Ubuntu 9.10 (Karmic Koala) Final

111 Comentários

Eis que um dos grandes momentos deste ano chegou, o Ubuntu 9.10 (Karmic Koala) encontra-se actualmente disponível para download. Acabaram-se as noites mal dormidas, a ansiedade… ele aí  e a primeira pergunta inevitável que se faz é: “Será esta versão do Ubuntu Linux será um concorrente à altura do Windows 7?”

Segundo dados da Microsoft, as vendas do Windows 7 em Portugal no 1º fim de semana ultrapassaram as do Vista num mês. Poderemos considerar que o Windows Vista já foi esquecido e que a Microsoft ganhou “um globo de ouro” com o lançamento do Windows 7?

Com base nos artigos anteriormente lançados sobre Linux, temo-nos apercebido que a comunidade Linux está cada vez mais activa e que o número de adeptos tem vindo a crescer exponencialmente…O que tem esta versão do Linux de tão especial, comparando com outras distribuições Linux?

20_loading_screen

Depois de deixarmos algumas questões no ar, vamos ao que interessa para este artigo UBUNTU 9.10 (Karmic Koala)!!!

Acabadinho de chegar, o novo Ubuntu (considerando as versões Beta, RC e o vosso feedback) traz algumas novidades bastante interessantes e que já tivemos a oportunidade de analisar em alguns artigos anteriores.

Por agora vamos fazer o download e prometemos brevemente uma análise mais detalhada.

Licença: GNU GPL
Sistemas Operativos: GNU/Linux
Download: Ubuntu 9.10 Final (i386) [697MB]
Download: Ubuntu 9.10 Final (amd64) [697.63MB]
Download: Ubuntu 9.10 Final (i386)- TORRENT [697.63MB]
Download: Ubuntu 9.10 Final (amd64)- TORRENT [697.63MB]
Download: Ubuntu-9.10-netbook-remix-i386 [681 MB]
Download: Outras versões: ver aqui
Homepage: Ubuntu

Partilhar:
Tags:

Comentários

111

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

  1. Avatar de NT
    NT

    Boas!!!

    Sr. Pedro Pinto, FAIL… é a RC :)…
    Mas é hojeeeeeee :):):) Espero eu lol…

    1. Avatar de Pedro Pinto

      Não é nada. O repositório oficial ja tem a distribuição disponivel: http://cdimage.ubuntu.com/daily-live/current

      No entanto, optamos por colocar um link PT

      Abraço

      1. Avatar de Pedro Pinto

        haaaaa….Ja vi que eram os links que estavam trocados, um problema de cache. Peço desculpa.

  2. Avatar de Voz da Razão
    Voz da Razão

    Falem de distribuições de linux a sério, que não tenham ambições de ser um substituto do Windows… Falem de Gentoo, de Archlinux, de Slackware… Isso são distribuições, em especial Archlinux. Nunca vi uma tão boa para dev.

    1. Avatar de Diego Castro
      Diego Castro

      Ja ouviste o Mark a falar?
      Não podes levar “o que se diz sobre algo” pela politica oficial da empresa.

    2. Avatar de Nelson
      Nelson

      Podias falar dessas dists como de outras tais como o TinyCore ou FreeBSD, é a grande vantagem do Open Source, há cavalos pra todos! Mas é inegável que o Ubuntu veio trazer uma nova dinâmica a toda a comunidade. Ao se procurar a usabilidade e a simplicidade não quer dizer haja a ambição de o tornar num substituto do Windows! E verdade seja dita, ainda bem que não existe essa ambição!

    3. Avatar de curioso
      curioso

      Concordo plenamente, no meu entender o ubuntu não é nada de especial, apenas tem uma empresa por trás disposta a soltar os cordões à bolsa.

      Mas pelo menos com esse dinheiro a palavra Linux é mais divulgada, agora se se gosta de ter a palavra Linux associada ao Linux…. isso já é outra coisa.

  3. Avatar de luis pereira
    luis pereira

    Boas…porque diz no ficheiro que é a versão rc…é mesmo a final?

