Dia for Windows 0.97 – A alternativa gratuita ao Visio

18 Comentários

Dia é um software para construção de diagramas, fluxogramas, esquemas de bases de dados, casos de uso, etc. É uma óptima alternativa ao Microsoft Visio. Possui diversas ferramentas e bibliotecas de objectos e os itens de um diagrama possuem inteligência para guardar informações específicas.


É uma excelente aplicação para Engenheiros electrónicos, Analistas de Sistemas, entre outros que tenham necessidade de documentar os seus sistemas e inter-operar com aplicações comerciais do Windows (Microsoft Office, por exemplo).

Esta ferramenta é uma óptima alternativa ao Microsoft Visio.

NOTA1
: É necessário instalar as bibliotecas GTK+ para poder correr a aplicação.
Licença: Open Source
Sistemas Operativos: Windows 2k/XP/Vista
Download: Bibliotecas GTK+ 2.6.10-1 [5.40MB]
Download: DIA for Windows 0.97 [16.49MB]
Homepage: DIA

Partilhar:
Tags:

Comentários

18

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

    1. Avatar de Vítor M.

      Pinto faz uns testes e saca uns screens recentes sff.. 😀

  1. Avatar de Gocho
    Gocho

    Em que formatos poder ser salvos os diagramas? Alguém sabe?

    1. Avatar de easilok
      easilok

      Ja usei este programa no meu curso (tal como diz na descrição..”engenheiros electrotecnicos”) e é excelente para o preço que custa (freeware)…é fácil de trabalhar e tem bastentes items…

      Os formatos de gravação é .dia para poderes alterar mais tarde qualquer item ou como formato de imagem (ex:jpeg) quando tiver pronto

    2. Avatar de Manuel
      Manuel

      Grava em mesmo muitos formatos.

      Os que eu achei de utilidade, especialmente para importar no visio, foi o “Scalable Vector Graphics (.svg) ”

      outro muito util é o “.png” que como sabem, é uma imagem do diagrama, mas gravando dessa forma não podem alterar mais

      depois tem o “.dia”, formato por definição.

      Desde já aviso que pelo que eu verifiquei, não existe total compatibilidade dos diagramas entre o dia e o visio, consegue-se gravar e importar de um para o outro, mas depois não conseguem utilizar o diagrama como seria suposto no outro.

  2. Avatar de Thronner
    Thronner

    Não precisei de instalar as bibliotecas, bastou me o setup 😉

    1. Avatar de Computed Life

      Provavelmente porque já tinhas as bibliotecas instaladas.

      Cumps

  3. Avatar de Manuel
    Manuel

    Olha o Dia 🙂

    Pois é, disses-te bem: “É uma excelente aplicação para Engenheiros electrónicos,…”

    há uns tempos necessitei de uma alternativa ao visio que fosse cross-plataform e livre e eis que surgiu o Dia.

    Tem aspectos interessantes, quando comparado com o visio, mas também outros que o visio têm e o Dia provavelmente poderá vir a ter, espero que sim.

    Usei-o essencialmente para fazer um diagrama de um código de um programa de inteligência artificial muito complexo desenvolvido por anteriores colegas que estavam a desenvolver o projecto. Ajudou-me muito a entender o fluir dos processos, e espero que ajude quem de seguida vier e o tente perceber .

  4. Avatar de Santos
    Santos

    Parece-me óptimo.
    Tenho usado o FreeMind, mas o Dia vai servir de complemento. Agora é que vai ser um tal de criar ideias.
    É excelente para profs e formadores.
    Obrigado pela dica.

  5. Avatar de António
    António

    Para mim o DIA tem 2 grandes problemas (ou tinha, não sei se já estão reparados):

    1- Impossibilidade de seleccionar varios componentes e aumentar o tamanho, mover, etc

    2 – o copy/paste para o word produz imagens pixelizadas.

    De resto é muito fixe, para o pessoal das telecomunicações, o facto de possuir os equipamentos da cisco é brutal

    António

  6. Avatar de Gonçalo Oliveira
    Gonçalo Oliveira

    Bem, sou utilizador intensivo de Visio, devido às minhas necessidades profissionais, e já usei o Dia, principalmente em Linux. No entanto, apesar de considerar que é um bom esforço inicial, o Visio ainda continua a anos-luz. Para quem não sabe, o Visio não é uma aplicação Microsoft, mas sim de uma empresa que foi comprada pela Microsoft há uns anos atrás. Julgo que o primeiro Microsoft Visio foi o 2000, e já antes disso existia e era usado por mim, principalmente na faculdade. E tem uma grande vantagem, os fabricantes produzem as bibliotecas de objectos (stencils) para o Visio, que não se encontram para mais nenhum software.

  7. Avatar de Bulldozer
    Bulldozer

    Vitor, devias mencionar a compatibilidade com Linux também.

    1. Avatar de Vítor M.

      Sim tens razão. Podes fazer-nos uns screens dessa aplicação em Linux?

      1. Avatar de wolfytuga

        Olá!

        Excelente dica, por acaso este Verão cruzei-me com esta pérola e ainda tenho a versão 0.96.1, vou ver desta nova versão. De qualquer maneira deixo aqui um screen do Dia em Ubuntu:

        http://wolfytuga.files.wordpress.com/2009/10/dia_at_ubuntu_1.png

        Cumprimentos ao pplware!

  8. Avatar de Hawk

    @off

    Vitor, você está usando o Windows em uma máquina virtual ou não quis habilitar a transparência de janelas nele?

    1. Avatar de wolfytuga

      Não querendo ser desmancha prazeres, a imagem é a mesma que se pode encontrar na Homepage (http://dia-installer.de/en/images/dia_screenshot.png), é só comparar as diferenças 🙂

  9. Avatar de wolfytuga

    Já estive a actualizar a versão em Ubuntu e em termos gráficos só tem um senão, continua na mesma, preferia que tivesse o mesmo sistema que o do Windows, em que se tem tudo na mesma janela e usa o sistema de abas… Mas mesmo assim é uma ferramenta que se recomenda 😀

  10. Avatar de Vilmar
    Vilmar

    Excelente software. Fiz uso dele para construir um diagrama completo da rede de minha empresa. A flexibilitade que ele proporciona é muito interessante.