Se lhe roubarem o portátil o Prey pode ajudar a recuperar

57 Comentários

A primeira vez que falei nesta ferramenta foi há uns anos, na altura vinha a propósito de um caso que havia acontecido com uma colega, professora do ensino básico, que acabava de sair da escola em direcção ao seu carro e fora assaltada de forma violenta, por “esticão”, sendo arrastada quando ainda estava presa ao saco onde tinha o portátil e documentos pessoais.

Embora ela tivesse feito queixa na PSP, o portátil, como é óbvio, nunca mais apareceu e o sentimento já na altura era esse, de perda total e impotência face à facilidade com que estas coisas acontecem.

A Apple tem um sistema muito bom, o Find My Mac, que já falámos aqui e que muitos utilizadores questionaram se não existiria um outro para sistema não Apple. O Prey é esse sistema que pode usar para colocar na sua máquina Windows, Linux, no seu Android e iDevice.


Existem hoje vários métodos e aplicações para tentar saber onde está o dispositivo roubado. Embora não haja ainda um método infalível, há, contudo, algumas ferramentas que podem surpreender o “ladrão”, e são já muitos os exemplos de larápios apanhados por estas tecnologias. Ter instalado no smartphone ou no portátil, não custa nada e pode ajudar muito.

 

Prey

Em tempos considerei esta app um Wittelsbach (o mais caro diamante do mundo). Hoje não será tanto assim pelos muitos serviço que proliferaram na web, mas continua a ser muito bom, não só por ser muito exacto, por oferecer muitas opções à vítima, ao tentar recuperar a sua máquina roubada mas também porque, até 3 dispositivos, é gratuito!

They can run but they can’t hide!

Prey é uma aplicação multi-plataforma que instala na nossa máquina um dispositivo de vigilância e que em caso de furto do nosso portátil, entrará em modo espião, dentro da máquina, enviando para o serviço remoto alguns dados importantes que nos podem informar quem tem a nossa máquina.

Podemos começar por criar uma conta online, no serviço, ou podemos fazer esse processo na instalação do software.

 

Instalação

Comece por descarregar a aplicação (links de download no final do artigo) e parta para a instalação do Prey no seu dispositivo que quer ver vigiado.

Início da configuração que deve prestar atenção pormenorizada

Na instalação será criada a conta no serviço web Prey. Siga os passos solicitados e, como novo utilizador, será conduzido pelo método onde serão solicitados alguns dados para a tal abertura da conta no serviço online.

Aqui se for um novo utilizador irá preencher alguns dados para activar o serviço online

Ao configurar um utilizador novo, tenha em atenção a palavra-passe que coloca, pois poderá passar muito tempo sem usar este serviço, um dia, numa emergência, convinha não perder tempo.

Tenha em atenção o email que usa e a palavra-passe, seja prático

Feitos isto vá ao seu email verificar e activar a conta, pois só assim o Prey sabe que quer mesmo continuar com este serviço.

Serviço pronto, vá ao seu email validar

Já activou? Boa, vamos lá conhecer um pouco mais este serviço, há muito ainda para descobrir, são imensas as opções online e mesmo nas apps, quer para os portáteis quer para os smartphones ou tablets.

Pronto. Agora vamos conhecer mais profundamente o serviço

Verifique que o dispositivo está associado à conta que criou. Na app pode ter acesso a isso tudo. Esta opção leva-o a essas decisões.

Associe a máquina à conta, até pode um dia retirar a máquina de uma conta… se souber a senha, claro!

Esta opção é muito interessante, pois sem o utilizador saber, e, acredite que se lhe roubarem a máquina vai pedir para que estas opções estejam activas, o computador irá ligar-se à rede WiFi para dizer onde está ao serviço Prey. mas há outras opções que pode explorar.

As opções de segurança visam facilitar o acesso à localização da máquina

Para passar incólume a todos as verificações do sistema e mesmo para estar num nível acima de qualquer suspeita, a app também tem  mecanismos que poderá activar para esta correr sempre em conjunto com o sistema operativo de uma forma transparente à actividade normal.