  4. Avatar de Vítor M.

    Calma… façam refresh… isso é cache 😛 dos vossos browsers ou erro meu… mas está OK agora. É o stress de dar as notícias importantes em primeira mão 😉

  5. Avatar de luis pereira
    luis pereira

    Tens razao vitor…desculpa quando escrevi o post ainda nao tinha ninguem escrito

  6. Avatar de moonnn
    moonnn

    Impecavel

    PPLWARE sempre a frente , ate do proprio site do ubuntu

    😉

  7. Avatar de Faneka Estupido
    Faneka Estupido

    O pedro jose diz k e mt bom ta?
    O que voces acham?
    Cumps…Adorovos pplware

  8. Avatar de Santos
    Santos

    Vou esperar até logo para descarregar.
    Chamo a atenção para as versões para Netbooks:
    https://wiki.kubuntu.org/Kubuntu/Netbook
    http://www.canonical.com/projects/ubuntu/unr

    Gostei particularmente do Kunbuntu Netbook.

    Também fora da gama Ubuntu: http://moblin.org/
    Já experimentei está impecável.

  9. Avatar de Sergio
    Sergio

    Tenho a RC do 9.10 a algum tempo e estou fascinado. Ao fim de tantos anos de Win é mesmo uma lufada de ar fresco.

    No entanto tenho uma dúvida. É possível actualizar a RC que tenho para a versão final sem passar tudo a ferro??

    1. Avatar de Diego Castro
      Diego Castro

      After some google search:
      (é sobre a versão anterior… mas deve ser valida para esta)

      “Just a few days back I installed the RC of Ubuntu Gutsy, now every day I’am seeing 150MB to 75MB updates. Does that mean that when the final version is released in two days time my RC release will be the same after installing all the updates?”

      RC + updates = final version.

      It is as simple as this.

      1. Avatar de Sergio
        Sergio

        Entao ja deve estar quase tudo actualizado pk todos os dias tenho updates 😀

  10. Avatar de Hugo Pires

    O link para 64 bits é a versão para servidores. A versão para desktop é esta:
    http://darkstar.ist.utl.pt/ubuntu/releases/9.10/ubuntu-9.10-desktop-amd64.iso

    1. Avatar de Carlos Eduardo Rührwiem

      tava pra mandar a mesma coisa! 😛

    2. Avatar de Vítor M.

      É uma “cena” que gosto bastante: a colaboração dos nossos visitantes.

      Impecável. Obrigado, esta comunidade é fabulosa.

  11. Avatar de Pedro M
    Pedro M

    Finalmente, esta cada vez mais prefeito 😀
    So falta mesmo a instalação automatica :S

  12. Avatar de deepHouse
    deepHouse

    🙂 Grande dia!

    Karmic Koala, há muito aguardado, hoje mesmo faço a migração da versão Jaunty Jackalope.

  13. Avatar de carlos
    carlos

    antes das 10:00 da manhã eu já estava a baixar no servidor darkstar. e depois coloquei na minha pen usb.

  14. Avatar de Almeno Rocha

    “O que tem esta versão do Linux de tão especial, comparando com outras distribuições Linux?”
    A resposta: Publicidade…
    🙂

    1. Avatar de Hugo Pires

      E a facilidade de uso 😀

    2. Avatar de Nelson
      Nelson

      Esta excitação não é nova, que me lembre, desde o Feisty (7.04) que tal acontece! Contagens decrescentes em todo o lado, os servidores entopem, começam a surgir as reviews, tópicos acerca do assunto em todos os fóruns da comunidade, etc…etc. Enfim, é uma ode à liberdade 🙂

    3. Avatar de NT
      NT

      Sem dúvida, muita publicidade…
      Porém também tens que contar com o número de utilizadores e “pikenas” aplicações que já estão prontas “out of the box” para ubuntu, claro que 80% delas também funcionam em outras distro e secalhar 99% também funcionam em debian…
      Mas em “linux” e no open source, cada um veste o que quer, leve, pesado, quente, fresco, bla bla bla…
      Jà agora lanço é o desafio para o pessoal que vem “defender” que “a minha é maior que a tua” e façam um artigo sobre a sua distro favorita, metam no forum ou mandem para os admins aqui do sitio 🙂

  15. Avatar de maurycio
    maurycio

    Já estou a testa-lo mas…….
    GPROFTPD para FTP Server não funciona 🙁
    Acesso Remoto à máquina onde está instalado o Karmic, não funciona em condições 🙁
    Mau mau mau
    Isto só consigo a funcionar no 8.04?? que se passa com eles??!!!
    Alguma ajuda? Pedro Pinto??

