Sismo de 2009: O terramoto nas redes sociais!

110 Comentários

Hoje de madrugada assistiu-se não só a um fantástico fenómeno geológico como a um espantoso fenómeno tecnológico-social, ou como eu lhe chamaria – Pplwarógico.

À 1h37 da manhã eis que sinto um enorme abalo no meu quarto, enquanto trabalhava num relatório bastante chato, pensando eu inocentemente que se trataria de “vento a mais na rua”, comecei a ficar de coração apertado quando sinto o soalho a deslizar literalmente debaixo dos meus pés.

Um grande susto, susto esse que demorou bastante tempo (quando se fala de terramotos, alguns minutos é muito tempo!) a ser noticiado nos sites de notícias ou mesmo no site do Instituto de Meteorologia.

É claro que o meio de propagação campeão foi o Twitter, seguido logo pelo Facebook e por último o Youtube. Leiam mais sobre o impacto causado pela reunião social de um país inteiro à volta deste grande acontecimento: “O Sismo de 2009”.

tshirt-twitter-sismo


Depois do grande abalo (muito por causa do facto de estar num 3º andar de uma casa já antiga) que até uma racha fez no meu tecto, corri ao encontro dos meus colegas aqui de casa que, acabando por ter a mesmíssima reacção, procuravam a confirmação do facto sucedido.

“Sentiste?”, deve ter sido por esse país fora a frase mais usada entre amigos e familiares. Uns já a dormir acordaram ao sentir a instabilidade da cama, mesmo sem doses de álcool no sangue, outros como eu, embrenhados na recta final académica ou no seu trabalho profissional, sentiram tudo  “a abanar”. Uma sensação semelhante a andar sobre um barco em alto mar. Literalmente.

O site do Instituto de Meteorologia, em baixo… Sites noticiosos, nada… mas que raio… Como não me lembrei antes? Twitter, pois claro!

Twitter

Já passavam uns largos 10 minutos desde o abalo quando me lembrei de consultar o meu Twitter… mas que montanha de tweets! Terramoto para aqui, sismo para ali, tremor de terra para acolá, sem dúvida, as expressões da noite!

Quando vi a minha timeline repleta de testemunhos acerca do sismo pensei: “Caramba, isto é mesmo o século XXI!”. Não dava para acreditar na montanha de gente reunida naquele espaço virtual, partilhando a sua própria experiência, fazendo piadas engraçadas, outras nem tanto, ou mesmo relatando as últimas novidades.

Estando eu em Lisboa, tratei de perguntar a mais gente se também tinham sentido. Responderam de Faro… Uau, a uma escala nacional, assim parecia. E assim foi.

twitter_search_small

Surgiu-me a ideia de fazer uma pesquisa de expressões no Twitter. Todos os tweets que contenham a expressão “sismo” ou “terramoto” ou “tremor de terra”.

Acompanhar em tempo real as reacções ao #sismo#terramotohttp://search.twitter.com/search?q=sismo+OR+terramoto+OR+%22tremor+de+terra%22

Começaram por ser centenas de tweets gerados nesta pesquisa, mas rapidamente passaram para os milhares. Em cerca de 10 segundos, 50 novos tweets apareciam. A uma velocidade estonteante. Alguém partilhava algo interessante e grande parte dos seus followers fazia retweet (reenviava) aos seus amigos. E assim sucessivamente, uma autêntica propagação de informação em cadeia.

Foi por lá que soube imediatamente toda a informação noticiosa. Pelos vistos o site do IM estava em baixo devido ao volume excessivo de acessos simultâneos!

Porque hoje em dia…

RT @contrafactos: Antes, qd se sentia um sismo corria-se para a rua, agora corre-se para o twitter.

twitter_addict

Mais uma vez, bem-vindos ao século XXI. Tem coisas más, mas também tem outras muito boas. E rápidas.

Sismo com magnitude de 6.0, ver informação geológica aqui: http://bit.ly/8FFUWW

sismo_01_small

Uns minutos mais tarde já se encontravam algumas respostas a inquéritos de intensidade e posterior cálculo da intensidade na escala de Mercalli.

Respostas de quem sentiu o terramoto + Escala de Mercalli: http://bit.ly/8vSsvW #terramoto #sismo tremor de terra

E ainda mais informação geológica, para os mais interessados.

RT @PauloQuerido Boa!! RT @alexmartins: Como se espalharam pelo resto do mundo as ondas primárias do sismo: http://bit.ly/5ZQEhZ #sismopt

E por aí fora… seriam dezenas e dezenas de tweets por minuto, sem parar, uns mais engraçados, outros mais sérios, mas tudo à volta de um mesmo tema: o Sismo.

Foi nalguns desses tweets que acabei por ter conhecimento do envolvimento de outras redes sociais como o Facebook e o Youtube.

Houve ainda quem tivesse criado uma t-shirt propositada para o acontecimento…

tshirt-twitter-sismo

Impressionante não é? De facto, está mesmo à venda aqui.

