Proteja o seu router MEO dos vizinhos

229 Comentários

Noutro dia aderi ao serviço da MEO lá para casa. Como curioso que sou, a primeira coisa que fiz foi aceder à Interface Web de configuração do router para verificar as configurações e possíveis falhas de segurança. O router Thomson parece-me bastante completo a nível de funcionalidades (fica aqui prometido um artigo sobre como configurar VoIP) e em termos estéticos também é engraçado.

Image3

No seguimento da análise ao router e após algumas pesquisas na Internet pensei cá para mim “ Este router tem 2 falhas de segurança facilmente visíveis, uma vez que ainda possui as credenciais de acesso por omissão e também porque a chave WPA ainda é a mesma de origem”. As informações de acesso ao router são facilmente encontradas na Internet assim como softwares que através do SSID da rede (nome da rede) devolvem a chave WPA correspondente uma vez que é baseada num algoritmo. Aproveitando o Peopleware No Comments com veículo de informação e sabendo que os mais “marotos” não vão gostar muito deste artigo pelas razões óbvios, pretendemos, como serviço publico que somos, informar os utilizadores com menos conhecimentos nesta área como proceder a mudança das credenciais por omissões e também a mudança da chave WPA prevenindo de futuros abusos. Agradecemos também que não coloquem links sobre possíveis geradores de chaves. Esperamos que compreendam o objectivo do artigo.

Acesso à interface de configuração do router

Para aceder à interface gráfica do seu router basta colocar no seu browser o endereço: http://192.168.1.254 e fazendo uma pesquisa na Internet ou lendo o manual, facilmente sabemos as credenciais por omissão:

Utilizador: Administrator

Password: 3!play

Bem está na hora de mudar isto, e para tal vamos mudar a password que vem por omissão.

Primeiro entramos no router com as credenciais anteriormente referidas:

pp_1

Depois vamos a Ferramentas –> Gestão de Utilizadores e procedemos à mudança da password de Administrator

26-10-2009 12-56-08

Podemos também criar novos utilizadores mas isso fica para uma próxima.

Mudar chave WPA

A chave WPA é solicitada quando carregam 2 vezes em cima do nome da rede. Essa chave serve para cifrar toda a informação que flui via wireless na vossa rede. Como a atribuição dessa chave foi baseada num algoritmo (neste caso funciona basicamente como um gerador de chaves), basta descobrir a “formula” e voilá. Essa formula já foi descoberta e então aconselhamos a  que procedam à mudança da chave WPA. Para terem uma ideia, ontem consegui ligar-me a 5 routers MEO de forma muito simples.

Para mudarem a vossa chave WPA por omissão vão ao menu Rede Doméstica e depois seleccionem o vosso dispositivo Wireless.

imagem3

Em seguida seleccionamos Configurar

imagem5

e depois é só proceder à alteração da chave WPA que vem por omissão:

imagem6

Espero que este artigo seja útil na prevenção de possíveis “aproveitadores de Internet dos Vizinhos”. Um agradecimento especial para a minha irmã Marisa, pela paciência que teve em tirar os screens.

Partilhar:
Tags:

Comentários

229

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

  1. Avatar de terrible
    terrible

    Obrigado pelo artigo Pedro.

    Podes fazer um semelhante para o router 2Wire?

    Obrigado

    Abraço

    1. Avatar de Bzaina
      Bzaina

      Tentem usar uma pass wpa forte com símbolos, letras e números o que torna o cracking muito difícil

      Fica aqui um gerador de passwords para wpa:
      http://www.yellowpipe.com/yis/tools/WPA_key/generator.php

      1. Avatar de Ganondorf
        Ganondorf

        Mas tu deste-te ao trabalho de ler o artigo todo?

        “Agradecemos também que não coloquem links sobre possíveis geradores de chaves.”

        1. Avatar de Bzaina
          Bzaina

          O pedido feito para os geradores deste artigo era para decifrar as passwords dos thomsons…

          Visto que a minha intenção é dar a conhecer uma pagina para o pessoal ter passwords seguras nada vai contra ao que foi pedido a bold…

          Desculpa la desiludir-te mas o teu comentário foi completamente inútil

          🙂

      2. Avatar de Yuy
        Yuy

        Ou este: https://www.grc.com/passwords.htm (gera uma password extremamente segura)

        1. Avatar de Ricardo
          Ricardo

          Já agora deixo uma dica para quem não quiser mudar a password (que vem indicada na parte inferior do router, o que facilita as coisas quando nos esquecemos dela) muda apenas o nome da rede de “ThomsonB94C50″ mudando apenas o ssid da rede “B94C50″ para “ThomsonZÉ”, por exemplo. E isto evita que descubram a password do vosso router.

