Windows 9 RTM poderá chegar já a 21 de Outubro

56 Comentários

O Windows 9 será o sucessor do actual Windows 8.1 e segundo os rumores que circulavam na Internet, esta versão seria apresentada em Abril de 2014  e apenas chegaria aos utilizadores em Abril de 2015.

No entanto, há agora informações que indicam que esta versão poderá chegar já a 21 de Outubro de 2014.

win9

Segundo um tweet publicado pelo canal WZor, fonte que normalmente anuncia os leaks da Microsoft ao nível do software, o Windows 9 RTM (release to manufacturing) estará disponível já dia 21 de Outubro (Não é uma data “descabida, até porque já em Março o Pplware informava que o Windows 9 poderia estar disponível em Novembro de 2014).

 

Os últimos rumores indicavam que antes da versão RTM iriam sair 3 versões de teste, no entanto esta informação avançada pelo canal WZor invalida tal informação.

Ainda não há muita informação sobre o Windows 9 mas espera-se que este virá como uma interface totalmente renovada “Metro 2.0”, que será mais user friendly e prática. Há também rumores que a Microsoft não irá criar pre-alpha builds para os programadores. Saiba mais sobre o windows 9 aqui.

O que esperam do novo Windows 9?

Via | winsupersite

Comentários

56

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

  1. Avatar de Joao Bastos
    Joao Bastos

    acho que RTM quer dizer release to manufacturer e nao release to marketing

    1. Avatar de TR
      TR

      Release To Manufacturing, parecido mas diferente.

    2. Avatar de Flávio
      Flávio

      RTM tal como indicaste vem de Release To Manufacturing e consiste numa versão de testes para compatibilidade de Hardware e criação de novos drivers se necessário.

    3. Avatar de Ricardo Gonçalves
      Ricardo Gonçalves

      Oh pá! O João Bastos estava a ser sarcástico! Com tanta notícia do windows 9 faz mais sentido que seja marketing! lol

  2. Avatar de JJ
    JJ

    Julgo que o Win9 vira com mais características de personalização e mais estável e seguro.

    1. Avatar de André Silva
      André Silva

      Penso que dependendo das capacidades de personalização pode vir a agradar tanto a utilizadores de win7 como de win8.

      1. Avatar de Luís Aguiar
        Luís Aguiar

        Concordo

    2. Avatar de Diogo
      Diogo

      com um novo pack de wallpapers 😀
      duvido que o consigam tornar mais rapido do que o 8.1, agora vão começar a por mariquices (genero start metro, quem é precisava daquilo?) e piores…

      Não percebo porque não criam uma “performance version” do windows. Sem a tralha toda desnecessária. Apenas com rede, frameworks e segurança.

  3. Avatar de Pedro
    Pedro

    – Espero ver um OS que tenha um UI para tablets e outro para desktops totalmente separados e sem misturar os dois!

    – Espero uma Windows Store que diferencie software de desktop de software para tablets de uma forma bem clara,

    – Espero que seja possível usar software Metro em janelas tradicionais como o software tradicional x86,

    – Espero o regresso do Start Menu por default em vez de ser atirado para um start screen de cada vez que quero pesquisar algo (se me fazem essa brincadeira meto o Chrome no Start Screen e uso-o como um Chromebook),

    É só isto. 🙂

    1. Avatar de Antonio B.
      Antonio B.

      Tudo dito!!

    2. Avatar de Pedro Matos
      Pedro Matos

      Tudo dito mesmo!!!

      1. Avatar de José Leite
        José Leite

        Estou totalmente de acordo contigo,Pedro.E,de certeza,com eu e tu estão muitos a pensar no mesmo.Era muito bom que assim fosse,como tu disseste.

    3. Avatar de Henrique
      Henrique

      Disses-te tudo !!

  4. Avatar de Paulo
    Paulo

    A avaliar pela imagem, não aprenderam nada.
    Para o que o pessoal protestou com a Modern UI, publicitarem um ambiente de trabalho (ou seja o que for) com aquele aspecto é um erro crasso.
    De resto … esperam-se (ou desejam-se) melhorias na configuração e funcionamento em rede local e melhor integração com a cloud.

    1. Avatar de JJ
      JJ

      Que raio de implicância com o “Modern UI”… enfim…

      Mas o pormenor das redes concordo, é algo que tem de ser melhorado.