Facebook

Mas no fim de tudo isto, sobrevivemos. Até agora nenhuma agência noticiosa relatou qualquer tipo de incidência. E em honra da tal vitória, eis que surge um curioso grupo no Facebook:

Até já há um grupo no Facebook para quem sobreviveu ao #sismo #terramotohttp://bit.ly/7nLP1q

De facto, achei tanta piada ao grupo do Facebook “Eu Sobrevivi ao Sismo de 2009 !“, que desde logo decidi pertencer ao mesmo. Comigo eram pouco mais de 100 pessoas. E, tal como podem observar no mural (comentários) do mesmo, o tema é óbvio.

Fiquei mesmo espantada quando, ao fim de 2h, o grupo já contava com mais de 1.000 aderentes! Estamos a falar de 3h e 4h da madrugada! Agora, quase às 6h, já conta com quase 1.500 aderentes.

facebook_advertising

Como seria de esperar, houve pessoas que nem sentiram o sismo. Por isso não demorou muito até surgir ainda outro grupo no Facebook.  Porque as “Pessoas que não sentiram o Sismo de 16 de Dezembro de 2009” (de facto é dia 17) também têm direito a um!

Grupo Facebook: Pessoas que não sentiram o Sismo de 16 de Dezembro de 2009, há com cada um!http://bit.ly/91vHpF

Embora menos pessoas, conseguiram chegar aos 100 aderentes. Umas mais tristes que outras, por não sentirem o tão falado Sismo, mas mesmo assim, aquelas que o sentiram, não se importavam de o sentir mais uma vez.

RT @Smaisidoro Peço desculpa, mas tenho mesmo de twittar isto ! Grupo no facebook “Queremos uma Réplica” XD http://tinyurl.com/ybze37s

Parece impossível mas sim, houve quem adorasse sentir a casa como gelatina! Queremos uma réplicazinha… dizem eles. No mínimo, hilariante.

Youtube

Não podia faltar a cobertura audiovisual. Não é que ela seja grande coisa, como verão, mas foi de facto a primeira reportagem acerca do sismo em todo o território nacional! E claro, soube pelo Twitter:

RT: @MemoPortuguesa Última hora no YouTube! Jovens a jogar PES num sótão de Oeiras pensam que sismo eram os pais “a fazer cenas” http://bit.ly/8fz6Uw #sismopt

Deixo-vos então o vídeo intitulado “Após sismo no sótão!

E finalmente temos uma pista acerca do que causou o abalo desta madrugada: “Eu pensava que eram vocês que tavam a fazer cenas “. Muito bem, sim senhor!

E pronto, chega por hoje. Foi realmente um dia (noite) sem exemplo, em que a vontade noticiosa se apoderou da minha pessoa e não pude deixar de partilhar convosco estas situações caricatas, desde o mais baixo até ao mais alto grau de seriedade, e mostrar-vos quão poderosas podem ser as redes sociais e o papel importantíssimo que têm e continuarão a desenvolver durante esta nossa era tecnológica.

É a união entre o ser humano e a tecnologia:

pplware.

Partilhar:
Tags:

Comentários

110

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

  1. Avatar de kekes
    kekes

    Que pena nao estou em Portugal, podia esperar mais um diazito et voila sentia o sismo 😛 mas prontos…

    Agora vai ser um perigo, vem um sismo o pessoal, “Ca fixe vou para o twitter!!!” e morre tudo LOL, pode ser que nao…

    Abraços e parabens pelo terramoto 😛

    1. Avatar de Sharp Random

      Parabéns pelo terremoto, é muito cômico !
      Feliz por terem sido poupados.

      Aqui no Brasil o sinistro ainda vai durar mais 378 dias, com civismo e vergonha na cara acabamos com isso na eleição de outubro do ano que vem.

      Abraço!

  2. Avatar de RP
    RP

    Bom dia a todos 😀
    Eu aqui não senti nada…

    Já vi um video, e pelo que li nos comentários estavam todos mais preocupados em ir meter a novidade no twitter do que com o sismo. LOL

  3. Avatar de Filipe
    Filipe

    Eu senti um pequeno abalo também. Isto em guimarães. Estava eu a acabar de me deitar para ganhar forças para mais um dia de universidade quando a cama treme ligeiramente. Pensei que fosse um autocarro a passar na estrada (algo habitual por aqui. ) mas depois racicionei um pouco e percebi que, além de não ter ouvido nada, a essas horas não passam autocarros. Lol. Foi uma sensação estranha :p cumprimentos

    1. Avatar de Francisco
      Francisco

      Serão os resultados últimos do Vitória-:), será de teres comido demais e te teres atirado para cima da cama,eu estive até às 2 da manhã e só soube que tinha havido um sismo, exactamente, hoje, ao meio-dia.

    2. Avatar de João R.
      João R.

      hehe! também estudo na UM e estou a morar em guimarães! No meu caso não senti nada…Depois de adormecer nada me consegue acordar!

  4. Avatar de Guilherme de Sousa
    Guilherme de Sousa

    Estava a ver q tinha sido imaginacao minha! 😮 tinha desligado o pc à poucos minutos por isso n consultei site nenhum..mas mudei logo para a sic noticias mas n houve nenhuma referencia ao terramoto.. Ainda deu para apanhar um susto:p cumps!