          1. Avatar de Zeca afonso
            Zeca afonso

            Não sei para quê tanto trabalho para proteger uma coisa que à partida é hackada facilmente, ainda por cima hoje em dia praticamente toda a gente tem net ilimitada… Mas bom, cada um lá sabe, mas o que é verdade é que se alguém estiver com intenções de hackar a sério, fará o na mesma… mas bom, opiniões… Querem segurança? Usem cabo… lol.

    2. Avatar de Luis
      Luis

      Muito bom artigo! Bem explicado! agradecido!

  2. Avatar de Frigo
    Frigo

    desculpem o offtopic, mas já vasculhei por aqui e não encontrei o que acho que existe :p

    tenho ideia de ter lido há algum tempo como remover a miniatura do live messenger no windows seven, a que só mostra o nosso avatar.

    1. Avatar de Hugo Cura

      Vais a este caminho:
      C:\Program Files\Windows Live\Messenger\msnmsgr.exe

      Vai à propriedades, no separador compatibilidade, e escolhe Windows Vista.

      Done.

      1. Avatar de Frigo
        Frigo

        tinha ideia que isso era só por causa da questão do tray…

        whatever, thanks 😉

        1. Avatar de Hugo Cura

          E é… eu é que compreendi mal a tua questão. Sorry.
          Podes especificar melhor?

          1. Avatar de Frigo
            Frigo

            tipo, assim resolve os dois problemas. o que eu queria era a tirar janelita das miniaturas das janelas na nova barra do seven. Só com o men ligado sem conversas aparecia uma miniatura da janela do messenger e outra só com o avatar. Assim está corrigido, e também minimiza para o tray se quiser.

            thanks

  3. Avatar de Miguel Pedruco
    Miguel Pedruco

    A facilidade de entrar nos routers da MEO foi uma das primeiras que me apercebi assim que vieram instalar cá em casa, e o instalador me disse que a password era sempre a mesma –‘

    1. Avatar de ruca
      ruca

      Mudar a password+Mudar de canal+Desligar o SSID.
      São as primeiras coisas a fazer.

        1. Avatar de Vítor M.

          Sim isso é um perigo. Em qualquer lugar podemos ter net à borla.

          Como faz um conhecido meu:

          Liga o portátil, liga a pen mobile, descobre uma vitima, calcula a chave com esse serviço e navega à custa da net de um incauto.

          Dificilmente está sem net à borla.

          1. Avatar de CarlosMC
            CarlosMC

            A mim, isso tresanda a queixa crime por negligência criminosa e sonegação de informação vital (da parte da pt) que nem te digo…

          2. Avatar de Diego Castro
            Diego Castro

            CarlosMC: Na informatica nenhuma destas regras se aplica nunca…

            Então e os router WEP ?

            No meio informatico, Incompetencia criminosa passa facilmente por lapso ou bug …. enfim desculpas não faltam…

            Mas tambem caso contrario podias processar a M$ pelos bug do WINDOWS que deixam te todo aberto para o mundo…

            SAD BUT TRUE

          3. Avatar de CarlosMC
            CarlosMC

            Uma coisa é deixar tudo aberto, outra é deixar tudo aberto quando é suposto deixar tudo fechado, dando um falso sentimento de segurança conhecido de quem o vende, e sem que te informem que deves corrigi-lo nem de como o fazer…

          4. Avatar de jorge
            jorge

            Isto só funciona se o ssid istiver correcto!

          5. Avatar de JJ
            JJ

            Não percebo qual o problema de usarem a minha NET à borla, eu gosto muito de quando vou de férias servir-me da NET do meu vizinho (como somos amigos tenho o consentimento dele, aliás ele gosta de desligar o router quando não precisa para poupar uns cêntmos por ano…) Gente tão mesquinha e sovina….

          6. Avatar de victor
            victor

            eskeci palavra passe

      1. Avatar de ruca
        ruca

        Mudar amabas as passwords naturalmente: a de acesso ao router e a chave wpa.