      1. Avatar de Marco Costa
        Marco Costa

        A implicância com o Modern UI, faz todo o sentido. Só faz sentido, em touch, com o rato as pessoas acabam por se habituar, mas a meu ver não é prático, digam o que disserem.

      2. Avatar de Pedro
        Pedro

        Se existe imensa gente que não gosta do Metro UI não têm que gastar dinheiro nisso.
        A Microsoft tem como propósito ganhar dinheiro e tem que apresentar bons resultados trimestralmente. Logo convém-lhes fazer algo que o maior número de pessoas goste para que estas queiram gastar o seu dinheiro renovando o OS.

        Logo o Windows tem que ser adequado ao gosto do maior número de pessoas possível. E isso passa por despachar o Start Screen.

        1. Avatar de Tiago Santos
          Tiago Santos

          E as pessoas que usam & gostam do modern UI e consideraram um passo atras da M$? Esses são uma minoria? LOL

          1. Avatar de nando
            nando

            Q tal dar a possibilidade de escolha entre modern UI e a antiga? Pessoalmente detesto a modern UI. Comprei um laptop poderosissimo, mas que tem um OS que parece uma árvore de Natal. Um lixo…

          2. Avatar de Pedro
            Pedro

            Tiago Santos por acaso até são se fores a ver o número de vendas.
            E esses continuarão a comprar os produtos Microsoft ao contrário daqueles que não se importam de resistir uns anos.

            A Microsoft não se pode dar ao luxo de esperar uns anos quando tem que apresentar resultados com crescimento a cada trimestre.

          3. Avatar de Jose
            Jose

            Por acaso são uma minoria, tanto que as vendas e as copias activas do Windows 8/8.1 são extremamente baixas, não é por acaso que já se fala no Windows 9.

            A Microsoft se quer vender, tem que se focar na maioria e não na minoria.

            Até agora o único lugar onde a Microsoft tem feito dinheiro, é com a Nokia.

            De resto, cada release do Windows com o Modern UI, so vejo a bolsa de acções da Microsoft a descer drasticamente.

    2. Avatar de Nuno Silva

      Paulo, a imagem incluída neste artigo é um concept criado por alguém (Pedro corrige-me se estiver errado….)e meramente ilustrativa para este artigo. De qualquer forma e de acordo com algumas informações, a Microsoft não planeia abandonar o Modern UI, sendo expectável o Windows 9 trazer a V.2 deste interface. Em Abril e no decorrer da Build 2014, mais detalhes deverão ser conhecidos sobre este tema.

      1. Avatar de Pedro Pinto

        Sim, isso mesmo. Neste momento ainda não há qualquer imagem “oficial”

    3. Avatar de Robert Soares
      Robert Soares

      Se nao usas tablet com windows 8 logo não necessitas do modern ui e passas a usar o desktop classico!
      DUH!!!!

    4. Avatar de Carlos
      Carlos

      Acho que estás a confundir leaks sabe-se com que origem com os factos reais…

      O único anúncio oficial sobre o Windows “9” é que vai ser discutido brevemente no TechNet e que vai ser lançado em 2015.

      Outubro de 2014 parece-me razoável para a “developer preview”, que é o nome que a Microsoft dá à primeira versão beta, seguido do “costumer preview”, a segunda beta, lá para janeiro ou fevereiro e o RTM para o fim de agosto.

      Ou seja, o costume para todas as últimas versões do Windows desde o XP, exceto o Vista.

      E, já agora, RTM para a Microsoft não quer dizer quase nada. O Windows 8, e o 8.1, tiveram o RTM meses *antes* de estarem efetivamente disponíveis ao público.

      1. Avatar de Jose
        Jose

        RTM não é para o público sequer…

  5. Avatar de Fernando Pereira
    Fernando Pereira

    Se o Windows 9 não estiver integrado num ecossistema então vai ser um novo flop.

    Mais que discutir funcionalidades e aparências, nomeadamente o polémico ambiente Metro, o consumidor necessita um sistema unificado de todos os sistemas e serviços. A Microsoft disponibiliza atualmente 3 tipologias distintas do sistema operativo: Windows 8.1 (core/pro e RT), Windows Phone 8 e da Xbox. Com isso o utilizador tem que utilizar 3 Lojas distintas: uma aplicação ou jogo adquirido no Windows poderá não existir no Windows Phone ou na Xbox e caso exista, é necessário adquiri-las novamente – o que pode implicar desembolsar nova quantia para os cofres da Microsoft.