    1. Avatar de NT
      NT

      Boas….

      Por acaso também estive com problemas com o proftpd nas versões alpha e beta. Ide aos foruns… mas para já acho que é um bug “por resolver” 🙁

    2. Avatar de maurycio
      maurycio

      Quanto ao GPROFTPD até se arranja um substituto » PureAdmin (se bem que ainda não o testei a 100%) mas o acesso remoto foi algo que já tinha notado esta falha desde a versão 9.04. Ainda tenho que ver se encontro alternativas, mas como é uma função que já vem de origem não sei se terei sucesso

    3. Avatar de maurycio
      maurycio

      Nop no way
      Vou-me manter no 8.04 😛

  16. Avatar de Renato
    Renato

    Então porque é que ainda não está disponível no site? estão atrasados com a distribuição pelos mirrors?

    1. Avatar de João
      João

      são agora 8:30 na américa.

      Respirem fundo. Calma

    2. Avatar de Vítor M.

      O Pedro Pinto é tem aí umas “connections” privilegiadas 😛

      Conte lá sôr engenheiro essas ligações ao mundo do Pinguin 😉

      1. Avatar de Pedro Pinto

        eh eh eh

        Como se diz na minha terra..”O Segredo é a alma do negócio 🙂 )

        Enjoy

  17. Avatar de Pedro A.
    Pedro A.

    Já tá a sacar…

    1. Avatar de Paulo Brinca

      Já está praticamente instalado por aqui 😀

  18. Avatar de João Batista
    João Batista

    Só uma pequena correção…
    o segundo link (64 bits) está apontando para a versão Server

  19. Avatar de Pedro Silva
    Pedro Silva

    Boas..

    Indo a este link – http://darkstar.ist.utl.pt/ubuntu/releases/karmic/
    o que é que se tem de sacar? apenas o .iso?

    O que é que são os : (para que servem)
    ubuntu-9.10-desktop-i386.iso.zsync
    ubuntu-9.10-desktop-i386.list
    ubuntu-9.10-desktop-i386.manifest
    ?

    1. Avatar de André Santos
      André Santos

      Apenas o .iso

  20. Avatar de diogo dias
    diogo dias

    Deslcuem mas a versao 9.10 esta mt atras do windows 7 em termos de velocidwde de arranque… fiz uma instalacao limpa dos 2 sistemas no mesmo pc e os resultados foram estes: arranque: 26.2s 48.4s encerrar: 11s 8s win7 ubnt9.10

    1. Avatar de fernando
      fernando

      elá… o homem a esta hora ja tinha sacado o iso. ja tinha instalado e formatado o pc 2 vezes e feito os testes…

      fala a sério… tens a certeza de que fizeste os testes? não que eu esteja a pôr em causa que o win7 ate tenha um boot mais rápido, mas cheira-me que ouviste isso algures, mas já agora, não percebo nada dos resultados que aí postaste

  21. Avatar de speedy
    speedy

    so sacas o iso, mais nada

    1. Avatar de Pedro Silva
      Pedro Silva

      Obrigado!

  22. Avatar de Geração HD

    Já está a sacar para ir direitinho ao VMWARE 7

  23. Avatar de Paulo Brinca

    Acabou a instalação agora mesmo 😀

    Já estou a colocar este Post a partir do Karmic Koala

  24. Avatar de meotux
    meotux

    Sabem-me dizer uma coisa, como é que o espertalhão do pinto coloca uma versão final aqui,quando ainda não existe na pagina oficial do Ubuntu???
    És mesmo um cromo.

    1. Avatar de speedy
      speedy

      porque já esta em diversos mirrors para download xD
      ainda devem tar a fazer o update da pagina.

