou confuso ?

            São obrigados a vender ? Se fossem obrigados a vender eléctricos tiraram definitivamente os a combustão dos stands e das listas de modelos. Porque não o fazem ?

      2. Avatar de Mário2
        Mário2

        Para os elétricos serem mais uma opção era estarem a ser vendidos em pé de igualdade com os a combustão, pagamento de IUC, taxa rodoviária nos carregamentos…

        1. Avatar de Yamahia
          Yamahia

          Isso e pagamento de ISV+IVA s/ISV

        2. Avatar de JL
          JL

          Estão em pé de igualdade há muitos anos.

          Mas porquê têm de ter isso tudo ? Para que consiga justificar o mau investimento que fez num diesel .

          1. Avatar de Yoginha
            Yoginha

            A conversa de “pé de igualdade” parece mais uma desculpa para justificar más decisões de compra. Os elétricos têm incentivos porque fazem parte de uma estratégia de transição energética, algo que é do interesse de todos, mas ninguém está a ser forçado a nada. E, sinceramente, quem continua a investir em tecnologia de combustão sabe ao que vai. Já o mesmo não se pode dizer dos eletricos.

          2. Avatar de JL
            JL

            Mas decisões de compra ? Sim, confesso que foi um erro ter comprado um a combustão há uns anos, quando já podia andar num eléctrico.

            Ou seja, só me arrependo de não o ter feito mais cedo.

            Há quem.esteja a investir? Por acaso não vejo nenhum, e os que dizem que estão a investir só estão a mostrar mais do mesmo.

          3. Avatar de Yamahia
            Yamahia

            Um?
            Então não arderam dois?

          4. Avatar de JL
            JL

            Já lhe disse que um sim, o outro ainda foi recuperado, e não, já estou a falar dos que vieram a seguir.

          5. Avatar de Yamahia
            Yamahia

            “…confesso que foi um erro ter comprado UM a combustão há uns anos, …”
            As palavras são suas amigo.
            Então comprou um ou comprou mais que um?

          6. Avatar de JL
            JL

            Comprei um de cada vez. Neste caso só estou a considerar o último, já que antes não tinha hipótese de ter comprado eléctrico, já que nem havia disponível, nessa altura só IMPUNHAM A COMBUSTÃO. Loooool

      3. Avatar de Yoginha
        Yoginha

        Não é tão simples assim.
        As políticas têm impacto, mesmo que indireto.
        Há pressões regulatórias e de mercado em jogo.

        1. Avatar de Mario2
          Mario2

          O pessoal ainda acha que os lobbys se movimentam com base no ambiente.
          Alguém teve interesse que isto fosse assim.
          Mas um iluminado daqui diz que não.

          1. Avatar de JL
            JL

            Então quem diz que não ?

          2. Avatar de Yoginha
            Yoginha

            és tu JL, que parece que vives numa realidade paralela. Criticas os outros por falarem de lobbies e pressões, mas será que acreditas mesmo que esta mudança toda é apenas uma escolha inocente do mercado? Ou achas que os construtores decidiram investir bilhões em elétricos só por diversão? A verdade é que as políticas influenciam o mercado, direta ou indiretamente. Mas continua a achar que tudo é uma escolha livre e natural, enquanto o resto do mundo vê as coisas a acontecerem por trás das cortinas.

          3. Avatar de JL
            JL

            Eu disse que não onde ?

      4. Avatar de Yamahia
        Yamahia

        À custa dos mentecaptos que lhe entregaram de mão beijada fortunas em créditos de carbono, qd é a q polui mais no meio disto tudo.

        1. Avatar de JL
          JL

          Polui ? Então os ambientalistas estão todos errados. Porque não fizeram o contrário ?

        2. Avatar de JL
          JL

          Mentecaptos da Fiat ?

          1. Avatar de Yoginha
            Yoginha

            se queres falar de quem polui, olha para o ciclo completo, não apenas para a emissão zero na estrada. Sim, fabricar elétricos também tem um custo ambiental elevado, especialmente na extração de lítio e produção de baterias. Os créditos de carbono e as políticas são ferramentas que, em teoria, deviam incentivar a transição, mas acabam por criar situações onde grandes poluidores ganham mais com o sistema do que o ambiente. Dizer que os ambientalistas “não fizeram o contrário” é simplista, porque a realidade é que as soluções estão longe de ser perfeitas. O problema é que muita gente finge que o elétrico resolve tudo, quando na prática a transição ainda tem muitos desafios.

          2. Avatar de Yamahia
            Yamahia

            Não Timmermans e a sua bela equipa. A Fiat ou entregava 5à Tesla ou 25 à UE que lhes fechava a porta.
            Perante tal chantagem a Fiat é muitos outros acabaram por optar pelo mal menor. Simples, não lhe parece?

            Sabe o q isso nem faz lembrar? Lembra-me o modus operandi da Cosa Nostra que ameaçavam os comerciantes e se estes recusassem pagar, eles destruiam-lhes os negócios.
            Sem tirar nem por.

          3. Avatar de JL
            JL

            Então mostre lá o ciclo completo com números e factos ?

          4. Avatar de JL
            JL

            Que grande anedota essa yamahia. Loooool

      5. Avatar de Yamahia
        Yamahia

        Como sempre o @JL pensa q sabe mais q todos:
        “…pois a visão ideológica já falhou…”
        E
        “…é um absurdo…”
        Gilberto Pichetto Fratin (O ministro do Meio Ambiente e Segurança Energética de Itália )

        1. Avatar de JL
          JL

          Porque é que vez de parecerem crianças que querem mais um xupa, não argumentam com factos ?