    Para o desenvolvedor é um martírio ter que replicar o seu projecto para 3 plataforma distintas, pois as APIs e os SDKs não são os mesmos, pois diferem a nível de especificidades inerente aos ambientes adoptados.

    Não tem lógica que numa empresa como a Microsoft haja ilhas isoladas e que não se crie pontes de ligação entre elas.
    Hoje temos o Windows 8.1 para PCs, o Windows Phone só deverá lançar a versão 8.1 no verão, ou seja próximo do lançamento do Windows 9 RTM. Um consumidor necessita de ter um sistema único para proporcionar uma melhor harmonia na utilização das diversas tecnologias, independentemente da plataforma escolhida. Assim evita-se perca tempo e de dinheiro.

    Em suma, mais do que o Windows 9 RTM, fico expectante em saber se haverá uma mudança na estratégia da empresa em unificar os seus sistemas. Talvez o novo CEO tenha esta visão. A ver vamos…

    1. Avatar de JJ
      JJ

      A Microsoft já informou que é isso que quer fazer! O artigo destaca isso. Um sistema operativo transversal, adaptável a qualquer plataforma.

    2. Avatar de Carlos André
      Carlos André

      Concordo, mas a Microsoft parece que quer caminhar para o trás.

  6. Avatar de Jonny
    Jonny

    O Windows esta a fazer as pessoas gastarem dinheiro ainda a pouco tempo compraram o Windows 8 e agora já avançam para Windows 9? As pessoas iram ficar irritadas pois gastarem dinheiro num novo PC com um novo sistema para nada, sendo que daqui a uns meses já vai sair outro novo..

    Enfim, prefiro ficar no Windows 7.

    1. Avatar de JJ
      JJ

      O plano da Microsoft inclui fazer upgrades gratuitos ou a um preço mais acessível para quem tem o Win8, como acontece com outras empresas de SO. Isso já aconteceu com o Win8.1 e certamente vai acontecer com o Win9.

    2. Avatar de sdsad
      sdsad

      Tens o exemplo do Iphone.

    3. Avatar de Asdrubal
      Asdrubal

      Eu estou à espera do Windows 9 para fazer a compra. Mas já começo a pensar que quando aparecer finalmente o novo design do 9, arrependo-me de não ter comprado com o 8. 😛

    4. Avatar de john cena
      john cena

      mas é normal que sejam 3 anos. o windows 7 saiu em 2009 e em 2012 saiu o windows 8. não me parece grave se em 2012 saiu o win 8 que saia o windows 9 em 2015

    5. Avatar de Pedro Moita
      Pedro Moita

      E a apple não faz o mesmo??

  7. Avatar de Miguel
    Miguel

    Com estas imágens as acções da Apple vão subir! Não aprendem…

  8. Avatar de diogo
    diogo

    Espero que o windows 9 não seja nada do que está na imagem, o windows 8 até é bonito, isso ai em cima não

    1. Avatar de David Ferreira
      David Ferreira

      tiraste-me as palavras dos dedos xD…..está uma grande porcaria aquela imagem xD

      1. Avatar de Carlos André
        Carlos André

        De certeza que não a interface não vai ser aquela, senão ai é que era o fim da Microsoft.

      2. Avatar de lmx
        lmx

        os criadores de Desktop Environments…andam doidos…e nãp são so os do windows…isto pegou que nem uma doença!!

        Tudo começou com o gnome…a seguir a isso vimos todos…menos a Apple a avançar em Ambientes estupidos a nivel de productividade para desktop/Portatil/Netbook…

        Será que estes gajos não teem dois dedos de testa??

        Eu sei que o trabalho deles é fazer o que lhes pedem…mas e quem esta acima a pensar…será que não percebe a utupia em que vive??

        é que a malta até gosta de brincar de vez em quando…mas as maquinas são esencialmente para trabalhar…que horror…

        cmps

  9. Avatar de Rui Cruz

    É o Windows a “andar pra frente” e eu a andar para trás..!

    Ainda hoje vou tirar o 8 Pro e meter o 7 Ultimate! Bye bye 8.

    Cumps.