    2. Avatar de Paulo Martins
      Paulo Martins

      Eu não tenho o router do meo, mas há pessoal aqui que diz para esconder o SID não vejo necessidade de ir tão longe, eu pelo menos tenho a minha net com o SID activo para que tanto em Windows como em Linux o PC conecte directamente ao router, agora se tou preocupados com questão de segurança bloqueiem os MAC adress que podem aceder à vossa rede e assunto resolvido… É óbvio que devem sempre e o mais cedo possível trocar as passwords tanto de login como de acesso à rede senão andam a pagar para o vizinho usar…

      1. Avatar de jgonca

        Como já disse no comentário seguinte, ultrapassar o filtro dos endereços MAC é fácil de fazer. Basta fazer um pouco de sniffing a uma rede wireless que tenha um pc ligado, ver qual é o mac address da placa wireless e cloná-lo.

        A protecção mais segura que se pode ter é encriptação WPA2 com uma pass de 63 caracteres gerados aleatoriamente e composta por números, letras(maiúsculas e minúsculas) e símbolos. Depois se quiserem podem guardar a pass numa pen e quando precisarem de ligar um novo pc é só fazerem copy & paste, basicamente.

        É claro que n convém fazer a distribuição “pública” do ficheiro. 😛

        1. Avatar de R o B
          R o B

          Sabes perfeitamente que isso não está ao alcance de todos e com tanta escolha eu não ia perder tempo com tal vizinho. Então na tua opinião será melhor retirar a alimentação do router e colocá-lo num cofre é mesmo assim é sempre possível que um mal intencionado aceda ao equipamento.

  4. Avatar de leitorassiduo
    leitorassiduo

    Boa tarde,

    Olhem lá, alguém me sabe dizer no router que vem com o sapo (agora não estou em casa não me lembro qual a marca nem o modelo, mas é wireless e todo branco lol) onde configuro o acesso por mac address? Não acho isso em lugar nenhum no maldito router!!!!

    1. Avatar de Shadow
      Shadow

      Todo branco deve ser o Linksys. (tenho o meu emprestado :S )

      1. Avatar de leitorassiduo
        leitorassiduo

        Isso, acho que é um Linksys (Ontem quando cheguei a casa fui logo ver o SLB esqueci-me de ver qual era :P)

          1. Avatar de leitorassiduo
            leitorassiduo

            oh yeah 😀

    2. Avatar de jgonca

      Tem cuidado que o filtro de endereços MAC não é muito seguro, dado que facilmente se pode ver os endereços MAC de pcs ligados à rede. Depois de se ter os endereços, basta cloná-los e pronto, filtro de endereços MAC ultrapassado.

      1. Avatar de leitorassiduo
        leitorassiduo

        Serio?! Não fazia ideia que se conseguia obter os endereços MAC dos pc’s ligados com tanta facilidade :S

        thanks

  5. Avatar de Nuno Jorge
    Nuno Jorge

    Instalaram-me o MEO esta semana e foi o que fiz, alterar o SSID a chave de acesso e as credenciais de Administrador.

    Alem disso existe um super user:
    Username: sumeo
    Password: m30acc355

    Convém alterar a password também.

    1. Avatar de António
      António

      não convém não… se alteras esta eles não te conseguem fazer actualizações…

    2. Avatar de Hélder Lemos
      Hélder Lemos

      Esse super utilizador ainda tem acesso a mais configurações do que o “Administrator”. É uma enorme falha de segurança ter esse super utilizador com uma password conhecida pelo publico em geral.

      Não sei que tipo de actualizações o António está a falar, mas penso que não haverá problema mudar essa password.

      Cumps.

      1. Avatar de Nuno Jorge
        Nuno Jorge

        Pois, não sabia nada acerca de ser preciso para actualizações…

        Eu alterei a minha porque a password é conhecida publicamente…

      2. Avatar de AmdM
        AmdM

        Um técnico da Meo veio a minha casa actualizar o meu router directamente por causa dessa questão.

        A lista de clientes de Lisboa cujos routers teriam que ser actualizados localmente era de 21 clientes…

        Cumps

  6. Avatar de ruca
    ruca

    Configurar o VOIP no Meo:

    http://omeumeo.omeuforum.net/meo-telefone-fixo-f4/tutorial-voip-router-thomson-t135.htm

    Não aderi ao telefone. Como tenho factura electronica e débito directo (têm de ser cumulativos) tive direito a configurar 2 números Voip. Ficou um para o phone 1 e outro no 2. Assim, tenho uma linha de telefone -o antigo da PT que não levantaram – e uma ligada ao fax.

