Wakoopa – O lado social do Software

22 Comentários

Wakoopa é uma rede social de partilha de software que ajuda os seus utilizadores a descobrir os melhores programas, jogos e aplicações web do mercado.

Os passos são simples: registar-se, instalar um pequeno programa tracker multi-plataforma e criar automaticamente um perfil de software que pode ser partilhado com os amigos e com o mundo. O Wakoopa mantém-no ao corrente do software que os seus contactos usam e envia-lhe recomendações de acordo com o seu gosto pessoal.

Junte-lhe ainda um sistema de ranking de “software-dependentes” e venha descobrir porque é que esta não é apenas “mais uma rede social”.


Saiba o que utiliza
Com o Wakoopa saberá o software que utiliza e durante quanto tempo o utiliza. Além disso será notificado quando uma nova versão é lançada ou alguém escreve um comentário ou análise acerca do mesmo.

Partilhe a sua experiência
O Wakoopa permite-lhe partilhar a utilização de software e as suas opiniões acerca do mesmo. Convide os seus amigos ou coloque um widget na sua página web, blogue ou fórum.

Encontre o que gosta
Se ainda não sabe qual o antivírus a utilizar, quais os jogos a jogar ou quais as comunidades web que os seus amigos usam, olhe simplesmente na base de dados do Wakoopa, devidamente organizada por categorias.

Vamos portanto ao que interessa. Dirija-se ao site Wakoopa e clique no botão cor-de-rosa “SIGN UP AND START TRACKING!”. Preencha os seus dados e clique em “Sign Up”.

Agora que já possui uma conta, vamos aos 3 passos simples para começar a usar o Wakoopa.

1º Passo: Download do tracker
  • Clique no botão “Get The Tracker” e será feito o download da aplicação.
  • Instale-a no seu sistema operativo – o tracker está disponível para Windows, Mac e Linux.
  • Faça login pela aplicação.

2º Passo: Encontre os seus amigos
  • Clique em cada um dos serviços web que utiliza e adicione contactos ao seu perfil.

3º Passo: Começar a usar o Wakoopa
  • Clique em “Start using Wakoopa” e já está!

De seguida é apresentada a sua dashboard onde provavelmente não figurará grande coisa, pois terá de dar algum tempo para que a aplicação possa recolher os seus dados de utilização. Demorará cerca de 1 dia para que apareçam os primeiros gráficos.

Na sua dashboard aparecerá um banner amarelado com algumas sugestões de iniciação. No entanto, faça o favor de me seguir nesta pequena tour pelo Wakoopa.

Repare que o seu sistema operativo é automaticamente detectado. Isto permite-lhe ver apenas as aplicações para o seu sistema operativo, ou também poderá escolher outros.

Dashboard

Na sua dashboard terá uma visão geral do estado do Wakoopa.

  • Do lado esquerdo serão visíveis as actualizações dos seus contactos, mas no nosso caso, como o registo foi há pouco, ainda não existem dados suficientes.
  • Do lado direito em cima está um “Top 5” do software mais utilizado pela sua conta.
  • Do lado direito em baixo aparecerão as suas recomendações de software. No meu caso, como o registo é recente, o software recomendado ainda é um pouco aleatório.

Recommendations

Aqui aparecerão futuramente as recomendações de software baseadas na sua utilização de aplicações. Aparecerão ainda os seus “vizinhos“, à semelhança do Last.fm, são utilizadores que possuem gostos similares aos seus.

Widgets

Esta é a área onde poderá criar os mais variados widgets para colocar no seu website, blogue, fórum, perfil social, enfim, qualquer sítio onde pretenda partilhar o seu perfil de utilização de software.

Existem 5 tipos de widgets:

  • Badge – Crie o seu “crachá” com o conteúdo pretendido – O meu software top 10O meu software usado recentementeO meu software usado pela primeira vezO meu nível Wakoopa de software – e partilhe-o nos cerca de 29 serviços web disponíveis. Pode ainda copiar simplesmente o HTML resultante e colocá-lo onde quiser.

  • Signature – Crie uma assinatura para colocar no seu perfil do Fórum Peopleware por exemplo, ou onde quiser, com o software mais utilizado.
  • Card – Similar à “signature” mas com um formato de “cartão”.
  • For Developers – Insira o nome da aplicação a analisar e será criada uma imagem com os dados temporais de utilização pela comunidade do Wakoopa.
  • Facebook – Instale a aplicação Wakoopa no seu perfil Facebook.

O seu perfil

Clique em “You” na barra superior do site para visualizar o seu perfil público.