    1. Avatar de Diogo
      Diogo

      Não funcionam em condições os drivers?
      Tambem aconteceu com o meu, ligava um cartão de memoria e o pc ia a baixo.

      Em termos de arranque era uma maravilha (coisa que nao me chateio muito porque hiberno o pc)

      1. Avatar de Rui Cruz

        Nem por isso, estava cheio de problemas com o chrome, com um jogo (Call of Duty 4) e seus programas associados..

        Agora com o 7 tá uma maravilha, parece novo 🙂

  10. Avatar de Mike

    Que raio de imagem é aquela lá me cima?! Até me assusta :O

    Gosto do Windows 8.1 como está, se quiserem aprimorar o Modern UI e dar mais opções ao Desktop Mode, por mim tudo bem.

    Necessitamos é de mais defesa contra mal/adwares e ainda mais retro-compatibilidades, ou pelo menos um modo de compatibilidade, mesmo que corte funcoes visuais e/ serviços não essenciais ao arranque do S.O. tal

    “Aprimorar” é a palavra chave …

  11. Avatar de carlos Esteves
    carlos Esteves

    Eu acho que a Microsoft deveria adotar no Window 9 a opção de o utilizador poder customizar o sistema, quem gosta-se mais da moderne ui utilizava-a quem não gostava utilizava a interface antiga, mas em Tablet, Smartphone
    ou PC com monitores tátil a moderne ui era a predefinição, e as aplicações da moderne ui poderiam correr em fundo de ambiente de trabalho e algumas poderiam ser tipo Widgets como no Android.
    O sistema operativo deveria ser unificado todo ele igual em todos os hardwares tanto Smartphone, tablets,notebook,desktop (salvo x-box one pois está é dedicada para jogar mas teria loja otimizada para as contas microsoft) compartilhando uma única loja, serviço Cloud otimizado com a conta microsoft, dando varias opções ao utilizador, como a personalização automática do nosso sistema operativo, assumindo qualquer alteração que fiassem-nos, imaginando estou a personalizar a minha modern ui no meu desktop se eu quiser no meu Tablet ficara personalizado da mesma forma. Estou no meu desktop e vejo um aplicação/jogo/música interessante começo a executa-la/joga-la/ouvi-la em casa e depois tenho de sair de casa para algum motivo pode-lo continuar no meu Tablet, Notebook, ou Smartphone, sem qualquer problema era ótimo. Imagina-mos hoje alguns Smartphone já são mais potentes que alguns PC e já contão com bastante memoria interna, então para sertãs pessoas bastava ter um desses, imaginamos eu tenho um Smartphones com o Windows 9 estou na minha hora de lazer jogo um joguinho tátil, tiro umas fotos etc, bem chegou a hora do trabalho tenho de fazer uma apresentação em PowerPoint ligo o meu Smartphone a uma dock e a um monitor
    , se ele for tátil abre na antiga interface por definição e já estou pronto a trabalhar da maneira que eu gosto e pratica de trabalho com rato e teclado.

    1. Avatar de carlos Esteves
      carlos Esteves

      Na penultima linha cria dizer se o monitor não fosse tatil abria na antiga interface por definição.

  12. Avatar de Pedro
    Pedro

    Não me apercebi da origem da imagem do artigo mas se fosse verdadeira era a representação daquilo que já há muitos anos eu idealizava para uma interface windows. Era bom que fosse verdade. No fundo é uma mistura entre o típico ambiente de trabalho e a nova interface metro.

  13. Avatar de David Guerreiro
    David Guerreiro

    Tenho quase a certeza que no Windows 9 vamos ser forçados a ter uma conta Live. É a Microsoft a querer a força controlar a nossa vida.

    1. Avatar de Diogo
      Diogo

      É o Google+ da Microsoft…se pelo menos conseguíssemos bloquear o envio de dados para certos ip’s ja estava resolvido.

      Olha aqui um tutorial para o pplware :p

  14. Avatar de Malik

    Acho que ainda é muito cedo para lançar melhorias, benéficas ou não, a maioria das pessoas que eu conheço ainda nem tem Windows 8, lançem mas é um Windows 8.2

  15. Avatar de Zé das Couves
    Zé das Couves

    Espero que o W9 tenha um Start Menu como o do Windows 98.

  16. Avatar de ​Φαlηo
    ​Φαlηo

    Essa interface foi divulgada mesmo ou é conceitual?