Microsoft lançou Remote Desktop para dispositivos móveis

27 Comentários

A gestão de máquinas e servidores pode ser feita de muitas formas. Desde o acesso físico aos servidores ou com o recurso a ferramentas de gestão remota.

No Windows a mais conhecida dessas ferramentas é o Remote Desktop, disponibilizado pela Microsoft para acesso aos seus sistemas operativos.

Se o acesso até agora estava limitado ao Windows e ao OS X, a Microsoft inovou e apresentou as suas versões dos clientes de Remote Desktop para os SO’s móveis.

rd_ios_0

No dia em que apresentou a todos a versão final do Windows 8.1, a Microsoft revelou mais algumas surpresas para os utilizadores.

A disponibilização de clientes de gestão remota do Windows, oficiais da Microsoft, para disposotivos móveis vem alargar ainda mais as possibilidades que os gestores de sistemas têm para controlar, remotamente, os seus servidores.

Até agora apenas podíamos fazer essa gestão em máquinas Windows ou Mac, ou teríamos de usar clientes de terceiros. Com o lançamento agora feita podemos alargar a escolha ao iOS e ao Android as possibilidades de plataformas a serem usadas.

Estes novos clientes permitem que façamos tudo o que até agora era possível nas versões desktop. Podemos controlar de forma completa o Windows a que acedemos e podemos também gerir todas as janelas e aplicações disponíveis no sistema.

Mas porque vamos estar a trabalhar em ecrãs de dimensões mais reduzidas, a Microsoft disponibilizou, para além do normal teclado, uma lupa, que podemos movimentar no ecrã. Esta permite que possamos ter acesso a alguns pontos com maior detalhe e assim fazer uma melhor gestão dos sistemas.

anterior próxima

Mas a Microsoft não se limitou a lançar estes clientes, baseada nas versões anteriores para os outros sistemas operativos. Ela melhorou a ferramenta, dotando-a de uma maior segurança e de melhor qualidade na transferência dos dados entre dos dois equipamentos.

Estas melhorias permitem aos utilizadores terem uma experiência de utilização ainda mais rica e com uma melhor qualidade.

Para além desta versão para dispositivos móveis, a Microsoft actualizou também a versão disponível para OS X, mas desta versão trataremos em breve e com muito maior detalhe.

Se são utilizadores do acesso remoto a máquinas Windows e têm um dispositivo móvel, então esta versão merece estar no vosso equipamento.

Mesmo que não a usem de forma regular, será sempre uma ajuda preciosa se a tiverem presente quando precisarem dela.

É extremamente simples de usar, tal como as versões anteriores, e de uma utilidade a toda a prova.

Homepage: Microsoft Remote Desktop (Android)
Homepage: Microsoft Remote Desktop (iOS)

Comentários

27

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

  1. Avatar de darksantacruz
    darksantacruz

    Existe ou irá existir tambem para Windows Phone?

    1. Avatar de Marco Nunes
      Marco Nunes

      Realmente, não tinha mais lógica fazerem as aplicações primeiro para o Windows Phone?

      1. Avatar de Nunes
        Nunes

        O facto é que muito provavelmente as aplicações para Android e iOS são baseadas em software que a Microsoft comprou há relativamente pouco tempo! Provavelmente não teve a mesma “facilidade” para o Windows Phone

      2. Avatar de Serginho M

        Mesmo! Ninguém percebe esta Microsoft. :O

    2. Avatar de Paulo
      Paulo

      Por mais estranho que pareça (ou não) ainda não há previsão…

    3. Avatar de LvZito
      LvZito

      Há uma versão paga, por 0,99€ para WP7 (e seguintes, penso eu). Quem estiver interessado procure por «RemoteDesktop».

      Tenho instalado no meu Lumia 800 e estou satisfeito.

      LvZito

      1. Avatar de LvZito
        LvZito

        Alias, está a 1,99€

        LvZito

        1. Avatar de embb
          embb

          Tb uso e recomendo… é mt boa…

  2. Avatar de Ze
    Ze

    muito estranho e wp nada :/

  3. Avatar de jorgedafs
    jorgedafs

    Este foi o último Windows Phone que comprei… Até a própria Microsoft faz aplicações para os outros sistemas operativos deixando de parte todos aqueles utilizadores que compram dispositivos Microsoft convencidos que vão ter maior compatibilidade com os computadores Windows em que trabalham diariamente. Parece que andam a dormir…

  4. Avatar de Nuno
    Nuno

    O que tenho de fazer no windows para depois aceder do meu android.

