Redes – Tenha conectividade IPv6 no seu computador

29 Comentários

Aqui há uns dias um leitor do Pplware questionou-me como poderia ter IPv6 na sua casa. Apesar de já termos falado muito sobre  IPv6 aqui no site, a verdade é que nunca tínhamos apresentado uma solução para os leitores que pretendem ter IPv6  no seu computador mas que não dispõem desse tipo de conectividade (uma vez que o seu ISP ainda não lhes dá suporte para tal).

Hoje vamos ensinar como todos os utilizadores podem ter, de uma forma simples e rápida, conectividade IPv6 para acesso aos mais diversos serviços. Vamos criar um Tunnel Broker usando o serviço Gogo6.

gogo_000

O IPv6 é a nova versão do protocolo IP, e foi desenvolvido para suceder à actual versão (o IPv4). Como já referimos, o que motivou o desenvolvimento desta nova versão foi essencialmente a aproximação da exaustão do espaço de endereçamento e a necessidade de resolver algumas das limitações do IPv4, nomeadamente no que toca a segurança e mobilidade, e simplificar algumas das funcionalidades do protocolo IPv4.

O que é um Tunnel Broker?

O mecanismo de transição designado de “Tunnel Broker” está definido no RFC 3053 e permite configurar túneis entre o servidor Tunnel Broker e o cliente, de forma transparente.

Este tipo de serviço necessita, normalmente,  de ser implementado numa máquina Dual-Stack (ou seja, que tenha configura IPv4 e IPv6) e deverá disponibilizar um servidor WEB (acessível em IPv4) e um router dual-stack (servidor de túneis) capaz de receber comandos de configuração para criar novos túneis.

Como ter IPv6 já na sua máquina?

Actualmente existem disponíveis na Internet vários serviços que permitem aos clientes ter conectividade IPv6. No entanto, por ser considerado um dos mais simples, transparente e rápido, o serviço Gogo6 é a nossa aposta para hoje. Para ter já IPv6 no seu computador deverá seguir os seguintes passos:

Passo 1 – Obter o Gogo6 aqui. Antes de fazer o download, o utilizador deverá proceder ao preenchimento de um pequeno registo ou então utilizar as credenciais do Facebook, twitter, Google ou Yahoo. Após o registo, serão apresentados os links para download do cliente, que está disponível para Windows e Linux.

gogo_00

Passo 2 – Após obre o gogoCLIENT, basta executá-lo e escolher um dos modos do Tunel.

gogo_01

Passo 3 – Uma vez escolhido o tipo de túnel, vamos ao separador Basic e escolhemos Connect.

gogo_02

Se a ligação foi efectuada com sucesso, podem aceder ao separador Status e ver o endereço IPv6 que vos foi atribuído.

gogo_03

Para testarmos se tudo funciona corretamente, experimentem fazer um ping entre a vossa máquina e os serviços da Google e Youtube para ver se obtêm resposta já em IPv6 como mostra a figura seguinte.

gogo_04

Para quem o ISP não disponibiliza ainda conectividade em IPv6, esta é sem duvida uma óptima e rápida solução. Dos serviços que já experimentei, este é sem duvida o mais simples e transparente para o utilizador, uma vez que disponibiliza um interface user-friendly. Experimente…nunca foi tão fácil ter IPv6.

Partilhar:
Tags:

Comentários

29

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

  1. Avatar de M.Manuelito
    M.Manuelito

    Excelente artigo, mas tenho a seguinte dúvida:
    Em termos práticos qual é a vantagem de, neste momento, termos ipv6 no nosso computador?

    1. Avatar de Pedro Pinto

      Boas Manuelito,

      Em termos práticos podemos dizer que podes aceder a maquinas que apenas estão em IPv6…e também para os utilizadores se irem habituando ao IPv6.

      1. Avatar de Ledson Cleber

        Olá, a vantagem de se ter o IPV6 é toda maquina terá um IP válido, ou seja futuramente até sua geladeira estará na internet e você poderá acessar de qualquer local.

        1. Avatar de Redin

          Levanta-se uma séria duvida sobre a possibilidade de continuarmos a ter a necessidade de usar IPs dinâmicos.
          Se assim for, não estou nada recetivo e temo só de pensar nas inúmeras possibilidades que certas entidades criminosas se refugiem nas comunicações que lhes assegurem andarem sempre a fugir e a saltar de IP em IP, tal como me foi respondido por um alto representante da Microsoft numa conferencia sobre o IPV6 em meados de 2009 num hotel da capital.
          Quando lhe coloquei esta questão, “chutou pra canto” dizendo que seria um problemas das polícias

      2. Avatar de Adèlia
        Adèlia

        Tenho o mesmo problema agora no meu pc a internet esta boa so o Ipv6 è que esta sem conectividade a internet.. e ñ abre nem uma pagina no meu pc . Por isso ñ consigo baixar nem o gogonet… por favor preciso de ajuda…

        1. Avatar de Inês
          Inês

          Estou com o mesmo problema nos meus computadores portáteis. Já conseguiu resolver? Agradecia a sua resposta obrigado

    2. Avatar de Rascas
      Rascas

      Para ti a vantagem é grande! É a de não fazeres isto…

  2. Avatar de Daniel Gomes
    Daniel Gomes

    Mas isto não esta a limitar a conectividade assim? Eu por exemplo so tenho 2mbits na minha zona nao dá para mais… Já à largos anos…

  3. Avatar de pph
    pph

    Bem, pode-se ver a coisa como tendo um proxy como outro qualquer que se utilizam para ultrapassar certas limitaçoes, mas em IPv6.