  5. Avatar de jpedrosa
    jpedrosa

    opa foi so um abanico. eu senti uns segundos. ainda disse algo sobre isso aqui em resposta ao a friend e fui dormir. nao e preciso tanto alarido. mas como raramente temos disto fazemos logo alta festa.

    1. Avatar de Ana Narciso

      Eu não senti só um abanico… também depende da localização e do tipo de construção onde estás. Eu estando num prédio antigo e bastante alto, deu para apanhar um valente susto!

      Foi giro no final até, mas não deixa de ser assustador, quando começas a ver uma grande racha na parede…

      1. Avatar de JPedrosa
        JPedrosa

        hehe.
        Ana, claro que o feeling difere.
        Mas efectivamente, dada a distância e a profundidade, a coisa foi mesmo muito atenuada.

        Eu quando a minha cadeira mexeu um bocadito até pensei: isto está a abanar ou já tomei demasiados cafés? 😀

        Agora que falas nas rachas, tenho que ir ver a casa com atenção, já tinha algumas por o prédio ser recente e estar a acamar, tenho que ver se nasceram mais.

        Creio que há 3 anos, embora o tremor original tenha sido mais fraco, foi mais proximo e sentiu-se mais.

        1. Avatar de Ana Narciso

          Acabei de reparar: não tenho apenas uma racha de 3 metros no tecto. Tenho ainda mais 2 rachas de 2.5 metros nos cantos correspondentes à parede da janela.

          Medo, muito medo…

  6. Avatar de Ecchin
    Ecchin

    Será que sentiram por cá na Madeira, já que foi no meio do mar? oO

    1. Avatar de Ecchin
      Ecchin

      Lol, ok, a minha noção de geografia é mesmo terrível xD Esqueçam o que acabei de dizer.

  7. Avatar de GoN
    GoN

    De facto foi um belo abanico. Segundo o site do IM os locais onde se sentiu mais o sismo foi em Portimão e Lagos com um valor de V na escala de Mercalli.

  8. Avatar de Vítor M.

    Incrivel… logo neste dia.. ou noite, eu fui para vale de lençóis mais cedo e nem dei por nada 😀 óptimo, assim usufrui de mais umas horas de sono tremidas e ao som da chuva, querem melhor embalo para o sono? :D:D

    1. Avatar de Iv@n
      Iv@n

      E sabe Amigo, eu aqui visitei um velório e em seguida sentei-me à uma mesa de boteco para uns chopps refrescantes…depois de vários e ao me levantar para o desafogo do meu reservatório músculo membranoso, creia você que senti aqui esse abalo sísmico!!!! Ou não era?rsrs

      Abraço

      1. Avatar de Iv@n
        Iv@n

        À parte das brincas, em SP são até constantes esses abalos. Um último que li foi no município de Paraibuna, localizado a 124 quilômetros de São Paulo, alcançou 3,4 graus na escala Richter, apontado pelo Instituto de Pesquisas Tecnológicas (IPT).
        Houve em 2008 um mais grave, o epicentro do terremoto ocorreu a cerca de 215 km de São Vicente, no litoral sul de São Paulo e atingiu 5,2 graus na escala Richter. O tremor ocorreu a aproximadamente 10 km de profundidade. http://img15.imageshack.us/img15/1979/capture31m.jpg
        Toda cidade de São Paulo e a região metropolitana sentiu, atingiu um raio de 300 km.
        Nada comparado às desgraças asiáticas e vizinhanças.

  9. Avatar de Evil
    Evil

    eu senti, e foi na zona do porto, mas é curioso, isso do seculo XXI, com tanta tecnologia, as pessoas ficam é mais estupidas, que não raciocinam , na vez de tomarem algumas precauções, diga-se, ficam é no computador a contemplar, as cena da net… e se a casa viesse abaixo, ao menos morriam felizes, e secalhar ainda twitavam isso ” o tecto esta a cair aos bocado”

    1. Avatar de JC
      JC

      Que doença esta dos tweets.. olhem pra mim, eu sou super fixe e super diferente da carneirada, eu “twitto” o sismo => sou cool!

      Quando é que percebem que o gajo que seguem de minuto a minuto no twitter é tão ou menos interessante que o vizinho do 3º esquerdo?

      1. Avatar de Ana Narciso

        Ninguém disse isso.

        O propósito deste artigo foi mostrar aos nossos leitores o papel importante que as redes sociais desempenham na comunicação de informação, muitas vezes bem mais rápida que através dos media convencionais.

        Não deixa de ser interessante ler notícias de sites noticiosos que citam o Twitter como fonte.

        É claro que eu não andei a twittar enquanto a minha casa abanava, mas passados 15-20 minutos de tudo ter passado, na ausência de qualquer tipo de informação tanto na TV como na Internet, lembrei-me do Twitter.