  25. Avatar de riscas
    riscas

    Bom dia
    Depois de tantos comentários gostava de experimentar o Ubuntu 9.10 (Karmic Koala)
    Tenho de instalar mais alguma coisa (tipo VirtualBox)???
    Depois de fazer o Download qual o passo seguinte???
    Obrigado

    1. Avatar de speedy
      speedy

      instalas onde quiseres. podes instalar no pc, podes isntalar no VirtualBox, ou VMWare, ou VPC. o que tu quiseres xD

      depois de fazeres o download, se quiseres usar em maquina virtual, dizes ao programa para usar essa imagem como um cd/dvd, e instalas normalmente. se for para o pc, é gravar, arrancar, e seguir as instruções

    2. Avatar de ZiLOG
      ZiLOG

      Acho que o que queres saber é o que fazes com o ficheiro ISO que sacaste da net.
      Gravas o ISO para um CD e arrancas o CD pelo leitor do teu PC. Podes arrancar em Live CD (testar o Linux sem instalar) ou fazer uma instalação no disco, ficando o outro sistema operativo (Windows xxx)no mesmo sitio, sem alterações. Só tens que seguir os passos todos e ter especial cuidado quando for para escolher onde instalar o Ubuntu, senão pode instalar por cima do teu Windows.

  26. Avatar de psychok7

    pessoal tenho uma duvida, o site do ubuntu atrasa-se a fazer a publicidade do ubuntu final pk ta a espera k todos os repositorios oficias tenham a versão?

  27. Avatar de Luis Belo
    Luis Belo

    Estranho…. a versão 9.04 instalo sem problemas… esta já não consigo instalar. sabem se consigo fazer um apt-get upgrade com o “live-USB” e depois ter ter uos ultimos updates, fazer o install?

    1. Avatar de Tekku
      Tekku

      Se calhar porque a canonical manda para vários mirros antes do dia oficial, assim como a microsoft manda para as empresas quase um mês antes do lançamento oficial.

      A darkstar tá down 🙁

      1. Avatar de Tekku
        Tekku

        Era para o meotux.

        Desculpa o double-post

        Cumps

  28. Avatar de diogoj95
    diogoj95

    finalmente!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!

  29. Avatar de speedy
    speedy

    sou só eu que tenho a net marada? nao quer fazer apt-get update, o firefox nao quer mostrar nada. o problema é que Ping, NSlookup, isso faz tudo na boa…

  30. Avatar de wolfytuga

    Olá!

    Boas notícias me dão, finalmente (após um teste no VirtualBox) vou limpar o meu pc de Windows e passar de 9.04 a 9.10… hehehe… estava mesmo à espera que esta versão saísse para dar uma lufada de ar fresquinho ao meu antigo portátil!

    Aqui já está prontinho prá máquina… O pplware tem cá com cada fonte, sempre à frente da própria página do Ubuntu 😉

    Cumprimentos e boa continuação 🙂

    1. Avatar de Misterx
      Misterx

      Se o pplware tivesse que actualizar tantas distribuidoras como a canonical tem que actualizar nao tava a frente de certeza.

      1. Avatar de Vítor M.

        Ó claro que não, estamos a reinar meu caro. Eles são os “donos!” do “Koala”, nós os humildes “ardinas” 😀

        1. Avatar de Pedro Pinto

          Ainda bem que mandei um leitão da bairrada ao meu amigo da Canonical…troquei por links 🙂

          Este pessoal diz com cada coisa.

          1. Avatar de Misterx
            Misterx

            Loooooooooooooooooooool.

        2. Avatar de Misterx
          Misterx

          Lol eu sei na boa mas tenho desde ja que dizer que foi um trabalho feito por parte do pplware.

  31. Avatar de fran
    fran

    para actualizar do 9.04, ele disponibiliza-me automaticamente, tendo eu apenas de confirmar ou tenho de andar com linhas de comandos???!

    1. Avatar de Pedro Almeida
      Pedro Almeida

      Clicas em alt+F2 e depois escreves “update-manager -d”

      1. Avatar de fran
        fran

        nao deveriam aparecer automaticamente as actualizações?

        imagina um newbie que nem saiba que sai hoje. Não vai actualizar. pk nao sabe que já esta disponivel.