    1. Avatar de Mario
      Mario

      tens que activar a opcao para aceitar ligacoes remotas.

      https://www.youtube.com/watch?v=pkXZENVy0jw

  5. Avatar de Nuno Sousa
    Nuno Sousa

    Testado e funciona muito bem 😀

    Este tutorial ajuda.

    http://www.serverwatch.com/server-tutorials/how-to-enable-concurrent-remote-desktop-sessions-in-windows.html

    Obrigado pela partilha.

  6. Avatar de João Brito
    João Brito

    A meu ver, a Microsoft preferiu lançar primeiro para estes sistemas pois são os que têm mais utilizadores e também para ver se existe muita aderência à aplicação.

  7. Avatar de Paulo Cardoso
    Paulo Cardoso

    Agora podiam fazer um post a explicar como se configura o PC windows e a app Remote para Android e IOS.

    Mas bom post e bem util 🙂

  8. Avatar de Paulo
    Paulo

    esta versao ja usa a porta 80… ou ainda nao da para contornar as firewall que bloqueiam as portas deste servico?

    se assim for continuo a preferir o teamviewer

  9. Avatar de José Meireles
    José Meireles

    E como é que se configura o Pc Name e User Name no Windows 8 para depois colocar nas definições da aplicação no iPad?

  10. Avatar de newJ
    newJ

    Microsoft no seu melhor.. É assim que eles querem promover o WP8 ou será que desistiram?

    1. Avatar de Scheldon
      Scheldon

      Se fosse lançado primeiro pra WP a choradeira ia ser maior.

  11. Avatar de Carlos
    Carlos

    Tão pá? Onde é que diz que iOS e Android = obrigatoriamente telemóvel?
    É evidente que o mercado disto é o iPad e os tablets Android, e o Windows RT desde sempre vem com o Remote Desktop. Na verdade até tem 2 clientes RDP, o normal para ambiente de trabalho (o mstsc.exe) e a versão metro.

  12. Avatar de irlm
    irlm

    Existe uma aplicação para WP8 chamada PCRemote e para servidor existe PCRemote Server do mesmo criador, fonte: http://pcremoteserver.com , pelo que funciona muito melhor porque comunicam entre si sem configurações de IP, esperava que também funciona-se com o IOS com o servidor mas não funciona, ou seja, dá erro de host, para remote Ipad, prefiro o Splashtop versão paga.

  13. Avatar de carlos
    carlos

    Não estou a conseguir conectar. Alguém pode fornecer um tutorial?

  14. Avatar de Alberto Ferreira
    Alberto Ferreira

    Instalada e a funcionar muito bem com o Primavera Software em SaaS.

    É praticamente igual à aplicação que já existia há algum tempo “iTap Mobile”, pelo que me leva a crer que a Microsoft ou os comprou ou contratou para a desenvolverem.

  15. Avatar de Ricardo Luis
    Ricardo Luis

    Crash to Desktop no Galaxy S4.

  16. Avatar de ewandscheer
    ewandscheer

    Microsoft sempre pisando a bola..
    Lança apps dela mesmo para outras plataformas e deixa a dela mesmo na mão.
    Complicado isso, por mais complicado que seja converter um app para WP, acho que valeria o esforço.. Assim ela não valoriza nem a própria plataforma!

  17. Avatar de Jorge Silva
    Jorge Silva

    Não funcionava no meu galaxy S4 dava um erro de segurança ao tentar configurar um acesso e pedia para actualizar o SecurityEnhanced for Android através da conta da samsung, hoje de manhã uma nova actualização entrou e já consigo criar as ligações.
    Mesmo depois de redimensionar o ecrã ainda fica um pouco pequeno para trabalhar para quem como eu tem os dedos grossos.
    Um pouco melhor no Nexus 7.
    Tenho utilizado o teamviewer em ambientes não empresariais e acho superior.

  18. Avatar de Tiago Carvalho
    Tiago Carvalho

    Alguém sabe como configurar isto no IOS?