Instale e use o Projecto Colibri numa Pen USB

38 Comentários

Esta última e mais avançada versão do Colibri, além de obter a certificação exigida pela DGCI aumentou consideravelmente a oferta aos seus utilizadores. A versão free está mais abrangente e os preços das versões profissionais estão de acordo com a situação do nosso mercado, mostrando sentido de responsabilidade dos seus developers.

Recentemente apresentamos a versão 6 e faltou, intencionalmente, frisar que podemos correr o nosso software de gestão a partir de uma penUSB. Esta nova propiedade do Colibri permite uma flexibilidade superior pois qualquer profissional pode facilmente abrir a sua gestão numa qualquer máquina. Será, portanto, mais um trunfo para destacar o Colibri da concorrência.

Esta versão é totalmente funcional dentro de uma penUSB permitindo total controlo da gestão da sua empresa, a partir de qualquer computador.

Tenho, nalguns casos, sugerido esta forma de utilizar o Colibri, pois actualmente o software tem obrigatoriamente que comunicar com os vários módulos ou softwares de terceiros existentes nas empresas e nem sempre estamos no mesmo local. Claro que podemos recorrer a várias plataformas de acesso remoto ao nosso post ou servidor, mas desta forma estamos constantemente com “a vida financeira e fiscar da nossa empresa, no bolso… literalmente!

E não deixamos de usufruir de tudo o que já conhecemos do Colibri como por exemplo:

  • Tabelas de artigos por entidade*** – Sempre que vender ou comprar um artigo, ele será inserido numa nova grelha no registo da entidade, para que possa facilmente saber o que transaccionou.
  • Tabela de isenções de IVA – Agora passa a ser possível indicar o motivo da isenção do IVA em cada linha do documento, dando origem a uma “tabela-resumo” nas observações do documento.
  • Sugestão e actualização de preços – A sugestão de preços de compra e de venda, bem como a sua actualização automática está agora mais eficiente.
  • Perspectiva de reports*** – Edite os seus reports e teste-os em tempo real sem abandonar o editor. Tudo com um simples clique!
  • Edição múltipla de reports*** – Edite os seus reports de forma simultânea, compare-os, grave-os e exporte-os de uma só vez!
  • Importação SAFT-PT*** – Melhoramos a importação do ficheiro SAFT-PT (tabelas de artigos, entidades, e iva) para suportar a versão mais recente.
  • Exportação SAFT-PT – Melhoramos a exportação do ficheiro SAFT-PT para respeitar todas as regras técnicas de formatação, evitando assim falhas de validação.
Como funciona numa PenUSB?

O principio é simples:

Descarregue o pacote para a pen do sistema operativo que lhe interessar usar. Também poderá descarregar todos e abrir o colibri na versão do sistema operativo que desejar no momento, desta forma não estará preso a um sistema operativo, tendo sempre os seus dados disponíveis a partir da pen.

Depois, como pode ver na imagem, tudo estará devidamente dividido de forma a facilitar o acesso para exportação e/ou backup. Simples, prático e seguro.

Todo este processo é totalmente legal e, devo voltar a referir, o Colibri foi certificado pela DGCI.

Artigos relacionados.

Licença: Freeware
Sistemas Operativos: Windows/Linux/Mac
Download [win]: Projecto Colibri RPC 6 [69.9MB]
Download [linux]: Projecto Colibri RPC 6 [69.5MB]
Download [mac]: Projecto Colibri RPC 6 [71.1MB]
Homepage: Projecto Colibri

Partilhar:
Tags:

Comentários

38

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

  1. Avatar de Miguel
    Miguel

    A notícia está completa? Como se trata a questão da base de dados? No entanto, grande dica! Quando perceber como é vou implementar!

    1. Avatar de Vítor M.

      Sim está.

      Se puderes lê sff o post relacionado.

      Na última versão, foi implementado o suporte ao H2:

      H2, the Java SQL database. The main features of H2 are:

      -> Very fast, open source, JDBC API
      -> Embedded and server modes; in-memory databases
      -> Browser based Console application
      -> Small footprint: around 1 MB jar file size

      Assim, podes utilizar o Colibri com essa BD numa PenUSB.

      No fundo este post é a continuidade do anterior.