        Deveria aparecer no gestor de updates.

        Eu pensava que aparecia.

        1. Avatar de kinato
          kinato

          A actualização da versão não é automática, nem convém.
          Supõe que um utilizador prefere a versão anterior, sendo assim não é “obrigado” a actualizar. É informado pela nova versão e só o faz se bem entender.

    2. Avatar de darkblonde
      darkblonde

      Se fores ao gestor de actualizações, vai aparecer uma mensagem “Existe uma nova versão” clicas la e ele começa a actualizar. Não é necessário “mandar” actualizar pela linha de comandos

  32. Avatar de ToinJakym
    ToinJakym

    Já saio no Darkstar (the portuguese open source software mirror do ist)

    http://darkstar.ist.utl.pt/

    😉

  33. Avatar de speedy
    speedy

    ta no darkstar desde ontem à noite xD

  34. Avatar de JPedrosa
    JPedrosa

    Se o darkstar se “sentar” usem este:
    http://cesium.di.uminho.pt/pub/ubuntu/9.10/

    já cá canta, á noite o desktop já vai comer com isto … sem espinhas.

  35. Avatar de gocho
    gocho

    Porque é que a imgaem do artigo é tão antiga? Isso já não representa o karmic actual. Assim naõ vais lá pplware!

  36. Avatar de Leonardo
    Leonardo

    Alguém sabe quando vai sair o wubi que instala esta nova versão?
    Pararbéns PPLWARE!!!

  37. Avatar de Alexsandro
    Alexsandro

    Muito bom…mal posso esperar para chegar no fim de semana em casa pegar no meu portatil novo e por o Ubuntu tambem novinho a bombar…

    Sem dúvidas que o Ubuntu é a rampa de lançamento para o “Mundo Linux”, já o uso a algum tempo e graças a ele (Ubuntu) já me atrevo a arriscar outras distro um pouco mais complicadas…

    É isso mesmo Linux nos dá assa pra voar e o limite é a tua imaginação 😛

  38. Avatar de cfernandes
    cfernandes

    boa tarde
    no site da conical um das imagens de publicidade aparece 4 desktop com wallpapers diferentes. O gnome já faz isso?

  39. Avatar de Primax
    Primax

    Isto instala-se por cima do Ubuntu que tenho agora e siga? não perco dados nem settings?

    1. Avatar de JPedrosa
      JPedrosa

      depende de como tens isso “amanhado” se tiveres só uma partição perdes dados.

      se tiveres uma partição para a pasta Home, num perdes.

      “grosso modo”

  40. Avatar de maurycio
    maurycio

    Para mim não dá!
    De versão em versão (desde a 8.10) só tenho encontrado desilusões :S
    Não sei o que se passa mas vou ter que esperar pelo 10.04 para ver se algo me surpeende

  41. Avatar de deepHouse
    deepHouse

    Centro de Software do Ubuntu 9.10 não dá para organizar as aplicações por popularidade (pelo menos não descobri como activar) na versão anterior tinha essa opção.

    De resto 5*

    cumpts

  42. Avatar de diogo dias
    diogo dias

    eu fiz os testes com a versao RC actualizada… logo a diferença no boot não vai ser assim tão grande para a final…

    Mas pegando no facto de que o init do Ubuntu 9.10 apenas carrega para Ram 230/240megas e demora 48s, e o Windows 7 carrega para ram cerca de 600mb de ram e demora 26s, epa acho que vai aqui uma grande diferença de perfomance!

    Ps: a instalaçao do 9.10 foi efectuada no sistema de ficheiros ext4

  43. Avatar de agatho
    agatho

    Qual o link para sacar em pt na versão 64Bits?
    Obrigado

    1. Avatar de kinato
      kinato

      A lingua escolhes ao instalar, não existe um ficheiro ISO para cada idioma.

  44. Avatar de Invision
    Invision

    Se falarmos em termos de rapidez, este ubuntu não é mais rapido que o windows 7 certo?