          Então qual é a ideologia e onde foram obrigados ?

          1. Avatar de Yoginha
            Yoginha

            pedir factos enquanto citas frases isoladas sem contexto é no mínimo irónico. A ideologia está clara: a pressão para a transição forçada para elétricos sem uma infraestrutura adequada e sem dar tempo para o mercado e as tecnologias evoluírem naturalmente. Não é só uma questão de “onde foram obrigados” – as regulações, as metas irreais e os incentivos desiguais mostram bem a direção que estão a forçar. Enquanto tu desdenhas da opinião dos outros, parece que és o único que acha que o cenário não está a ser manipulado a favor dessa transição rápida e mal pensada.

          2. Avatar de JL
            JL

            Qual pressão ?

            Forçada ? Então qual comprou ?

            Não há infraestrutura adequada ?

            Então não há para os a combustão, ainda hoje vi varias filas a abastecer.

            Desiguais ? Então porquê? Não chegou já de incentivos aos a combustão ?

            Se está a ser manipulado, então qual comprou ?

    2. Avatar de JL
      JL

      A Tesla meteu todas as fichas nos eléctricos e está bem.

      1. Avatar de Yoginha
        Yoginha

        A Tesla foi fundada em 2003 com o objetivo específico de produzir apenas veículos elétricos. Esta estratégia foi considerada arriscada na época porque o mercado de veículos elétricos era praticamente inexistente e a tecnologia ainda estava em estágio inicial.

        O aumento da concorrência de fabricantes tradicionais e novos entrantes, problemas de qualidade relatados em alguns modelos, e a pressão sobre as margens de lucro devido à redução de preços são desafios reais que podem afetar o desempenho futuro da empresa.

        Enquanto a Tesla focou exclusivamente em elétricos, outras empresas mantiveram uma abordagem mista. Esta comparação é importante porque mostra diferentes estratégias de adaptação ao mercado em transição. A abordagem diversificada de outras montadoras pode ser menos arriscada, mas também pode resultar em uma transição mais lenta para elétricos.

        O sucesso da Tesla está ligado a fatores externos favoráveis. Incentivos governamentais e aumento da consciência ambiental têm impulsionado a demanda por veículos elétricos, beneficiando diretamente a Tesla. É importante considerar esses fatores ao avaliar o sucesso da empresa.

        A sustentabilidade do modelo de negócios da Tesla a longo prazo ainda é incerta. Com mais concorrentes entrando no mercado de elétricos, a vantagem inicial da Tesla pode diminuir. A empresa precisará continuar inovando e possivelmente diversificar para manter sua posição de liderança.

        “A Tesla meteu todas as fichas nos eléctricos e está bem.” – A ver vamos se assim continua.

        1. Avatar de JL
          JL

          Será como a sustentabilidade da Toyota ? Que tem uma das maiorias dívidas empresariais do mundo.

          1. Avatar de Yoginha
            Yoginha

            JL, comparar a Tesla com a Toyota é um erro básico. A Tesla focou-se inteiramente nos elétricos desde o início, surfou uma onda de incentivos e consciência ambiental que lhe deu um empurrão gigantesco. A Toyota, por outro lado, diversificou, mantendo uma presença forte em híbridos e combustão, o que lhe permite navegar numa transição mais gradual. Agora, falar de dívidas sem olhar para o contexto é desonesto. A Toyota tem uma estrutura financeira sólida e a sua dívida é em grande parte devido à sua escala massiva e investimentos globais. Já a Tesla, apesar de estar bem agora, enfrenta um futuro competitivo feroz. O sucesso da Tesla até aqui foi construído numa base específica, mas isso não garante que vá manter a liderança enquanto o resto do mercado se adapta e inova.

          2. Avatar de JL
            JL

            Comparei com a Tesla onde ?

            Sendo assim a Toyota não é diferente , anda na mesma onda, tanto que se focou em soluções que também têm incentivos, híbridos por exemplo, sem falar do hidrogénio onde ate oferecem combustível durante 3 anos.

            Então comparando, a Tesla não tem investimentos globais ? A abrir fábricas em vários países ?

            E a Toyota vai manter a liderança ? Não na Europa onde também já a perdeu.

          3. Avatar de NunoManuelAlves
            NunoManuelAlves

            JL é mesmo a maior dívida de todas as empresas mais de 200 Biliões de USD :):):);) só para teres uma ideia o lucro total da Tetas em todos.os.negocios desde carros robots.Ai data center FSD Mega packs e afins tudooo a Tesla precisava de.2 anos para pagar a dívida da Toyota e como sabes a Tesla não tem dividas é a diferença para as.outras empresas do Ramo :):):)

          4. Avatar de Yamahia
            Yamahia

            O melhor negócio tem sido o dos créditos do carbono.
            Suspeito que já em 2025 se vai acabar a mama.

          5. Avatar de JL
            JL

            Foi a Tesla que criou os créditos de carbono? Curiosamente a Toyota também queria receber, só que não conseguiu.

    3. Avatar de JL
      JL

      Toyota não meteu ficha nenhuma, e é o que se vê, uma das empresas com a maior divida do mundo.

      1. Avatar de Yoginha
        Yoginha

        A Tesla pode ser um exemplo de sucesso, mas nem tudo são rosas. A Tesla é liver na América, que é um mercado “idiota” e que faz muito “show”. Na Europa, a Tesla não lidera. E isso mostra que o mercado europeu é ainda mais complexo e competitivo do que alguns gostam de admitir. Enquanto a Tesla brilha em certos mercados, na Europa os consumidores ainda preferem marcas tradicionais como BMW, que souberam equilibrar inovação com uma base de clientes sólida.