No separador “Overview” verá o panorama geral da sua utilização de software: os seus favoritos, gráficos de utilização, o seu nível Wakoopa, uma espécie de mural de mensagens, os seus contactos e ainda algumas estatísticas de utilização.

No separador “Usage” verá gráficos de utilização mais detalhada.

Software usado em primeiro plano:

Software usado em segundo plano:

Levels (níveis de utilização)

Deverá ter reparado no pequeno boneco do lado direito do seu perfil.

Este boneco (ou outro parecido) representam o seu nível de utilização de software. Existem por isso diferentes níveis para diferentes graus de utilização de software e do próprio site. Começará como Newbie e progredirá a pouco e pouco pelos níveis seguintes, consoante a sua pontuação: Novice (1 ponto), Enthusiast (50 pontos), Devotee (250 pontos), Expert (1000 pontos), Fanatic (2000 pontos) e Overlord (5000 pontos).

E como ganhar pontos de forma a progredir na “carreira”? É simples, para isso terá desempenhar determinadas tarefas:

  • Ligar o Wakoopa Tracker no computador – 1 ponto
  • Escrever uma análise de uma aplicação usada durante mais de 1 hora – 5 pontos
  • Usar uma nova aplicação – 5 pontos
  • Enviar um screenshot e ser aprovado – 5 pontos
  • Enviar uma sugestão para uma aplicação web que mais tarde é aprovada – 5 pontos
  • Escrever uma análise de uma aplicação que foi usada durante mais de 24 horas – 10 pontos
  • Ser o primeiro a usar uma aplicação – 10 pontos
  • Ser o primeiro a adicionar uma descrição a uma aplicação – 10 pontos
  • Enviar uma descrição de software que mais tarde é aprovada – 10 pontos
  • Convidar um amigo que se inscreve no site – 10 pontos
  • Utilizar software durante mais de 10 horas – 10 pontos
  • Usar software durante mais de 100 horas – 25 pontos
  • Usar software durante mais de 500 horas – 50 pontos
  • Usar software durante mais de 1.000 horas – 100 pontos

Perfis de software

O objectivo principal do Wakoopa continua a ser partilhar software na comunidade, mas de que forma? Através de perfis de software, naturalmente.

Cada aplicação tem direito ao seu próprio perfil, onde é apresentada uma descrição do mesmo, aplicações similares, quais os utilizadores que a utilizam, screenshots, um mural de reviews e uma série de informações e outras estatísticas, tal como o tempo de utilização total da aplicação.

A título de curiosidade, já foram contabilizados 93 anos, 2 meses, 3 semanas, 1 dia, 15 horas, 54 minutos e 39 segundos de utilização do Windows Live Messenger, até este preciso momento.

Conclusões

Ora aqui está uma aplicação web muito, mas muito interessante! A ideia pode não ser totalmente nova, pois já existe software que monitoriza a utilização de software e apresenta gráficos estatísticos, mas a forma como o Wakoopa o faz, distingue-o da concorrência.

A inclusão de uma rede social é tudo menos forçada, vem sim por necessidade e encaixa na perfeição no objectivo do Wakoopa. É claro que a inclusão de uma simples rede social não faria o serviço vingar na Internet, mas o facto de haver um sistema de “ranking” de utilizadores, com prémios em pontos por tarefas-chave de manutenção do site, é muito bem pensado!

Reparem que o site mantém-se a si próprio em termos de conteúdo. Os administradores apenas terão de aprovar esse mesmo conteúdo, mas o site é feito essencialmente pelos seus utilizadores, pela contribuição motivada pelo sistema de ranking.

Os frutos decorrentes da utilização do Wakoopa não serão com certeza poucos. Imaginem,  por exemplo, a utilidade que terá para nós, editores do Peopleware. Software inédito e útil à lá carte.

Espero que tenham gostado e sintam-se à vontade para publicar os vossos perfis Wakoopa de forma a descobrirmos o melhor do software dos leitores Peopleware!

Agradeço ao nosso leitor Afonso Vicente pela sugestão do Wakoopa ao Peopleware.

Homepage: Wakoopa

Partilhar:
Tags:

Comentários

22

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

  1. Avatar de Street Racer
    Street Racer

    Já conheço esse site já 1 ano e meio e recomendo mesmo, para quem quer saber REALMENTE quais os programas mais usados, e claro concluir quais são os melhores nesse ramo.

    1. Avatar de Street Racer
      Street Racer

      Quem quiser ver o meu profile no Wakoopa: http://wakoopa.com/StreetRacer

  2. Avatar de Pedro Lopes

    Boas,

    Já faço parte desta rede há algum tempo e é de facto uma maneira muito fácil e simples de visualizar o software que estamos a usar, assim como também descobrir novas aplicações.

