Pplware

PHP é à quinta-feira – Começar a programar

Quem nunca programou e gostava de o saber fazer, dê um clique no rato,..Ora 1, 2 ,3,..176,177..240..Estou a ver que há muitos de vocês interessados. Esta é uma rubrica em formato de post que será publicada todas as quintas-feiras (incluindo feriados).


O objectivo desta rubrica será “viciar-vos” e ensinar-vos a fazerem os vossos próprios programas/scripts assim como trocar algumas ideias a nível de programação entre utilizadores do pplware que sabemos que também dominam a coisa. Bem, como post n.º1 sobre este tema vamos dividi-lo em 3 partes:

  1. O que é o PHP
  2. Ferramentas necessárias
  3. Exemplos

Antes de passar ao ponto 1. queria referir que para se ser um bom programador (daqueles que só bebem coca-cola e comem hambúrgueres eh eh eh), o que será aqui ensinado não chega. Entendam esta rubrica como um “empurrãozinho” para a programação em php. O pplware não é um blog exclusivamente dedicado a nenhuma linguagem de programação mas pensamos que podemos ajudar alguns de vocês a iniciarem-se nesse mundo. Para quem pretenda saber mais sobre esta tecnologia visite o site: http://www.php.net Bem, vamos lá começar, para os preguiçosos e para os que já sabem a lenga lenga do PHP aconselho a passarem para o ponto 2., para os outros continuem a ler.

1 – O que é o PHP (acrónimo recursivo para PHP: Hypertext Preprocessor)?
Linguagem para server-side scripting (ou seja, corre do lado do servidor e não do lado do cliente como é o exemplo do javascript)
Concebida para geração dinâmica de páginas Web
Corre em várias plataformas (Unix, Linux, Windows, Solaris,..) e pode ser integrada com vários servidores Web (IIS, apache)
Suporte para muitos SGBDs (Sistemas de Gestão de bases de dados) (MySQL, Oracle, …), especialmente bem integrada com MySQL
Possui um vasto conjunto de extensões: Smarty, PEAR, … – etc, etc, etc

Resumindo: Eu normalmente uso o PHP para fazer páginas dinâmicas isto é, fazer aquilo que não se consegue fazer usando somente HTML. Código php dentro de html. Um bom exemplo disso é os formulários.

2 –Ferramentas necessárias

Eu normalmente uso as seguintes aplicações:

XAMPP (Digamos que tem tudo, desde apache (HTTP), o interpretador PHP necessário, etc etc). Podem fazer o download aqui.
Notepad++ (editor para escrever código). Podem fazer o download aqui.
Dreamweaver. (Opcional)

Comecem por colocar o XAMPP a funcionar. Como ajuda podem seguir o seguinte tutorial. O XAMPP pode ser instalado ou simplesmente efectuado o seu download e colocar numa pasta em C:\xampp. Depois existe um ficheiro de controlo de serviços (xampp-control.exe) duplo clique e start ao serviço apache (para quem não sabe, o apache é um servidor de páginas Web).

Para testarem se a vossa plataforma já está operacional abram um browser (IE ou firefox) e escrevam no endereço: http://localhost ao que vos deve aparecer algo do género:

3 – Exemplos
Vamos começar por fazer um simples programa em PHP. O tradicional: “Hello World!!!”
a) – Abram o notepad++ e escrevam o seguinte código:

Nota: em php é normalmente usado tags ou directivas que indicam que tudo o que está dentro das mesmas deve ser interpretado pelo compilador como código php. Por isso termos:


ou

ou

é exactamente a mesma coisa !!!

echo é a instrução que envia para a saída (neste caso para o nosso browser) qualquer informação, podendo conter texto, números ou variáveis.

b) – Salvem o ficheiro com o nome programa01.php e guardem em C:\xampp\htdocs\
c) – Abram um browser (IE ou firefox) e escrevam no endereço: http://localhost/programa01.php

Verifiquem se o resultado é igual ao seguinte:

Que dizem? Simples para primeiro exemplo? Já agora deixo-vos o seguinte código para TPC e para experimentarem:

Qual o resultado?
Portem-se bem e boa programação

Exit mobile version