A nova cara do Dropbox está a chegar

25 Comentários

Pouco existe a explicar sobre as características que o Dropbox oferece a todos os seus utilizadores. Espaço na Internet para alojamento de ficheiros, que pode ser alargado de forma gratuita, um ciente que abrange a quase totalidade das plataformas existentes e os sistemas operativos disponíveis, uma interface Web que nos permite em qualquer lugar aceder aos nossos ficheiros e uma panóplia de serviços web integrados e com quem se integram.

Podíamos dar muitos mais exemplos de vantagens do Dropbox, mas todos as conhecem bem e quase todos as usam.

O Dropbox tem passado por algumas mudanças e a última versão de testes do cliente para Desktop, disponibilizada no fórum do Dropbox, mostra alterações na sua interface.



O Dropbox tem sabido reagir de forma heróica aos ataques que os gigantes da industria lhe fazem com a disponibilização de serviços similares ao que fornece. Para além das empresas que já competiam com o Dropbox pelo mercado dos serviços de alojamento de ficheiros na Web, vimos chegar a este terreiro empresas como a Microsoft, a Google e até a Apple. Todas com serviços similares, mas com integrações com outros serviços que fornecem e que atraem os clientes.

Mas o Dropbox soube sempre estar à altura da concorrência e lentamente tem vindo a adaptar o seu serviço para estar ao nível do que os seus utilizadores pedem.

A grande vantagem do Dropbox face à sua concorrência é a existência de um cliente que realmente funciona e que nos permite controlar os ficheiros e a forma como os enviamos e sincronizamos.

Disponível no desktop para os sistemas operativos Windows, Mac OS, Linux e nas plataformas móveis para Android, iOS, BlackBerry e KindleFire, este cliente é de longe o ponto forte do Dropbox e que até agora ainda nenhuma outra empresa foi capaz de reproduzir.

Naturalmente que a Dropbox não dorme à sombra dos louros conquistados e mantêm o desenvolvimento deste cliente. As novidades são periódicas e desta vez estão a mexer na imagem do pop-up de controlo do cliente.

Como podem ver nas imagens que apresentamos, este op-up, que surge apenas na versão 1.5.34 do cliente, apresenta uma imagem completamente alterada e que foge do que era tradicional nas versões anteriores.

Este novo pop-up combina todas as funcionalidades do anterior com uma nova visão do fluxo de eventos do Dropbox. Podem ver as suas ultimas alterações bem como das outras pessoas que têm pastas partilhadas convosco. Neste pop-up podem também fazer alguma gestão destes ficheiros, tais como vê-los, partilhá-los ou recuperá-los, e tudo de forma simples.

Por ser uma versão ainda beta, existem algumas considerações que devem ter em conta. Apenas pode ser usado no Mac OSX 10.6 (Snow Leopard) e posterior, e no Windows XP e posterior.

Esta nova imagem no cliente do Dropbox apenas está disponível para já para Windows e Mac, tendo ficado de fora a versão Linux.

O botão para terminar o Dropbx foi retirado deste pop-up e passou para dentro da janela de preferências. As Tooltips não são suportadas dentro deste novo pop-up. Os leitores de ecrã e outros dispositivos de assistência não são suportados no novo menu.

O Dropbox continua a crescer e a tornar-se uma ferramenta ainda mais completa e com as melhores funcionalidades.

Conseguiu resistir à chegada de concorrência feroz e continua a crescer e a apresentar funcionalidades que o distingue de forma única.

Licença: Freeware
Sistemas Operativos: Windows/ Mac OS X/ Linux
Download: Dropbox 1.5.34 [Windows]
Download: Dropbox 1.5.34 [Mac OS X]
Download: Dropbox 1.5.34 [Linux x86_64]
Download: Dropbox 1.5.34 [Linux x86]
Homepage: Dropbox

Partilhar:
Tags:

Comentários

25

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

  1. Avatar de Rui
    Rui

    Este sim, é um daqueles serviços que não deixo. Já experimentei o Skydrive, Google Drive, Box, SugarSync, mas acabo sempre por voltar a concentrar-me no dropbox. Continua a ser (para mim), o mais prático e eficiente.

    1. Avatar de Blizard

      Sem dúvida que é o melhor!

  2. Avatar de anjodefogo
    anjodefogo

    Boas!
    A nova interface, diga-se, está assim cheia de tiques! E perdeu funcionalidade, ou seja, na anterior, mais simples, tinha pelo menos a opção de fechar o programa, sem ter que entrar nas definições!
    A nova interface vai de encontro à realidade dos software’s… os olhos também comem! Está agradável mas, escusavam de tirar a opção “sair”

    1. Avatar de Hugo
      Hugo

      Realmente qual foi a ideia de obrigar a ir às configurações só para “sair”…

    2. Avatar de Miguel Maia

      só costumo sair do dropbox quando há algum sarilho

      e quando há sarilho
      tenho de ir ao “activity monitor” mata-lo

    3. Avatar de Nelson
      Nelson

      Já agora não é necessário ir ao activity monitor basta ir às preferencias da aplicação que tem lá a opção para sair.

