Dual Monitor Tools – Ferramentas para vários monitores

20 Comentários

Os Ambientes de trabalho, hoje em dia, estão a ficar maiores. É cada vez mais frequente termos, para além do nosso monitor principal, seja do PC ou do portátil, um segundo monitor para nos auxiliar no trabalho. O Windows, apesar de estar cada vez mais preparado, não tem ferramentas que nos permitam optimizar e configurar estas duas áreas de trabalho de forma distinta. Para contornar parte desses problemas apresentamos o pacote de aplicações Dual Monitor Tools.


Este pacote contêm quatro aplicações que nos vão permitir configurar, optimizar e gerir de forma simples as nossas duas áreas de trabalho. Cada uma dessas aplicações trabalha de forma independente e cada uma pode ser lançada consoante as necessidades do utilizador.

Mas apresentemos cada uma dessas quatro aplicações em maior pormenor.

Dual Wallpaper

Esta é talvez a que mais utilizadores procuram. Com ela podemos definir imagens distintas para cada um dos fundos de ecrã de cada um dos monitores.

Podemos ainda configurar pormenores que normalmente não estão disponíveis, tal como efectuar zoom à imagem ou movê-la no ecrã.

DisMon

Com esta aplicação conseguimos desligar o monitor secundário sempre que executarmos uma determinada aplicação. Quando essa aplicação for fechada o monitor secundário volta a ser activado.

Esta função é útil para alguns sistemas que tenham de correr programas que não se comportam bem na presença de dois monitores.

Swap Screen

Esta aplicação vai interessar particularmente a todos os leitores que não tenham o Windows 7 pois consegue simular as capacidades deste de mover janelas apenas com um atalho de teclado.

Mas para além desta funcionalidade, passamos a poder mover janelas entre ambientes de trabalho, recorrendo a atalhos, e podemos configurar parâmetros do rato, relativos à transição deste entre ecrãs.

Dual Snap

A última aplicação é a de todas a mais simples, mas isso não a menos interessante. O Dual Snap permite que tirem printscreens do ecrã principal e que este seja mostrado no secundário.

Assim conseguimos evitar o printscreen do Windows, que nos obriga a ter uma imagem de toda a área de trabalho.

Este pequeno conjunto de ferramentas vem ajudar todos aqueles que têm a sorte de ter áreas de trabalho compostas por dois ou mais monitores e que se sentem um pouco desamparados pelo Windows na hora de afinar configurações para cada um dos monitores.

O facto de estas quatro aplicações serem todas portáteis facilita a utilização nos mais variados ambientes e locais.

Licença: Freeware
Sistemas Operativos: Windows XP/Vista/7
Download: Dual Monitor Tools 1.4 [136.55KB]
Homepage: Dual Monitor Tools

Partilhar:
Tags:

Comentários

20

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

  1. Avatar de Wilson Silva
    Wilson Silva

    “Esta aplicação vai interessar particularmente a todos os leitores que não tenham o Windows 7 pois consegue simular as capacidades deste de mover janelas apenas com um atalho de teclado.”

    Eu tenho o Windows 7. Como é que faço isso sem recorrer ao programa?

    1. Avatar de Bruno
      Bruno

      tecla do windows + setas direccionais.

    2. Avatar de rsl
      rsl

      Dependendo se queres passar a janela para a esquerda ou para a direita, fazes:

      (win + shift) > seta (esq ou dir)

      Cumps.

    3. Avatar de Bruno
      Bruno

      No meu basta win + seta.

      seta direita a janela passa para a direita;
      seta esquerda a janela passa para a esquerda;
      seta para cima a janela maximiza;
      seta para baixo a janela diminui se tiver maximizada ou inimiza se tiver diminuída.

      1. Avatar de rsl
        rsl

        Passa para a direita, esqueda… no mesmo monitor. Mas com o shift + win passa para o outro monitor.
        são coisas diferentes.

  2. Avatar de Msilva

    Eu uso e muito dois monitores para o AutoCAD e outras aplicações, no entanto, os meus problemas não se resumem ao que esse programa faz mas sim ás compatibilidades da gráfica com o win7 (radeon mobility x1400) que a amd teima em não actualizar!

    Outro grave problema é a ligação Via VGA que me apresenta no monitor extermo uma tremido (talvez porque só me deixa usar 59Hrtz de actualização e nãos os 60 normais) o que as vezes dá um desconforto visual exagerado! não sei como resolver este ptroblema, dai gostar que a amd fizesse uma actualização á driver!

    1. Avatar de mmick
      mmick

      não te queixes porque no meu portátil a Microsoft ou a Intel fizeram burrada (win 7 final, com driver 7 ou vista. na build 7000 dava impec) e passado x segundos em vez de s desligar pisca e fica sempre ligado…ou seja ou fica sempre ligado ou obriga-me a fechar fisicamente o ecrã. Já tentei com software extra mas sem sorte… A saída vga ou hdmi no entanto dão impec 🙂

  3. Avatar de Júlio César
    Júlio César

    Eu uso Ultramon. É um programa no mesmo estilo e possui todas essas funções, menos a DisMon(que por sinal achei bem útil). A desvantagem é que o Ultramon é Shareware.