    1. Avatar de diogo dias
  45. Avatar de Corvo
    Corvo

    Alguem me sabe dizer se é trafego nacional?

      1. Avatar de Corvo
        Corvo

        Tks Sr. Pedro =)

    1. Avatar de mmick
      mmick

      Ainda existe essa cena de trafego nacional/internacional???
      Acho que está na altura de alterares a tua net para um plano ilimitado ou com muitos Gb Internacionais 😀

  46. Avatar de Adriano
    Adriano

    Afe! Só os nerds do linux mesmo, onde já se viu?

    Agora que o Linux está decolando com a chegada do Ubuntu e vem neguim metendo o pau dizendo que se quiser Linux de verdade tem que usar de outra distribuição.

    Porque será então que a maioria não usa essas distribuições se é tão boa assim?

    É por causa de pessoas como esta que a Microsoft decola alto com seu Windows, seja lá qual for.

    E aplausos para a Canonical pelo lançamento.

    Que se dane o tempo de boot, ninguém fica dando boot 10 vezes por dia, fica?

  47. Avatar de Adriano
    Adriano

    Ah! E o link para a versão 64bit está errado, o que o PPLware aponta é para versão de servidor.

    1. Avatar de Pedro Pinto

      Já vou alterar. Obrigado

  48. Avatar de FuhFuh
    FuhFuh

    Finalmente 🙂

    Pode não ser a melhor Distro em Linux, mas é a que uso (Com Orgulho) e que traz muitos novos membros para a pequena comunidade, parecendo que não é importante 🙂

  49. Avatar de utuga
    utuga

    eu actualizei pela consola. tinha a versão 9.4 64bits e para meu espanto “rato do portátil(synaptics)” não funciona… o meu pc é 1 HP pavillion dv 6000…. alguem tem problema similar?….

    1. Avatar de mmrs
      mmrs

      Instála-o através do file Wubi e vê o resultado surpreendente.

      1. Avatar de kinato
        kinato

        Para instalares pelo Wubi, tens de ter o windows instalado…

  50. Avatar de Emannxx
    Emannxx

    Acabei agora mesmo de o instalar e estão surpreendido.

    Está mesmo, mas mesmo muito, diferente! Se na versão 9.04 tinham mudado, na 9.10 então esmeraram-se =)

  51. Avatar de mmrs
    mmrs

    Já cá canta…instalei-o pelo wubi que vem dentro do .iso, foi só extraí-lo, reservei 12 gb para o Ubuntu meti lá dentro o file wubi e o file ubuntu.iso e num instantinho está a funcar uma maravilha.

    Obrigado pelo post, Pedro Pinto (sempre em cima do acontecimento)

  52. Avatar de Corvo
    Corvo

    Podia ensinar a fazer esse truque do wubi, tal como fez aquele post do como meter o ubuntu a correr com o windows 7 em simultaneo, correu me na perfeição =)
    como sou novato nestas andanças de linux daria imenso jeito, tanto a mim como a mtos mais users do pplware =)

    continuação dum bom trabalho

    1. Avatar de mmrs
      mmrs

      Ir ao file ubuntu***.iso e abre-o somente, com o winrar colocas o rato em cima do file wubi.exe e extrai-o depois abres uma partição no disco convém 20gb (eu fiz em 12gb mas é pouco para o ubuntu 9.10), em seguida copias os ficheiros ubuntu***.iso e wubi.exe (que extraíste)para a partição de 20gb. Executas o wubi e é so seguir os passos que são muito intuitivos.

      1. Avatar de Corvo
        Corvo

        mas isso pode ser no c:? é onde tenho o win7 instalado, ainda tenho cerca de 20gigas livres =)

  53. Avatar de Manuel Andrade
    Manuel Andrade

    Boas Pessoal!

    Alguém que tenha o INSYS 8761SU me pode dizer se tem problemas com ligação wireless!

    Basicamente após conseguir fazer o login na minha rede e apanhar IP não consegue fazer nada! Ja na versão do MINT foi o mesmo e pensei que o novo ubuntu ia resolver…mas pelo que parece, é ou do meu router wireless que nao gosta de Linux ou do meu portátil em si!

