IOGraph – Por onde anda o seu rato?

24 Comentários

Passamos os dias a trabalhar com computadores. Levamos o rato deste lado do ecrã para o outro, teclamos desenfreadamente e queimamos os neurónios a pensar. Todos sabemos isto como verdade universal, mas já alguém viu o rasto que rato deixa num dia de trabalho?

Pois agora já vão poder ter uma ideia do que realmente acontece. Vamos usar para isso o IOGraph.


Esta pequena aplicação escrita em java, traça de forma exaustiva o caminho que o nosso rato vai percorrendo no nosso ecrã. E digo-vos, não pensei que fosse tanto.

Por ser escrito em java tem a particularidade de poder ser usado em Windows, Linux ou Mac o que lhe dá uma grande vantagem relativa aos demais concorrentes.

A melhor forma de descrever o que ele faz é compará-lo ao usarmos uma caneta de tinta permanente numa folha de papel branco. Vamos traçando um rasto e se pararmos a tinta acumula-se e forma uma circunferência. Quanto maior é a paragem maior é a circunferência.

Para iniciarem a aplicação basta que carreguem no botão de iniciar e deixem o IOGraph recolher os dados. Se pretenderem podem sempre colocar em pausa a aplicação e desta forma podem almoçar descansados sem terem de pensar se está ou não a ser registada uma grande bola no ecrã.

Caso pretendam e para demonstrar por onde andaram no nosso PC podem sempre colocar um fundo na imagem. Desta forma percebem que zonas são mais usadas.

Por forma à imagem ser mais “limpa” podem indicar à aplicação que deve ignorar as pausas do rato e podem ainda indicar que devem ser registados dados em todos os monitores ligados ao PC (se os tiverem)

A opção final e que mais me agradou foi a possibilidade de guardarem uma imagem do rasto recolhido. Basta carregarem no botão de gravação e, reparem no pormenor, o nome sugerido para a imagem é a data/hora de início e fim da recolha.

Deixo-vos aqui uma hora de rasto do meu rato (touchpad) que estive a fazer antes de iniciar a escrita deste artigo. Vejam ali do lado direito o tempo que passei a fazer scroll em páginas web. E reparem na grande bola em baixo à esquerda que teve origem numa das vezes que estive fora do PC por 10 minutos.

Se pretendem saber por onde tem andado o vosso rato esta é uma excelente aplicação. O facto de ser pequena, portátil e multi-plataforma dão-lhe um interesse e uma graça adicional. Testem e vão ficar surpreendidos com os resultados que vão obter.

Artigos relacionados:

Licença: Freeware
Sistemas Operativos: Windows / Linux /Mac OS
Download Windows: IOGraph 0.9 [459.53KB]
Download Linux: IOGraph 0.9 [362.01KB]
Download Mac: IOGraph 0.9 [563.42KB]
Homepage: IOGraph

Partilhar:
Tags:

Comentários

24

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

  1. Avatar de a23637

    Esta aplicação vai ajudar a descobrir se realmente a barra tem mais lógica em baixo ou em cima.
    Todos dizem que passamos mais tempo com o rato em cima e é perda de tempo a vir à barra em baixo.
    Agora vamos lá ver.

    Boa partilha.

    1. Avatar de Hugo Cura

      E porque não de lado?!

      1. Avatar de a23637

        De lado realmente também parece interessante.
        Gostava de ver um gráfico destes com um utilizador de barra lateral.

    2. Avatar de Shadow
      Shadow

      Por acaso já li que isso é verdade, mas se tivermos a barra em cima passamos com o rato mais tempo em baixo.
      Devemos andar a fugir da barra…. XD

    3. Avatar de Há

      Há uma coisa que se chama encostar o rato ao canto superior direito para fechar. Se tivermos a barra em cima temos que olhar para onde o rato está para fechar uma janela, o que é

      TERRÍVEL!!!

      Ter a barra em cima é uma trabalheira dos diabos. E não há volta a dar.

      Onde temos o rato ou não é irrelevante. Ele vem “cá abaixo” com rapidez, não se perde tempo nenhum.

      1. Avatar de a23637

        Aqui no trabalho tenho um utilizador com a barra em cima.
        E eu que uso em baixo.
        Amanhã a ver se escrevo uma entrada com as vantagens de usar em cima e em baixo.

        A comparar os 2 gráficos que fizemos hoje a barra em cima parece melhor.

        No Windows 7 se encostarmos o rato do canto superior direito ele minimiza tudo.
        Mas o boão de fechar é tão grande que é complicado falhar.

        Repito se amanhã tiver tempo partilho as duas utilizações de barra e até gostava de ver gráficos de utilizadores de barra lateral.

        Cumprimentos.

  2. Avatar de Ruben Peixoto

    LOL. Este ppl sempre a inventar.. é assim mesmo! 😛

  3. Avatar de Pedro
    Pedro

    viva..
    também conta os cliques??
    obg.

  4. Avatar de Rui Cruz

    Isto não conta pro pessoal que deixa os PC’s ligados 24h. 😛
    Porque 8h fica o rato no mesmo sitio. 😛

    PS: se tiverem um gato pode não ficar

    Rui

    1. Avatar de Mary
      Mary

      sim se tiverem 1 gato de certeza que não fica!

      1. Avatar de Emannxx
        Emannxx

        Se tiverem um gato, não fica mesmo NADA! lol

  5. Avatar de Lucas

    Muito interessante!!
    hahaha
    essas besteirinhas sao muito legais

  6. Avatar de chicosoft

    Era porreiro a aplicação ir para a Tray do sistema..

  7. Avatar de Stênio
    Stênio

    Agora todos nós fazemos arte abstrata incoscientimente =D.

    1. Avatar de jmtdstoc
      jmtdstoc

      “inconscientemente”

  8. Avatar de a Friend®

    A primeira coisa que me ocorreu mal vi a imagem foi:

    Isto é um teste bacteriologico? 😆

    1. Avatar de Vítor M.

      Por acaso nos computadores não devem faltar essas culturas bacterianas 😀 mas quem sabe um dia seja mesmo com essa infor anexada.

      1. Avatar de a Friend®

        Caro Vitor por favor não dês ideias à ASAE! 😀 eheeh…

        Essa info convém continuar oculta! lol…

  9. Avatar de Ivo
    Ivo

    como se instala isto para linux????

    1. Avatar de Pedro Simões

      Isso não se instala.
      Instala sim o Java para linux e depois executa a versão Linux.

  10. Avatar de Pedro Lamas

    No meu Windows 7, ao lançar o programa o esquema de cores vai para Windows Basic (desactivando assim temporariamente o Aero), mais alguém sofre do mesmo problema?? :\

    1. Avatar de Pedro Lamas

      Nada como actualizar o Java… e como tal, esqueçam o comentário anterior! 😀