    Quanto ao print screen de toda área de trabalho, eu raramente tenho esse problema. No Windows, uma função que poucos conhecem é o Alt+Printscreen. Ele tira uma imagem somente da janela selecionada (não é como o printscreen do Mac OS, mas dá pro gasto).

    1. Avatar de MySeLf
      MySeLf

      experimenta o snipping tool do windows 7.

      Cumprimentos,

      MySeLf

  4. Avatar de ElComandante

    Ferramentas do mesmo género para Linux (Ubuntu)? É uma das poucas falhas que noto ao sistema: é pouco versátil quando o ligo a um segundo monitor.

    1. Avatar de Miguel Pereira Leite
      Miguel Pereira Leite

      WOW.

      Quando um dia alguma dessas ferramentas tiver o poder do Xrand em linux…. okok.. eu seu que é linha de comandos, mas tirando as “mariquices” é super poderosa.

      um “xrand –auto” já faz meio milagre.

      “xrand” apenas, para ver a conf actual.

      O meu “script” q corro qnd ligo o segundo monitor ao portatil:

      xrandr –output LCD –mode 1280×800 –output DFP_EXTTMDS –mode 1440×900 –right-of LCD

      e nao uso metade das opções..

      inté

      mpleite

  5. Avatar de zp
    zp

    Só necessito da tecla Windows+P do W7 😉

    1. Avatar de Bruno
      Bruno

      Mas isso para escolher o ecrã, ou ecrãs. Não é para mover as janelas…

  6. Avatar de Paulo Pereira
    Paulo Pereira

    Uma alternativa comercial, com muitas funções
    Actual Multiple Monitors – http://www.actualtools.com/multiplemonitors/

    Análise aqui:
    Actual Multiple Monitors:What You Need Right After Attaching A Second Display – http://www.smashingapps.com/2010/06/08/actual-multiple-monitorswhat-you-need-right-after-attaching-a-second-display.html

    1. Avatar de Paulo Pereira
      Paulo Pereira

      Ferramentas gratuitas e que são interessantes
      MultiMon TaskBar – http://www.mediachance.com/free/multimon.htm
      ZBar – http://www.zhornsoftware.co.uk/zbar/index.html
      Display Fusion – http://www.binaryfortress.com/displayfusion/

      Para fundos o melhor mesmo é ter o mesmo fundo pelos dois monitores, mas tem de ser um fundo especial:
      http://www.dualscreenwallpaper.com/
      http://www.mandolux.com/
      http://interfacelift.com/
      http://www.socwall.com/
      http://www.dualmonitorbackgrounds.com/

      E se quem não tem mais de um monitor não sabe o que perde…
      já estes é mesmo para o exagero:
      20 Awesome Workspaces with Multi Monitor Setups for inspiration – http://www.dailybloggr.com/2010/01/20-awesome-workspaces-with-multi-monitor-setups-for-inspiration/

  7. Avatar de phixie
    phixie

    Parece-me que este programa poderá ter alguma utilidade também para apresentações com projector (datashow).

  8. Avatar de rookie
    rookie

    Já agora aproveito e a propósito do tema, existe algum software tipo este mas que, imaginemos ter dois ou mais monitores e as imagens serem controladas no monitor principal através de uma pequena miniatura(digo eu)…não sei se me faço entender, controlar-mos o que dá nos monitores secundários.

    Agradecia a vossa ajuda.

    1. Avatar de rookie
      rookie

      Ops esqueci-me de um pormenor, os monitores secundários estão afastados e não se pode ver o que se passa no monitor principal (tipo estúdio de tv). Se estou a exagerar desculpem lá.

    2. Avatar de Paulo Pereira
      Paulo Pereira

      Monitorizar os ecrãs remotos em sala de aula ou escritório?

      Soluções comerciais
      Vários:
      http://remote-computer.qarchive.org/

      “Advanced Net Monitor for Classroom”
      http://www.eduiq.com/netmon.htm

      “Netop Vision6”
      http://www.netop.com/products/education/vision6.htm?message=gl_en

      “NetSupport School”
      http://www.netsupportschool.com/index.asp

      Também dão para emitir em vários monitores o que está no principal.
      Para emitir em vários monitores mas imagens independentes então é melhor teres mais que uma placa gráfica e criar ambientes virtuais

  9. Avatar de Paulo Rodrigues
    Paulo Rodrigues

    Também tenho a mesma necessidade que o rookie, ou seja, o que pretendo é, por exemplo:
    imaginem um sorteio de uma prova desportiva, no PC numa folha excel à medida que as equipas vão sendo sorteadas são incluídas na tabela de excel. E eu quero que no monitor secundário surja num design “arranjadinho” os nomes das equipas.
    Há algum software que faça isto? Já experimentei com as definições da placa gráfica e funciona até um certo ponto, ou seja o monitor secundário não faz um refresh automático.
    Digam se conhecem alguma coisa.