XAMPP 1.74 beta – Apache, MySQl, PHP e Perl

21 Comentários

Quando se desenvolve conteúdos web, as diversas tecnologias usadas exigem determinados programas para as correr.

Para construir os suportes temos de ter uma base de teste, base essa que terá todo o interesse em possuir o mesmo ambiente que o servidor onde o projecto web será alojado (mesmo que num sistema operativo diferente).

alt

Para recriarmos um espaço típico de um servidor web temos de instalar algumas ferramentas. E é aqui que entra o XAMPP.

Este programa permite instalar de uma só vez o Apache, o PHP e o MySQL. Isto tudo num único processo de instalação, de forma rápida. E tanto em sistemas Linux, Windows, Mac OSX como em Solaris.

Existem diversos pacotes de aplicações como este, que instalam tudo o que precisamos para iniciar a programação em PHP.

Ao instalar a versão do XAMPP  1.74 beta, estará a instalar simultaneamente os seguintes pacotes para as seguintes plataformas:

  • Mac OS X (beta2)
    • Apache (2.2.15)
    • MySQL (5.1.46)
    • PHP (5.3.2)
    • ProFTPD (1.3.3)
    • phpMyAdmin (3.3.2)
  • Linux (beta8)
    • Apache (2.2.17)
    • MySQL (5.1.51)
    • PHP (5.3.3)
    • ProFTPD (1.3.3b)
    • phpMyAdmin (3.3.7)
  • Windows (beta2)
    • Apache (2.2.16)
    • MySQL (5.1.49)
    • PHP (5.3.3)
    • phpMyAdmin (3.3.5)
  • Solaris (beta4)
    • Apache (2.2.17)
    • MySQL (5.1.51)
    • PHP (5.3.3)
    • ProFTPD (1.3.3b)
    • phpMyAdmin (3.3.7)
    • out-of-the-box Oracle/OCI8 support for PHP and Perl

Basicamente temos um servidor web, temos uma base de dados, temos um servidor FTP, um servidor de correio electrónico, um… vocês sabem ao que me refiro. Naturalmente que estes pacotes podem ser instalados ou não, dependendo do cenário que pretendemos. E mesmo assim, caso os instalemos eles só arrancam como serviço se o pretendermos e quando pretendermos.

Na prática a simplicidade de instalação desta ferramenta resume-se a dois pontos: onde quer instalar e o que quer instalar. Nada mais é pedido.

Após a instalação somos presenteados com uma aplicação que é um verdadeiro painel de controlo do XAMPP, onde definimos que serviço queremos arrancar, se o queremos a arrancar como serviço do Windows, entre outras coisas.

alt

Basta então ordenarmos ao nosso XAMPP que arranque o SQL e o Apache (se isso vos bastar!). Quando a indicação de “Running” aparecer a verde está tudo feito!

Abram o vosso browser, coloquem o endereço http://localhost na barra de endereço do vosso browser de eleição e comecem a explorar o vosso novo Webserver.

Dentro do que foi iniciado têm um conjunto de ferramentas e exemplos que podem usar para começar a mexer e a afinar o vosso webserver de bolso.

E claro, é uma excelente base de trabalho para aplicarem os conhecimentos que vos forem sendo passados sobre PHP.

Apenas uma dica que é util. Usem a aplicação xampp-portcheck.exe para verificarem se não existe uma outra aplicação a usar os portos que precisam para o XAMPP. tipicamente os portos 80 (HTTP), 81 (WebDAV), 443 (HTTPS), 3306 (MySQL), 21 (FTP), 25 (SMTP), 110 (POP3) e 143 (IMAP). Dou-vos esta dica porque, no meu caso o Skype estava-me a “roubar” a porta 80 e foi necessário alterar essa configuração no Skype.

Eu uso e gosto, agora é a vossa vez!

Artigos relacionados

altLicença: Freeware
altSistemas Operativos: Windows/Linux/MacOS/Solaris
altDownload: xampp-linux-1.7.4-beta8.tar.gz [51.18MB]
altDownload:xampp-win32-1.7.4-beta2-vc6.7z [52MB]
altDownload: xampp-macosx-1.7.4-beta2.dmg [90MB]
altDownload: xampp-solaris-1.7.4-beta3.sh [96MB]
altHomepage: XAMPP

Partilhar:
Tags:

Comentários

21

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

  1. Avatar de Roberto Francisco

    Sem dúvida uma bela ferramenta.

