BatteryCare 0.9.7.1

14 Comentários

Por Filipe Lourenço para o Pplware
O BatteryCare é uma aplicação gratuita e nacional, desenvolvida por Filipe Lourenço, que surge numa altura em que se massifica o uso do computador portátil e muitos dos seus utilizadores desconhecem os cuidados a ter na manutenção de um dos seus elementos mais importante, a bateria.


Complementar ao guia de utilização da bateria do portátil, disponível no site oficial, o BatteryCare vem fornecer ao utilizador um conjunto de informações que permitem tirar o máximo partido da bateria do seu portátil e fazer com que esta sofra o tratamento adequado. Além disso contribui para uma maior autonomia.

Nesta nova versão a possibilidade de troca automática de planos de energia é agora suportada também em Windows XP. O suporte nesta plataforma é muito bem-vindo e era de facto uma necessidade. Os crescentes utilizadores de NetBooks com Windows XP irão com certeza agradecer esta novidade.

Além disso, o programa agora regista todos os ciclos de descarga da bateria, assim é particularmente útil para quem acaba de adquirir um portátil, pois o BatteryCare permite começar a registar os ciclos desde o início.

Nas anteriores versões, quando um computador não fornecia o tempo restante, o programa encarregava-se de o calcular através de um método estatístico onde regista o tempo que demorou a descarregar os últimos 3%. Nesta versão essa opção está agora disponível a todos os utilizadores nas opções.

Um aspecto que estava algo pobre na anterior versão era o painel que notificava o utilizador quando era recomendado fazer a calibração da bateria. Este aspecto foi melhorado e conta com o aspecto seguinte:


Todas as novidades nesta versão:

  • Novidade:
    • Possibilidade de ler a temperatura em Fahrenheit.
    • Novo menu de contexto.
    • Menu de Ajuda a funcionar e ligado à FAQ disponível no site. Correcção de bug: A opção de cálculo estatístico, em alguns casos, era activada automaticamente quando se funcionava com a bateria.
    • Correcção de bug: Podia ocorrer um erro ao tentar desactivar/activar o Aero automaticamente.
    • Correcções menores e alterações menores de interface.

Abaixo as funcionalidades actuais do programa:

  • Monitorização das descargas da bateria
    • O algoritmo avançado permite contabilizar com rigor quando é feito um ciclo de descarga completo.
    • Quando é atingido o número configurado de ciclos de descarga, surge a notificação para a necessidade fazer uma descarga total
  • Informação completa da bateria
    • Possibilidade de calcular de forma estatística o tempo restante estimado. Útil para portáteis que se limitam a apresentar a percentagem de bateria.
    • Mostra toda a informação detalhada sobre a mesma tal como nível de desgaste, capacidades, consumo, fabricante, etc.
  • Informação na área de notificação
    • Em modo de bateria o ícone de notificação mostra o tempo restante e a percentagem da bateria
    • Comutação automática dos planos de energia
    • Consoante o estado de alimentação do computador, o BatteryCare permite seleccionar automaticamente o plano de energia que preferir.
  • Controlo sobre Windows Aero e Serviços exigentes
    • Permite desactivar automaticamente, durante a utilização da bateria, o tema acelerado graficamente e/ou serviços exigentes que contribuem para uma menor autonomia (apenas em Windows Vista ou superior) Assim que esteja ligado à corrente o tema e os serviços são repostos
  • Actualizações automáticas
    • Não existe a preocupação em fazer downloads de novas instalações, pois o programa actualiza-se automaticamente
  • Leve e imperceptível no sistema
    • Dada a preocupação com a optimização do uso da bateria, o BatteryCare não interfere na performance do sistema pois apenas usa menos de 0,1% do Processador e Memória

Peço a todos os que utilizem o programa que me contactem através do site se detectarem algum problema ou tiverem alguma sugestão.

Acerca do benefício da suspensão de serviços e do tema Aero em Windows Vista:
O serviço SuperFetch em conjunto com o ReadyBoost, no arranque do sistema ou no resumo da hibernação indexa os ficheiros mais usados durante cerca de 2 a 3 minutos. São estes minutos de intensa actividade no disco e processador que no meu caso consomem logo 5% da bateria sem necessidade. Assim, sempre que ligo o portátil e ele está em bateria, os serviços são suspensos e tenho esses 5% preciosos de autonomia.

