Network Activity Indicator – Indicador de rede para Windows 7

24 Comentários

Uma das muitas pequenas falhas que o Windows 7 tem é a ausência de um indicador de actividade de rede. Muitos utilizadores já se queixaram dessa pequena falha e inclusive já foram apresentadas aqui no Pplware diversas propostas para que seja devolvido ao Windows esse excelente e útil indicador.

A maioria das propostas apresentadas limita-se a apresentar um ícone na Área de Notificação do Windows e que vai alternado a sua imagem em função da actividade de rede. O Network Activity Indicator é uma nova alternativa, que vos dá essa informação básica e ainda lhe adiciona informação adicional que se revela muito útil.


Atrevo-me a dizer que o Network Activity Indicator é o que a Microsoft deveria tomar como exemplo para uma futura implementação de uma função deste género. Não apenas pela simplicidade com que é construído e apresentado, mas também pela muita informação que nos apresenta.

Para além da óbvia actividade das interfaces de rede, o Network Activity Indicator apresenta-vos uma pequena janela onde podem ver informação relativa ao trafego que está a passar por lá. Essa janela pode ser fixa no Ambiente de Trabalho e assim acederem de forma directa à informação que vos fornece. Para isso devem usar o símbolo que se encontra no canto superior direito e que conhecem bem se são utilizadores do Windows 7.

Têm ali presente, para além do nome da interface que está a ser utilizada, o número de pacotes recebidos e enviados. A somar a isso podem encontrar ainda informação sobre a actual largura de banda de upload e download que estão a usar nesse momento.

A pérola que dá a esta aplicação o seu toque exclusivo é a apresentação nessa janela de um gráfico que mostra a vossa utilização da largura de banda ao longo do tempo. Infelizmente esse gráfico não pode ser percorrido em jeito de histórico e a sua janela de dados está limitada. Ainda assim os dados apresentados são de extrema utilidade e podem verificar a utilização que têm dado à vossa rede.

O ícone que se encontra na Área de Notificação do Windows vai sendo alterado consoante estão a enviar ou a receber dados pela interface de rede.

O Network Activity Indicator é uma excelente aplicação para controlarem a utilização da vossa placa de rede e trás de volta uma função muito apreciada no Widnows e que desapareceu com a entrada em cena do Windows Vista e posteriormente com o 7. Possivelmente a Microsoft dará ouvidos aos muitos utilizadores que querem esta função de volta e esta será incorporada de volta no futuro Windows 8

Descarreguem o Network Activity Indicator e tenham-no em uso no vosso Windows. É completamente portátil e basta executa-lo para que fique em funcionamento e a recolher dados. Fiquem a par das velocidades que o vosso PC está a conseguir no contacto com a rede e despistem possíveis problemas ou constrangimentos.

Licença: Freeware
Sistemas Operativos: Windows 7
Download: Network Activity Indicator 0.7.0 [85.41KB]
Homepage: Network Activity Indicator

Partilhar:
Tags:

Comentários

24

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

  1. Avatar de Tiago
    Tiago

    pede-me uma versão diferente do framework.
    Sabem-me dizer onde a tirar?

      1. Avatar de Tiago
        Tiago

        Obrigado Pedro 😉

  2. Avatar de Emannxx

    A meu ver, existe algo melhor… “NetSpeedMonitor”. Este permite ter mesmo ao lado da área de notificação a “velocidade” da transferência de dados que está a ocorrer, assim como muitas outras informações à distancia de 0 clicks (basta colocar o rato por cima :D). Sendo que tem ainda outra ‘catrafada’ de opções, personalizações, whatever… vale a pena experimentar.

    http://img713.imageshack.us/i/capturarcf.png/

    http://img855.imageshack.us/i/capturar2e.png/

    http://img840.imageshack.us/i/capturar3f.png/

    1. Avatar de Pedro Simões

      Sim, essa é uma outra excelente alternativa!
      Mas testa esta e ficas encantado com a sua simplicidade. Para quem apenas pretende ver a actividade da sua placa de rede esta é excelente. Se pretenderem mais então têm mesmo de avançar para alternativas como a que apresentaste.