        Então, essa narrativa é uma desculpa para quem não entende como o mercado funciona. Cada região tem suas particularidades, e os fabricantes que se adaptam, acabam liderando (nem todos gostam do mesmo, ou têm as mesmas necessidades).

        1. Avatar de SF
          SF

          A Tesla já liderou na Europa. Neste momento não lidera porque estão todos à espera dos novos modelos que devem sair no início de 2025, especialmente o novo Model Y.

          1. Avatar de Yoginha
            Yoginha

            A situação da Tesla na Europa é mais complexa.
            Já liderou, mas a concorrência adaptou-se.
            O mercado está em constante evolução.
            Veremos o impacto dos novos modelos em 2025.

          2. Avatar de Yamahia
            Yamahia

            Novos modelos?
            O outro já saiu há quase 1 ano e não fez grande diferença.

          3. Avatar de JL
            JL

            Tanto fez diferença que aumentou as vendas.

            E model não é versão, no ano passado não saiu modelo nenhum.

          4. Avatar de Yamahia
            Yamahia

            Então que modelo novo vai ser lançado?
            O mesmo raciocínio vai ter q aplicar ao model y 2025.

          5. Avatar de JL
            JL

            O model 2 é um novo modelo, e não uma versão.

      2. Avatar de Yamahia
        Yamahia

        E a que vende mais no mundo.

    4. Avatar de PTO
      PTO

      Correção da frase: “…vai pondo NO SEU LUGAR a ideologia política absurda de apenas existirem carros elétricos.”

    5. Avatar de Yoginha
      Yoginha

      Você está certo. As empresas e outros setores foram especialmente motivados a mudar para carros elétricos, com benefícios fiscais, isenção de impostos de circulação, carregamento gratuito, entre outras vantagens. Isso criou um forte incentivo, mas também gerou críticas quanto à viabilidade de uma transição total, forçando construtores a investir pesado em algo que ainda enfrenta muitos desafios práticos e de infraestrutura.
      Com o tempo, experiência, e fim dos incentivos, parece que se está lentamente a retroceder.

  4. Avatar de Fusion
    Fusion

    @JL qual a explicação? Vim só para ler os teus comentários

    1. Avatar de JL
      JL

      Para ?

      Quem não marca sofre.

      1. Avatar de Yoginha
        Yoginha

        Mas vamos ser realistas: a autonomia dos elétricos ainda é um grande ponto fraco, e para muitos, isso nunca vai ser solucionado de forma convincente. Pode-se inovar à vontade, mas enquanto não houver uma infraestrutura sólida e baterias que ofereçam um alcance realista para o dia a dia, os elétricos vão continuar a ter problemas de aceitação em larga escala. E não adianta forçar goela abaixo — o mercado vai sempre apontar essas falhas.

        Tesla, BMW e afins podem até ter encontrado seu espaço, mas o problema da autonomia persiste. Para muitos consumidores, a ideia de depender de um carro com alcance limitado, longos tempos de recarga e falta de postos de carregamento simplesmente não é viável. Ou resolvem isso, ou continuarão perdendo terreno para híbridos e outras soluções que conseguem conciliar melhor as necessidades do público.

        O mercado pune quem não evolui, mas também pune quem não escuta o consumidor.

  5. Avatar de Renato Fernandes
    Renato Fernandes

    Abordam o assunto da mesma forma, não se trata de falta de interesse, trata-se sim do preço desse carro (assim como muitos outros) que não oferece muito em retorno, principalmente comparando com a marca que estabeleceu a fasquia em cima.

  6. Avatar de Jota
    Jota

    Muita gente aqui sem noções de economia… Mas básico, o mercado dita leis e este não quer carros elétricos. Só na cabeça de alguns… Esperem por mais resultados.

    1. Avatar de Naodou
      Naodou

      Exactamente!!
      So que a EU tentou obrigar o povo a mudar pra eléctricos e agora vai correr mal

      1. Avatar de JL
        JL

        Tentou ? Em que países ?

      2. Avatar de Realista
        Realista

        Se fosse só a europa…

        Esta é uma lista dos países com agenda para a transição:

        2025:
        – Noruega;
        – Etiópia;

        2030:
        – Israel;
        – Reino Unido;
        – Singapura;
        – China
        – Canadá
        – Islândia;

        2035:
        – Todos os países da União Europeia;
        – Japão;
        – Índia;
        – Chile
        – Coreia do Sul;
        – Tailândia;

        2040:
        – Cabo Verde;
        – Republica Dominicana
        – Egito
        – El Salvador
        – Gana
        – Quénia
        – México
        – Marrocos;
        – Nova Zelândia
        – Paquistão
        – Ruanda;
        – Taiwan;
        – Uruguai
        – Ucrânia

        2050:
        – Indonésia;
        – Uruguai;
        – Vietname
        – Costa Rica
        – Malásia

        1. Avatar de Yamahia
          Yamahia

          Isso está mal
          “Reino Unido;” já adiou para 2035.

          A CN não se comprometeu co nada.
          Nem vou perder tempo a ver os outros.

          1. Avatar de Realista
            Realista

            E a China está a antecipar para 2030 onde quer que 75% dos veículos vendidos sejam pelo menos híbridos ou elétricos e em 2035 todos os veículos tenham eletrificação de alguma forma.

          2. Avatar de Yamahia
            Yamahia

            Não são permitidos PHEV’s nesta questão.