    Quem quiser espreitar o meu perfil passe por :

    http://wakoopa.com/pmol

    E já agora juntem-se ao Team Portugal que ainda tem muito poucos membros :

    http://wakoopa.com/teams/portugal

    Cumprimentos.

    1. Avatar de M.Manuelito
      M.Manuelito

      Olá Pedro
      Gostei do teu blog e sobretudo do teu tutorial sobre o blogger, que, no meu modesto ponto de vista, seria uma mais valia se fosse publicado aqui no pplware.
      Cumps.

      1. Avatar de Pedro Lopes

        Obrigado pelas palavras Manuelito,

        Fica atento pois esse tutorial ainda nem vai a meio 😉

        Cumprimentos.

  3. Avatar de Paulo39
    Paulo39

    Excelente!

    Não fazia ideia de que existia este serviço e digo-vos que já andava há vários meses a conceber (na teoria) algo de muito semelhante a isto! Afinal já está feito (como era muito provável que estivesse xD).

    Isto é precisamente aquilo que eu engendrava para criar uma comunidade que partilhasse opiniões e informações sobre as aplicações que usa.

    Deixo a sugestão de criar um grupo/comunidade PPLWARE.
    Aposto que recolheria centenas, senão milhares, de membros.

    1. Avatar de Paulo39
      Paulo39

      Para dar 10 pontos a alguém, deixo aqui o meu mail para me enviarem um convite:

      paulo39guests@gmail.com

      Vou aceitar apenas o 1º e-mail que receber (como é óbvio). Depois digo aqui para não mandarem mais..lol

      Fico à espera

      1. Avatar de Paulo39
        Paulo39

        Pronto, já está!

        🙂

        O DeeSeven já me fez o favor 😉

        Agora, se alguém mais precisar, digam-me que eu convido-vos.

  4. Avatar de DeeSeven
    DeeSeven

    Seria interessante a equipa pplware criar uma Team

    1. Avatar de DeeSeven
      DeeSeven

      Já agora, aqui fica também o meu profile:
      http://wakoopa.com/DeeSeven

  5. Avatar de LOL!
    LOL!

    Que porcaria é essa de dar erro no username e no email? Que porcaria de browser é que foi usado para o screenshot?!

    Que treta…

    1. Avatar de Ana Narciso

      Essa “porcaria” chama-se corrector ortográfico em Português de Portugal.

  6. Avatar de Sun II
    Sun II

    é quase ManicTime com resultados partilhados?

    1. Avatar de Ana Narciso

      Não não, é muito mais que isso, acredita. O ManicTime tem também um programa que envia estatísticas de utilização para um site, mas fica-se por aí.

      Aqui existe toda uma vertente social da coisa, onde os utilizadores podem partilhar, recomendar, analisar e melhorar descrições de software e aplicações web. Ou seja, até sites web 2.0 e não apenas programas que correm no nosso computador.

      Existe ainda o sistema de ranking de utilização de software que dinamiza a própria comunidade.

      Outra grande utilidade é o facto de existir uma página própria para cada aplicação, onde se encontram imensas reviews, screenshots, comparação com aplicações similares e outras estatísticas úteis.

      Resumindo, é muito melhor que o ManicTime.

  7. Avatar de M.Manuelito
    M.Manuelito

    Instalado há minutos..muito interessante.
    Quem quiser ver o meu perfil:
    http://wakoopa.com/mmanuelito

  8. Avatar de eu
    eu

    peço desculpa por estar a dizer isto. mas porque vocês não criem um tópico no fórum com os vossos links do site wakoopa? achei o fórum o local mais correcto.

  9. Avatar de Paulo39
    Paulo39

    Criei uma team de “fans do pplware”.

    Para quem quiser:
    http://wakoopa.com/teams/peopleware

    1. Avatar de DeeSeven
      DeeSeven

      Mais um, tb já faço parte 🙂

  10. Avatar de softclean
    softclean

    Se calhar serei o único, mas não acho o programa útil. Acho que é mais um programa a papar RAM e no fundo, também não vejo a utilidade de partilhar uma lista dos programas que uso. Se o quiser fazer, recomendo-os consoante o caso.

    Se bem que não cai na total inutilidade, como outros tantos serviços que existem por aí.

    1. Avatar de Ana Narciso

      Se não precisares de conhecer novos programas que satisfaçam as tuas necessidades, de uma forma colaborativa, então o Wakoopa não é para ti. 🙂

  11. Avatar de 13_Bruno_13
    13_Bruno_13

    Tambem ja la estou!
    Se alguem quiser adicionar: http://wakoopa.com/ironbrunoman