        De facto, foi numa questão de segundos que fiquei a par de tudo, e sempre deu para rir um bocado com todas as situações caricatas que fui observando, tal como vos descrevo neste artigo. 🙂

        Gostei especialmente de um tweet que li:

        “Hoje *até a barraca abana!*”

        Ahah

  10. Avatar de Fábio Santos
    Fábio Santos

    Estava eu no apartamento de um colega meu, passei lá a noite, entretanto a essa hora já estavamos no quarto, ele na cama e eu num colchão no chão, acho eu que estava a sonhar com qualquer coisa, mas no momento do sismo, senti que estava a ser real demais pra ser um sonho, porque eu no chão, andava literalmente a ser sacudido de um lado para o outro, permaneci no mesmo sitio, estupefacto com o que estava vivenciando, porque foi a primeira vez que vivi algo do género..Durante o abalo, o meu colega acorda e já me manda pra cabeça todo chateado a dizer “pha deixa-te de abanar a cama, nao tem piada” e eu respondi, “jovem, não sou eu..é a mãe natureza” xD Pronto, é algo que não deixa de ser assustador, ainda por cima quando se vive num prédio que ja tem a sua idade!

    Cumprimentos a todo o pessoal do Pplware! 😉

    1. Avatar de Ana Narciso

      Ahah, foi parecido com uma amiga minha que acordou a pensar que uma de nós estava a abanar a cama xD

      E eu vi a casa a abanar mesmo. Pensava que os terramotos faziam o chão tremer. Mas foi mesmo deslocar.

    2. Avatar de PorquinhoBranco
      PorquinhoBranco

      LOOOL

      Tá boa! -> “jovem não sou eu, é a mãe natureza!”

  11. Avatar de TR
    TR

    fogo eu senti e bem! na zona de evora! borreime todo xD

  12. Avatar de Pedro Pinto

    @Ana
    Excelente Post, não sei como é que a essa hora ainda consegues produzir post com uma qualidade inigualável.
    Realmente a tecnologia mudou o mundo e a forma como elas se comunicam e mais uma vez o Pplware esteve “lá” em cima do acontecimento.

    Eu como o Vítor e muitos de vós já estava a contar carneiro, tb não senti nada e estou bem alto.

    ABraços

    1. Avatar de Ana Narciso

      Eheh, eu às vezes tenho horários estranhos.

      Mas ainda bem que estava acordada, não deixou de ser uma experiência que nós portugueses, não estamos muito habituados a sentir.

      E relatar o acontecimento é sempre um prazer. 🙂

  13. Avatar de PINKK CANDY

    olá,
    olha eu apanhei um susto enorme, aqui no Algarve sentiu-se muito!!!
    ainda estou assustada e já não dormi nada de jeito, como e óbvio =/
    tentei encontrar informação na net do que se estava a passar, escrevi no meu blogue, e só bem mais tarde é que consegui encontrar alguma coisa!
    ainda bem que não passou de um susto (ainda estou assustada)!
    kiss

    1. Avatar de Ana Narciso

      Faço ideia! Se aqui já foi estranho…

  14. Avatar de lulzzz
    lulzzz

    UHH uau que excitação um sismo ! aquilo que nenhum país quer, para os tugas é logo motivo de excitação para os sem vida.

    1. Avatar de Vítor M.

      Olha que eu acho que isto é obra do Mahmoud Ahmadinejad… aquilo foi algo que correu mal 😀

      1. Avatar de Fábio Santos
        Fábio Santos

        hehehe, deve ter sido deve, Vitor 😀

    2. Avatar de a Friend®
      a Friend®

      Pois, como se o silêncio evitasse um sismo né… 😉

      “Xiu povo tuga.. não falem do sismo…falem baixo… alias… falar pra quê… num país com um governo catastrofico como este o que é um sismo não é verdade? coisa de crianças..vá.. deixem-se lá disso..”

      lol…há cada um 😀

    3. Avatar de sti
      sti

      ora, estás com tretas nao sei porque.
      eu nao estou em portugal, e quando soube do sismo foi uma cena muito vaga, fui logo a correr ao pc ver se os media estavam a cobrir o evento, para poder ficar descansado quanto aos meus, mas nada, só o twitter e alguns blogs cobriram o evento e me despreocuparam, falaram das zonas do país atingidas, da intensidade, do que tinham descoberto no site do IM, mas principalmente de outros sites nao-portugueses.
      epá, nao sei p q é te queixas, pior sao esses gajos q falam de politica e nao votam, isso é q causa danos, nao é troca de informa,cao

  15. Avatar de Renato Sousa

    Eu também senti em Vila do Conde, a mesa a abanar. Procurando informação na net a confirmação surgiu aqui:
    http://www.emsc-csem.org/index.php?page=home&sub=gmap

    Curiosamente, falando de sismos e redes sociais, saíu há 2 dias este post:

    http://thenextweb.com/2009/12/15/twitter-earth-move-2/

    1. Avatar de sti
      sti

      curioso, sim senhor!

  16. Avatar de José Fonseca
    José Fonseca

    Óptimo post, que mostra claramente as novas tendências do mundo noticioso. Não porque estas novas tendências nos são impostas, mas porque são, de facto, as mais eficases… a vários níveis.