    2. Avatar de JL
      JL

      Ou será que não querem carros do segmento B quando existem do mesmo preço do segmento D ?

      1. Avatar de Alvaro
        Alvaro

        Você ainda não compreendeu, pois não? Apesar de ter um EV e de gostar muito dele, o resto dos consumidores não pensa assim. Tem noção disso? Ou não tem capacidade de observação daquilo que o rodeia. Além disso conheço já vários utilizadores de EVs que estão arrependidos e pretendem voltar a ter um automóvel normal.

        1. Avatar de JL
          JL

          Tenho, e onde eu disse que são obrigados a querer ?

          Você é que parece que não quer que ninguém os queira.

          Estão arrependidos de não terem comprado mais cedo ? Também eu, portanto todos os que compraram arrependeram-se de terem comprado a combustão.
          Conhece ou viu uma notícia que nada tem a ver com a Europa ?

          1. Avatar de Jorge
            Jorge

            Além de básico é autista…

          2. Avatar de Yamahia
            Yamahia

            “Estão arrependidos de não terem comprado mais cedo ?”
            Pelo contrário, 47% dos que que compraram estão arrependidos.
            Ainda bem que os restantes 99% não caíram na esparrela.

          3. Avatar de JL
            JL

            Então sou autista porquê?

            Yamahia, errado, não são 47 %, e não estão arrependidos, ponderam apenas.

  7. Avatar de Fofoqueiro
    Fofoqueiro

    Vocês veem aqui logo descascar, alguns logo no JL…

    … Mas é como o Elonao diz. Estão a espera de que? A audi também não parou com o a1? Onde estao o citigo, mii, up, iq, forfour, felicia, jetta, na europa ou ate mesmo no mundo?

    Se não vendem, param. Ou fazem mesmo a mudança

    https://www.turbo.pt/autoeuropa-volkswagen-t-roc-2033/

    1. Avatar de Yamahia
      Yamahia

      É diferente. Aqui é o elektro s passar a combustão. O modelo é para manter.

        1. Avatar de Yamahia
          Yamahia

          Sim, o 500 vai ter motor a combustão a ver se começa a vender algo de jeito.

          1. Avatar de JL
            JL

            Já foi o tempo, agora ninguém quer carros pequenos e caros.

          2. Avatar de Yamahia
            Yamahia

            Só é caro se for elektro. Muito dinheiro por aquilo que consegue oferecer.

          3. Avatar de JL
            JL

            E se fosse a diesel pior ainda, por isso já nem os terem, se é que alguma vez tiveram.

            É caro porque não os sabem fazer mais baratos.

  8. Avatar de Rodrigo
    Rodrigo

    30.000€ para um carro de o tamanho de um papa reformas com poucos KMS de autonomia, o que raio estava a FIAT a pensar?

    Por esse dinheiro temos carros maiores e com o dobro da autonomia como a BYD Dolphin.

    1. Avatar de Yamahia
      Yamahia

      O 500 de 42 tem praticamente a mesma autonomia do Dolphin.
      E o 500 é 500.000 x’s + bonito que o Dolphin que é um trambolho de 1ª apanha.

    2. Avatar de PTO
      PTO

      460km é pouca autonomia? É o que a Fiat anuncia para o Fiat 500, em percurso urbano.

  9. Avatar de Andre
    Andre

    Aí está o mercado a funcionar!

  10. Avatar de SF
    SF

    O grupo Stellantis só dá tiros, nos próprios pés. Carros pequenos com pouco autonomia e carros com tamanho razoável a preços de luxo. Conseguem ter híbridos bem mais caros que elétricos. A Stellantis anda a sabotar o mercado dos elétricos, o próprio CEO já disse foi obrigado a fazer carros elétricos. O resultado está à vista, infelizmente para a Europa é mais um grupo automóvel em risco de ter sérios problemas nos próximos anos.

    1. Avatar de Naodou
      Naodou

      E foi obrigada pela EU

      1. Avatar de JL
        JL

        Foi ? Então que lei é essa ?

        1. Avatar de Yoginha
          Yoginha

          , a obrigatoriedade não é uma questão de uma lei específica que diz “tens de fabricar carros elétricos”, mas sim de uma série de metas e regulamentos de emissões que forçam os fabricantes a repensar as suas linhas de produção. A UE impôs limites cada vez mais apertados de CO₂, com penalizações pesadas para quem não os cumpre. Isso empurra as marcas para os elétricos, porque é a forma mais eficaz de reduzir emissões rapidamente. Quando o CEO da Stellantis diz que foi “obrigado”, está a referir-se a essa pressão regulatória. Se queres saber que “lei”, basta olhar para as diretrizes de emissões e os planos da UE para acabar com a venda de novos carros a combustão até 2035.

          1. Avatar de JL
            JL

            Têm? Então mostre lá essas metas com artigos e factos.

          2. Avatar de JL
            JL

            Ah então afinal agora já empurram os fabricantes para os eléctricos, ali atrás era por serem obrigados.

            Ainda não entendi, porque não reduzem os CO2 nos a combustão ? É tao simples.

            Não há nenhuma diretriz para se parar com vendas de novos a combustão em 2035, mais uma invenção.

        2. Avatar de Yamahia
          Yamahia

          É a lei do leva-os à falência e fecha-lhes a porta se não fizerem elektros.

  11. Avatar de Yamahia
    Yamahia

    Mais um q acordou para a vida.

    1. Avatar de JL
      JL

      Exato, esperamos agora que façam algo de jeito para vender mais.

