Transforme o seu Windows 7 num router Wireless

68 Comentários

Hoje em dia  é normal os utilizadores possuírem vários dispositivos que permitem acesso a Internet. Quando estamos em casa ou no trabalho, temos certamente à disposição uma rede para ligar todos os dispositivos e aí não problema. No entanto, há situações em que apenas temos Internet no PC e pretendemos partilhar a mesma com o smarpthone, iPhone, iPad, etc. No início de 2010 ensinámos aqui como transformar o seu windows 7 num Access Point Wifi através de uma funcionalidade nativa que existe no Windows 7. Hoje vamos conhecer o  Virtual Wifi Router que permite facilmente configurar essa funcionalidade.

virtual_09


O Virtual Wifi Router é uma aplicação que permite a qualquer utilizador, a partir do Windows 7, partilhar a sua ligação a Internet com outros dispositivos.

Como configurar o Virtual Wifi Router ?

Para ter o Virtual Wifi Router a funcionar correctamente é necessário ter instalado o .Net framework. De seguida abrimos o Painel de Controlo e seleccionamos Programs

virtual_01

Em seguida escolhemos a opção “Turn Windows features on or off

virtual_02

Depois dentro de Microsoft .NET Framework 3.5.1 activamos as opções:

  • Windows Communication Foundation HTTP Activation
  • Windows Communication Foundation NON.HTTP Activation

virtual_03

Depois carregamos em OK e reiniciamos o sistema.

Após ter reiniciado, executamos o Virtual Wifi Router e vamos ao separador Configure para configurar o nosso hotspot Wifi. Definimos um nome e uma password:

virtual_06

Feito isto basta irmos ao separador Settings, escolher qual a nossa ligação actual (para partilhar) e carregar em Start para iniciar o serviço. No separador Clients Connected podemos ver os clientes ligados e respectivo endereço IP.

virtual_08  O Virtual Wifi Router é uma solução simples e rápida para quem necessita de partilhar a Internet entre dispositivos. Experimentem e deêm-nos o vosso feedback.

Artigos relacionados

Licença: Freeware
Sistemas Operativos: Windows 7
Download: Virtual Wifi Router 3
Homepage: Virtual Wifi Router

Partilhar:
Tags:

Comentários

68

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

  1. Avatar de pfialho
    pfialho

    Prefiro o Connectify http://connectify.me/ é mais fácil de configurar e pôr a funcionar

    1. Avatar de psg
      psg

      Idem!

      Muito fácil e eficaz. Uso também para criar uma rede entre 5 a 10 PCs ligados.

    2. Avatar de VS
      VS

      Nao consigo criar um hotspot. carrego no setup e espero mas nao aparece nada. alguem me pode ajudar?

      1. Avatar de Pedro Pinto

        Boas,

        Não tem de aparecer nada. A rede aparece é visível para outros dispositivos. experimenta

        1. Avatar de jafm
          jafm

          boas,
          estou a fazer totalmente como vem no manual, mas nao tou a conseguir, por exemplo no “WIFi Hotspot Name” nao aparece o nome que inseri na configuração. Quando faço start aparece uma mensagem do tipo, “Please Configure atleast once to star/stop”! Alguem me pode Ajudar?

    3. Avatar de Ivan Carvalho
      Ivan Carvalho

      Conseguiste a Key para a versão pro do Connectify? Já a tempos ando a procura para v3.1 e não consigo uma key.

  2. Avatar de Daniel de Melo
    Daniel de Melo

    No outro dia experimentei um outro programa que vocês já tinham falado aqui, o Connectify, e gostei.

    1. Avatar de Pedro Pinto

      Sim, esse também é bom.

  3. Avatar de Paulo Gouveia
    Paulo Gouveia

    Uso sempre o SeventhGate http://seventhgate.codeplex.com/ é do mais simples que há!