  17. Avatar de GranadaFEUP
    GranadaFEUP

    Alguem já criou no Facebook o grupo “Eu estava a dormir durante o sismo de 2009!!!…. “

    1. Avatar de Vítor M.

      Olha… eu acho que esse era o grupo onde se encaixava o meu estado nessa hora especifica! 😀

      1. Avatar de Emannxx
        Emannxx

        ja somos 2… e a pena que eu tenho.. adorava ter vindo po PC relatar XDXD

  18. Avatar de Mig@s
    Mig@s

    afinal foi mesmo… eu pensava que era o gato a coçar-se no sofa lolololol… local onde me encontrava a partir uma soneca lololol

  19. Avatar de Luis Dourado
    Luis Dourado

    Bem, realmente é interessante o “poder” que a tecnologia tem hoje em dia, pelos factos relatados neste artigo. É de espantar a forma como foi espalhada/comentada a notícia do momento (mais rápido do que qualquer notícia especial).

    Já eu, estava a dormir muito bem, não acordei e não sabia de nada até vir aqui e ler este artigo…;)

    1. Avatar de Ana Narciso

      Ainda bem que pudemos presentear-te com a informação fresca da manhã!

  20. Avatar de a Friend®
    a Friend®

    Eu por acasos não o senti mas ouvi, por breves segundos… fiquei na duvida se seria um avião ao passar pelas nuvens quando está nevoeiro ou até mesmo um trovão a chegar… mas depois o que confirmou ser o sismo foi logo ver as reacções do Twitter e Facebook…

  21. Avatar de afonso
    afonso

    Enfim, tecnologia para quem não tem mais nada que fazer. Eu acordei, fui ao wc, voltei para a cama e dormi novamente.

    1. Avatar de Ana Narciso

      Porque não sentiste?

      Se sentisses como muita gente, ficarias naturalmente preocupado pela falta de informação nos sítios habituais.

      Podemos dizer mal desta tecnologia quando nos referimos ao uso exagerado e ridículo da mesma. Mas quando ela reúne um conjunto de pessoas à volta de um mesmo assunto relevante para a sociedade, fornecendo informações importantes sobre o mesmo, é difícil negar a sua utilidade.

  22. Avatar de jose miguel
    jose miguel

    Estou em Coimbra e senti o tremor de terra. A porta a bater e a cadeira onde estava sentado bem como a mesa a abanar. Ainda avivou melhor algumas rachas existentes nas paredes.

  23. Avatar de Santos
    Santos

    Eu não senti nada, mas tudo bem, acredito em vocês!
    A essa hora estava a “partir pedra” daquela bem dura.

    1. Avatar de Aptenodytes Tuxus
      Aptenodytes Tuxus

      Também eu estava a contar carneiros, até podia acabar o mundo que não acordava 😀
      Mas sinceramente irrita-me a atitude de muita gente do “ena que espectáculo, os sismos são bué fixes!”. Espero que não vivam o suficiente para testemunharem um realmente forte e destruidor, pois aí decerto que mudam logo a atitude.

      1. Avatar de Santos
        Santos

        Faz-me lembrar o Tsunami na Ásia: a onda gigante a aproximar-se e o pessoal descontraídos a tirar fotografias. Eu penso que o excesso de químicos está a dar cabo da sanidade mental dos humanos.
        O Instituto de Meteorologia tem a seguinte página:
        http://www.meteo.pt/pt/sismologia/informe/

        1. Avatar de sti
          sti

          epá, nao é por nada, mas o site do IM ontem estava marado.
          vejam lá esse estudo:
          http://thenextweb.com/2009/12/15/twitter-earth-move-2/

          1. Avatar de Ana Narciso

            Foi devido à elevada quantidade de acessos simultâneos ao site, segundo o IM. De repente toda a gente começou a pesquisar “sismo” no Google. Disseram mesmo eles.

  24. Avatar de André Santos
    André Santos

    IPM tb me fez o chão tremer todo….

    1. Avatar de Ana Narciso

      IPM?

      Não deixa de ser curioso pois estava a trabalhar numa cadeira intitulada “IPM”…

  25. Avatar de zé xunga

    Obrigado por este post, graças a ele já comprei uma t-shirt para mim e para a minha girl, já tenho um toque de telemóvel com o som do sismo, já tenho um fundo do meu iphone com o sismograma, estou feliz!
    Neste estudo só falta mesmo a referência ao que os neo-jornalistas escrevem nos blogues.

    1. Avatar de Vítor M.

      Hehehe… posso sempre arranjar-te uma app para o iPhone que tenho que se chama Seismometer, aqui fica a pic do sismo 😀

  26. Avatar de Frigo
    Frigo

    Tudo com o pito aos saltos.

    Acho inteligente é ir par o computador twitar. lol
    Era uma réplica forte e morriam só para partilhar o momento. está certo.

    Um dia destes têm fogo no prédio e vão twittar. Com sorte ainda metem uma foto do cabelo em chamas no twitpic…

    1. Avatar de a Friend®
      a Friend®

      E com mais sorte ainda aparece um bombeiro a twittar o apagar da chama, seguido dos médicos que vão twittar sobre os “Twitters” que ficaram com o seu tweet a meio…

      DrHouse RT @vizinha_2esq “O meu…pré ..dio está a Ar….”

  27. Avatar de Leonardo Mendes

    Um bom complemento ao site Meteo.pt que esteve com problemas de acessibilidade é consultar sites internacionais de sismologia:

    http://www.emsc-csem.org/index.php?page=home
    http://earthquake.usgs.gov/

    que estão sempre actuais fase aos acontecimentos.