      1. Avatar de Yamahia
        Yamahia

        Já está na forja. É .ais um modelo a mudar para a combustão.

        Ainda há dias vimos o mesmo filme na Volvo.

        Isso deve estar lindo aí na igreja elektra. É impressão minha ou já anda td à batatada?

        1. Avatar de JL
          JL

          Sim, a volvo está a apostar tudo nos eléctricos, em 2030 espera apenas que 10% do seu mercado seja a combustão, portanto a missa da combustão está perto do fim.

          1. Avatar de Yamahia
            Yamahia

            Espera no máximo 10% BEV o resto são a combustão.
            Para quem dizia que iria ser tudo BEV em 2030, estamos conversados.

          2. Avatar de JL
            JL

            Errado, 10 % de ice’s.

          3. Avatar de Yamahia
            Yamahia

            É, é há-de ser os BEV que o mercado quiser. (palavras da Volvo para dar o dito por não dito)E todos os dias surgem exemplos de que o mercado não quer mais que 10% de BEV. Aliás, cada vez quer menos.

          4. Avatar de JL
            JL

            Ah agora já é o que o mercado quiser ? Então e se não quiserem combustão?

          5. Avatar de Yamahia
            Yamahia

            Ainda não percebeu o alcance da mudança de atitude contida no discurso da Volvo, pois não?

          6. Avatar de JL
            JL

            Eu não entendi foi o sua mudança por apenas 10 % de carros a combustão.

      2. Avatar de Tafc
        Tafc

        Já vendeste o teu elétrico a 20% do valor original? Até vai doer! lol

        1. Avatar de JL
          JL

          Como sabe que é 20% se não sabe qual é o carro ?

          Quer vender o seu por 1 % do valor original do seu ?

  12. Avatar de Miguel Oliveira
    Miguel Oliveira

    Eu acho mesmo a sério que as montadoras já estão a ver que os electricos sao um grande flop. Por exemplo as rent a cars por e simplesmente não querem eletricos… o problema das marcas não são os particulares, são contratos com grandes empresas, contratos de grandes frotas… os particulares devem representar uma pequena% de vendas. Um carro mini a preço grande, mais vale ter um carro de golf…

    1. Avatar de JL
      JL

      Não ? Acabei de sair da Europcar e tinham lá vários, a começar num EQS.

      1. Avatar de Miguel Oliveira
        Miguel Oliveira

        E quato é que custa alugar um EQS e um S normal a diesel? Achas mesmo que o cliente vai querer dar mais 500€ pelo mesmo carro por uma semana eu digo 500 mas se caljar é mais.

        1. Avatar de JL
          JL

          Se ninguém quisesse alugar eles não os tinham lá, ou você é que decide o que cada um quer alugar ?

      2. Avatar de Yamahia
        Yamahia

        Se o EQS fosse bom estava na estrada e vc não o via no parque.
        Qq dia é despachado pq não rende.

        1. Avatar de JL
          JL

          Também lá vi vários Audi, portanto os Audi também não prestam.

          1. Avatar de Yamahia
            Yamahia

            Já estavam reservados, para trás só ficaram os e-tron.

          2. Avatar de JL
            JL

            Trabalha na Europcar ?

            Curioso, porque hoje fui lá entregar a viatura que aluguei, e estavam lá na mesma.

          3. Avatar de Yamahia
            Yamahia

            Alugou? Tão o que aconteceu aos elektros?

          4. Avatar de JL
            JL

            Não aluguei nenhum carro, foi uma mota, uma Ducati multistrada, daquelas que consomem mais que carros, também tem mais potência que a maioria dos carros, eu não preconceitos como você, estou a visitar uns amigos por aqui e queriam ir dar uma volta de mota, solução foi alugar.

          5. Avatar de JL
            JL

            *não tenho preço…

          6. Avatar de Yamahia
            Yamahia

            Então e a Vectrix que lhe aconteceu? Não tinha andamento ou era chato estar sp a parar para carregar como nos carros elektros?

          7. Avatar de JL
            JL

            A vectriz está em Lisboa.

            Claro que não tinha, acha que pode acompanhar motas com 1300 CC?

            Cada coisa no seu seu lugar, deixe lá, nunca comprava nenhuma mota daquelas, para o dia a dia não valem o que custam, e para estas situações mais vale alugar, tal como fizeram os outros amigos.

          8. Avatar de JL
            JL

            Aqui tem os dados da viagem, não consegui fazer 15 kwh de média como lhe disse, mas também não fiz por isso nem fui a horas de não ter transito.

            Ida, desde a zona de Almada, onde tive antes, partida pelas 16:30, com imenso transito.

            https://ibb.co/sQXntbd

            Vel Média: 95,1 kmh

            Volta, arranquei com 81%, e decidi parar pela primeira vez em Alcácer, e estava vazio, carreguei 16 minutos e cheguei a casa ainda com 22%, portanto bem gerido e com menos brincadeiras pelo caminho chegava a casa.

            https://ibb.co/MC1qHy4
            https://ibb.co/jLvrPQf
            https://ibb.co/yfk1Gjq

            Média sem carregamento (201 minutos 311 kms), isto foi tudo em Nacional, e como sou da zona Oeste passei pela ponte de Vila Franca, não se se sabe como é o transito a uma segunda de manha desde Samora Correia até chegar a Alenquer, tudo pela nacional.

            92.8 kmh

            Média incluindo o carregamento (+16 minutos) – 86 kmh.