    Tenho MEO fibra 100 Megas desde o primeiro dia. Antes Tive durante dois anos o MEO COBRE.

  7. Avatar de Pedro Gonçalves
    Pedro Gonçalves

    Boas tardes.

    No seguimento deste artigo, venho dizer (nada que já não se saiba), que ao menos no MEO isto é possível fazer, pois nos equipamentos da ZON (Netgear CBVG834G), é possível alterar o respectivo SSID, já as credencias de Admin, cujo o user é “MSO” e de password “changeme” já não é possível ser alterado.
    Mas que grande bodega esta… é o mesmo que comprar-mos uma casa em que a chave dos nossos vizinhos dá na nossa e vice-versa.
    Espanta-me como é que a ANACOM (outra grande treta) permite este tipo de situações.
    Depois de muita conversa com a ZON (quase que dava porrada e merecida) eles não querem fazer nada nem saber de nada.
    Mas não fiquemos por aqui… Este equipamento nem sequer cumpre as normas impostas pelo IETF.
    Simplesmente vergonhoso!
    Por isso caros amigos… MEO ou CLIX para quem já tem fibra à porta aproveitem e metam uns patins na ZON.

  8. Avatar de estigonhof
    estigonhof

    O Meo não tem quaisquer limites de tráfego e o alcance do HomeGateway não é assim tanto que possa abranger várias habitações nas redondesas. Assim, as únicas alterações que fiz no HomeGateway foi para abrir a rede.

    Houvesse mais pessoas como eu, e o serviço Meo tornar-se-ia no maior parque de hotspots a nível nacional, ainda para mais, gratuito.

    1. Avatar de Tiago Dias

      Subscrevo e assino por baixo.

    2. Avatar de António
      António

      O único prob é que também abres a tua rede interna…

      1. Avatar de Gustavo Santos
        Gustavo Santos

        Normalmente se tivermos algo a esconder o melhor é que esteja bem longe de uma ligação à Internet, logo não vejo qual é o problema…

        1. Avatar de Yuy
          Yuy

          Alguém se pendura na tua ligação à net sem fios, e começa a sacar ficheiros de vídeo e de música daqueles servidores controlados pelas empresas anti-pirataria… ou começa a descarregar filmes pedófilos, listas de agentes secretos do mundo inteiro, a mandar mensagens cifradas a dizer que vão arrebentar meio mundo, e vais ver a tua vida a começar a andar para trás mais rapidamente do que pensas. E mesmo que só se metam a descarregar ficheiros rapidamente te esgotam a largura de banda… e como em Portugal ninguém oferece tráfego verdadeiramente ilimitado podem começar a dizer que ultrapassas-te o limite ilimitado típico dos utilizadores domésticos e blá blá blá e obrigam-te a pagar um extra… a menos que vás para tribunal e os obrigues a devolver por não informarem nas cláusulas do contracto esse valor limite e ainda dizerem que é ilimitado (se for o caso).

          1. Avatar de _Planax_
            _Planax_

            Em Portugal? Eu não conheço nenhum disco rígido com tamanho ilimitado ou redes sem restrições de largura de banda…

            Talvez seja possível de provar que não foste tu que o fizeste através do MAC address. Embora seja possível falsificar um, eu tenho provas de compra de todos os terminais que possuo. É apenas especulação, contudo, não sei se isso prova a 100% que não és o culpado. O Pedro Pinto é que é o Homem para tirar essas duvidas. 😉

            Cumprimentos

          2. Avatar de a friend
            a friend

            _Planax_

            O pirata pode facilmente usar o mesmo Mac Address que tu, através de Sniffing detecta-o. Mostras as provas de compra, nas caixas estão lá os Mac Adress e em vez de provar a tua inocencia, ainda te culpam mais.. (sendo tu inocente..)

            Isto das redes wireless só facilita ainda mais a vida da pirataria. antigamente ligavam-se as linhas de telefone alheias, com os seus modems 56k.. hoje em dia é só passear pela rua e usar a net alheia para cometerem crimes e dificilmente serem apanhados e ainda culparem alguém que se for preciso nem percebe nada daquilo…mas essa pessoa até provar a sua inocencia vai passar um bom mau bocado. A sorte talvez seja fazerem um varrimento ao disco da vitima, verifiarem que não tem nenhum do conteudo passado por aquela linha e “No body, No Crime” 😉

    3. Avatar de Gustavo Santos
    4. Avatar de Miguel Fonseca
      Miguel Fonseca

      Subscrevo e assino por baixo também!