A desactivação do tema Windows Aero em bateria também contribui para maior autonomia pois retira a carga sobre a placa gráfica que, ainda que esta seja mínima, consome energia.

Em ambos os casos, assim que se liga o portátil à corrente, os serviços são retomados normalmente e o tema Aero é reposto.

Sintam-se livres para fazer o download e espalhar pelos vossos amigos! E apoiem o software nacional!

Um muito obrigado ao Pplware por publicarem o meu trabalho.

Licença: Freeware
Sistemas Operativos: Windows XP/Vista/Win7
Download: BatteryCare 0.9.7.1 [626.99KB]
Guia: BatteryCare
Homepage: BatteryCare

Todas as novidades nesta versão: 

* Novidade: Possibilidade de ler a temperatura em Fahrenheit.

* Novo menu de contexto.

* Menu de Ajuda a funcionar e ligado à FAQ disponível no site.

* Correcção de bug: A opção de cálculo estatístico, em alguns casos, era activada automaticamente quando se funcionava com a bateria.

* Correcção de bug: Podia ocorrer um erro ao tentar desactivar/activar o Aero automaticamente.

* Correcções menores e alterações menores de interface.

Abaixo as funcionalidades actuais do programa:

* Monitorização das descargas da bateria
o O algoritmo avançado permite contabilizar com rigor quando é feito um ciclo de descarga completo.
o Quando é atingido o número configurado de ciclos de descarga, surge a notificação para a necessidade fazer uma descarga total

* Informação completa da bateria
o Possibilidade de calcular de forma estatística o tempo restante estimado. Útil para portáteis que se limitam a apresentar a percentagem de bateria.
o Mostra toda a informação detalhada sobre a mesma tal como nível de desgaste, capacidades, consumo, fabricante, etc.

* Informação na área de notificação
o Em modo de bateria o ícone de notificação mostra o tempo restante e a percentagem da bateria

* Comutação automática dos planos de energia
o Consoante o estado de alimentação do computador, o BatteryCare permite seleccionar automaticamente o plano de energia que preferir.

* Controlo sobre Windows Aero e Serviços exigentes
o Permite desactivar automaticamente, durante a utilização da bateria, o tema acelerado graficamente e/ou serviços exigentes que contribuem para uma menor autonomia (apenas em Windows Vista ou superior) Assim que esteja ligado à corrente o tema e os serviços são repostos

* Actualizações automáticas
o Não existe a preocupação em fazer downloads de novas instalações, pois o programa actualiza-se automaticamente

* Leve e imperceptível no sistema
o Dada a preocupação com a optimização do uso da bateria, o BatteryCare não interfere na performance do sistema pois apenas usa menos de 0,1% do Processador e Memória

Peço a todos os que utilizem o programa que me contactem através do site se detectarem algum problema ou tiverem alguma sugestão.

Acerca do benefício da suspensão de serviços e do tema Aero em Windows Vista:
O serviço SuperFetch em conjunto com o ReadyBoost, no arranque do sistema ou no resumo da hibernação indexa os ficheiros mais usados durante cerca de 2 a 3 minutos. São estes minutos de intensa actividade no disco e processador que no meu caso consomem logo 5% da bateria sem necessidade. Assim, sempre que ligo o portátil e ele está em bateria, os serviços são suspensos e tenho esses 5% preciosos de autonomia.

A desactivação do tema Windows Aero em bateria também contribui para maior autonomia pois retira a carga sobre a placa gráfica que, ainda que esta seja mínima, consome energia.

Em ambos os casos, assim que se liga o portátil à corrente, os serviços são retomados normalmente e o tema Aero é reposto.
Sintam-se livres para fazer o download e espalhar pelos vossos amigos! E apoiem o software nacional!

Partilhar:
Tags:

Comentários

14

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

  1. Avatar de Computed Life

    Esta ferramenta é muito boa já utilizo a algum tempo no meu portátil e gosto bastante.