Ao correr como um serviço do Windows passa como despercebido este método de protecção

 

Activação da Conta
No seu mail está a activação, não se esqueça de clicar no link

Agora que activou a conta no link que lhe apareceu no mail, está na hora de entrar online.

Este é o seu acesso ao seu perfil do Prey online

Verá que os dispositivos onde foi instalado o Prey já estão referenciados no serviço online.

Estes são os dispositivos que estão a ser monitorizados

Conta configurada, opções activadas, está na hora de espreitar outras formas de saber mais sobre o que se passa com o seu computador. Dentro do serviço online existe um vasto leque de outras funções que poderá activar.

 

Ligar o serviço depois do roubo
Este é o centro de comando para gestão do dispositivo remotamente

Caso tenha o serviço instalado e tenha o azar de ser roubado, active de imediato o modo Missing no serviço online. E estará, a partir daqui, com os serviço “à escuta”.

Poderá saber:

  • Se a máquina se ligou a alguma rede
  • Se iniciou alguma sessão
  • Se foram alterados alguns ficheiros e quais ficheiros foram mexidos
  • Que aplicações estão a ser utilizadas
  • A que horas foram feitas as modificações
  • O que se passa no ambiente de trabalho recolhendo screenshots do mesmo
  • Poderá recolher imagens que estão a ser filmadas pela webcam
  • Uma localização relativa através da função de geo-referenciação da ligação wifi
  • Entre outras informações também disponíveis

Além destas informações que recebe sem que o “larápio” saiba, poderá activar a alarmística se desconfiar que a máquina está ao alcance dos seus ouvidos.

Além de activar uma mensagem para ser disparada ao ladrão que está com a máquina em funcionamento, poderá também activar uma sirene que se sobrepõe de forma audível ao som das suas colunas. Se estiver perto poderá detectar a máquina. Esta situação poderá também “assustar” o larápio e ou incomodar.

Dica:

Se usa o IFTTT, como mostramos neste post, então active o recipiente que irá automatizar as notificações do Prey, descarregue aqui.

A função screenshots é muito interessante e de certeza que ajudará a descobrir. Sugiro que tenha calma e não active a alarmística de imediato no lado do utilizador/larápio. Este vai facilmente deixar algumas pistas para chegar até ele.

Faça a participação do furto às autoridades, tenha consigo o número de série do equipamento e a factura de compra. Passe todas as pistas que tenha conseguido mas não vá por sua conta e risco.

A ferramenta tem mais por onde explorar. Os aspectos mais importantes estão apresentados mas pode explorar depois nos dispositivos moveis, por exemplo, as opções definidas especialmente para cada sistema operativo móvel.

A app para Android traz várias opões que a tornam transparente ao utilizador

Novidades na versão:

Esta versão trouxe o suporte para os ecrãs de 4″ e o suporte com app dedicada para os iPads. Além disso veio corrigir alguns bugs encontrados nas versões anteriores.

 

Licença: Freeware
Sistemas Operativos: Windows/Mac/Linux/Android/iOS
Download [win]: Prey 0.6 [5.24MB]
Download [mac]: Prey 0.6 [1.7MB]
Download [linux]: Prey 0.6 [598KB]
Download [Android]: Prey 0.6 [3MB]
Download [iOS]: Prey 0.6.1 [2.2MB]
Homepage: Prey Project

Comentários

57

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

  1. Avatar de dúvida
    dúvida

    Parece interessante o programa. Mas se o “larápio” for mais dado à inteligência e a primeira vez que tentar ligar, for logo no arranque da bios para apagar tudo o que tem e formatar o PC?

    1. Avatar de Vítor M.

      Normalmente e aposto que em 95% dos casos o roubo serve para realizar dinheiro fácil e rapidamente a máquina passa para outras mãos. Mas, o receptor, não a vai formatar logo.

      Vai abrir a máquina, espiolhar e denunciar-se!

  2. Avatar de BIG BOSS
    BIG BOSS

    Se o ladrão reinstalar o windows, isso é ineficaz, para além de não falar em “mexer” no computador sem liga-lo à Internet.

    1. Avatar de Vítor M.

      É importante que a máquina tenha esta App a ligar-se automaticamente ás redes abertas.

      Isso pode ajudar.

