Internet Explorer 9 Developer Preview 3

30 Comentários

Foi há justamente 2 meses que foi apresentado o 2º Preview do futuro Internet Explorer 9, que evolui a bom ritmo para a sua versão final, versão essa que se adivinha bem mais optimizada, moderna e elegante que a sua antecessora.

Este Third IE9 Platform Preview mostra aos programadores uma  melhoria  na interoperabilidade do código, no desempenho, na aceleração por hardware, tal como pode ser testado estes exemplos no site IE Test Drive.

Destinado aos programadores da Web, o objectivo da Microsoft é prepará-los para as novidades e dar-lhes a oportunidade de transmitirem a sua opinião.  Assim, a Preview 3 foi concebida para ser instalada lado a lado com o Internet Explorer 8, para que a possam testar sem substituir o IE actual.

Entre as principais novidades d0 Internet Explorer 9 Developer Preview 3 temos:

  • A disponibilização das tags HTML  <audio>, <video> e <canvas>.
  • Ganhos de desempenho no JavaScript.
  • Suporte de standards alargado, incluindo ES5 e a melhoria na classificação Acid 3.
  • Testes adicionais apresentados aos grupos de trabalho no W3C.
  • Novos exemplos de programação no site Internet Explorer 9 Test Drive.
  • Melhorias resultantes de feedback ao Test Drive.

A Microsoft afirma que, de acordo com o teste de referência SunSpider, o IE9 PP3 ultrapassou o Chrome 4, bem como a actual versão disponibilizada do Firefox, com uma velocidade global de 347 milissegundos. Vejam um vídeo representativo daquilo que se pode esperar desta versão.

A Platform Preview 3 do IE9 já teve mais de 2 milhões de downloads  e o site Test drive obteve 16 milhões de visualizações. Espera-se que a Preview 4 seja lançada ainda nas próximas semanas. Entretanto, não deixem de testar esta nova versão e comprovem vocês mesmos as melhorias do novo browser da Microsoft.

Artigos relacionados:

Download: Internet Explorer 9 Developer Preview 3 [16.1MB]
Homepage: IE9 Test Drive

Partilhar:
Tags:

Comentários

30

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

  1. Avatar de kekes

    Será desta que temos a MS a caprichar no seu browser? Vou esperar para ver, mas pelo menos agora está saindo com “bom aspecto”.

    1. Avatar de Nuno Amaral - Ofertas Emprego

      Parece que sim. A MS apostou forte neste IE9. Parece que vai superar toda a concorrencia. Vamos aguardar…

      1. Avatar de mais um crente
        mais um crente

        @Nuno Amaral: Deves ser crente… é sempre a mesma ladainha do “agora é que vai ser”…

        1. Avatar de Rui Costa

          Concordo, o meu amigo Nuno Amaral já parece lampião ou lagarto “Pro ano é que vai ser…”

          Ó Nuno, já te disse ao longo destes anos para abrires um pouco mais a mente. Achas mesmo que a concorrência estagna? Ainda para mais estando a versão final a bater à porta? Ouve o que a concorrência tem a dizer sobre isto. O que a próxima versão de IE tem a dizer sobre html5, já a actual versão do Firefox (ganda amigo…) já diz há muito. Caso contrário só conseguias ver live demos em vídeo….

          Aguarda. Por falar nisso, onde andas?

      2. Avatar de leitorassiduo

        Bom era ser tão funcional quanto o FF e tão rápido e leve quanto o Chrome 🙂

  2. Avatar de aver
    aver

    Ando a experimentar o Firefox Portable 4.0 Beta 1 http://bit.ly/cGCcEY

    O Lifehacker divulgou uma maneira de lhe instalar extensões http://bit.ly/cEiH6q

    Até agora funciona bem. Tem um ar um bocado “Chromium”.

    Isto da guerra dos browsers promete.

  3. Avatar de Leonardo
    Leonardo

    Eu já testei e fiquei realmente surpreendido.

  4. Avatar de Shadow
    Shadow

    Parece bem encaminhado!! ^^
    Esperar para ver o resultado final…

  5. Avatar de BigOix
    BigOix

    IE9 nunca vai ultrapassar o firefox ou chrome porque só esta disponível numa plataforma o windows

    1. Avatar de Tony Silva
      Tony Silva

      Tudo dito. Já contratavam uma equipa de design porque o aspecto do IE sempre foi horrível.