            Conclusão, andar de ve na nacional faz a mesma média, ou menos 1 kmh que um diesel a andar na nacional aberta quando já não há transito, e melhor, faz um consumo menor que o declarado, coisa que você não conseguiu. Já lhe tinha alertado para isso.

            Média consumo: 186 wh/km.

          9. Avatar de JL
            JL

            Ah, não esquecer que a partida de Almada foi pelas 16:30 de SEXTA dia 13.

          10. Avatar de JL
            JL

            Ah, e a volta foi hoje de manhã, arranquei de lá pelas 8:15.

          11. Avatar de Yamahia
            Yamahia

            LOL
            Está qs lá e levantou a mota no Prior Velho?

          12. Avatar de Yamahia
            Yamahia

            O que é que estes 3 ultimos posts têm a ver com a mota?
            Loool

          13. Avatar de JL
            JL

            Prior velho ? A mota foi levantada na Europcar em Faro.

          14. Avatar de JL
            JL

            Ah ok, está a engolir em seco. Loool

            Tem a ver porque foi o transporte que usei para chegar lá abaixo. Lol

          15. Avatar de Yamahia
            Yamahia

            Eu só estou curioso em relação à mota pq a mim a Europcar só me dá opção de levantar essa mota na estação de Lisboa centro.
            Tb não vejo sentido nenhum ir de carro para o Algarve para alugar uma mota alugada, sendo da AML e podendo usufruir do investimento por mais umas largas centenas de kms. Mas isso sou eu. Vc é especial e baralha toda a lógica. looolooolool

            Qt à velocidade média que vc diz ter conseguido no IC1. Acho que vc é um herói, ainda por cima agora que nos poucos sítios onde se podia dar gás no IC1 Palmela, Alcácer,
            Ourique e Santana da Serra foram activados mais radares desde o início de Julho deste ano. E se regressou por Vila Franca tem lá o de velocidade média de 80em qs toda a extensão da recta do cabo.
            Portanto, penso que irá receber não um, mas vários bilhetes de boas vindas .

          16. Avatar de JL
            JL

            Vá ao site correcto, europcaebikes e aparece lá o de Faro, onde existem 3 rent-a-car no mesmo local.

            Eu vejo, porque não fui com ideias de ir andar mota, senão tinha levado a minha.

            Não entende? Claro, quando se tem um a combustão que demora minutos a chegar à velocidade que se quer, faz um pouco de confusão.

            Eu sei bem onde estão os radares, fora daí foi dar-lhe, daí o consumo alto, fez quase o mesmo que faço em autoestrada.

            A rega do cabo esqueça, é mesmo para ir em fila, ainda passei alguns mas pouco adiantou.

            Esperamos que não receba, até hoje zero…

          17. Avatar de Yamahia
            Yamahia

            Vc é mesmo “o maior da minha aldeia”. Eu já achei aquilo uma seca do caraças só com um radar. Só se conseguiu andar alguma coisa de jeito depois da Mimosa para quem descia ou até à Mimosa para quem subia.
            E deve estar lembrado que lhe disse que nc mais me metia n’outra. Não cabe na cabeça de um tinhoso limitarem o melhor troço (Marateca-Gradola uns 50 kms) a 70 kms h, onde não há perigo nenhum, ainda por cima com um radar fixo manhoso e com vários testemunhos a denunciarem radares em cascata nos kms seguintes.

            Agora parece que antes desse (VI70kms/h) da Marateca é Velocidade média (VM70 kms/h), Ourique idem (VM70 kms/h) e Santana da Serra ibidem (VM90 kms/h). Deve estar aí uma coisa esperta.
            (Ainda é cedo para receber os postais. Tenha calma loooloooloool)

          18. Avatar de JL
            JL

            Claro que é uma seca, num diesel queria o quê ?

            São 2 radares, um com 5 kms e outro com 6 kms de 70 kmh, fora disso são aqueles que têm os semáforos, já se esqueceu que o carro sabe onde eles estão e calcula a velocidade ?

            Ourique não tem nenhum, pode ver aqui:

            https://radaresavista.pt/

            Fora disso foi a dar-lhe tipo 100 + 4 a meia dúzia de dezenas.

            Disse que até hoje nunca recebi nenhuma, nas mais de 3 dezenas de anos que tenho de carta, mas estou confiante. LOOOL

          19. Avatar de Yamahia
            Yamahia

            2 não! São 3 novos radares de VM desde Julho a esta parte. (Alcácer, Ourique a 70 e Santana da Serra a 90)

            Além do já tradicional VI de 70 da Marateca coadjuvado por sequenciais em cascata até Grândola.

            Como se não bastasse ainda desviou por 5minutos para a EN5 para o TeslaCharger onde secou ligado ao cabo mais 16 minutos. Além da demora a apontar o carro ao carregador e retoma posterior do IC1.

            Como optou por regressar por VFX ainda levou com um 4⁰ VM de 80 durante mais 6 kms, logo seguido de uma armadilha após o término do controle de velocidade média onde a velocidade é abruptamente restrita a 40kms/h na confluência da Repsol. Montar um radar móvel ali deve dar milhões eheh
            E depois disto tudo e de finalmente poder dar um cheirinho, nem 200m e leva logo com o emplastro da Ponte de VFX a 50 É preciso é ter fé loolool

            Realmente um feito notável fazer média superior a 90 pela nacional nestas condições sem ser apanhado pelos radares e sem queimar vermelhos do Castelo Ventoso, BP e Isaías antes de Grândola e dos tradicionais de Canal Caveira e Mimosa que são de 50 mas disparam a 40. Pode emoldurar e candidatar-se ao Guiness.