  4. Avatar de gopher

    Ter um pc com windows 7 a servidor de router? é um bocado “overkill” sobretudo a nivel energetico.

    1. Avatar de Pedro Pinto

      É apenas para situações extremas (digo eu 🙂 )

      1. Avatar de ja_foste
        ja_foste

        “overkill”??

        A Microsoft ja trabalha há anos numa funcinalidade chamada Virtual WiFi. O W7 vem com essa funcionalidade de raiz. Estes programas servem-se dela para funcionar. (=

  5. Avatar de Miguel Goyanes
    Miguel Goyanes

    Em tempos tentei usar o Connectify para partilhar a net da minha pen Vodafone mas não consegui.

    Como aparece ali numa imagem TMN, imagino que este permita isso não é?

    Miguel Goyanes

  6. Avatar de Iran
    Iran

    Nao precisa de antena?

    1. Avatar de Daniel de Melo
      Daniel de Melo

      Não, a própria placa de wireless do computador encarrega-se disso.

  7. Avatar de Andre
    Andre

    Isso eh bom pra criar uma ligacao pra sniffar trafego do pessoal. Tenham cuidado.

    1. Avatar de Aníbal Ferreira
      Aníbal Ferreira

      Dá para por uma passe

      1. Avatar de Pedro Pinto

        Este funciona muito bem, partilhando Internet via Cabo, 3G e wifi

  8. Avatar de JFF
    JFF

    Não tenho 100% de certeza, mas creio que a versão actual (gratuita) do “connectify me” não suporta banda larga móvel…

    1. Avatar de Olly

      Correto! Tive a infeliz ideia de atualizar o connectify e deixei de poder partilhar a minha rede…
      Tive de ir à procura e encontrei o Virtual Router Manager, que me tem desenrascado até agora.

  9. Avatar de Valente
    Valente

    Fala-se no Connectify mas não é a mesma coisa. Este serve para partilhar uma rede WiFi, isto é temos a nossa rede privada e criamos com o Connectify uma pública para outros. Não funciona, não partilha uma ligação 3G. Não conhece ligações 3G. Eu bem testei mas… nada.

  10. Avatar de @lmx
    @lmx

    Boas não podemos criar uma ligação adoc…
    adicionando no dispositivo onde queremos net o default gw(ip da maquina que fornace) e na maquina que tem a net o default gateway da ligação da net(a maquina que nos dá a net…o router??)??

    cmps

    1. Avatar de Pedro Pinto

      Mais simples com esta aplicacao

      1. Avatar de @lmx
        @lmx

        Sem duvida!! 😉

        cmps

  11. Avatar de romeu
    romeu

    o Connectify consegue partilhar rede 3g confirmado e bombar no pc da minha mae

    1. Avatar de Ary
      Ary

      Boas!
      Tentei o Connectify para uma pen kanguru 3g e não funcionou (simplesmente aparece o cliente ligado, mas sem acesso à Internet)…poderiam indicar um tutorial completo e funcional? Como é feita a atribuição de ip?Como ele (pc cliente) sabe quem fornece a net?

      1. Avatar de Pedro Pinto

        Usa esta aplicação…faz tudo automaticamente!

        1. Avatar de Ary
          Ary

          Boas, já testei e ao tentar realizar o “configurepage” diz que falha…Diz “failed to configure the wifi router:(“

  12. Avatar de Olly

    Já agora, alguém sabe como fazer para transformar o CaixaMágica em hotspot? Aparentemente basta “Criar nova rede sem fios” mas o meu Android “não vê nada”!

    Seria ouro sobre azul um tutorial aqui no Pplware 😀

  13. Avatar de kamal
    kamal

    hey nova versão 2.0.1.2 está funcionando bem para mim agora ..

