Paint.NET 3.50 – Final

5 Comentários

Paint.NET é uma aplicação de edição de imagens e fotografia para Windows. É uma alternativa grátis e muito aliciante, não poderemos mais comparar, mesmo destacando as divergências e diferenças, com o Paint da Microsoft incluída no Windows, pois esta ferramenta evoluiu para um patamar onde o pormenor técnico é, por muitos, comparado ao Photoshop.

Vantagens como efeitos especiais, suporte para plug-ins e manipulação de layers tornam esta aplicação numa ferramenta apta para trabalhos “pesados”. Se é um amante de fotografia digital ou gosta da manipulação e criação digital pode melhorar as suas imagens utilizando funções como: ajuste de níveis, ferramentas de anti-aliasing, blur, remoção de olhos vermelhos e muitas outras.

pdn26_seattle_thumb1.jpg

O programa foi escrito em C# sob a alçada de um projecto da Washington State University (WSU) em 2004. Este teve o apoio e patrocínio da Microsoft que ofereceu assistência e suporte nas ferramentas de desenvolvimento. Pode também ser usado em Linux através do projecto Mono.

Conversão para Mono

Miguel de Icaza converteu parcialmente o Paint.NET para Mono, uma implementação em código aberto do Common Language Infrastructure na qual o Microsoft.NET se baseia. Possibilitou assim executar o programa em Linux ou noutras plataformas suportadas pelo Mono.

Apesar do estado incompleto da conversão e da não disponibilidade de ficheiros binários (executáveis), a funcionalidade da conversão fez Icaza acreditar na viabilidade do projecto tendo em vista o pouco tempo e esforço necessário para esta primeira tentativa. Em maio de 2007, iniciou oficialmente um projecto para conversão.

Esta versão foi sujeita a várias alterações que podem ver mais aqui.

Para utilizar esta ferramenta necessita de ter o .Net Framework 2.0 instalado.

Licença: Freeware
Sistemas Operativos: Windows 9x/2k/XP/Vista/Win7
Download: Paint.NET 3.50 Final [4.47MB]
Homepage: Paint.NET

Partilhar:
Tags:

Comentários

5

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

  1. Avatar de ruca
    ruca

    Dá para fazer o efeito espelho, como agora está na moda e se faz com o Photoshop?

  2. Avatar de diogoj95
    diogoj95

    Confesso que nunca exprimentei o Photoshop “a sério”, mas o Paint.NET e o GIMP são os meus editores de imagem.

    Offtopic:
    Por falar do GIMP, alguém faz ideia de quando sairá a versão 2.8?

    1. Avatar de Jose Simoes

      “mas o Paint.NET e o GIMP são os meus editores de imagem”

      Podes falar sobre a comparação???

      Eu uso o gimp à anos e é suficiente para as minhas necessidades (que são poucas). Será boa ideia mudar para o “Paint.NET” ? (2 são demais para a minha carroça).

      José Simões

      1. Avatar de Joddys
        Joddys

        Colega.
        Confesso que o GIMP tem seus pontos fracos, mas algo que especialmente perturba é a interface (que será corrigida na versão 2.8) e, principalmente, a velocidade de arranque.
        Quando assunto é velocidade para pequenos ajustes, o melhor software é o IrfanView.
        http://www.irfanview.com

  3. Avatar de João Melo
    João Melo

    Boas, sou vosso espectador assíduo e pela primeira vez, apesar de já me sentir tentado a faze-lo varias vezes, venho aqui deixar a minha opinião sobre um artigo…o artigo do Paint .NET, sinceramente ferramenta que tenho usado desde quase a primeira versão aqui falada, o que tenho a dizer sobre esta versão é….sim senhor muito completa e muito mais à frente que o paint com certeza, e preenche os requesitos de um normal utilizador de programas de edição de imagens,o único problema é que esta versão é pesada pa caraças, mostrei ontem a aplicação a um colega meu que trabalha na área, design, produção, etc. e a primeira pergunta que ele me fez, para vcs verem a arrastadice que acontecia com apenas uma ou duas imagens abertas, foi….isso “é on-line?” lol
    O que quero dizer é o seguinte, ferramenta extremamente útil e completa, tira muita resolução ás imagens, e o factor critico…deixa bastante a desejar em eficiência.

    Abraço e continuação de excelente trabalho 😉