Dica – Como activar o Legacy Boot Menu no Windows 8

40 Comentários

O Windows 8 trouxe até aos utilizadores um conjunto de novas funcionalidades com o objectivo de ser mais seguro, mais bonito e até ter uma melhor performance.  Apesar das inovações, são muitos os utilizadores que ainda se queixam que este não é um sistema operativo direcionado para a produtividade e que, passados alguns meses de utilização, ainda é confuso “dominar” o sistema.

No boot, com a introdução da interface UEFI secure boot todos nós sabemos  a “guerra” que tem sido para instalar outros sistemas operativos mas mesmo no próprio Windows há funcionalidades que “aparentemente” desapareceram. Alguém sabe onde anda o Legacy Boot Menu? ..aquele que aparecia quando carregávamos em F8 aquando da inicialização do Windows.

uefi_06

No Windows 7, quando existia algum problema com o sistema, rapidamente entravamos em modo de segurança, através da tecla F8 para aceder ao  Legacy Boot Menu, e tentávamos resolver tal problema. Com o Windows 8, e por questões de segurança como afirma a Microsoft, tudo mudou e essa opção está agora disponível via Opções Avançadas (no mesmo sitio onde podemos aceder às definições da interface UEFI).

uefi_02

Mas como voltar a ter o Legacy Boot Menu ?

Quem pretender voltar a ter o Legacy Boot Menu no Windows 8 basta abrir a linha de comandos, com privilégios de admin. Para isso basta carregar na tecla Win + X e escolher a opção Command Prompt (Admin)

uefi_03

Para activar o modo legacy e voltar a ter o boot do windows 7, basta executar o seguinte comando:

bcdedit /set {default} bootmenupolicy legacy

O output do comando será algo semelhante ao apresentado na imagem seguinte:

uefi_05

Depois, basta mandar reiniciar a máquina e carregando em F8 voltamos a ter acesso ao Legacy Boot Menu

uefi_04

Caso pretendam voltar a ter o Metro boot loader do Windows 8, basta executar o seguinte comando:

bcdedit /set {default} bootmenupolicy standard

Esperamos que esta pequena dica seja útil para as mais diversas situações. Mesmo para o utilizador Windows, a interface UEFI tem dificultado a instalação de outras versões e esperamos que, apesar de ser um mecanismo seguro e importante no sistema, no futuro deverá ser mais “amigável”.

Comentários

40

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

  1. Avatar de Gonçalo
    Gonçalo

    O problema é que a Microsoft não pensa nos utilizadores! Eu, por exemplo, quando precisei de aceder às opções avançadas não era porque não tinha nada para fazer, mas sim porque o Windows não arrancava. E aí, o que é que faço? Porque segundo eles só pode aceder a essas opções com o Windows arrancado. São estas coisas que se tem de pensar antes de se fazer um sistema operativo.

    1. Avatar de Jaime Santos
      Jaime Santos

      Tive o mesmo problema porque utilizo dualboot, apos muita batalha consegui desactivar o novo metro boot.
      Apos instalar o windows 8 nem consegui iniciar tive voltar a instalar

      1. Avatar de Rodrigo
        Rodrigo

        eu não tive uma grande dor de cabeça em desactivar o metro boot e uso triple boot (windows 7 / windows 8 / linux mint) assim que instalei o 7 veio o default preto e branco por cima. nada de iniciar o 8 para escolher o 7 e ter que reiniciar

    2. Avatar de José Cordeiro
      José Cordeiro

      Se tiveres que desligar e ligar o PC “à pressão” ou seja sempre no botão e de maneira digamos que errada. Esse menu vai aparecer.

      cumps

      1. Avatar de Jose
        Jose

        Estás errado.. o menu não apareces quando desligas dessa maneira.

        Aparece outro menu de restauro, não tem nada a ver com este.

      2. Avatar de Paulo Santos
        Paulo Santos

        o Windows 8 Boot Menu só aparece se o sistema falha o arranque 3x… (é uma treta)

  2. Avatar de Joana Belo
    Joana Belo

    Estou com uma dúvida!
    Se eu activar o Legacy Boot Menu, quando ligar o PC ele irá sempre para o écran com as conhecidas opções ou só irá para ele só e só se eu carregar na tecla F8?
    Ou seja, o PC ficará a iniciar normalmente?
    Agradeço uma resposta.
    Boa Páscoa.
    Obrigada.

    1. Avatar de Jorjão
      Jorjão

      Obviamente só quando carregas em f8 é que passas para o Legacy Boot Menu, de resto ele inicia normalmente.

    2. Avatar de Mario
      Mario

      Só se carregares em F8.

