Light – O Firefox nunca foi tão rápido

56 Comentários

Os browsers são hoje a principal aplicação dos nossos sistemas. Neste segmento as ofertas são várias sendo que os mais populares são o IE, Firefox, Chrome, Safari e Opera. O Chrome lidera o ranking de melhor browser, de acordo com a w3schools, seguido (apesar de longe) pelo Firefox.

Apesar do Firefox ser um browser estável e bastante completo …não é perfeito.. e muitos utilizadores apontam como principal problema o “tão popular” problema de consumo de memória RAM.

Como solução para esse problema, porque não instalar o Light?

light_03

O Light é um browser muito leve e ultra rápido, baseado no Firefox, que não inclui um conjunto de funcionalidades consideradas “não essenciais” e que tornam as máquinas lentas. Este browser foi desenvolvido por cstkingkey, um membro do fórum MozillaZine, e está actualmente na versão 26.

light_01

Tal como referido, a este browser foi-lhe retirado um conjunto de componentes/funcionalidades, que o tornam mais leve e rápido.

Componentes que não fazem parte do Light
  • crashreporter
  • skia
  • webm
  • opus
  • ogg, wave
  • webrtc
  • jsd
  • gamepad
  • intl-api
  • accessibility
  • webapp
  • sync
  • healthreport
  • safebrowsing
  • pdfjs
  • identity
  • spellcheck
  • tabview
  • social
  • devtools
  • printing
  • webspeech
  • webgl
  • directshow

light_02

Para quem precisa de um browser minimalista, mas com o poder do firefox, então o Light é uma solução a considerar. Neste momento o Light apenas está disponível para Windows (32 e 64 bits).

Licença: Mozilla Public License 1.1
Sistemas Operativos: Windows (32 e 64 bits)
Download: Escolha aqui a sua versão
Homepage: lightfirefox

Comentários

56

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

  1. Avatar de Chili
    Chili

    Obrigado pela dica, mas como se instala? Fiz download e é um ficheiro dll, como executo (faço)?
    Abraço

    1. Avatar de Nuno
      Nuno

      tens de escolher o icc ou o vc conforme sse que o teu processador tem. nessas pastas tem la o installer

  2. Avatar de Tigax
    Tigax

    PSafe WEB

    Eu estou a usar este a 2 dias e e longe é o browser mais rápido que usei. Tem para sincronizar com a conta google, tem proteção dos links maliciosos e pra aqueles sites que são feitos pra determinados browsers, este tem os vários motores seja o chrome, IE, fiefox etc.

    A unica coisa a lamentar foi que tive de ir ao chrome://plugins e desativar o pepperflash tal como já faco no chrome há anos para ter um bom desempenho nos jogos e tudo o resto que usa flash.

    Eu ainda estou a testa-lo mas o peopleware se achar que é um bom produto podia fazer review.

  3. Avatar de pinto
    pinto

    Como se instala isto ?

      1. Avatar de pinto
        pinto

        Obrigado 😀

  4. Avatar de Miguel
    Miguel

    Bastante rápido browser, em relação a nova versão do firefox. É pena não existir ainda em portugues.

    1. Avatar de uyeia
      uyeia

      Meti a extensão “Calomel SSL Validation”, e permite otimizar diversas opções de forma a tornar um pouco melhor a experiência de navegação. Supostamente diversas das opções permitem diminuir a CPU consumida, porque por exemplo não irá estar a pedir o IP de endereços que realmente não estão a ser necessários (imaginem ir a um site com 300 endereços para sítios diferentes… e o browser a pedir ao servidor de DNS os ip’s de todos eles… é sempre mais um pouco de CPU consumido, por pouco que seja, entre outras desvantagens).
      Meti também a extensão “Configuration Mania” que permite por exemplo desativar módulos desnecessários, e ativar outros que podemos querer.
      Mas o que realmente faz diferença é o não abrir mais os flashs por omissão (no firefox em si), e com um plugin anti publicidade as páginas abrem mais rápidos, porque quase sempre que as páginas demoravam um minuto a abrir era por causa de algum servidor de publicidade ou de seguimento de movimentos que estava mais lenta a velocidade de acesso.

  5. Avatar de Miguel
    Miguel

    Google Chrome!!!

    1. Avatar de Scheldon
      Scheldon

      É um lixo.

      1. Avatar de Fornost
        Fornost

        +1… ele´é mais fluído que meu FF, mas nunca vi um browser que crasha mais que o chrome… já cheguei a pensar que seria por culpa do meu PC, mas não, já testei em 3 máquinas diferentes, em 3 OS diferentes + no meu notebook.