    1. Avatar de kamal
      kamal

      virtuais router wifi 2.0.1.2 é agradável e funcionando bem para mim agora

  14. Avatar de antonio
    antonio

    Não consigo passar da fase em que carrego no butão “Setup Hotspot” e nada acontece! Após carregar nesse butao a mesma janela mantem-se e assim sendo ao efectuar scan não me aparece a rede!

  15. Avatar de kamal
    kamal

    ¿Ha tomado 2.0.1.2 versión? Envíe su registro para el desarrollador va a arreglar .. así es como lo tengo trabajado ..

  16. Avatar de Ary
    Ary

    Boas, já testei e ao tentar realizar o “configurepage” continua a dizer que falha…Diz “failed to configure the wifi router:(“.

  17. Avatar de Victor Farias

    caso funcione ea internet cabiada funcionara junto com a wifi, pode-se neste caso bloquear e desbloquear uma das duas, o sinal wifi já esta em todo Brasil, pois onde moro só tem sinal wrelles.

  18. Avatar de Nelson
    Nelson

    Boas….

    Tentei usar esta aplicação mas sempre que estou a colocar o nome e psw e quando clico em ” Setup HotSpot” não faz nada, o clique parece que não é “aceite” continua la a janela… alguma solução?

    abraço

  19. Avatar de Ary
    Ary

    Parece que estou km o mesmo problema do que tu Nelson.

    1. Avatar de Nelson
      Nelson

      e pelos vistos vamos ficar pelo problema LOL

  20. Avatar de JCC
    JCC

    A mim tb me dá erro ao configurar a rede:“failed to configure the wifi router”
    Alguma solução?

  21. Avatar de Ary
    Ary

    Pois!
    Pelos vistos vamos Nelson, ninguém nos responde:S.

    1. Avatar de Pedro Pinto

      Boas, Estás a usar o Windows 7? Com privilégios de Admin?

      1. Avatar de Nelson
        Nelson

        Sim Pedro Win 7 Enterprise com privilégios de admin

  22. Avatar de Ary
    Ary

    Boa noite e obrigado pela atenção Pedro!
    Sim, estou a utilizar o win7 ultimate e com privilégios admin, bem como o .net instalado (visaul studio 2010, frameworks).
    Eu não sei o que se passa, mas isso nem da para configurar o hotspot, dá esta mensagem “failed to configure the wifi router:(“.

  23. Avatar de kamal
    kamal

    hey try the new version .. its is working 2.0.1.5 in computers with languages other than English

  24. Avatar de Ary
    Ary

    I have already tested the program and it works now, but does not share the 3G internet (TMN).
    “Já testei o programa e funciona agora, mas não partilha a internet 3G (TMN).”

  25. Avatar de Ary
    Ary

    Agora diz-me o seguinte “O servidor DNS não está a responder” (na maquina do cliente).Já verifiquei o serviço de DNS e está activo.

  26. Avatar de maicon

    eu recebo o sinal de minha internet via werrelles tem como rotear pelo esse progama ou qualque outro progama q vc tenha ?

  27. Avatar de jorge luiz
    jorge luiz

    olá, eu uso o connectify tenho internet via radio, funciona tudo certo, porém a mesma antena q recebe internet é usada para transmitir o wifi, o que realmente queria era q meu adaptador usb wireless da EnGenius mandasse o sinal e não minha antena…tem algum programa, configuração ou tutorial que resolva o meu caso? vlw

  28. Avatar de Diogo
    Diogo

    Bem, este post já tem um tempinho, mas há que dar crédito onde é merecido.

    Visto que agora que vim de férias andava ás aranhas para partilhar a minha ligação da placa 3G para o meu Mac, iPad e iPhone, esta pequena e simples aplicação era a minha última esperança. E que bem que se saiu. Precisou de 3 cliques apenas para partilhar a internet e criar uma rede virtual. E o melhor de tudo é que de todas as aplicações do género, esta é a única que aparenta estar a ser activamente desenvolvida.

    Um muito obrigado e um abraço a toda a equipa pplware.