      1. Avatar de Emannxx

        Pois, a do artigo é mesmo muito simples, e tem basicamente as mesmas informações indiquei acima, só que o facto de não ter a velocidade sempre visível

      2. Avatar de Emannxx

        Pois, a do artigo é mesmo muito simples, e tem basicamente as mesmas informações que a que indiquei acima, só que o facto de não ter a velocidade sempre visível, para mim, torna-se inviável pois gosto de saber constantemente a velocidade das minhas trocas de dados etc. =)

    2. Avatar de Filipe Lourenço

      Grande programa esse do ícone azul que tens 🙂 hehe

      Quanto ao citado no artigo, parece ainda verde, mas gosto do aspecto.
      Mas o windows 7 tem o monitor de desempenho que permite monitorizar a largura de banda utilizada.

      1. Avatar de Emannxx

        É um grande programa não é? Totalmente imprescindível numa máquina ahah 🙂

        1. Avatar de Axys
          Axys

          Qual ser o programa do ícone azul? (fiquei curioso)

          1. Avatar de Pedro Simões

            Muito simples…
            BatteryCare

            Produção nacional da boa!!

          2. Avatar de pedrosantos
            pedrosantos

            BatteryCare

            Artigo pplware.

      2. Avatar de Berde
        Berde

        Gabarolas 😀

    3. Avatar de Ricardo

      Eu uso este nos meus dois pc’s. Para mim é a melhor opção.

    4. Avatar de Adriano
      Adriano

      Realmente muito bom, obrigado!

  3. Avatar de NazgulTuga
    NazgulTuga

    E em tempos vieram-me espetar na cara, que o DeviantArt não é lá grande coisa para partilhar software. -.-
    A galinha da vizinha é sempre melhor que a nossa não é? Mas o que é que se à de fazer?

    1. Avatar de Carlos
      Carlos

      pequena correcção, não leves a mal, mas é ” o que se há-de fazer”.
      ás vezes também erro, ou porque me falham letras ao clicar, ou as troco, e depois me apercebo, acontece.

  4. Avatar de Jose
    Jose

    A Microsoft nunca tirou funcionalidade ao Windows, no máximo muda-lhes o nome e a localização.

    Foi o caso, tanto o Windows Vista com o Windows 7 têm essa funcionalidade de raiz.

    Apenas têm de procurar bem.

  5. Avatar de Pedro
    Pedro

    Concordo mas no Windows existe n aplicações a serem melhoradas. Por exemplo o Task Manager…

  6. Avatar de R. Campachi

    Muito bom. Vou testar no Vista.

    Atrevo-me a dizer que o NetWorx é o que a Microsoft deveria tomar como padrão (por defeito).

    Uso para Vista SP2 e me serve muito bem, com a seguinte opção ativada: (Gráfico no ícone da bandeja).

  7. Avatar de Newtomic

    Wow quase 30MB de ram só para isso?… Bem suponho que existem algumas pessoas que não vivem sem esse tipo de coisas! 😀

    Seja como for também para que é que serve mesmo os 8GB nos PC’s de hoje em dia não é mesmo? 😀

  8. Avatar de Newtomic

    Experimentei o NetWorx que o ‘R. Campachi’ falou e só tenho a dizer que é bem, mas bem melhor que este aqui apresentado no artigo! 😉

    NetWorx site: http://www.softperfect.com/products/networx

    1. Avatar de kendimen

      Esse software já foi sugerido várias vezes cá no PPLWARE, curiosamente mesmo por sugestão do R. Campachi:
      https://pplware.sitedev.pt/networking/networx-monitorize-sempre-a-sua-ligacao/

      Abraço 🙂

      1. Avatar de R. Campachi

        Quanta coincidência! Essa internet dá voltas!

        ;-D

        (Obrigado pela lembrança)