          20. Avatar de JL
            JL

            Não, são 2, não viu no mapa ?

            Não interessa o desvio, está nos dados da viagem. Ele conta desde o arranque até há paragem.

            Era um feito se fosse num diesel, de resto é uma passagem normal.

          21. Avatar de JL
            JL

            Disparam aos 40 com carros a diesel que mal travam, num Tesla chega só a regenerativa um pouco antes da entrada nele.

            Enfim, fala de tractores em vez de saber o que são carros a sério.

            Olhe, já me convidaram por lá para outra ramboia no próximo fim de semana, desta vez vou à velocidade de um diesel para ver que media faço e se chego lá com meia bateria, já que desta vez gastei 3/4.

          22. Avatar de Yamahia
            Yamahia

            Ora conte lá:
            1-Ourique_Santana da Serra
            2-Poceirão e Marateca
            3-Alcácer do Sal e Santa Susana
            Vc deve ter andado mais foi pelas horas do TiManel.

            Quanto ao resto não diga mais disparates que já está a cair no ridículo Agora os elektros.

          23. Avatar de JL
            JL

            O de Ourique é de 90, isso nem conta.

            Então ? O timanel também faz boas médias? Lol

            Quais disparates ? Tem dificuldade em ler as verdades ? Não vê que há pessoas que conhecem as 2 realidades, outros pensam que conhecem.

          24. Avatar de Yamahia
            Yamahia

            Mas que grande aldrabilhas que vc é
            Vc andou mais foi a empurrar a motocultivadora na horta do TiManel.
            IC1 Beja,
            Ourique,
            Santana da Serra km 679,8-682,6 _sentido Ambos
            VM70
            Mais conhecido por radar de Ourique.

            IC1Beja,
            Ourique,
            Santana da Serra km 686,9-688,6
            Sentido _Ambos VM90
            Mais conhecido por radar de Santana da Serra.

            Acabou de perder o pouco crédito que já tinha. Pois insiste na mentira.
            Uma pessoa que se engana a gente desculpa. Mas uma pessoa que insiste na mentira só merece ser ignorada.

          25. Avatar de JL
            JL

            Leia lá outra vez o que eu disse.

            Não tente agora desmentir só porque não consegue engolir o facto.

          26. Avatar de Yamahia
            Yamahia

            Ler o que vc escreveu? Foi isto:
            “O de Ourique é de 90, isso nem conta.”
            Tantas x’s a meter o pé na possa denota desconhecimento, portanto não passou por lá, portanto é um aldrabilhas! E andou mas foi a empurrar o motocultivador do TiManel na horta das Caldas!

            O que eu disse:
            1-“Ourique idem (VM70 kms/h)”
            “Santana da Serra ibidem (VM90 kms/h)”

            Vc teve a informação correta desde o dia 17 e, mesmo assim, repetiu o erro várias vezes. Cego pela ânsia de fazer valer a mentira da sua viagem imaginária, nem sequer reparou que há dois radares bem próximos, um VM70 e outro VM90. Em vez de aprender e aceitar a verdade, preferiu continuar na ignorância para sustentar a mentira.

          27. Avatar de Yamahia
            Yamahia

            *meter o pé na poça

          28. Avatar de JL
            JL

            Lá vem você tentar negar por não conseguir engolir o sapo.

            Qualquer radar tem 7% de margem, logo esse dos 90 está dentro da mesma.

            Quem deixou a informação correta fui eu, até lhe mostrei o site onde eles estão, com a distância correta.

          29. Avatar de Yamahia
            Yamahia

            “Ourique” Não é 90, é 70.
            Vc é autista ou faz-se?
            Pouco depois é que vem o outro de 90 que é conhecido por Santana da Serra.
            Vc fez o percurso baseado do site que omite esta realidade e fdx-se, foi catado!

          30. Avatar de JL
            JL

            Eu fiz a viagem de lá para cá, de Sul para Norte, e segui-me pelos que apareceram no carro.

            Deixe lá, amanhã passo lá outra vez e dou-lhe outro rebuçado.

          31. Avatar de JL
            JL

            Tome lá mais uma, desta vez media de 90 kmh com consumo 16.7 kwh.

            https://ibb.co/WfMM7Mz

    2. Avatar de PTO
      PTO

      @Miguel Oliveira

      Bem verdade.

      No inicio deste ano a Hertz despachou a sua frota de EVs de aluguer, incluindo Teslas, num total de cerca de 20000 EV’s. Vão voltar a carros de combustão, neste caso a gás.

      https://www.reuters.com/business/autos-transportation/hertz-sell-about-20000-evs-us-fleet-2024-01-11/

      1. Avatar de PTO
        PTO

        Correção: Onde escrevi “gas” deveria estar escrito “gasolina”.

      2. Avatar de Yamahia
        Yamahia

        Esses 20 mil eram todos Tesla.

      3. Avatar de JL
        JL

        Portanto não sabe ler ou mentiu, meteu à venda cerca de 20 mil carros eléctricos, dos cento e tal mil que tem, portanto não despachou a frota eléctrica, apenas vendeu os que tinham mais kms, até porque os que estavam à venda nenhum tinha menos de 120 mil KMS.

        1. Avatar de Yamahia
          Yamahia

          Falta referir o cancelamento do contrato de intenções de compra de 100 mil teslas até 2025.

          1. Avatar de JL
            JL

            Nop, isso já foi há muito tempo

  13. Avatar de Tafc
    Tafc

    É giro acompanhar a farsa dos elétricos a desmoronar. Só quem andava com os olhos muito tapadinhos é que acreditava que os elétricos iriam ser a solução para as pessoas.