      Abraço

    3. Avatar de Joana Belo
      Joana Belo

      Obrigada aos dois.
      Apesar das novidades do Win8 esta é muito importante estar disponível, pela utilidade que dá nos casos desesperados.

  3. Avatar de Tiago
    Tiago

    Por falar nisto surgiu me uma duvida, o Secure boot assim como o Legacy Boot pode ser desativado na bios em alguns portáteis sem estes comandos, mas lá esta temos de entrar no windows sempre para ir a bios! A minha duvida é quando o sistema operativo falha e na Bios estiver a arrancar pelo HDD como conseguimos arrancar por um CD do tipo Hiren’s Boot?

  4. Avatar de Filipe
    Filipe

    Pplware na vanguarda dos fanboys Apple, sempre a tentar deitar abaixo o windows…

    1. Avatar de Carlos André
      Carlos André

      Não posso concordar contigo.
      A verdade é que um mac não tem nada disto(boot secure) e consegue ser um sistema mais seguro, rápido e estável que o windows, quanto mais coisas pior é acho eu, o sistema já tem de vir seguro, rápido e estável de si e não adicionar funções na bios para o mesmo.

      1. Avatar de Filipe
        Filipe

        “Apesar das inovações, são muitos os utilizadores que ainda se queixam que este não é um sistema operativo direcionado para a produtividade”

        É mais porque sempre que fazem um artigo sobre o windows começam com uma frase deste gênero.

        1. Avatar de Pedro Pinto

          Filipe, eu sou utilizador de Windows e Linux e digo-te que a questão da produtividade é colocada em causa com o WIndows 8. Da minha experiência, passados uns meses de utilização do windows 8, parece que as vezes ainda me “perco” no sistema.

    2. Avatar de EacHTimE
      EacHTimE

      Não sei como podes dizer isso. Andam a fazer uma publicidade avassaladora ao Win8 no pplware

  5. Avatar de Invision
    Invision

    Este windows 8 é uma merda para conseguir entrar em safe mode se nao conseguir bootar o windows. No entanto Shift+F8 funciona, o problema é que funciona muito ocasionalmente!o meu W8 não bootava e fazendo shift+F8 lá consegui que o menu aparecesse e escolher a opção safe mode. mas precisei de uns 10 restarts até a merda do menu aparecer. Das coisas mais estupidas que já alguma vez vi no windows…se não me engano a maneira mais eficaz e ter o shift ja pressionado e ir carregando no F8, ou entao estar constantemente a carregar nas duas teclas ao mesmo tempo, sinceramente já não me lembro como fiz. Resumindo, apesar de parecer impossivel aceder ao menu se o windows 8 não bootar, é possivel. é preciso é paciencia lol

  6. Avatar de Luis
    Luis

    Tenho a mesma sensação! Com o W8 sentia-me tb perdido com meses de uso, por isso voltei a instalar o bootcamp no mac com o Win7. E só uso windows por causa do COD. Assim que comprar a porcaria de uma ps3, formato o mac…

  7. Avatar de Costa
    Costa

    Por exemplo, se alguém com o Windows 8, precisar de fazer um “Restauro de Sistema” para por o windows a arrancar normalmente (imaginemos que, por exemplo, apanhou um dos conhecidos “Vírus da Polícia”), simplesmente não consegue entrar no modo de segurança. Isto é bastante mau. Gosto bastante do Windows 8, mas nesse aspecto reconheço que a Microsoft devia de repensar o acesso ao sistema. Não tem lógica só ter acesso a estas opções dentro do próprio sistema. Se não conseguimos entrar resta-nos o quê? Formatar? Parece que é a solução que resta. Outra coisa que já fiz, foi tentar aceder há partição do sistema, usando um “Live CD” do Linux Mint, e também não consigo. No entanto não tentei com outra distribuição, pelo que, não sei se há alternativa. Isto para o caso de ter alguns ficheiros que queiramos guardar antes de formatar. É mau! 🙁

  8. Avatar de Bruno Coimbra
    Bruno Coimbra

    Pplware para quando um tutorial para instalar o Windows 8 em Bios com UEFI…?

    É q os modelos com UEFI mas com w7 tem tido algumas dificuldades para formatar correctamente o disco e activar ou desactivar opçoes na BIOS para permitir instalar o W8

    Abraços

    1. Avatar de Pedro Pinto

      Sim, é verdade. Eu vou tratar disso e brevemente apresento.