    1. Avatar de a Friend®
      a Friend®

      O primeiro ainda se tira algumas referências, agora o segundo coitados, apenas um ponto azul.. nem uma referência sobre este sismo.

      Ainda procurei na area de sismos significativos e nada… ao ponto de pensar mesmo até num sismo somos insignificantes para os EUA… lol…mas também é natural, para eles Portugal é uma provincia de Espanha.

      1. Avatar de Leonardo Mendes

        Sim foi precisamente no primeiro que obtive mais detalhes 1 min depois do sismo.

        Protecção civil mesmo 10-15 min depois não tinha nada, imprensa nada, IM página lenta mas com informação do local e intensidade…

        Vai na volta se o Cristiano Ronaldo tivesse alguma infelicidade um min depois toda a imprensa online tinha um destaque.

        1. Avatar de a Friend®
          a Friend®

          LOLOL.. é precisamente o que costumo dizer, com o mesmo exemplo do CR..

          Se o Cristiano tivesse tido um problema intestinal teria que o ver em todos os canais toda a semana durante 24horas por dia…e antes de ele ter o problema já era noticia… enfim… palavras pra que? 😉

          1. Avatar de MiguelR
            MiguelR

            Falam da imprensa.. não esqueçam é que a imprensa destaca o que interessa às massas! Essa é que é a verdade, triste sinceramente.

          2. Avatar de a Friend®
            a Friend®

            @MiguelR

            Confirm, É um facto mesmo! Infelizmente!

            Mas também convem dizer que a imprensa é que por vezes educa as massas e se formos a ver as massas twittaram e não foi pouco este acontecimento. Portugal faz-se péssimo jornalismo, e cada vez mais fútil e sensacionalista… 🙁

          3. Avatar de leitorassiduo
            leitorassiduo

            @aFriend

            Concordo com tudo o que tem sido aqui dito. Só completo com: Sim em Portugal faz-se péssimo jornalismo MAS, melhorou desde que a anormal da Manuela Moura Guedes desapareceu do panorâma jornalistico nacional. Odiava a mulher! Mesmo não gostando do Socrates nem um bocadinho enojava-me o modo como ela fazia aquele telejornal de 6ª feira da TVI.

          4. Avatar de a Friend®
            a Friend®

            @leitorassiduo

            Assino por baixo a 100%, sem duvida..! Já nem a podia ver quanto mais ouvir… Telejornal bom ainda se via na RTP, mas também são tão abafados e com falta de verbas que enfim, simplesmente perdi a vontade de ver. Hoje em dia para estar BEM informado nada como seguir certos jornais via Tweeter, quer a nivel nacional quer a nivel internacional, e quando entram na onda do sensacionalismo é só carregar o “unfollow” e assunto resolvido. Acho que só ligo a TV para ver um bom filme, serie ou documentários como alguns do N.Geographic e Sic Noticias o “Toda a Verdade” e “60 minutos” 😀

    2. Avatar de JGomes

      Eu confio ca no nosso site do instituto da meteorologia:
      http://www.meteo.pt

  28. Avatar de Invision
    Invision

    Eu não senti porra nenhuma e não tava bebado!

  29. Avatar de Daniel C.
    Daniel C.

    Ana, isso é k foi uma noite!
    Tavas as 1:37 a fazer um relatorio chato, depois ainda foste pro twitter, facebook e youtube e ainda publicaste este artigo com uma data de informação. Eu li este artigo ás 6:30 da manha pelo o telemovel, por isso acredito que passaste a noite toda em claro! E segundo o teu artigo não foste a unica, sinceramente supreende-me a quantidade de pessoas que relataram o sismo a essa hora! Parabens pelo o artigo!

    1. Avatar de Ana Narciso

      De facto andei nos últimos dias com os horários trocados (mas quantidade de horas de sono normalíssimas), daí estar perfeitamente consciente enquanto se deu o sismo.

      Acabei por ver as horas a passar, ora a falar com amigos pessoalmente ou virtualmente e quando descobri a montanha de informação no Twitter, motivada pela falta de informação nos sítios noticiosos, fiquei estupefacta.

      Estupefacta pela velocidade de geração de novos tweets a cada segundo de passava e do grau de “envenenamento” que este assunto tomou, eu como amante das novas tecnologias e sociedade, não pude deixar de observar de perto tudo o que ia acontecendo.

      Quando me ia deitar, lembrei-me: “E se eu partilhasse isto no pplware?”.

      Afinal “pplware” não é mais do que isso: a simbiose perfeita entre a tecnologia e as pessoas, a sociedade.

  30. Avatar de Wolverine
    Wolverine

    Em Leiria a ESTG também abanou…

    Estava eu na AS2.6 embrenhado no meu projecto de PA ao som de Prodigy, e eis que sinto a mesa a abanar… Pensei: “Estes tipos têm mesmo uma ‘ganda’ malha!!” Mas depois olhei em frente e vejo o outro colega a olhar para mim. Primeiras palavras: “Também sentiste?”