        O chrome é instável, não sei como não há mais relatos sobre isso…

        Em compensação meu FF gosta de usar 1gb de ram e de 5 a 20% do processador… e ultimamente até mais…

        1. Avatar de Miguel Oliveira

          Quem diz que o Chrome não presta é porque tem o pc todo do avesso…

        2. Avatar de vitor lima
          vitor lima

          @fornost

          Tambem , o meu FF ,faz isso ,mas é so apatir de umas semanas ,no inicio ,nao crashava nem ogastava tanta ram , nao entendo -.-“

        3. Avatar de againsthetux
          againsthetux

          achas… eu uso o caróme há mt tempo e só crasha no meu android de x em qd.

  6. Avatar de pikax
    pikax

    acho piada o problema do FF ser consumo elevado de memoria, quando o chrome ocupa muito mais memoria… se contar que o chrome “infecta” outras aplicacaos com addons do google updater….

    1. Avatar de Pedro Pinto

      Pois, do memória de memória são poucos os que se safam..

    2. Avatar de int3
      int3

      Java+Flash=Memory monster.
      html5 ftw.

    3. Avatar de Joel Pinto
      Joel Pinto

      Só se queixa de memória quem nao conhece o [eMo]Web Browser Optimizer

  7. Avatar de Marcelo
    Marcelo

    Tigax, resolvi fazer um teste com esse navegador psafe e estou impressionado com tamanha a rapidez dele!!!!! Fui abrir um vídeo no youtube e aquela propagandinha chata de 15 segundo não abriu, rodou direto… Muuuuuuuito melhor que chrome e firefox

    1. Avatar de Luís
      Luís

      O chrome consome muito mais memória que o firefox, só que como os plugins do chrome estão divididos em vários processos o pessoal esquece-se, convenientemente, de fazer as contas e somar tudo. lol

  8. Avatar de caçanito
    caçanito

    este browser nao me funciona. Instalo mas depois nao me abre, clicando sobre o icon “ligth”. será do kaspersky?

    1. Avatar de Hélder Ferreira

      Eu tenho o Kaspersky IS e não me dá problemas.
      É normal o Kaspersky ou outro antivírus queixar-se, visto que o instalador não tem um certificado.

      Se tiveres o Windows 8 / 8.1 pode ser disso.

      1. Avatar de caçanito
        caçanito

        Tenho kis, windows 7 profissional. no controlo das aplicaçoes do kis está tudo aparentemente normal (permissão). Clicando no icone do light nao executa nada. lamento

  9. Avatar de D!
    D!

    Duas páginas do ppwlare abertas.

    Light: 1 processo. 191MB

    Chrome: 8 processos (Os plugins contam como um processo). 84+82+50+47+40+22+17+10+=352MB

  10. Avatar de Lino Oliveira
    Lino Oliveira

    O Light aceita plugins do Firefox?

    1. Avatar de Diogo Costa
  11. Avatar de Adriano Afonso

    As confusões com as licenças continuam.
    Desde quanto Mozilla Public License 1.1 é uma licença Freeware?
    A pplware já começava a levar isto mais a sério, pela sua posição na sociedade de informação.

  12. Avatar de JoseG
    JoseG

    Para mim o browser + light é o Maxthon, apesar de incluir de base particularidades muito interessantes que nos outros browsers implica instalar plugins

  13. Avatar de jr
    jr

    Uma observação: os stats do w3schools referem-se apenas aos visitantes do próprio website.

    Atualmente outros dados apontam o IE como o browser com mais usuários e o Chrome como o mais “usado” (o Chrome tem menos usuários mas estes usam mais a net).

  14. Avatar de ruben silva
    ruben silva

    Se alguem me poder ajudar.. eu instalei a versao 32 bits, e pareceu-o tudo ok.. so quando abro, ele nao bre.. se alguem me poder dar uma dica.. sera necessario reniciar o computador ?

    1. Avatar de caçanito
      caçanito

      Olá. estou com o mesmo problema. Instalei e ele nao abre. já tinha deixado aqui um post

    2. Avatar de Badaró
      Badaró

      Também tive o mesmo problema.
      Neste link ( https://drive.google.com/folderview?id=0Bx8QefL58vrWY3BvOGFLbDIxOG8&usp=sharing ), escolhe VC -> New Theme -> Versão 26 para o teu SO.
      Espero que resolva o problema!

      1. Avatar de ruben silva
        ruben silva

        Obrigado, apartir de si consegui! obrigado

        Vou testar agora ^^

      2. Avatar de Carlos
        Carlos

        Finalmente, obrigado

  15. Avatar de Ramon
    Ramon

    Tanto as versões x86 e x64 não funcionam aqui.

    Windows 8 x64, não há nenhum antivirus.