  3. Avatar de Sergio
    Sergio

    e se o portatil for formatado? o prey deixa de ser util, certo?

    1. Avatar de André Fonseca
      André Fonseca

      Não sei se essa pergunta é a sério ou é puro sarcasmo.

      Mas em caso de dúvida a resposta é sim, não há nada que salve se o portátil for formatado.

    2. Avatar de Vítor M.

      Mas porque razão um ladrão haveria de roubar um portátil, formatar, ter de passar horas a instalar aplicações e drivers quando tem ali tudo pontinho?

      Basta o Prey estar ‘escondido’ e ele vai denunciar-se.

      1. Avatar de Nunes
        Nunes

        depende do ladrão! um ladrão que se dedique a esses roubos certamente que saberá os cuidados que deve ter! No mínimo evitará ligar o portátil à internet, ou mesmo ligar o portátil, e rapidamente despachar a “mercadoria” para outros!

      2. Avatar de Sónia
        Sónia

        Se utilizar o serviço ninite, em http://www.ninite.com instalar programas é uma brincadeira de crianças

        1. Avatar de carlos
          carlos

          q perola..mt bom….finalmente um coisa de jeito nos comentes q sao sempre anti ios ou android fonix…mt obrigado

    3. Avatar de André Roque
      André Roque

      Por isso é que tenho o meu Macbook pro com password na “Bios”. Não há instalação de nada no arranque sem password…

      1. Avatar de Luis
        Luis

        Como é que meteste password na BIOS? ou no EFI visto ser o utilizado pelo modelo.

      2. Avatar de Sónia
        Sónia

        Abrindo o seu Mac e mudando um pumperzinho interno, ou mesmo removendo uma pilha, ou curto-circuitando um condensador e apoio, lá se vai a sua bios para valores default de fábrica

        1. Avatar de Marina
          Marina

          Os Macs não têm BIOS, usam EFI mais outro chip de segurança sem qualquer necessidade de alimentação independente. Por isso o que dizes não é possível

  4. Avatar de kelly
    kelly

    quem rouba o aparelho a 1ª coisa que faz é reset de fabrica…

    1. Avatar de Vítor M.

      Não acredito nisso, de todo.

  5. Avatar de Fantasia
    Fantasia

    É verdade… afinal a “poderosa e fantástica ferramenta do OS X” não é nada de exclusivo…

    1. Avatar de Marina
      Marina

      queres mesmo comparar uma aplicação com uma ferramenta integrada com o sistema operativo/hardware?
      O Find my Mac permite apagar o disco remotamente e bloquear o computador com uma password de Firmware, o que significa que se for roubado só alguém com conhecimentos avançados é que alguma vez conseguirá pôr a máquina a trabalhar, e é coisa que pode demorar dias ou semanas!
      Com o Prey é relativamente fácil contornar, a não ser que tome medidas adicionais! E não há modo de proteger dados no disco!

      1. Avatar de Francisco Machado
        Francisco Machado

        E se o activation lock chegar ao OSX, como vai chegar ao iOS, nem com conhecimentos avançados lá chegam.

        1. Avatar de Nunes
          Nunes

          Dificilmente tal irá aparecer no OS X, pois se necessitar de comunicar com servidores não será muito complicado modificar o sistema ou definir uma firewall para impedir essa comunicação. É uma medida fraca num sistema modificável, flexível, sem as medidas fortes de segurança do iOS.
          No iOS, no entanto, deverá resultar pois o sistema foi construído de raiz para manter a sua integridade. Só a Apple é que à partida consegue modificar o código, só se vislumbra o uso do jailbreak para conseguir contornar esta medida, e mesmo isso não é uma certeza! E se for possível com o jailbreak, o hardware roubado perde bastante valor de venda!

          1. Avatar de Nunes
            Nunes

            onde diz “ou definir uma firewall para impedir essa comunicação”:
            e definir uma firewall para impedir qualquer comunicação com a Apple!

            O sistema de bloqueio actual no OS X para ser mais resistente que uma implementação idêntica ao do iOS! Para que se tornasse mais resistente necessitaria de comunicar com os servidores no arranque, e não pelo sistema

      2. Avatar de André Fonseca
        André Fonseca

        Infelizmente é possivel fazer reset à Firmware Password com o instalador do OS X. Mas muitos users desconhecem a opção, eu próprio a descobri por acaso enquanto vasculhava os menus no instalador.