      1. Avatar de Bruno Coimbra
        Bruno Coimbra

        Mt agradecido Pedro Pinto

        Eu tenho um samsung serie 5 Ultra q comprei em Novembro mesmo antes de sair o mesmo com W8.
        E quando tentei instalar o W8 com licença original (n é pirata) n consegui a instalação limpa só por cima do W7.
        Andei pela net a procura mas a informação ainda é mt dispersa e pouco consistente e varia de modelo para modelo por causa dos discos rígidos híbridos (é o meu caso).

        Portanto s puderes ter isso em atenção agradecia imenso, alguma ajuda q seja necessária..é so avisar.

        Cumps

  9. Avatar de Pctotil
    Pctotil

    Mais uma dica util, já agora uma sugestao, sao aqui publicadas muitas informaçoes valiosas mas por vezes depois é dificil localizá-las, o que é bom sinal , quer dizer que sao muitas e boas :), nao poderia haver uma opçao de favoritos em que quando uma dica fosse considerada relevante para um user era adicionado aos favoritos e assim mais facil de encontrar.

    1. Avatar de Bruno Coimbra
      Bruno Coimbra

      Gosto da ideia, era mt bem jogado, os users devidamente registados terem acesso a uma lista dos seus favoritos n é preciso ser elegante ou coisa do genero.
      Era mt bem vinda…eu por exemplo tenho uma pasta nos favoritos q é Artigos Pplware…dao sempre jeito!

      1. Avatar de Pctotil
        Pctotil

        Nao tinha pensado nisso, é uma boa ideia, vou fazer o mesmo 🙂

  10. Avatar de Paulo Santos
    Paulo Santos

    Vamos lá ver outra coisa que mudará com isto do
    bcdedit /set {default} bootmenupolicy legacy

    Quem tem só o Win8 instalado não notará nada de especial ao Boot do sistema.. e tem acesso ao dito menu do F8 para as aflições com acesso ao Safe Mode

    mas tem outra novidade para quem tem instalados mais de um SO.. em vez de arrancar no Win8 e aparecer o menu azulinho com os vários SO instalados ..e aí selecionar arrancar com o SO pretendido….
    aparecerá o antigo menu em fundo negro do “tempo” do Win7 e Vista….

    para quem tem 2 ou + SO instalados esta opção do menu legacy poderá ser um pouco mais limpa e rápida

  11. Avatar de Nuno A.
    Nuno A.

    Boa dica, obrigado 😀

  12. Avatar de Hugo F.
    Hugo F.

    Eu tenho um Asus N56VZ que veio com Windows 8, se eu puser esse comando, posso instalar normalmente um sistema linux e ela vai aparecer no menu de multi-boot???

    É que já ando a uns tempo a tentar instalar linux numa partição e não consigo, visto que depois de instalar o portátil arranca como se este não existe-se.

    Obrigado

  13. Avatar de Esmeraldo

    NÃO CONSIGO ENVIAR EMAIL POIS O BOTAO ENVIAR NÃO ATIVA NA HORA DE ENVIAR

    1. Avatar de Gabriel
      Gabriel

      cara, voce está na postagem errada

  14. Avatar de samuelamancnio
    samuelamancnio

    cara tenho um HP 1000 e fiz exatamente oque manda nesse tutorial, consegui ativar o legacy boot e escolhi a opção CD/DVD, mais depois que dou F10 a instalação do windows 7 não inicia e o windows 8 acaba iniciando novamente !

  15. Avatar de David
    David

    gente eu to muito aflito: meu pc vinha com win 8 e eu formatei e instalei win 7. depx disto ao reiniciar aparece uma mensagem: “boot divice not foud”. tentei activar o legacy boot mas quando quero salvar aparece: “enter the code to complete” e eu nao vejo o lugar por onde por o codigo. o que faço? Peço ajuda.

  16. Avatar de danyel
    danyel

    deu certinho aqui tudo isso ai,mas, porem com o dvd do seven na unidade da um erro,(erro interno na instalação do windows)e agora como faço?pode ajudar?

  17. Avatar de Marcio
    Marcio

    Bom dia
    Tentei mas nao deu certo , alguem pode me ajudar ai?

      1. Avatar de Marcio
        Marcio

        Nao consigo habilitar o Secure Boot Option , ai nao consigo dar boot..

  18. Avatar de Iolanda
    Iolanda

    Obrigada, ajudou-me imenso!!
    Estava ja ha quase uma semana para resolver este problema, e encontrei o seu topico e decidi experimentar 🙂
    Estava a ficar cansada de tentar vezes sem conta de formatar o windows 8.1 para voltar para o 7. Apos experimentar as dicas deste topico fiquei muito contente pois ja tenho o windows a instalar 🙂
    um grande muito muito obrigado!