Photivo 12.12.12, poderoso no processamento de imagens

6 Comentários

Com o advento das máquinas fotográficas digitais, em plena expansão há mais de 10 anos, o passo seguinte passa pelo software. Cada vez mais é exigido ao utilizador, em especial aqueles que procuram um trabalho mais perto do profissional, o último grito no que toca ao processamento e utilização de software de tratamento de imagem.

Assim, incluído nessas características, gostaria de apresentar o Photivo, uma poderosa ferramenta de processamento de fotos OpenSource disponível para várias plataformas.




O Photivo consegue lidar com ficheiros de imagem de formato RAW, bem como com ficheiros TIFF, JPEG, BMP, PNG e muitos mais. Segundo o seu programador, o Photivo consegue tratar com todos estes formatos em 16 bits num tubo de processamento não-destrutivo com integração no fluxo de trabalho no GIMP e em modo batch.

Já a nível de processamento, o Photivo tenta oferecer os melhores algoritmos disponíveis, mesmo que isso implique alguma redundância. Então, no que toca a efeitos como denoise, sharpen ou local contrast teremos à nossa disposição algo bastante flexível e poderoso a nível de programação inteligente e resultados finais.

Deverão ter em conta que o Photivo NÃO É um editor de imagens, como por exemplo é o GIMP e cujo funcionamento foi pensado, isso sim, para se utilizar em conjunto com o digiKam / F-Spot / Shotwell e até mesmo o Gimp. Com o Photivo poderemos aplicar e corrigir efeitos no sentido de melhorarmos o resultado final pretendido.

O Photivo precisa obrigatoriamente de um computador recente e poderoso não sendo destinado a utilizadores menos avançados.

Principais características que podemos encontrar no Photivo:

  • Processamento interno  a 16-bit, gestão da cor com o  LCMS2;
  • Integração com o Gimp no ambiente de trabalho (importação e exportação);
  • Funciona com o formato RAW e bitmap (bitmaps de 8-bits são transformadas e processadas com 16 bits, o que geralmente oferece melhores resultados);
  • Correcção CA, equilíbrio Green, linha denoise, redução badpixel, wavelet denoise, filtros median em dados brutos;
  • Correcção de perspectiva (inclinar e virar), distorção e geometria de correcção (também defish);
  • Demosaicing: Bilinear, mod VNG, VNG4, PPG, AHD, DCB,. AHD, VCD, LMMSE;
  • RGB, R, G, B, L *, a *, b *, detalhes de textura, Denoise, Hue, Saturação, L * por Hue curva de Base;
  • Tonemapping (Reinhard 05 (RGB Ilumine), Fattal et al. (Compressão de gama dinâmica));
  • Vários locais de filtros de contraste (HiRaLoAm (contraste local), textura contraste, trecho contraste local);
  • Sharpen (USM, Highpass, difusão inversa, Wiener filtro, Gradient Sharpen);
  • Denoise, separadamente em Luminance e Color (GreyCStoration, Wavelet, mascarado bilaterais, Pirâmide) e através de um matiz ou curva de luminância denoise sensível;
  • Saturação adaptável;
  • Simulação de grão de filme;
  • Conversão em preto e branco;
  • Toning (Split);
  • Processamento cruzado;
  • Sobreposição gradual (como filtros Cokin (R) GND).
  • Vignetting;
  • Softglow / Orton;
  • Sobreposição da textura (textura externa);
  • Efeito de inclinação Fake ;
  • Modo batch;
  • Traduções: holandês, francês, alemão, italiano e russo.

A verdade é que existem bastantes possibilidades, sendo que o o melhor é experimentar e ver todas as funções que se fazem acompanhar nesta poderosa ferramenta.

Licença: Freeware
Sistemas Operativos: Windows XP / Vista / 7 / MacOS / Linux
Download: Photivo Windows 32-Bits | 64-Bits | Download via KeroDownload 32-Bits e 64-Bits
Download: Photivo Linux & MacOS
Homepage: Photivo

Comentários

6

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

  1. Avatar de David Ribeiro
    David Ribeiro

    A pergunta óbvia a este excelente post sobre o Photivo é: qual é o carro da primeira imagem :O

    PS: o post é realmente bom, parabéns 🙂

    1. Avatar de Utilizador
      Utilizador

      wiesmann : )

  2. Avatar de HFreitas
    HFreitas

    Se não me falha a memória, o carro é um TVR…carro inglês

  3. Avatar de Vitor
    Vitor

    Estou a utilizar o darktable no linux…
    Vou dar uma olhada neste

  4. Avatar de Ze Tuga
    Ze Tuga

    Continuo a achar que os plug-in´s Nik Dfine 2.0 , Nik Softwere , Digimarc , KnockOut 2.0 continuam imbatíveis a estes programas,mais,há um antigo de deixou de existir,pois a adobe comprou a empresa,que supera em qualidade e rapidez de execução inclusivé em RAW o Rawshooter Essensials pro.

  5. Avatar de Pablo Tavares
    Pablo Tavares

    Sem querer parecer “purista” em relação a questão da licença mas dizer que é FREEWARE e licença GPL são coisas diferentes

    FREEWARE implica que o software custa ZERO e o utilizador só tem os executaveis (muitas vezes é enganosa pq inclui publicidade ou outras limitações)

    GPL implica entre outras coisas que o software é de Acesso Livre permitindo o uso, alteração e redistribuição por qualquer pessoa.

    No meu caso pesoal se me derem a escolher entre uma solução FREEWARE e uma GPL vou certamente preferir a última.

    Continuem com o vosso trabalho que tem sido ÓPTIMO! Parabens!

    Feliz 2013 para todos!