    Cumps

  2. Avatar de Vítor M.

    Não posso deixar de vos recomendar também este artigo do Filipe que dá conta de alguns mitos e algumas verdades sobre as baterias:
    https://pplware.sitedev.pt/2008/11/21/toda-a-verdade-sobre-baterias-de-litio/

    Já agora deixo também o artigo publicado pelo nosso colaborador Ricardo Ferreira sobre o assunto:
    https://pplware.sitedev.pt/2008/08/20/conserve-a-bateria-do-seu-computador-portatil/

  3. Avatar de Filipe Lourenço

    Aí está! 🙂
    Como o programa está a fazer um grande sucesso lá fora, recebi pedidos para meter a temperatura também em graus Fahrenheit.
    O menu da ajuda dantes não dava grande ajuda pois não levava a lado nenhum, agora está resolvido. E com a disponibilização da FAQ o número de emails a pedir esclarecimentos diminuiu drasticamente. É sinal que resulta 😀

    Resolvi uns bugs e tentei resolver outros, mas como não ocorrem no meu PC é difícil descobrir a sua origem, vai-se lá por tentativa erro.

    Abraços!
    Filipe Lourenço

    1. Avatar de Ana Narciso

      Obrigada Filipe pelo teu excelente trabalho.

      Tenho um eeepc que chega às 9h de autonomia.
      , em trabalho normal. Vou usar o teu programa para ter mais atenção aos ciclos de descarga e assim preservar melhor a minha bateria.

      Continuação de um bom trabalho!

  4. Avatar de NazgulTuga
    NazgulTuga

    Como conseguis-te esse feedback todo?
    Foi através do link para a tua página pessoal?

    É que eu tenho o meu e-mail no “About”, mas mesmo assim nao recebo nada. :S

    Será que me poderias ajudar? 🙂

    1. Avatar de Filipe Lourenço

      Não é fácil, mas a maneira que tenho de receber o feedback quando algo corre mal é que o programa sempre que “crasha” mostra uma caixa de diálogo com os detalhes da excepção e uma mensagem a pedir para tirar um screenshot e enviar por mail. 🙂 Tem resultado.

  5. Avatar de mind
    mind

    Essa aplicação é excelente! após meu note voltar de um recall, começei a utiliza-lo, estou rodando no win 7 e não tenho que reclamar,
    parabéns ao Felipe.

  6. Avatar de bismarques
    bismarques

    @Filipe Lourenço
    Estou com uma dúvida em relação às temperaturas do cpu,através do everest tenho uma temperatura nos dois núcleos de 48 graus,se for pelo teu programa tenho temperaturas na ordem dos 65 graus!Estas temperaturas que estou a falar é em modo de standby!A pergunta que faço é qual das duas leituras está correcta?

    Abraço

    BisMarques

    1. Avatar de Filipe Lourenço

      Envia-me o log presente na pasta %appdata%\BatteryCare para batterycaresoftware[at]gmail.com

      Se for um processador Intel CoreDuo ou Core2Duo, à partida a leitura do BatteryCare deve ser a correcta. Mas não há nada como eu confirmar-te isso directamente.

  7. Avatar de Rui
    Rui

    Os meus parabens ao Filipe e ao blog por esta preciosidade!

    😀

  8. Avatar de Thiago
    Thiago

    Ja uso desde seu nascimento. Excelente aplicação, modo de actualização não me incomoda em nada, mas nessa nova versão, a actualização automática tem me dado muita dor de cabeça. Uso o Win 7 e depois de fazer download da aplicação, o programa para de funcionar.
    Vou tentar fazer o download e instalar manualmente. Mas notei um ‘bug’ no modo ‘actualização’. Após o download a aplicação não consegue fechar o BatteryCare.
    Agora ja o instalei manualmente e ja está a rodar à toda. Mas seria muito melhor se o modo de actualização funcionace.

    []’s

  9. Avatar de acoiematoia
    acoiematoia

    Filipe patenteia o programa senao os grandes roubam-te!

    1. Avatar de Vítor M.

      Olha… bom conselho.

      Este vale ouro.

  10. Avatar de Filipe Lourenço
    Filipe Lourenço

    lol, não fazes ideia de quanto custa patentear uma coisa pois não?… 😛 Além disso, ia patentear o quê? Tudo o que o programa faz já outros diversos programas o fazem e a contagem dos ciclos de bateria já a Apple faz internamente nas próprias baterias. Eu faço isto na desportiva, não faço tenções de viver à custa do programa (bem podia morrer à fome lol). Entretenho-me com o seu desenvolvimento e vou aprendendo umas coisas, como consequência vale-me no C.V., é o que interessa. 🙂