    1. Avatar de Nuno
      Nuno

      aqui, win 8.1 x86 e funciona a versao vc. tenta ver o sse do teu processador (www.cpuid.com – CPU-Z) e depois le o txt na pagina de download

  16. Avatar de Joao
    Joao

    tenho windows 8.1 e não abre…

  17. Avatar de Joao
    Joao

    Consegui! Com o link do Badaró. Obrigado

  18. Avatar de Felippe
    Felippe

    testei aqui a versao x64 em um windows 8.1 e esse navegador se comportou de forma duvidosa aqui ele ficou muito lento e nao tem condicoes de assistir youtube

    1. Avatar de Joao
      Joao

      No meu 8.1 até voa…

  19. Avatar de V@mpyro
    V@mpyro

    Sou um fã do Opera. Já o uso à anos. Quanto à velocidade, o Opera Next está mt bom 🙂

  20. Avatar de Marco Magalhães
    Marco Magalhães

    Este Light é tão light assim? Pergunto pelo seguinte:

    Instalei o Light, instalei 3 addons sem os quais a minha experiência na internet não é a mesma (Adblock, FireGestures, YoutubeCenter) tal como os tenho no Firefox (e ainda tenho mais 2 ou 3, coisas mais insignificantes) e fecho ambos os browsers. De seguida, abro o Firefox e… Lá vão 290Mb de Ram, abro o Light e vão 310Mb Ram.

    Ou seja, uma suposta versão Light que até tem menos addons, apenas tendo a página do google como home em ambos e nada mais, ainda me usa mais ram?

    Não posso falar da sua experiência pela net pois não o usei, mas o certo é que contava ver melhorias em termos de ram, no entanto ainda consumiu mais… Daí as minhas duvidas.

  21. Avatar de Ruiast
    Ruiast

    Já à algum tempo utilizo o Firefox portable e instalei agora o light. O firefox normal já não utilizo à algum tempo, mas em relação ao portable, não vejo grandes vantagens.

    Fiz o teste com os dois em simultãneo com 4 abas abertas (gmail + pplware + sapo + jornal de negócios), o light acusa menos 4 a 5 mega de memória (218 contra 222 do portable), mas em compensação gasta muito mais o processador, o light usa 4 a 6% e o portable gasta em média apenas 2% do processador. Para além do light ser apenas em inglês……. prefiro o firefox portable em português, versão 26.0 🙂

    1. Avatar de Rui
      Rui

      Já removi o light. Não encontrei nenhuma vantagem clara em relação ao firefox portable.

      Tenho o portable bem afinado com o máximo de add desligados e extras também desligados, para ser o mais leve possível.

  22. Avatar de Felipe Rei
    Felipe Rei

    Eu ainda uso a versão antiga (12.16) do Opera para poder navegar com pouca memória.

  23. Avatar de Anakin Skywalker
    Anakin Skywalker

    Eu também tenho a versão antiga do Opera por ser melhor do que o novo baseado no Chromium.

    Mas este Browser realmente é rápido, vou testá-lo mais uns tempos e quem sabe talvez até substituir o Opera 12.16

  24. Avatar de José Leite
    José Leite

    De referir que podem fazer o download da versão de testes(é a que eu estou a usar,a versão 26.0.2)indo a este endereço web:https://drive.google.com/folderview?id=0Bx8QefL58vrWY3BvOGFLbDIxOG8&usp=sharing Cliquem no ícone “other”,depois vocês são remetidos quer para a versão de 64 bits ou a de 86 bits e,por fim,façam o download do ficheiro “nssckbi.dll”.Depois é só abrir e instalar correctamente.Nesta versão de testes este browser apresenta uma grande consistência e é bastante fluido.Aproveitem.Já agora aproveito para enviar um grande abraço ao Pedro Pinto visto que tocou no melhor assunto que eu mais gosto no mundo da informática e que são os browsers/navegadores.Muito obrigado,Pedro.Eu sou mesmo fanático quanto a esta temática. 🙂

    1. Avatar de Pedro Pinto

      Sempre as ordens José 🙂 Abraço

  25. Avatar de Pedro Rodrigues
    Pedro Rodrigues

    Bom dia.
    Instalei a v26.0.1 64bits e sempre que acedo ao site do Pplware o browser crasha. Sempre. Já fiz restart ao PC e nada altera.
    É pena. Mas tendo em conta alguns posts anteriores acho que vou agora experimentar o FF Portable.

  26. Avatar de kendimen

    Estou a testar! Tive de reinstalar porque da primeira vez, o programa não arrancava!

  27. Avatar de João B.
    João B.

    Para quando nova versão do The Giant Browser’s Benchmark ?

    (https://pplware.sitedev.pt/informacao/the-giant-browsers-benchmark-abril-2012/)

  28. Avatar de CC

    A versão 28 era altamente instável. Crashava comigo várias vezes. Especialmente quando acedia a páginas cifradas (https).
    Quem puder, que atualize para o Light versão 29.

  29. Avatar de againsthetux
    againsthetux

    melhor browser de todos é o netscape, experimentem ir ao altavista.com ou ao lycos.com, até mesmo o hotbot

  30. Avatar de fulano
    fulano

    esa versao so tem para computador de 64bits para 32bits nao tem

  31. Avatar de Ricardo
    Ricardo

    Alguém sabe como migrar do FireFox portable para o Light browser?

    Queria passar as settings todas, backup completo mas parece não funcionar bem