    Como era de esperar, estes alucinados que nunca tinham conduzido um carro na vida estava errados.

    1. Avatar de Miguel Oliveira
      Miguel Oliveira

      A Tesla nos proximos anos nao vai lançar mais nenhum eletrico… Ele neste momento vai investir no espaço os eletricos foram uma rampa de lançamento, não é novidade nenhuna que ele sempre viu o espaço. Teve en desenvolvimento o telemovel já foi para o ralo, teve em desenvolvimento o carro pequeno da tesla já foi para o ralo,… ainda para mais o Camião eo Cyberrtruck estão a ser um barraco, ontem vi uma noticia que precisaram de 160 mil litros de agua para apagar um incêndio nos EUA, acho que a qualidade dos materiais do Cybertruck é muito duvidosa eu vi estes dias um video americano. Eu sempre disse que os carros da Tesla vendiam-se bem por causa da moda, qualidade 0 ,design 0,… As pessoas andavam com vendas nos olhos carros electricos há desde os anos 60 e nunca funcionaram, iam funcionar agora?

      1. Avatar de JL
        JL

        Vai lançar sim, o model 2.

        Então viu mal, porque não era 160 mil litros.

        Mas o que tem a ver a água com o tema ? Ha falta de água por aí ? Quando até água do esgoto serve para apagar incêndios.

      2. Avatar de tabonito
        tabonito

        Miguel essa água dava jeito não só aqui:
        https://expresso.pt/sociedade/2023-11-28-Falta-muita-agua-no-Algarve-para-ultrapassarmos-2024-afirma-o-presidente-da-Aguas-do-Algarve-a09f5409
        Como em certos rios em que a retenção nas barragens ficou longe do que seria desejável , e foram 190Mil infelizmente, não foram 160…
        tábonitotá…

    2. Avatar de JL
      JL

      Mas a Fiat vale por todas as marcas ? Ainda mais com um 500 ? Loool

      1. Avatar de Miguel Oliveira
        Miguel Oliveira

        Tu pareces aqueles benfiquistas que sabem que está tudo uma m3rd@, Mas tentam dar a volta por outro lado para ficarem com razão. O que é que a Fiat tem a ver com aquilo que estavamos a falar? Até podia ser o Audi E-Tron GT ou Porche Taycan, os electricos não vão funcionar em grande escala como os de combustão… o incendio no prior velho ainda nem foi explicado tanto tempo eu acho que estão a enrolar. Imaginem já dizem que foi um curto circuito num carro a combustão? Acham que as pessoas são burras com milhares de carros a combustão tinha que dar um curto circuito num carro a combustão. Mas querem enganar quem, tá na cara que foi um carro electrico que pegou fogo e os outros com combustivel aquilo foi uma maravilha a arder. O que é certo é que os prejuizos já passam os 3 milhões e ninguem assume…. amigo os carros electricos dou mais uns anos para desaparecer então quando tiver o hidrogenio em forca esquece!

        1. Avatar de tabonito
          tabonito

          pa , ainda dás conversa ao fanatismo ? deixa-os andar , o futuro vai ter de tudo , não vai ser de um só coisa , ele com sorte é recrutado pelo rui costa vais ver , ele queria o tio moscas mas pá esse vive longe dele …

          1. Avatar de JL
            JL

            Sim, o secalharya tem sido um grande fanatico.

          2. Avatar de JL
            JL

            E quem disse que o futuro não vai ter tudo, vocês é que parece que não querem tudo.

        2. Avatar de JL
          JL

          Eu não falei para si, mas sim para o secalharya .

          1. Avatar de secalharya
            secalharya

            Ai sim, e por acaso já viu que dos dois é único que apenas está em threads de EV’s ? Já viu que não dá para a caixa em assuntos informático? Em assuntos políticos, com matérias como o IRS, o ensino, os telemóveis estarem fazerem parte da vida das pessoas com pouca idade, etc etc etc etc…
            Sabes oque é fanatismo? É falares de uma coisa só e só teres olhares para um lado e mesmo quando és exposto ao ridiculo das tuas “palavras” tu como um verdadeiro autista, fazes de conta que é o opposite day e segues na lenga lenga do costume…
            Já viste? que engraçado, tens visto o sol recentemente? Já leste noticias do mundo? Sabes que EV’s ainda vão ser melhorados, e serão úteis mas que agora e evidentemente não são nenhuma chave definitiva do problema?
            Mais equilibrio sabes, mais ponderação , neutralidade, saber que como tudo na vida, as coisas têm vantagens e desvantagens, mas tu só apontas para um direcção…a do teu umbigo.

            Menino quer querias quer não as coisas são como são e não podes fazer um chavo para mudar isso, nada mesmo, gostes ou não gostes, aceita que custa menos, no futuro pode ser já possas defender assim com essa garra toda, mas agora fazias bem era estar calado

          2. Avatar de JL
            JL

            Cada um fala daquilo que entende, você tente falar daquilo que nada entende, logo só sai disparate.

            Veja lá bem que assuntos ando, ainda há pouco tive num que nada tem a ver.

            Eu sei, ao que parece você é que não.

            Mas eu falei de uma só coisa onde ?

            E eu disse que eram melhores onde ? E já agora onde fiz previsões ?

            Exato, são como são, não como você gostava que fosse.

            Ainda bem que já entendeu que não vale a pena mudar de nick, porque um fanático se conhece ao longe..

  14. Avatar de nadadenovo
    nadadenovo

    nem com o di caprio