    1. Avatar de Pedro Pinto

      Boas Diogo,

      É sem duvida uma ferramenta fabulosa 🙂

  29. Avatar de Nelson
    Nelson

    Boas,
    No meu caso estava a dar erro de configuração,mas fiz o update do programa para a ultima versão e agora já funciona bem.
    Obrigado.

  30. Avatar de Rafael Valente
    Rafael Valente

    Estive atentamente a ler este procedimento e depois de aplicar tudo conforme é indicado nao consigo meter o programa a funcionar.
    É o seguinte:

    – Instalei a versao 2.0.1.5
    – Na caixa “Share net from” seleciono a minha placa de banda larga usb
    – Configuro o nome e a password
    – O problema começa aqui.. verifico que ele fica a correr mas altera sozinho a “Share net from” para outra interface de rede. neste caso um interface da VMware
    – Verifico que consigo apanhar a rede que criei com outro PC, mas depois não consigo ligar-me à mesma.

    Tentei usar o “SeventhGate” e tambem não consegui..

    Quem pode ajudar?

  31. Avatar de Rafael valente
    Rafael valente

    winhotspot já funciona bem.
    http://www.winhotspot.com

  32. Avatar de Fábio
    Fábio

    Boa tarde

    Instalei o conectify pro e fiz tudo direito, o outro computador encotra a rede, liga, mas n tem conecção à internet. A internet é 3G TMN.
    Será que pode me ajudar, ou deverei exprimentar este Virtual Wifi Router, é que já fiz várias experiencias mas nunca consigo partilhar a internet. Os 2 computadores são windows7, até já comprei um router wireless 3G e continuo sem conseguir partilhar a internet.

  33. Avatar de Carlos
    Carlos

    Aplicação simples e funcional, MUITO BOM

  34. Avatar de feiteira
    feiteira

    quando clico em start aparece um erro “wireless adapter is disable 🙁 do you want winhotspot to try enableing it?” que faço?

    1. Avatar de S3rG10
      S3rG10

      Dá permissões de Administrador

  35. Avatar de Lucas
    Lucas

    Funciona com o windows seven home basic???

  36. Avatar de Rui Vieira
    Rui Vieira

    Boas,

    Sabem se isto funciona no windows 8? É que não estou a ter muito sucesso.

    Dá “crash” quando faço o START.

    Cumps

  37. Avatar de Marcelo
    Marcelo

    É portanto preciso instalar a aplicação? Eu tenho o .NET framework, mas procuro pela aplicação e não encontro, quero “criar uma rede”, e se não encontrar a app, não consigo não é? Alguém me dá i lonk para sacar a app, caso seja necessário?

  38. Avatar de Jorge
    Jorge

    Eu uso um script, sem instalações… 🙂 (windows 8) não sei se funciona no 7, mas acredito que sim.
    http://www.talkofweb.com/creating-wi-fi-hotspot-in-windows-8-share-laptop-internet-connection/

  39. Avatar de Luisa Cesar
    Luisa Cesar

    Muito simplese eficiaz

  40. Avatar de Carlos Teixeira
    Carlos Teixeira

    Muito simples mesmo.Procurava por isto a muito e finalmente encontrei. Obrigado. Recomendo!!!!!!!!

  41. Avatar de José Silva
    José Silva

    Boa tarde.

    Eu estou ligado por wifi à net do vizinho e queria partilhar aqui em casa para conectar outros dispositivos, mas quando faço start diz-me “please enable wifi adapter” quando na realidade ele está activo porque eu o estou a usar neste preciso momento.
    A minha questão é: dá para partilhar via wifi quando já estamos a usar essa ligação?

  42. Avatar de Lauane
    Lauane

    pedro o meu conecta no meu celular mais não distribui wifi o q faço ?

  43. Avatar de amadeu
    amadeu

    “a obter endereço IP” eternamente … O que falta? IP fixo? Obrigado