      1. Avatar de Miguel
        Miguel

        Obrigado. Tinha lido, mas não me pareceu explicito a forma como da descompressão resultada o colibri funcional. Talvez por ser mais simples do que se estaria à espera! Obrigado novamente pela dica!

  2. Avatar de Projecto Colibri
    Projecto Colibri

    Temos um motor de base de dados SQL Integrado.

    cumprimentos

    A equipa do Projecto Colibri

  3. Avatar de Miguel
    Miguel

    Como posso então fazer a migração de uma empresa criada em Postgree numa instalação no pc? Para correr na pen basta correr o programa da pasta da qual se fez o download? De qualquer forma grande trabalho!

  4. Avatar de M.Manuelito

    É impressão minha ou é verdade que o Projecto Colibri disponibiliza, ou vai disponibilizar um sistema de gestão documental?

    1. Avatar de Vítor M.

      Está já em versão de teste e em breve estará lançada.

  5. Avatar de Jota Ribas
    Jota Ribas

    Poderá parecer Off-Topic, mas atrevo-me a lançar um repto aqui ao PPLWARE.
    Como se constacta há bons programadores no nosso País. Para quando os bancos promoverem a criação de um software em que esteja plasmada a realidade portuguesa, quer de negociação de títulos em bolsa e de fundos de participação e que permita igualmente interacção com homebanking ?!
    Seria uma adaptação há nossa realidade de um Money, Quicken, etc…
    Acho que se alguém lançasse um projecto do género teria sucesso…como o prova este Projecto Colibri….

    1. Avatar de Vítor M.

      Concordo. Há muita coisa boa em Portugal e bons programadores… mas partilhar conhecimentos e estudar formas de rentabilidade… dá trabalho e o comodismo é um força elástica 😉

      Mas concordo em absoluto com o teu reparo e desafio.

    2. Avatar de José Melo
      José Melo

      Temos de facto tudo isso, problema é que as apostas são todas feitas em multi nacionais, subestimam sempre o que é nacional, se mais empresas apostassem em projectos destes 100% PORTUGUESES o Pais não estaria assim tão mal, isto aplica-se claro a outras áreas de negócio.
      Há que valorizar e apoiar este tipo de empresas que certamente com poucos recursos conseguem ou estão a conseguir progredir no mercado nacional.

      Sou utilizador deste software desde a versão 4 e posso dizer que em nada me desiludiu, sempre cumpriu todas as minhas necessidades. Muitas pequenas e médias empresas adoptam soluções caríssimas (Sage, Primavera, etc ) porque não estudaram o que o mercado lhes oferece!

  6. Avatar de José Melo
    José Melo

    Boa tarde!
    Excelente esta funcionalidade! 🙂
    Isto permite-me colocar a PEN no meu PC com Windows emitir Facturas e utilizar depois num sistema com Linux, muito muito prático.
    Parabéns pela ideia!

  7. Avatar de bruno
    bruno

    isto é genial!

  8. Avatar de NT
    NT

    Boas,

    Já agora os entendidos na matéria sabem se este programa (Versão free ou Pro) tem algum modulo de POS? É que irei necessitar de substituir um primavera express, já “dei uma vista de olhos” no colibri e não encontrei nada…
    (hihihi mesmo a nível de forum do colibri)

    Obrigado (em avanço)

    1. Avatar de Vítor M.

      O Colibri cumpre com a generalidades das tarefas POS.

  9. Avatar de UTAD Solutions Consulting
    UTAD Solutions Consulting

    Excelente aplicação.

    A nossa júnior empresa, teve o prazer e amabilidade de poder contar com dois dos representantes do Projecto Colibri num workshop organizado por nós em Vila Real.

    Gostaria de deixar uma sugestão aos responsáveis pelo Projecto Colibri.

    Da mesma forma que criaram a possibilidade de ter o Projecto Colibri na PEN, uma forma do mesmo género poderia ser feito para sistemas DEBIAN.

    A criação de um pacote DEB para o Ubuntu e integrá-lo no Ubuntu Software Center:

    http://st2.tecnoblog.net/wp-content/uploads/2010/12/jogos_ubuntu-580×469.jpg

    http://www.omgubuntu.co.uk/wp-content/uploads/2010/12/Selection_0032.png

    Seria uma forma de maior divulgação deste grande projecto, tal como facilitaria a instalação.

