Undercover 2.5

32 Comentários

Fazendo parte de uma mailling list de utilizadores Mac, ultimamente tem-se observado um enorme número de roubos de portáteis quando estes são deixados no carro.


Certo que o primeiro conselho às pessoas que utilizam o carro é nunca deixar nada no interior da viatura, mais certo estou que podemos combater este problema com software de segurança. Assim, para quem quer ter, mesmo que remota, a possibilidade de poder reencontrar um portátil roubado, podem acreditar que este magnífico programa poderá fazer a diferença.


snapshots of the thief, taken with the MacBook’s built-in iSight camera

Para além de registar os dados de acesso efectuado pela máquina, utiliza a câmara isight para fotografar o “pseudo” novo proprietário. Certo que já seria uma grande ajuda, mas se o utilizador não usar a Internet com frequência, poderá ser difícil registar as tão desejadas provas, por isso, o software começa a simular avarias o que faz com que este seja levado para arranjo, onde devido aos necessários poderá ser localizado pela empresa que criou esta software.

Para os mais cépticos, há algumas histórias de recuperação para provar a qualidade do produto (Link). A empresa está tão certa do sucesso da aplicação que dá a garantia de retorno do dinheiro da aplicação x2.

Licença: Shareware
Sistemas Operativos: Mac OS
Download [mac]: Undercover 2.5 [5.2MB]
Homepage: Undercover

Partilhar:
Tags:

Comentários

32

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

  1. Avatar de Miguel Guerra
    Miguel Guerra

    Exelente aplicação! Mesmo em nossas casas podemos ser surpreendidos pelo “amigo do alheio”.

    Recuperar artigos roubados não é assim tão remoto como se pensa.

    Já me roubaram um telemóvel e, recuperei-o passados alguns meses porque a polícia contactou as 3 operadoras para sbaer qual o proprietário do cartão SIM que estava a ser usado naquele IMEI.
    Por isso aconselho sempre as pessoas a apresentarem quiexa na polícia com os dados completos do equipamento.

  2. Avatar de paulf
    paulf

    Muito bom mesmo, há que colocar toda a tecnologia (legal diga-se) ao serviço dos bons!

  3. Avatar de aver
    aver

    Esta parce-me o máximo

    Um portátil roubado tinha instalado um programa de acesso remoto (VNC). Através dele o dono do portátil viu o ladrão preencher um formulário com nome e morada. Comunicou à polícia e o ladrão foi apanhado.

    (Diz a notícia que até lá chegar teve que gramar umas horas de porno que o ladrão fez correr no computador)

    http://ap.google.com/article/ALeqM5jxcntcai3C-PeJ3yamsvKC0xtqMQD93HNHFO0

  4. Avatar de Nuno
    Nuno

    Pois , so e pena se o ladrao formatar o pc.

  5. Avatar de Bruno SIlva
    Bruno SIlva

    Cm trabalhador numa casa de informática lido com situações dessas a toda a hora, será que há o mesmo software para usuários de maquinas sem ser apple??

  6. Avatar de pirata

    Depois deste topic aposto que quem levar os portáteis”emprestados” já vai ter mais cuidado de não ligar logo a internet e verificar o que a instalado etc e depois um format e adeus portátil 😛

    Cumpts
    http://www.soupirata.net

  7. Avatar de t@ndre

    demais mesmo.. o problema é mesmo se formatar o maczinho

  8. Avatar de Joao Coutinho

    @Nuno e @pirata: No Mac OS é possível impedir que um estranho formate o Mac. Assim, este sistema é praticamente infalível (http://support.apple.com/kb/HT1352?locale=pt_PT)

  9. Avatar de Duarte
    Duarte

    @Joao Coutinho:

    Como se faz isso?

  10. Avatar de Joao Coutinho

    @Duarte: É só instalar a aplicação da Apple, e depois definir a password. A partir desse momento quem tentar aceder ao Mac para formatar ou para aceder ao disco via firewire é-lhe pedido a password. Mas cuidado, caso se esqueça da password, felizmente fica com um problema na mão. A explicação do artigo está clara.

  11. Avatar de Artur Ferreira
    Artur Ferreira

    Já tinha ouvido falar, é muito bom! Alguem sabe de algo semelhante para Windows?

  12. Avatar de Pedro Oliveira
    Pedro Oliveira

    Caros Amigos
    Como utilizador de MAC tenho a dizer que não é assim as boas que se formata um MAC visto que o utilizador percisa de se autenticar para fazer qq alteração no mesmo.

    Parabens a este excelente site
    Melhores Cumprimentos
    Pedro Oliveira

  13. Avatar de Miguel
    Miguel

    Não percebo nada de Macs, mas sendo o Mac um computador absolutamente normal baseado em chips Intel, é facílimo arranca-lo com um Linux Live CD e fazer do disco o que bem nos apetecer, incluindo o format.
    Lá se vai a segurança pelo cano… No entanto é uma voltinha a mais que tem que se dar e nem todos sabem ou estão para se dar ao trabalho. Daí que considere este software bem interessante.

  14. Avatar de Joao Coutinho

    @Miguel: O Firmware Update Password restringe o acesso ao disco via Arranque pelo CD e Arranque por firewire, logo impossível de formatar se não se souber a password.