    Claro que o sitio onde queremos aceder tem de “entender” o IPv6.

  4. Avatar de Carlos Silva

    Só para o Sr. Pedro Pinto não pensar que estou aqui a mandar baboseiras para o ar:
    “Tunnel brokers can be seen as virtual IPv6 ISPs, providing IPv6 connectivity to users already connected to the IPv4 Internet.”
    Ponto 2 do RFC3053.

    1. Avatar de Pedro Pinto

      Até que enfim um comentário digno de ter uma resposta digna. Carlos, tal como referes, Tunnel broker é um mecanismo que permite ao utilizador criar um túnel virtual de modo a obter conectividade em IPv6 (caso não o tenha).

      1. Avatar de Carlos Silva

        O meu 1º comentário dizia isso tudo. E não, não é mecanismo, é “virtual IPv6 ISP”. E se quiseres faço um quote do ponto 2.1:
        “The TB is the place where the user connects to register and activate tunnels.”

        Logo, estás a criar um tunel entre o ti (o cliente) e o tunnel broker (servidor). Logo, não estás a criar um Tunnel Broker como dizes logo no inicio do artigo, mas sim um Tunel entre ti e um Tunnel Broker.

  5. Avatar de TopNerds
    TopNerds

    Tenho a dizer o seguinte…
    Windows + ipv6 = ups
    Da forma como ipv6 funciona e da forma como o windows funciona com ipv6, facilmente é possivel colocar um cpu a 100% de utilização.
    http://www.youtube.com/watch?v=1EAnjZqXK9E
    🙂

  6. Avatar de André Pereira
    André Pereira

    boas,
    meti uma questão à 3 dias no vosso forum sobre uma ligação de rede no lion e até hoje ainda ninguém me ajudou, sinceramente estou desiludido

    1. Avatar de Dlencastre
      Dlencastre

      Ò André, pagas mensalidade? Não? No fórum as respostas são dadas por colegas que o fazem sem custos para os outros? Será que quem responde está a prescindir do seu tempo para ajudar os outros? Serás tu o único a pedir ajuda? Será que temos de picar o ponto e um dia útil para responder às tuas perguntas? Será que não se teve de pesquisar para te dar uma resposta? Será que pesquisaste antes de perguntar fosse o que fosse? É caso para dizer… Acho que já tens uma ideia da demora 🙂

      1. Avatar de André Pereira
        André Pereira

        rir…

        1. Avatar de Duarte Ormonde
          Duarte Ormonde

          É mesmo rir … pessoas que vêm para aqui a pensar que isto é a santa casa da misericórdia. Aqui ao colocares uma questão, não é obrigatório que te respondam por isso põe a tua desilusão e o teu rir de parte e dá graças a deus que apesar de seres chato ainda te perguntam qual era a tua dúvida.

          Mesmo rir …

    2. Avatar de Pedro Pinto

      André, coloca aqui sff a tua duvida.

      1. Avatar de André Pereira
        André Pereira

        Obrigado Pedro, já está resolvido

  7. Avatar de Fernando
    Fernando

    Será impressão minha ou fiquei com net mais rápida? 🙂

    1. Avatar de é
      é

      impressão tua

      1. Avatar de Fernando
        Fernando

        Ok. Foi um momento de bebedeira da Zon.
        Já tava a achar muita fruta…

  8. Avatar de OjArDel
    OjArDel

    Uma vez feito conforme o tutorial, vai se perder a conectividade com o ipv4?????
    O sistema irá usar os dois e vai fazer a escolha de qual vai usar ou isso é para um acesso direto, cliente técnico????
    Desculpe a leigui-se!!!!

    1. Avatar de Pedro Pinto

      Não, ficas em IPv4 e IPv6

  9. Avatar de Carlos Cristiano
    Carlos Cristiano

    Bem desculpe a pergunta,tenho um conhecimento bem básico em informatica,mas gostaria de saber,no meu caso uso 3g da vivo,o IPv6 teria algum custo? ou apenas a operadora poderia responder?

  10. Avatar de Redin

    Só para que fique mais visível por ser um comentário novo e não uma resposta, repito aqui a minha intervenção anterior:

    Levanta-se uma séria duvida sobre a possibilidade de continuarmos a ter a necessidade de usar IPs dinâmicos.
    Se assim for, não estou nada recetivo e temo só de pensar nas inúmeras possibilidades que certas entidades criminosas se refugiem nas comunicações que lhes assegurem andarem sempre a fugir e a saltar de IP em IP, tal como me foi respondido por um alto representante da Microsoft numa conferencia sobre o IPV6 em meados de 2009 num hotel da capital.
    Quando lhe coloquei esta questão, “chutou pra canto” dizendo que seria um problemas das polícias.

  11. Avatar de SamegaCattac
    SamegaCattac

    Não me consigo conectar aparece que o endreço e a porta não estam a funcionar!

  12. Avatar de may in ma vach
    may in ma vach

    Da forma como ipv6 funciona e da forma como o windows funciona com ipv6, facilmente é possivel colocar um cpu a 100% de utilização.
    http://www.youtube.com/watch?v=1EAnjZqXK9E

    may in ma vach