  10. Avatar de Rui Bessa
    Rui Bessa

    Ando em testes com este Optimo Software.

    Realmente, acho que só lhe falta um módulo de POS.

    Alguem sabe como se pode “despejar” dados na BD H2 ? Tenho uma BD em Access e não queria estar a lançar tudo de novo.

    Obrigado

  11. Avatar de Miguel
    Miguel

    Uma ideia que acho super interessante ao juntar o melhor de dois mundos. Em vez de colocar numa pen, porque não usar na dropbox? Assim, podemos usar nos vários computadores de uma empresa, consoante a necessidade, apenas salvaguardando que não existe uma edição ao mesmo tempo, mas em contra partida fica tudo na cloud, sempre disponível, em qualquer lugar!

    1. Avatar de luis
      luis

      é uma questão de testar 🙂

  12. Avatar de Jorge Ferreira
    Jorge Ferreira

    Onde posso encontrar um manual para criar a base de dados?
    Sempre que tentei em vários programas com servidor,deu sempre
    erro.
    Falta explicar a um utilizador médio, o passo a passo,
    de criação de dados,configurações,PASSWORDS.
    Falta sempre alguma coisa… e o erro fatal.
    Obrigado

    1. Avatar de Miguel
      Miguel

      Neste programa será básico. Basta consultar o manual do mesmo já que consiste em criar uma nova empresa e selecionar username e password.

  13. Avatar de Miguel
    Miguel

    Continuo sem perceber como se chega a algo. Sempre que executo o programa ele vai criar a base de dados H2 na raiz do local onde está o programa, e no caso do MAC, dentro do pacote .app. Assim não consigo partilhar a base de dados entre dois sistemas operativos diferentes. O que tenho de alterar?

    1. Avatar de Projecto Colibri
      Projecto Colibri

      A base de dados não é obrigada a ficar dentro do directório. Veja a imagem em cima da pendrive

      cumprimentos

      1. Avatar de Miguel
        Miguel

        Exacto. E como dou indicação que a base de dados se encontra numa pasta superior? Ou apenas é válido num pen usb, ao indicar localhost?

      2. Avatar de Carlos
        Carlos

        Por favor alguem que saiba.

        Pois é seria muito util por um passo a passo como configurar a pasta por fora.
        O meu obrigado

        1. Avatar de José Lapão
          José Lapão

          Boas,
          Eu já descobri como fazer com que o software lê-ia a base de dados de outra pasta, mas quando abro em Linux este diz que não é capaz de se ligar a ela.
          Para fazer com que o programa lê-ia a base de dados de outra pasta basta fazer o seguinte:

          1º abrir o Projecto Colibri
          2º na janela de autenticação e onde se carrega a licença clicar 2x na empresa
          3º na janela seguinte seleccionar base de dados, e ai em base de dados deve de aparecer rcp6, alterar para o caminho da base de dados que será do tipo /base_dados/rcp6
          4º gravar as alterações, carregar a licença
          fazer o login e já está.

          Espero ter ajudado

  14. Avatar de Claudio Almeida
    Claudio Almeida

    Boa tarde.
    Parabéns pelo vosso software. Acabei de instalá-lo e experimentei-o com uma base de dados H2. Penso que vocês ganhariam muito mais disponibilizar uma versão completa mais barata. Talvez a rondar os 100/150€. A versão gratuita é muito limitada para um uso profissional e a versão Pro custa acima dos 300€ (+IVA). É só a minha opinião. Eu vi muitos softwares, nomeadamente, Time-Factura, Primavera, QuickFactura, Gardenia, NetFacturação, invoicexpress, Factuplus, TeT, etc.
    Eu acho que o futuro terá de passar por algo parecido com estes:
    Freshbooks, Invoicera, Worketc, Harvest.

    Cumprimentos,
    Claudio

    1. Avatar de Vítor M.

      Claudio, nenhum desses tem as capacidades do Colibri e alguns que invocaste são tão limitados que nem faz sentido estarem a ser citados.