    # Blocks the ability to use the “C” key to start up from an optical disc.
    # Blocks the ability to use the “N” key to start up from a NetBoot server.
    # Blocks the ability to use the “T” key to start up in Target Disk Mode (on computers that offer this feature).
    # Blocks the ability to use the “D” key to start up from the Diagnostic volume of the Install DVD.
    # Blocks the ability to start up a system in Single-user mode by pressing the Command-S key combination during startup.
    # Blocks a reset of Parameter RAM (PRAM) by pressing the Command-Option-P-R key combination during startup.
    # Blocks the ability to start up in Verbose mode by pressing the Command-V key combination during startup.
    # Blocks the ability to start up in Safe Boot mode by pressing the Shift key during startup.
    # Requires the password to use the Startup Manager, accessed by pressing the Option key during startup (see below).

  15. Avatar de Miguel
    Miguel

    Ok… la temos de sacar o disco e liga-lo noutro PC 🙂

    Já agora, já viram os novos Macbook Pro que acabaram de sair? Ando a tentar entar na Apple Store mas o site ta completamente entupido!

  16. Avatar de Fernando Sá
    Fernando Sá

    THAT’S WHY HAVE A MAC 😉

  17. Avatar de Kayn
    Kayn

    bah, vale de um corno fazer queixa na bofia. a mim gamaram me o portatil do carro (vidro partido, etc) eu localizei o mitra uma semana depois (via dyndns) apresentei todos os dados a policia, isp, ip, inclusivé uma foto da casa do gajo. Até a bofia ficou surpreendida. Pseudo-mobilizaram-se para recuperação do dito, bah, valeu dum caralh*. até hoje. Empancou logo quando a tvcabo (isp do mitra) disse à bofia que tavam com “problemas informáticos” e nao podiam verificar a identidade do gajo que estava a usar. foi a mentira mais descarada que eu ja ouvi, depois supostamente a bófia pressionou, e até hoje. Já vai ha prai 6 ou 7 meses. por isso…

  18. Avatar de aver
    aver

    O Gizmodo criou um “live blog” para a apresentação dos novos portáteis da Apple (10H00, hora do Pacífico, 18H00 em Portugal). Ou seja tinham lá uma pessoa que ia enviando um textos custos e uma fotos.

    Preços da nova gama – dos 999 dólares (bem que havia rumores que o modelo de entrada era abaixo dos 1000 LOL), até 2.499 dólares
    http://live.gizmodo.com/

  19. Avatar de aver
    aver

    ..textos curtos…

  20. Avatar de Miguel Guerra
    Miguel Guerra

    Lindíííííííssimos!!!!!!!

  21. Avatar de Duarte
    Duarte

    Já que vamos para OFF-TOPIC. A minha namorada tem um MacBook Pro que enviou recentemente para a garantia por estar a descascar junto ao teclado (num sitio onde nunca se toca), por dar choque durante o carregamento e por desligar se não estiver ligado à corrente. A resposta inicial foi que não arranjavam nada porque é tudo normal. É normal um computador de 1800 euros descascar e dar choques? Quanto à bateria afirmam que se deve a ter gasto “as vidas” da mesma. Afirmam ser normal que a bateria perca autonomia gradualmente… mesmo assim suponho que não seja normal a autonomia passar de 3 horas para 3 minutos de um dia para o outro. Segundo eles gastou 360 vidas mas um colega que comprou o dele mais cedo 15 dias já gastou 375 e continua a poder utiliza-lo normalmente. Que me dizem a isto???

  22. Avatar de Vitor Machado
    Vitor Machado

    viva! eu tenho um aplicativo semelhante mas chama-se iAlertu ! dá sempre jeito para ver quem andas a “butar” o olho na nossa vida digital ehehe

    abraco e keep going …

  23. Avatar de jrpfernando

    Que pena….
    Que pena o computador da Magistrada que tem em mãos o dossier “Noite Branca” não ser um Mac!!! Se calhar a esta hora já viamos na net algumas fotos de um Macaco qualquer…

  24. Avatar de Joao Coutinho

    @Duarte depende de quanto tempo tem o MacBook Pro, onde foi feita a reclamação, etc. Aconselho a conseguir o melhor suporte técnico disponível em http://www.apple.com/pt/support/contact/

  25. Avatar de Fernando Sá

    NOVOS MACKBOOK E MACKBOOK PRO 😀

  26. Avatar de Miguel Machado

    Não testei esta aplicação… Mas por exemplo no meu caso, tenho apenas uma conta criada, em que no log in pede a pass… Se me roubarem, de que forma esta aplicação opera, sem o suposto ladrão ter feito o log in?

  27. Avatar de Joao Coutinho

    @Miguel Machado: Por isso é que a empresa sugere a criação de uma conta Guest para que o larápio poder navegar à vontade! Esta conta deve ser criada com limitações do Parental Control.

  28. Avatar de kardos

    @Duarte
    E tiveste muita sorte, já vi mensagens do reparador, como: “Artigo fora do período legal de 1 ano de garantia” ou “artigo bastante riscado no ecrã” quando ainda tem a protecção de plástico no ecrã.

    A culpa não é da apple, é do seu magnífico “Centro de Assistência Autorizado Apple” em portugal, a http://www.interlog.pt

    Enfim

  29. Avatar de Duarte
    Duarte

    @kardos
    Isso da garantia também aconteceu mas tiveram que se desenrascar. Pois imagino que seja isso mesmo.

  30. Avatar de Edgar Sousa
    Edgar Sousa

    A respeito do firmware:

    Warning: The Open Firmware Password can be reset and changed by any one of the following (except MacBook Air):

    1. By any administrator user, as designated in the Accounts preferences (or in Server Admin).
    2. Via physical access to the inside of the computer.
    3. When the computer is started up in Mac OS 9.

    O que vale é que os larápios não são, em geral, entendidos na matéria. Contra um professional estas medidas são inuteis.