      1. Avatar de Miguel Maia

        mas quando o dropbox deixa de responder
        tenho de ir ao “activity monitor”
        porque não consigo chegar ao botãozinho ‘sair’
        esteja ele onde estiver… .)

        1. Avatar de Nelson
          Nelson

          Isso é verdade

  3. Avatar de João Silva
    João Silva

    Gostei muito de ver menção a capacidade – incapacidade no caso – das tecnologias de assistência interagirem com a interface. Uso leitor de ecrã e, sistematicamente, instalo aplicações que, por causa de não serem suportadas, sou “forçado ” a desinstalar de seguida.

  4. Avatar de M.Manuelito
    M.Manuelito

    Uso Dropbox há muito tempo e desde há 2 meses uso frequentemente o SkyDrive, sobretudo para fotografias e acho que está muito bom, alem de ter mais espaço que a Dropbox.
    No chrome tenho a extensão Attachments.me que me guarda diretamente no SkyDrive ou na Dropbox os anexos do e-mail. É uma solução impecável.

    1. Avatar de Miguel Maia

      a importação de fotos com o dropbox
      aumenta o espaço disponível…

      tenho 11,2GB no dropbox
      [e dentro de 6h devo ter mais 1]
      o skycoiso fica nos 7

      1. Avatar de M.Manuelito
        M.Manuelito

        Obrigado pela informação Miguel Maia, não sabia que a importação de fotos com o dropbox aumentava o espaço disponível!

      2. Avatar de Transcendez
        Transcendez

        no Skycoiso(skydrive) temho 25 Gb disponíveis….

      3. Avatar de Delfim Mota
        Delfim Mota

        Eu também tenho 25GB no SKYDRIVE.

        1. Avatar de Delfim Mota
          Delfim Mota

          e ainda tenho mais 50GB na ADRIVE (http://www.adrive.com).
          Cump’s

      4. Avatar de POliveira
        POliveira

        @Transcendez e @Delfim Mota

        Eu tenho 39Gb disponíveis no Dropbox (gratuitos)… Não é por aí que o Skydrive é melhor com certeza.

  5. Avatar de junkbuddy
    junkbuddy

    Fui um dos pioneiros do Dropbox… tenho uma conta free com 22,5Gb.

    Sou um grande fã do serviço mas…

    A partir do momento em que o Google Drive implementar o DeltaSync… o Dropbox passa para segundo plano.

    1. Avatar de Miguel Maia

      quando.. houver cliente GDrive para Ubuntu…

  6. Avatar de Abílio
    Abílio

    Eu gostei. Obrigado.

  7. Avatar de Fabio Chaves
    Fabio Chaves

    Sem dúvida o melhor serviço de alojamento em nuvem.

    Um dia destes fui seduzido a testar o Skydrive, devido ao seus 25GB de espaço e a sua nova interface, que confesso achei espetacular.

    Para minha decepção, tive problemas para instalar o cliente da Microsoft nas 02 máquinas que testei, sendo que em apenas uma consegui fazer uma gambiarra e fazer o Skydrive funcionar.

    O pior ainda estava por vir. Quando coloquei os meus 5Gb de arquivos para sincronizar, foram 04 dias de espera até o upload terminar. Ainda achei insuportável o tempo para atualizar arquivos modificados, fora outros problemas que acabavam travando o cliente. Tudo isso em 01 semana de testes.

    Resultado, desinstalei o Skydrive, voltei para o Dropbox, e os mesmos 5Gb de arquivos foram atualizados para a Nuvem em apenas 5 horas.

  8. Avatar de Delfim Mota
    Delfim Mota

    Poderão fazer aqui uma analise a este serviço http://www.adrive.com tenho 50GB mas só funciona mesmo em plataforma web.

    Cump’s

  9. Avatar de Delfim Mota
    Delfim Mota

    O Dropbox actualiza-se automaticamente ou temos de faze-lo manualmente?

    Cump’s

    1. Avatar de Delfim Mota
      Delfim Mota

      A minha pergunta anterior é porqu a minha versão ainda é o que aparece nesta imagem https://dl.dropbox.com/u/22224569/Dropbox%20pop%20up.png

      Cump’s

      1. Avatar de Miguel

        atualiza automaticamente
        mas não para esta versão
        [ por agora ]

      2. Avatar de POliveira
        POliveira

        Curioso que hoje, 15 de Dezembro, ainda tenho essa mesma versão que tu… Segundo o site do Dropbox a actualização é automática, só que no site já vai na versão 1.6.x e nós ainda estamos na 1.4.12.
        No meu caso, no Snow Leopard.