      O preço pela versão profissional é a mais barata do mercado tendo em conta o suporte técnico oferecido na compra do pacote profissional. Pensa que terás nas mãos um produto transversal a qualquer sistema operativos, com um poderoso motor de base de dados, super flexível em termos de estrutura de trabalho, certificado (pois grande parte dos que referiste nem certificados são) e com suporte à integração do mesmo na estrutura de trabalho (o que nenhum dos que referiste o faz).

      É barato e muito bom, arrisco mesmo a dizer que é um dos melhores do mercado.

  15. Avatar de Marco
    Marco

    Vou começar a testar o Colibri para um pequeno negócio de uma pessoa familiar e implementar lá em principio.

    Mas ao ler este tópico fez-me lembrar num eventual próximo…
    “Colibri no DropBox” 🙂

  16. Avatar de neve
    neve

    Junta-lhe mais este “OranGest EXPRESS v9 free”

    1. Avatar de Vítor M.

      Muito limitado, não é certificado pela DGCI e não faz nada que o Colibri não faça, até POS o Colibri faz.

      Depois não será certamente uma aposta segura.

  17. Avatar de Carlos
    Carlos

    A base de dados não é obrigada a ficar dentro do directório. Veja a imagem em cima da pendrive

    cumprimentos

    Mais uma vez um pedido de ajuda.
    Mas como.
    Isso e que era de explicar.
    Obrigado

    1. Avatar de nuno
      nuno

      ninguem sabe como mudar a pasta?

      1. Avatar de Carlos
        Carlos

        Amigo no forum do programa já esta a resposta.
        Que por sinal é bastante simples mas como Eu ia para o host e não para a base de dados nunca lá chegava.
        Obrigado a todos.
        Um Abraço

  18. Avatar de Carlos
    Carlos

    Mais uma ajuda em linux P.F.
    Como sou muito cru em linux experimentei meter o linux na pen.
    Fiz o dwl pelo win e descompactei no Ubuntu para uma pasta até aqui tudo bem, mas quando fui para correr o programa, da-me uma informação de erro.

    Incapaz de apresentar “/Media/APPS PORT/Linux_ProjectoColibriRCP6/RCPcolibri”
    Não existe Aplicação
    Instalada para ficheiros executável.
    ( Seleccione uma aplicação ) ( OK )

    Alguém soubesse e pudesse dar uma ajuda agradecia seria Útil.
    Muito Obrigado e Um Abraço

  19. Avatar de Julio Pereira
    Julio Pereira

    O melhor software é o invoicexpress.com sem dúvidas. super simples e ainda consigo ligar com um site meu. do best 5*****

  20. Avatar de francisco tome
    francisco tome

    Existem várias opções no mercado que são mesmo uma mais valia para um qualquer retalhista (uma que posso indicar é por exemplo http://www.netfacturacao.pt/).

    Mas o que aqui temos de ter em conta é que o projecto Colibri é um fantástica opção. Utilizadores que, como eu, trabalham maioritariamente em Linux, não temos grandes opções de escolha, muito menos certificados pelo DGCI. Na verdade, temos de nos desenvencilhar com as opções de POS online, que são até à data a melhor opção… basta uma janela de browser compatível, e podemos abrir o nossos sistema de facturação em qualquer lado. Não acho viável correr um POS em Windows via VM, ou TS, e o WINE não é assim tão perfeito para correr um SGC sem falhas.

    Acho que um layout melhorado de POS seria uma mais valia para o Colibri, e muito melhor seria este projecto lançar o seu próprio site POS online… seria ouro sobre azul.

    De qualquer modo, a toda a equipa que tem feito este brilhante projecto avançar, os meus parabéns! A escolher uma versão gratuita para o meu POS, será provavelmente o Colibri 😉

  21. Avatar de Ricardo Borges
    Ricardo Borges

    Desculpem o offtopic, mas alguem sabe como exportar a informação da BD H2 para excel ? Pois o Colibri não tem essa funcionalidade e quando abro a BD em alguns editores de H2, não me mostra as tabelas do programa, apenas as de system…

    1. Avatar de António
      António

      O meu problema é idêntico do do Ricardo Borges. Não consigo visualizar as tabelas da BD H2 e os ficheiros excel não traduzem o que aparece nos forms.