    Deixo uma dica, desliguem sempre o Skype antes de ligar o Apache no Xampp senão não vão conseguir ligar o Apache, depois já podem ligar o Skype 😉

    Abraços

    1. Avatar de Fernando Batista
      Fernando Batista

      O problema penso que é a porta 8080 que é utilizada também por outros programas.

      Eu tenho uma versão antiga no Windows XP.
      Esta versão também é compatível com o Windows 7 ?
      tks

        1. Avatar de Jose
          Jose

          Se lhe chamas compatível, vou ali já venho, o Xampp tem problemas com o Apache no Windows 7 ‘-‘

          1. Avatar de lmx
            lmx

            boas..
            aranquei com o lamp mas esse menu xamp control… não sei onde o activo, estou em linux como sabem aqui é so descompactar a pasta, porque raio não me aparece??
            Obrigado

            cmps

          2. Avatar de Fernando Batista
            Fernando Batista

            Obrigado José.
            Qual é a alternativa para ter o apache no Windows 7 à “100%”?
            tks.

  2. Avatar de Carlos Florêncio
    Carlos Florêncio

    É a melhor ferramenta desta categoria ou existe melhores?

    Cumps.

    1. Avatar de RootShell

      Existem bem melhores… EasyPHP 🙂

  3. Avatar de Miguel Guilherme
    Miguel Guilherme

    O defeito do XAMPP sempre foi não suportar linux 64 bits, tenho usado bitnami.
    Já sei que vão dizer que é muito simples instalar LAMP sem recurso a estas tools, no entanto no meu desktop pessoal prefiro assim.

  4. Avatar de STP
    STP

    Servidor de email da para fazer o nosso email?

    Do género, eu@oquequiser.com?

    1. Avatar de Fabio Valente
      Fabio Valente

      sim, se comprares o dominio, e caso tenhas ip dinamico teras que andar a brincar com dyndns’s, criar mxrecords etc. 😉

      1. Avatar de STP
        STP

        Eu isso sei, mas há forma de fazer isso sem comprar domínio?

        1. Avatar de RootShell

          Dá sim senhor… EXISTEM é milhares de OTARIOS que pagam para ter domínios próprios… Só por gostam de gastar dinheiro, percebes? Pesquisa na net e vais encontrar uma forma muito fácil de fazer o que pretendes.

          1. Avatar de dedro
            dedro

            Antes de rotulares as pessoas, que achas serem diferentes de ti, só por te achares mais inteligente do que elas, guarda o teu vernaculo ofensivo e explica as coisas como uma pessoa educada. O resultado final vai ser uma leitura mais agradavel para para quem lê o pplware e informas à mesma.
            Agora, tentar ofender sem dar resultados práticos acabas por ficar com a imagem que és o génio daqui do pplware… mas um génio egoista que não partilha o que sabe.
            Já agora explica lá como é que consegues ter um domínio .pt de borla? Tou curioso para saber o quanto tu sabes.
            É que para ter .vu .tk ou outros do genero não interessa a alguns.
            Portanto, vê se tens tento na “língua” e tenta mas é ajudar o pessoal. 😉 PAZ.

  5. Avatar de Gomes
    Gomes

    Eu pessoalmente prefiro o WAMP

    1. Avatar de lmx
      lmx

      boas…
      mas…isto não é apache+mysql+php?wamp lamp,zamp,famp não é igual???

      cmps

  6. Avatar de Fernando Batista
    Fernando Batista

    Alguém me pode indicar um servidor web (Apache – PHP, MySQL) que corra bem, ou seja, não dei-a problemas no Windows 7?
    Muito obrigado.

  7. Avatar de zaqueu
    zaqueu

    estou a tentar arancar o apache nao estou a conseguir, ele da sinal de querer arancar mas depois para.
    mas o mysql aranca sem problemas somente o apache e que nao aranca. please o que e que devo fazer, pois estou a usar windows 7 ultimate