        Como um user já referiu, um activation lock como no iOS 7 era 5*. Infelizmente no 10.9 Mavericks ainda não vai ser introduzido tal funcionalidade. Espero renovar o meu Macbook Pro para o próximo ano, gostava de ver tal funcionalidade a aparecer.

        1. Avatar de Nunes
          Nunes

          Reset à password?
          Para fazeres isso tens que primeiro arrancar o computador. Se tens uma password de firmware não consegues arrancar com outro sistema/disco sem primeiro inserir a password de firmware correcta.
          O verdadeiro ponto fraco é as pessoas confiarem só na password de administrador, pois é relativamente fácil mudar esta password, mesmo sem um Instalador! Mas se tiveres o sistema bloqueado pelo Find my Mac, vais sempre necessitar de inserir primeiro a password de firmware antes de qualquer modificação no disco!

          1. Avatar de André Fonseca
            André Fonseca

            Correcto, confirmei que nos macs a partir de 2010 não é possivel fazer reset há password por parte do user. O mesmo não acontece nos anteriores que é relativamente fácil para quem quiser descobrir. Por um lado sinto-me mais seguro porque o meu Macbook Pro é de 2010.

        2. Avatar de Rodrigo
          Rodrigo

          Andre, vc acha que é possivel desativar o activation lock no IOS 7?

    2. Avatar de André Fonseca
      André Fonseca

      Yup, bem vindo a 2011

    3. Avatar de Vítor M.

      Fantasia, ainda está longe de ser tão bom e preciso, completo e abrangente quanto o produto da Apple, ainda por cima inspirou-se no que a Apple lançou, o que impede determinados passos na sua evolução.

      É uma fantasia pensar como estás a pensar. Mas não deixa descer um excelente produto.

  6. Avatar de honey
    honey

    se tivessem um vizinho como o meu nem isto lhes valia

    1. Avatar de Jonas
      Jonas

      Ratax. Nunca falha.

      1. Avatar de honey
        honey

        rata queres conversa de cama vais para um chat ou para o facebook tas me a confundir com alguem ?

        1. Avatar de eu
          eu

          Eheheheheh
          Tás a brincar certo? Por favor diz-me que percebeste a piada do Ratax.
          Ratax é um veneno para ratos. Nada tem a ver com conversas de cama. eheheheh

          1. Avatar de honey
            honey

            e pessoal do ppl não vale ter opinião , estou atento aos teus comentários , puxa conversas

          2. Avatar de eu
            eu

            Concordo. Eu não sou do pplware.

  7. Avatar de Rui
    Rui

    Há outras formas mais eficazes. Algumas marcas de portáteis, permitem o registo das máquinas e dessa forma é possível caçar o portátil. Mas deveria de haver uma forma mais prática de permanentemente saber onde está o pc, um bocado como a União Europeia vai obrigar os fabricantes de carros a ter um identificador permanente de cada viatura.
    A privacidade é afectada, mas para quem não é mal intencionado só tem a ganhar!

    1. Avatar de Martinho
      Martinho

      Confirmo o que diz, que há marcas de portáteis que têm tecnologia montada nos equipamentos, que em caso de roubo, e mesmo com restart e mudança de discos, eles conseguem saber onde está o computador, assim que alguém o ligar á net. +/- á 3 anos, fui assaltado e roubaram-me um Toshiba P200-10C, entre outras coisas. Liguei, ao fim de alguns dias, á Toshiba linha de apoio ao cliente, e eles disseram isso mesmo, sobre essa tecnologia e que nos USA e em mais alguns países essa tecnologia é tão banal, que os roubos sóe existem perto da fronteira, pois caso contrário são recuperados quase todos. Perguntei se podia ser utilizada essa tecnologia para recuperar o meu equipamento – resposta: sim poderia mas a Autoridade para a protecção de dados, não o permite, porque, segundo eles, até um ladrão tem direito á sua privacidade. Este é o País que temos, protege-se o ladrão em prejuízo do que foi roubado. Já fiz uma exposição para este departamento logo nessa altura e até hoje nem resposta.