    1. Avatar de xpto
      xpto

      Se é o que penso é mesmo da cobertura da placa de wireless (julgo ser uma realtek das mais baratitas).

      O suporte dessa placa embora esteja a melhor não é muito famoso. É pela falta de qualidade de alguns portáteis do e-escolas (especialmente dos componentes baratos que são incluídos nesses portáteis para os tornar baratos), que não são na minha opinião uma boa alternativa para quem quer ter Linux.

      O melhorzito para Linux até é o gameforce (não viesse com o caixa mágica 😉 ), mas mesmo assim já tive um nas mãos que tinha defeito no ecrã e teve de ir de volta para a fábrica …

  54. Avatar de Corvo
    Corvo

    Obrigado a todo o pessoal do pplware pela disponibilidade que assume para com tda nossa comunidade, e a tds os participantes no fórum que ajudam os “noobs”-“como eu” por estas andanças.. tks mmrs pela explicação e pplware pelo post =) PPLWARE sp há frente =) já cá bomba o win7 e o Ubuntu 9.10, veredicto final para breve…

  55. Avatar de avoc03
    avoc03

    após a instalação do karmic koala nao consigo aceder à internet com a placa do kanguru, coisa que nao acontecia com o jaunty jackalope. se alguem me podesse dar uma dica agradecia!!!

    1. Avatar de João Sousa Faria
      João Sousa Faria

      Julgo que tens que fazer tudo aquilo que era necessário antes da versão 9.04. A minha ZTE MF620 também não funciona, e como tal é uma situação que me obriga para já a manter a versão anterior.
      Para a minha placa teria que instalar gcom colocando o comando sudo apt-get install gcom, para isso necessitas mesmo de ter uma ligação à NET, por exemplo de um amigo, depois correr o comando gcom -d /dev/ttyUSB0. Tudo isto na consola, após este comando a minha placa funcionava, no entanto pode ser diferente para ti, tenta procurar alguma ajuda sobre essa placa. No entanto o melhor é regressares ao 9.04, e esperares mais uns meses pela distribuição do novo 10.04.

  56. Avatar de João Sousa Faria
    João Sousa Faria

    É uma pena, mas, esta distro Ubuntu 9.10, não está a fazer funcionar a placa zte mf620, que tão bem funciona na versão 9.04. No entanto já espreitei e verifiquei muita coisa nova. A Interface está muito bem conseguida. Vou continuar com a versão 9.04, essa está muito afinada para aquilo que preciso, esperemos para ver o que sai para Abril do Próximo Ano.

  57. Avatar de Avatar
    Avatar

    Migrei da versão 9.04 para a 9.10 e pouco tempo depois já estava arrependido. Passei o tempo todo a resolver problemas que dantes não tinha. A experiência foi uma desgraça completa: som completamente arruinado; gráficos 3D para o tecto; programas que nem sequer abrem; actualizações que dão cabo do que ainda sobrava do sistema… foi mau demais! Francamente ainda não consegui ver nada de positivo nesta nova edição, o que me deixa muito triste, acreditem.

    Para a pergunta “Será esta versão do Ubuntu Linux será um concorrente à altura do Windows 7?”, a resposta terá de ser um “Definitivamente, NÃO”. Aposto que esta distribuição vai ficar conhecida como uma das mais problemáticas de sempre e, também, como a que mais contribuiu para o sucesso do novo Windows 7. É, amigos, desta vez, a Microsoft ganhou sem margem para qualquer contestação, por muito que custe a admitir aos fãs do Linux, entre os quais eu me incluo.

    1. Avatar de andrEE8
      andrEE8

      Amigo tenho o 9.10 num Compaq mini 700, que é um Netbook, e corre tudo as mil maravilhas, quando eu tentava fazer actualizações de versões costumava ter bastantes erros, que eram resolvidos ao sacar o .ISO da versao mais actual e instalar do zero… Tenho tanto o win7 como o ubuntu 9.10 no netbook, pessoalmente prefiro o ubuntu, mas ambos são excelentes sistemas operativos 😉