    Depois fui ao site do IM (em baixo), SIC (nada), TVI(nada, mas isso deve ser culpa do Sócrates) e finalmente o European-Mediterranean Seismological Centre, onde tinha tudo já “escarrapachado”…

    I love the awsome power of Nature. When seen, makes us think how small we are…

  31. Avatar de Kaixas
    Kaixas

    «RT @contrafactos: Antes, qd se sentia um sismo corria-se para a rua, agora corre-se para o twitter.»

    Bem, se tivessem saído para a rua para twittar, ainda vá… agora ficar dentro de casa agarrado ao PC e a ver rachadelas no tecto e não fazer nada…

    É caso para dizer:
    “Antes, qd se sentia um sismo corria-se para a rua, agora corre-se riscos em casa”

  32. Avatar de Carvalhoi
    Carvalhoi

    Continuo estupefacto com estas noticias.

    1º dizem que o sismo teve a duração de cerca de 8 segundos logo não compreendo esta parte: “Um grande susto, susto esse que demorou bastante tempo (quando se fala de terramotos, alguns minutos é muito tempo!)”

    2º continuo sem compreender para que raio serve o twitter, pode servir para certas ocasiões muito casuais, mas de útil não me parece que tenha nada… provavelmente até terá para aqueles que não aguentam em publicar na internet que acabaram de comer 1 óptimo arroz-de-pato..

    ; )

    1. Avatar de Vítor M.

      Então… as pessoas com alguns segundos do sismo, ficaram muitos minutos assustadas… onde está a “estupefacção”?

      Entre discernir o que se passou e recuperar a consciencialização do acontecido (e hipotética gravidade) passam alguns minutos desconcertantes. 😀

    2. Avatar de Ana Narciso
  33. Avatar de jony_be
    jony_be

    BAH!!! isso ca nas ilhas é o pao nosso de cada dia XD

    1. Avatar de Vítor M.

      Heheh pois isso é verdade, vocês ilhéus já não têm estas mariquices… 😀

  34. Avatar de João Campos
    João Campos

    Eu tava a ver o 5pameianoite, nem sentiu lá ninguém nem senti eu nada, tava na cama, aqui no Porto.

  35. Avatar de José Gaspar
    José Gaspar

    Eu estava demasiado bébado para sentir alguma coisa. 😀

    1. Avatar de José Gaspar
      José Gaspar

      Tinha uma bebedeira anti-sismo. 😀

    1. Avatar de Ana Narciso

      Uau… o primeiro vídeo em directo.

  36. Avatar de joao
    joao

    Eu pensei que era o meu gato no telhado outra vez!!!lol

  37. Avatar de Emannxx
    Emannxx

    Incrivel!

    Mas porkek estas coisas fixes so acontecem a dias de semana?!

    1. Avatar de a Friend®
      a Friend®

      Se tivesse acontecido a um fim de semana passava despercebido…em vez de twittarem o sismo iam dizer

      “Esta birra estava mesmo boa…xiça…” 😀

  38. Avatar de JGomes

    Estando num 5º andar de um prédio + ou – decente nos arredores de Lisboa, estando sentado numa cadeira de escritório com rodas em frente ao pc com headfones e som alto, senti 2 abalos pelo abanar da cadeira(que depois confirmei mesmo serem 2 no site http://www.meteo.pt – na altura devia de ter sido registado automaticamente e agora juntaram num só, visto esses dados serem revistos e corrigidos posteriormente), o primeiro de curta duração (1 segundo) que me fez olhar para o chão porque tive a sensação que a minha cadela tinha passado pela cadeira a correr (que foi estranho estando num canto :P), segundos depois senti o 2º abalo da mesma que durou mais tempo e me fez novamente olhar para o chão, tirar os headphones e dizer “olha um tremor de terra!” para os meus pais.

    Voltei a por o headphones e simplesmente voltei ao que estava a fazer. Pânico para quê? 😛
    Mais tarde ligam-me a perguntar se tinha sentido, ao qual respondo “sim e depois?”.

    Mas sinceramente nem sabia que tinha sido tão falado pelas redes sociais foras.

    Agora caso não saibam, a actividade sísmica continuou até as 11 da manha (pelo registado no site) com mais de 20 micro-sismos na mesma zona. Observem a tabela aqui: http://www.meteo.pt/pt/sismologia/actividade/

    Cumprimentos

    1. Avatar de Ana Narciso

      Pois, o facto de o prédio ser mais ou menos decente tem uma grande importância.

      Eu estava no 3º andar, mas o prédio onde estava é um típico prédio antigo lisboeta, com estrutura anti-sísmica inexistente (nem vigas de betão armado ter, se é assim que se diz) e portanto, senti o chão a fugir dos pés durante largos segundos. Fez um bocadinho mais de medo.

      Ao início também pensei “olha um terramoto…”, mas depois consciencializei-me acerca da falta de estrutura do prédio e da possibilidade de haver réplicas. Foi aí que me desloquei para um sítio mais seguro.

      De facto, grande parte das casas em Lisboa são muito antigas, embora por dentro, bastante novas e arranjadas. Um dia que haja uma coisa séria, é a destruição total.