      1. Avatar de Nunes
        Nunes

        Tenho as minhas dúvidas quanto ao que dizes! Só existem roubos perto da fronteira? Em primeiro lugar a tecnologia não existe em todos os modelos vendidos, em segundo lugar as pessoas têm que pagar anualmente para ter o serviço (nada é de graça)!
        O que poderias dizer é que a taxa de recuperação é elevada para quem usa o serviço, talvez menos junto à fronteira!
        Quanto à autoridade para a protecção de dados, é verdade que é muitas vezes um empecilho para se usarem métodos mais avançados de segurança, mas tb é verdade que ela existe para proteger os nossos direitos fundamentais! No caso particular da tecnologia que falas há sérias implicações em termos de privacidade que muita gente desconhece. O seu sistema é impossível de desligar. Mesmo que não tenhas activado o serviço junto da companhia, teoricamente é possível seguir-te remotamente. Por isso não creio que problema se prenda com os direitos do ladrão, mas sim com os direitos de quem comprou

  8. Avatar de fornost
    fornost

    minha dúvida sempre foi essa: é necessário o uso do 3g (dados) ou wi fi para localizar o telefone? (ou só o Gps..?)

    e para os usuários que sempre deixam esses serviços desligados, (dados, wifi e gps) não há como localizar o aparelho?

    1. Avatar de André Fonseca
      André Fonseca

      A não ser que o dispositivo se consiga deslocar à estação dos CTT mais próxima para enviar uma carta penso que não.

      O GPS apenas serve para o dispositivo saber onde está, precisa sempre de internet para enviar esses dados.

      1. Avatar de Roy
        Roy

        Na realidade, sim o GPS serve para obter as coordenadas… e o wifi/ SMS/ GSM/ GPRS/ 3G/ 4G/ 5G para comunicar esses dados.
        Mas não é obrigatório… podem ter um localizador embutido dentro do próprio aparelho que transmite por VHF/ UHF ou outro, um sinal de X em X tempo e permite localizar o portátil “levado sem querer”… e não se pense que é algo invulgar… é muito utilizado pela polícia no mundo inteiro para apanhar os larápios, e perceber o percurso desde o roubo, intermediários, e comprador final.

        Para o utilizador final o ideal seria o sistema estar embutido e ativado na BIOS, que não desse para fazer reposição de fábrica a essa parte da bios sem um código específico que até podia ser à parte da BIOS normal… naturalmente ligado a um sistema de comunicação WIFI/ GSM/ 3G/ 4G/ 5G já embutido e de difícil acesso, juntamente com um emissor de VHF/ UHF.

        1. Avatar de Nunes
          Nunes

          Andas a ver muitos filmes!
          Sendo verdade que isso até pode resultar, nada disso é possível nos equipamentos aqui referidos, nem sequer é prático na generalidade por limitação do alcance do sinal emitido e possíveis interferências.
          E o GPS não é o único modo de obter localização!
          É igualmente possível obter uma localização através do endereço do router a que está ligado (wireless ou ethernet), ou por triangulação das antenas de redes de telemóvel – quase todos os sistemas “anti-roubo” permitem esta forma de localização. É aliás um método essencial pois a maioria dos aparelhos não têm GPS, e dentro de edifícios o GPS raramente funciona!

  9. Avatar de johnybogas
    johnybogas

    Acho que a forma mais segura continua a ser ninguém se por a jeito para ser roubado…. If you kmow what i mean….

    1. Avatar de Nuno
      Nuno

      que tal ires á raiz do site, http://preyproject.com/ , de certesa que consegues. é só pensar, há e tal o dono do site deve ter alterado o site ou até mesmo a versão ter alterado. no caso foi a versao q alterou para 0.5.6-41.

  10. Avatar de Carlos Viegas
    Carlos Viegas

    Metam uma password no arranque do sistema (na BIOS) e dificilmente o larápio vai conseguir burlá-la (salvo raros casos).

    1. Avatar de Francisco Machado
      Francisco Machado

      Clear CMOS, 10 segundos…

  11. Avatar de Rui
    Rui

    Removendo a pilha da bios fica amnésica e volta a meter os parãmetros de fábrica ou basta chegar ao jumper que faz o reset!

