Workrave – Pausas durante o trabalho

21 Comentários

Se forem como eu, passam horas e horas sentados ao computador quer a trabalhar, quer a divertirem-se, sem se aperceberem do tempo que vai passando. Como todos sabemos, isso é prejudicial para a nossa saúde física e mental, levando por vezes a problemas físicos graves.


À algum tempo, e porque a lei assim o obriga, assisti a uma acção de formação sobre hábitos de trabalho e postura, mas e como descobri, apesar de todos os conselhos que nos dão e de levarmos na cabeça toda a informação raramente seguimos as dicas. Não vamos lá por nós, temos de ter estímulos visuais.

Ao navegar na Internet descobri um software que faz a parte dos estímulos visuais. Assim, não temos desculpas para não fazermos as pausas que temos obrigação de fazer.

O software chama-se Workrave, é gratuito e pode ser instalado em rede, para que todos os colaboradores façam as pausas em simultâneo. todos os parâmetros podem ser definidos para nosso melhor conforto e para que se possa adaptar à nossa realidade.

Outra vantagem é a possibilidade de instalação numa grande variedade de sistemas operativos (GNU/Linux, Windows, HP-UX, Solaris e FreeBSD).

Mas a grande vantagem que vejo neste software é que para além de nos “mandar” descansar ainda nos oferece alguns exercícios que podemos efectuar para relaxarmos.

Os principais itens que tem são os seguintes:

– micro-pausas

– Pausa para descanso

– Limite de horas de trabalho diário

– Exercícios

É ainda possível integrar o Workrave com a taskbar do Windows.

Agora só falta mesmo o mais difícil, que é respeitarmos as indicações dadas e convencer os patrões que não estamos a gozar!!

Autor: Pedro Simões
Licença: Freeware
Download: Workrave (Linux e Windows)
Homepage: WorkRave

Partilhar:
Tags:

Comentários

21

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

  1. Avatar de CHAGAS

    Ora aqui está uma boa ideia!
    Vou instalar e testar já que passo mais de 50% do dia em frente de um ou mais PC’s.

    Um abraço,
    CHAGAS!

  2. Avatar de DamagE
    DamagE

    mt bacano!
    vou experimentar.

    epah nesta época de exames umas sábias pausas vêm mesmo a calhar xD

    [[ ]]

  3. Avatar de Evandro
    Evandro

    Grande software! Vou propor para a diretoria e vou instalar agora mesmo! 30 minutos de trabalho e 30 minutos de descanço :)!

    Falando sério, realmente adorei esse software… como disse Pedro Simões, sempre ouvimos falar que devemos relaxar e tempo em tempo e nunca cumprimos! Isso vai ajudar muito! Obrigado pela dica

  4. Avatar de sabas

    até mesmo para os que usam pc’s para diversão isso
    terá um grande valor, pois muitos pender a postura da sua
    coluna, e sentir dor nas costas ninguém gosta.

  5. Avatar de Christophe

    Muito fixe, devia ter tido conhecimento desse programa quando estive com um trabalho que nunca mais acabava (de programação em java) dava um jeito tremendo é que depois do trabalho fiquei com umas dores terríveis nas costas!!

  6. Avatar de canochinha

    Esta é a melhor invenção desde a roda!! :))
    Agora a falar a sério, também tenho um grave problema em saber quando parar, e tenho a sensação que consigo sempre descobrir mais qualquer coisa para fazer no pc. Vou instalar este programa e espero que me ajude a conseguir controlar melhor as coisas.
    Obrigado pela dica.

  7. Avatar de Anibal Ferreira
    Anibal Ferreira

    Para mim era óptimo, para o boss é que é capaz de ser mais um esquema para trabalhar pouco.

  8. Avatar de SkySkull

    muito bom, útil principalmente! gg

  9. Avatar de R3volution
    R3volution

    devia de haver um programa mas ao contrário, mandar trabalhar… lol às vezes um gajo passa mais tempo na net do que a trabalhar 😀
    espero que o meu patrão não veja isto!

    nah.. só quando está tudo feito ou não há nada para fazer. Mas falando por mim, até que não preciso de me lembrar quando parar… há sempre um dakar para seguir em directo, o que há de novo em software….

  10. Avatar de Martins
    Martins

    olha, @ R3volution……………….

    Não tem nada a ver com o post, mas com o que disseste………..

    Já tentei tudo e não encontro……….

    Como se pode ver o dakar em directo;?????

    É que não conheço nenhum canal que esteja 2 e 3 horas seguidas durante as especiais, a fornecer informação e imagens da corrida……..

    Existe????????????????????????????

    Se sim, digam por favor, eu e muitos gostávamos de saber……….

    OBRIGADO

  11. Avatar de R3volution
    R3volution

    Quando me referi a seguir em directo o Dakar, é por internet no sentido que não por imagens, mas desde o site oficial em que disponibiliza as últimas notícias actualizadas várias vezes por hora e existe um blog que tb segue na hora o evento:
    http://www.lisboadakar.blogspot.com/

    Agora, se alguém souber de alguma stream que faça a transmissão que diga aqui aos amigos 😛

  12. Avatar de CARLOS
    CARLOS

    NÃO DA O LINK. QUERIA INSTALAR ESSE PROGRAMA

  13. Avatar de Carlos
    Carlos

    Muito util pena não poder fazer esses exercicios no trabalho sob pena de me chamarem “tan tan” mas mesmo assim muito util
    Bem Haja
    Carlos

  14. Avatar de RVSilva
    RVSilva

    Minha MÃE que vai agradecer……………

  15. Avatar de Dav7

    já está instalado 😀

  16. Avatar de Fausto
    Fausto

    Achei meio exageradas as intervenções pra micropausa. 🙂

  17. Avatar de Luís

    Este programa é open source (e não freeware). Alias, por essa razão, vai ser incluído no meu sítio.

  18. Avatar de arakno

    Xalente concretização de um optima ideia! Ja vi outras tentativas mas nada me pareceu tão bem ‘esgalhada’ como este programa. Vai ja pra minha lista! 🙂

  19. Avatar de William Gustavo
    William Gustavo

    Boa tarde Sr(a)s !

    Instalei o workrave em máquinas com windows xp e 2000 e funciona perfeitamente bem sem problemas. Porém preciso instalar em máquinas com WIndows NT 4.0 Workstation (sei que meio jurássico mas não temos mais licenças para xp e 2000) e ele não roda. Ocorre a seguinte mensagem de erro :
    ” Não foi possível localizar o ponto de entrada do procedimento PrintDLgExW na biblioteca de vínculo dinâmico COMDLG32.DLL “. Alguém saberia me dizer se há alguma versão do Workrave compatível com NT 4.0 workstation ?

    Desde já agradeço,