      1. Avatar de JGomes

        Sim, existem muitos edifícios em Lisboa que caso exista um abalo mais forte, são autênticos baralhos de cartas, principalmente na zona da baixa de Lisboa onde as fundações estão cada vez mais instáveis pois estas são, na sua maioria, suportadas por estacas de madeira e com as drenagens da construção do metro, deixou de existir água para impedir o apodrecimento da madeira.

        Mas não é preciso desesperar 😛 (o mundo só acaba em 2012! ^^)

  39. Avatar de techdani
    techdani

    Aqui no norte a minha mãe sentiu. Eu dormia como uma pedra (VN Famalicão, Braga)

    1. Avatar de Cláudio Duarte

      sou do distrito de viseu… beira alta.
      Eu fiquei mta chateado de ter estado a dormir a essa hora, mas durante a ultima aula do dia incrivelmente tive o que quis… uma rica replica!! xD
      A minha colega do lado tbm sentiu mas ninguem mais sentiu… a cadeira a tremer e tal… xD
      incrivel!
      (ninguem na minha zona acordou com isso… como é possivel aí tao no norte acordar? que sono LEVE!!! xD

      1. Avatar de Filipe
        Filipe

        Eu nao acordei…tava acordado ainda…lol

  40. Avatar de Hugo Cabral

    Peoplewarógico ? Por amor de Deus. Get a life!

    1. Avatar de Ana Narciso

      “I already have one”, obrigada.

  41. Avatar de aver
    aver

    Pelo que se diz foi um sismo de magnitude 6,3 da escala de Ritcher, um sismo forte. Diz a Protecção Civil de que não houve quaisquer estragos para além de um pequeno susto. A escala é logarítmica, coisa que não sabia. Ou seja, mais umas décimas podem fazer uma grande diferença. Fiquei com a impressão que só ficámos a umas “décimas” de um grande susto (e prejuízo).

    1. Avatar de aver
      aver

      Já agora, para internacionalizar a coisa. No sul de Espanha e nas cidades costeiras de Marrocos também foi sentido o sismo. (Como se diz na guerra em caso de bombardeamento, desde que se possa dizer “Que foi isto ?”, está-se bem).

    2. Avatar de JGomes

      Nem eu sabia que era logarítmica.

      http://en.wikipedia.org/wiki/Richter_magnitude_scale

      Está aqui uma tabela interessante com os valores estimados de energia libertada ao subir pela escala.

      Segundo essa mesma lista, um sismo igual ao que aconteceu libertaria energia equivalente a cerca de 1 megatonelada de TNT.

      Agora são valores estimados, basta ver que houve sismos mais fortes marcados na tabela que libertaram muito menos energia que o valor estimado.

      1. Avatar de JGomes

        reparei agora que os últimos sismos foram até de longe mais fortes que o estimado 😮 porque têm outra unidade.

  42. Avatar de Miguel Machado

    A redes sociais são uma ferramenta muito poderosa e muito útil em muitas coisas, mas facilmente são levadas para a parvoíce…No dia em que aderir a um grupo no facebook apenas porque senti um pequeno sismo, enfim. Realmente devem ter muito em comum as pessoas desse grupo, afinal todas partilham uma experiência única… OMG

  43. Avatar de Miguel
    Miguel

    Eu só ouvi e vi o sismo.

    1. Avatar de JGomes

      Ainda bem, porque se lhe tocasses ele mordia-te! 😛

  44. Avatar de Pois
    Pois

    pois… mas o que mais gostei no meio disto tudo foi aquele “cromo” que disse que teve muito medo porque pensou no filme 2012…

  45. Avatar de a Friend®
    a Friend®

    Epah, redes sociais, telejornais, twitters…mas agora sou eu que vou fazer pirraça aos que tanto dizem a celebre frase:

    First!!!?

    LOL.. fiz um comment em jeito de Offtopic em primeira mão do sismo aqui no pplware pah!… 1:46 poucos minutos após ouvir o sismo! 😀

    e..pronto.. agora após este comentário estou a tentar sentir a sensação daqueles que comentam esta celebre palavra e… continuo a não sentir nada..será normal?.. 😛

  46. Avatar de Mondrulho
    Mondrulho

    Bem, o pessoal de lisboa fala fala e tal mas se estivessem em Portimão num 10 andar ate os coisos batiam palmas… Aqui nao foi um tremor. Aqui as coisas andaram de um lado pro outro uns 50cm… O livros das estantes nao ficou um direito e o plasma valeu estar preso em cima para a parede…

    1. Avatar de JGomes

      quanto maior o coqueiro, maior o abanão e maior a queda 😛

      Acredito que sim, apesar disso eu vivo num 5º andar e não costumo notar muito os sismos comparado com quem anda na rua e andares térreos aqui na zona. Mas isso é relativo de zona para zona – depende da geologia do terreno, e do tipo de construção.

      Cumprimentos

    2. Avatar de Ana Narciso

      Caramba, e ainda me queixo!

  47. Avatar de UKN
    UKN

    Não senti nada … estava acordado a essa hora … algures a meio caminho mal medido entre lisboa e porto …
    Só soube porque me falaram nisso agora à hora da janta já que andei anti-social o dia todo … fico a saber que ou tenho uma casa anti-sismo ou durmo acordado …