  12. Avatar de irlm
    irlm

    podiam falar sobre o ComputerTrace que é ativado na BIOS e com serviço de localização pago, é conhecido internacionalmente por todas as marcas de portátil como por ex: DELL, HP, Lenovo

  13. Avatar de fmnc
    fmnc

    na minha modesta opinião o mais inportante seria salvaguardar os ficheiros de trabalho,nesse caso por exemplo em caso de roubo os ditos ficheiros seriam enviados automaticamente para (nuvem)perdia-se o pc mas tudo o resto era recuperavel
    FC

  14. Avatar de Robert Soares
    Robert Soares

    o melhor é fazer como eu… instalei no interior do meu pc 450gr de c4 ligado a um sistema “que eu próprio criei” alimentado pela energia do pc e usa rede via telefónica com cartão sim incorporado!
    Se me roubarem o portatil, envio uma mensagem e pum… vai portatil, vai gatuno vai tudo cum xxxxxx!
    eheheheh

  15. Avatar de Isso querias tu
    Isso querias tu

    Muito giro, mas nada eficaz, basta ligar o portatil roubado, por exemplo em minha casa, que tenho wireless enao colocar a senha, cd do windows formatar reinstalar e ta feito. Nos telemoveis a mesma coisa, só que no caso é sacar o cartão sim fora e colocar factory definitions. Embora aqui no UK as coisas funcionem um bocadinho melhor no caso dos telemoveis, chegam a ele pelo IMEI, se este não for alterado

    1. Avatar de RevoltadoKomEstesPutosParvos
      RevoltadoKomEstesPutosParvos

      Em relação a portáteis pode tornar-se mais dificil a vida do gatuno com uma password na BIOS, e aí já não vai ser assim tão fácil como tu e muitos pensam, o gatuno terá de abrir a máquina e saber onde ir para fazer reset à BIOS, como muitos dos gatunos são agarrados que precisam de guito mas nem sequer sabem como se muda de canal na TV, isso é quase tarefa impossível para eles.

      Quanto a procurar telelés por IMEI: já se faz em Portugal há muitos anos. Isso não é novidade.

  16. Avatar de RubenM
    RubenM

    E a password de login no windows, não impede o simples ladrão de espiolhar?

    1. Avatar de LuísGZ
      LuísGZ

      No windows não sei mas no mac convem ter uma conta guest criada, sem login de acesso, para o larápio entrar por ela, andar a bisbiotar, usar o wi-fi de maneira a permitir ao Prey localizar e tirar fotos da cara. Se tivermos à partida o acesso totalmente impedido ao dispositivo, será mais imediato ele coloca-lo de parte ou recorrer logo à formatação.

  17. Avatar de Ricardo Santos
    Ricardo Santos

    Prefiro o LoJack For Laptops, é pago, mas funciona mesmo depois de formatado/trocado o disco. Está embebido na BiOS da máquina e é persistente.

  18. Avatar de Pirata dos Bits
    Pirata dos Bits

    Se tiver o Team Viewer instalado, tb é possivel fazer tudo o que programa faz. A unica coisa que faltou dizer é o local (o sitio físico).
    Como grande parte dos furtos, a preocupação, acaba por ser os dados, ter um encriptador ajuda bastante, como o PGP (http://en.wikipedia.org/wiki/Pretty_Good_Privacy)
    Depois de instalar, sempre que entram na máquina, é solicitada uma password, quem n tiver essa password não consegue fazer nada a não ser formatar. OS dados ficam perdidos mas não ficam acessiveis.

  19. Avatar de JOSE VIEIRA

    Boa noite,
    Depois de instalar o programa ” Prey ” não consigo passar da configuração,

  20. Avatar de Prelada
    Prelada

    Isto do ligar-se a redes abertas e giro na teoria mas na prática se o ladrão tiver em sua casa as únicas “possíveis” redes abertas serão ZON e meo. Nessas redes antes de passarem informação vão pedir login que não vai existir, logo o mais provável e não existirem redes abertas.
    Obrigado pela resposta