Por Mokoto para o Pplware
Continuando com o tema iniciado na semana passada sobre a temática do cooling nos pc’s e depois de ter falado um pouco sobre o aircooling, hoje vou falar sobre o WaterCooling.

Watercooling
O watercooling é uma técnica revolucionária que fez a sua aparição há alguns anos atrás e está cada vez a ser mais conhecida e desenvolvida por vários construtores de equipamentos.
Esta técnica de arrefecimento apresenta duas grandes vantagens:
- A sua capacidade de arrefecimento é bem superior em comparação com os sistemas de Aircooling apresentando ganhos que podem ultrapassar 10º a 15º.
- Uma outra vantagem é o ruído, ou melhor a falta do mesmo.
Por estas duas razões o Watercooling é muitas vezes utilizado pelos “Overclockers” ou pelos utilizadores que procuram o silêncio quase total.
Mas o Watercooling não se limita a arrefecer o seu CPU, também poderá utilizar este sistema para arrefecer a sua placa gráfica, o chipset da
placa mãe (MB), ou os discos rígidos.
Agora alguns de vocês poderão estar a perguntar “Mas qual a razão de tamanha diferença entre um sistema Aircooling e um sistema de Watercooling?”
Uma das razões é que a água tem uma capacidade que chega a ser 30 vezes superior ao ar para transportar o calor. Mas no início não foi uma técnica aceite pelos construtores e só existiam sistemas caseiros compostos com blocos bem ao estilo “home made” com bombas de aquários, radiadores de carros (o meu favorito foi o radiador de uma DT 50 LC) e o recipiente normalmente era composto pelo tão normal mas muito funcional tupperware, era um sistema reservado a pessoas com jeito para bricolage.

No entanto, de alguns anos para cá, os construtores viram as capacidades que o watercooling tem até ao ponto de algumas marcas incluírem nas suas boards sistemas de arrefecimentos adaptados para watercooling tal como a Asus Rampage Extreme.

Os construtores fizeram então um esforço neste tipo de material e conseguimos encontrar agora waterblock (peça principal do watercooling, é a que fica por cima do CPU) cada vez mais eficazes e mais fáceis de montar. Estas têm mesmo fixações apropriadas e também se podem encontrar Kits completamente preparados (com bomba, waterblock, radiador).
Podemos assim dizer que montar um sistema destes hoje em dia não é unicamente reservado aos técnicos.
Sistema Passivo e Activo

Sistema passivo

Sistema activo
Actualmente existem dois tipos de sistemas watercooling, o passivo e o activo.
A diferença encontra-se no facto de possuir ou não reservatório, se optar pelo sistema passivo terá de ter um reservatório com vários litros de água, dentro (ou e cima) do seu computador, o que o torna dificilmente transportável.
Os pontos positivos de um sistema activo são:
- Não possui radiador, pois a água arrefece directamente no reservatório com o contacto com o ar.
- Não tendo radiador, também não possui ventiladores para o arrefecer (o radiador) tornando assim o sistema totalmente silencioso (ou quase, terá de ter uma bomba imergida directamente no reservatório para conseguir ter um sistema totalmente silencioso=0Db)
O activo, só possui unicamente um Airtrap (o reservatório desaparece) com a água suficiente para encher os tubos do circuito (e não litros ao contrario do passivo), o que torna o sistema transportável.
O ponto negativo é que terá de possuir um radiador para arrefecer a água, mas com este tipo de configuração uma bomba de 600l/h é suficiente.
Peças constituintes do sistema de Watercooling
Waterblock

O waterblock é a peça principal de um sistema de watercooling, é a peça que se coloca em cima do componente a arrefecer. Existem assim waterblocks para cpu, chipset, placas gráficas e discos rígidos ( e também em alguns caso extremos para a fonte de alimentação!… mas neste exemplo falaremos do waterblock cpu) . O waterblock é uma peça de metal por onde circula a água destinada a arrefecer os componentes.
Esta peça vai substituir o lugar do ventilador do processador actual. Mas ao contrario do Air Cooling, quanto menor for a base do waterblock, seja de cobre (ou alumínio) melhor será o arrefecimento, pois a área entre a água e o processador esta assim reduzida. A água vai passar por esse waterblock e “absorver” o calor produzido pelo cpu para depois o evacuar pelo resto do circuito.
O caminho que a água segue no waterblock é chamado “Maze” ou labirinto, assim encontraremos waterblock’s onde o Maze é mais importante do que em outros waterblock’s . Estes caminhos são estudados de maneira a melhorar o contacto da água com o processador. Por isso aparecem waterblocks cada vez mais elaborados, com um Maze maior, para permitir assim à água maior poder de transporte do calor, arrefecendo melhor.
Bomba

As bombas servem para provocar a circulação da água pelo sistema de watercooling, a maioria das bombas utilizadas são as mesmas que utilizamos para os aquários em casa!!!! Isto porque são as únicas a ter as dimensões e a potencia necessária para alimentar o sistema de watercooling dos nossos pcs. Aqui a única diferença de uma bomba para outras é o debito produzido. Este pode variar dos 300L/h aos 1200l/h!!! sendo o mínimo aconselhado 600l/h. Quanto maior for esse debito melhor será o arrefecimento.
Radiador

O radiador é utilizado para arrefecer a água de um sistema watercooling activo. Os radiadores utilizados para o watercooling funcionam da mesma maneira que os radiadores de um carro: a água circula pelos tubos que a arrefecem (no principio do watercooling o radiador dum opel corsa 1.2 era o mais utilizado!) .
Para arrefecer esta água são necessários ventiladores, muitas vezes colocados em cima do radiador e geralmente ventiladores que provocam muito pouco ruído (como Papst por exemplo), assim muitas vezes, os radiadores vêm com um ou dois ventiladores de 120mm. O que diferencia em rendimento um radiador de outro é a área de troca (onde o quente passa a frio), maior é essa área melhor é a capacidade de arrefecer do radiador.
Reservatório e Airtrap

O reservatório é utilizado nos casos de watercooling passivo. A água arrefece com o contacto com o ar. Quanto maior for o reservatório, mais tempo levara a aquecer a água.
O airtrap é utilizado nos dois tipos de Watercooling (o air-trap é um reservatório de pouco capacidade), permite duas coisas: em primeiro serve de mini-reservatório, é ele que abastece de agua o circuito Watercooling; em segundo permite limpar o circuito das bolhas de ar que aparecem.
Existem tipos de airtrap específica para certas marcas de bombas.
