      1. Avatar de Pedro Alves
        Pedro Alves

        os browsers não se medem no design…

    2. Avatar de DCA
      DCA

      …e para além disso estou para ver se já começam a interpretar a WWW como World Wide Web e não como até tem sido World Wide Windows.

      Para o pessoal da fotografia esquece-se do mais importante, é que o FF e o Safari são Color Managed, ou seja, em imagens com perfil de cor incrustado vemos as cores reais enquanto no IE vemos cores sobre saturadas que não correspondem à imagem!

      E já agora, há muito que um browser deixou de ser um mero navegador web para passar a uma ferramenta super poderosa, com recurso aos plugins existentes! Então neste aspecto o FF e Chrome upa upa!

      E alguém pode publicar os testes Acid3? Estou curioso para saber se supera os 94/100 aqui do Firefox (3.6)

      1. Avatar de aver
        aver

        97/100 para o Firefox 4.0 Portable Beta 1

        1. Avatar de Tiago S.
          Tiago S.

          100/100 para o Opera 10.54 😛

          1. Avatar de bigkax
            bigkax

            Faz update para o 10.60 que te um motor javascript 50% mais rápido e não tem WEBM metido à martelada. Se bem que não gosto de terem escrito menu no botão menu, mas fica melhor enquadrado com os separadores.

          2. Avatar de Tiago S.
            Tiago S.

            @bigkax

            Thanks 😉

        2. Avatar de XKR
          XKR

          100/100 Chrome 6

          1. Avatar de joni
            joni

            A palavra menu dá pra tirar. basta clicar com o botão direito do rato em cima do botão do menu->personalizar e na opção onde diz “Imagem e texto à direita colocar “Apenas imagens”

    3. Avatar de bigkax
      bigkax

      A plataforma Windows representa 89% do mercado, por isso a vantagem em ter browser em OS X e Linux não é tão grande assim, mas o IE9 não ser compatível com XP(55% do mercado) isso sim é uma desvantagem, e é por aí que se vai sentir na perda de mercado.

    4. Avatar de leitorassiduo

      Sinceramente não vás por aí! O IE está é muito mal visto no mercado por causa de “cancros” como o IE6 por exemplo. Muita gente (inclusive eu próprio) hoje em dia utiliza o FF porque o Chrome tem menos visibilidade e o IE é associado a “porcaria feita pela Microsoft e só dá problemas”. Pessoalmente, quando existir um browser que tenha disponiveis todos os plugins que utilizo no firefox, mudo de bom grado, que o FF é um papa memória, até dá nervos!

  6. Avatar de bigkax
    bigkax

    Acid 3 83/100 atingiram as minhas expectativas, quando lançara a 2ª preview disse que eram capaz de ultrapassar os 80 no acid3 e com sorte chegar aos 90, os 80 ja estão e ainda não acabaram, por este andar vão chegar aos 100.
    Parece que a MS está determinada a reentrar na corrida dos browsers e finalmente está a fazer um bom trabalho, só espero é que quando começarem a meter o browser todo bonitinho para o uso diário não estraguem tudo.

  7. Avatar de Ricardo Vieira

    Eles realmente estão com uma nova filosofia nos seus produtos. Este ie9 vai surpreender. Falta conhecer o design que, segundo consta, o veremos em Agosto.

  8. Avatar de mario
    mario

    Eu uso o chrome e em termos de rapidez e bastante bom mas este i9 esta muito mais rapido. Eu que era anti IE estou supreendido pela positiva.

    🙂

  9. Avatar de cool-man

    O principal defeito é não suportar webm nativamente.

  10. Avatar de EacHTimE
    EacHTimE

    O firefox também vai ter aceleração 3D com a versão 4. Compararem um IE alpha com o firefox 3.6 é parvo.. comparar com o ff4 beta 1 já não comparam ahah

  11. Avatar de ozie
    ozie

    viva

    se experimentarem o site dos teste com o chrome 6.0.453.1 faz exactamente as mesmas coisas

  12. Avatar de Jose
    Jose

    Eu uso o Google Chrome, e até agora não tem nada de mal.

    O Firefox para mim sempre foi a desilusão, ele sem plugins pesa, nem quero imaginar com Plugins.

    O IE é dos Browsers mais leves da actualidade, é muito simples quem dúvida, abre os Browsers e vai ao Gestor de Tarefas. Só sei que o Firefox é dos que come mais memória. Por isso que o odeio.

    O mal do IE era ser lento, porque de resto, os sites onde ia, ficavam sempre a 100%.

    Se este IE9 sair rápido como está agora, talvez o use.