      Cumps estigonhof e parabéns pela tua atitude!

  9. Avatar de Tiago Mendes
    Tiago Mendes

    Eh pá é nesta altura que desejo que ninguém veja este tópico.
    Agora mais a sério, eu já por diversas vezes usei redes “vizinhas” e garanto-vos que nunca foi objectivo meu prejudicar os donos destas. Utilizo-as para ir à net, MSN e etc. Durante a noite tb saco qq coisita, mas sempre com a consciencia de que não estou a fazer mal a ninguem! Vocês agora foram maus 😆

  10. Avatar de rpf
    rpf

    Ficava mais bonito o título: “Proteger o MEO router dos vizinhos”

    Eheheheheheh 😉

  11. Avatar de a friend
    a friend

    Epah, vocês tenham lá calma nas dicas aqui no pplware.. assim estão me a dificultar a vida a ter net de borla em raras ocasiões… quando vou correr por exemplo! 😀

    Fora de brincadeiras, é mesmo importante divulgarem isto porque não é só um caso MEO, mas a propria ZON tem protecções muito basicas, com encriptação WEP facilmente quebravel. E no que se trata a routers, não esqueçam que não é só a net que vos podem usar, basta terem o erro de ter partilhas de ficheiro activas que facilmente alguém acede aos vossos computadores e dados pessoais.

    Dicas mais comuns:
    *Alterar o login e password do router
    *Esqueçam o WEP, usem WPA ou de perferência WPA2
    *Passwords pouco comuns, com variaveis estilo “PpLw4R3” (numeros, maiusculas e minusculas)
    *Quem fala de bloqueio por MAC ADRESS esqueça isso, hoje em dia a clonagem de MAC ADDRESS é o prato do dia…

    Uma só protecção não é eficaz, mas um conjunto de todas dificulta (e muito) acessos alheios 😉

    Parabéns pelo artigo, acho que para os mais leigos está muito bem explicado. Vocês nem imaginam o trabalho que me poupam ao invés de ser eu a fazer isto aos meus amigos, dar simplesmente o Link do Pplware! 😀

    1. Avatar de Marco
      Marco

      eu por acaso uso mac address filtering no meu. sei que é fácil clonar, mas é sempre mais uma camada de proteção para chatear possíveis intrusos. tem é que se configurar isso por telnet, porque não há interface para esse efeito no router, mas também é so colar 2 comandos.

      1. Avatar de Marco
        Marco

        e quanto à questão do clonar, precisas de saber primeiro quais sao os MACs aceites para saber para qual fazer spoofing.

  12. Avatar de Nuno Amaral

    Porreiro tutorial.
    Já agora para que serve o Voip pelo MEo e qual a vantagem?

    1. Avatar de ruca
      ruca

      voip pelo MEO:

      1 – Não se paga mensalidades. Podes ter dois números voip grátis;

      2 – Podes levar os números de férias e usar no computador- são nómadas;

      3- as chamadas para as redes fixas são GRÁTIS 24 horas por dia.

      4 – Podes assim ter um número para as chamadas de voz e outro para o fax;

      Como desvantagem: se falta a luz ficas sem poder fazer chamadas – os telefones são ligados ao router e não à linha autoalimentada da PT.

      1. Avatar de Nuno Amaral

        Não vejo assim muitas vantagens.
        Tenho o MEO e não pago nada para redes fixas.

        1. Avatar de ruca
          ruca

          Quem subscreve os pacotes MEO com telefone, paga também o telefone.

          O total 1oo – televisão mais net Mais telefone – custa 64,90€;

          http://www.meofibra.pt/pacotes/Pages/Servicoeequipamento.aspx?mainZone=20&subZone=21&zona=21

          O surf 100Megas – televisão e net sem telefone – custa: 54,90€

          http://www.meofibra.pt/pacotes/Pages/servicoeequipamento_tvnet.aspx?mainZone=20&subZone=30&zona=30

          O pacote sem telefone custa menos e tens mais: ficas com 2 telefones e pagas menos 10,00€. E ainda ficas com a portabilidade dada pelos nómadas. Vês as vantagens???

      2. Avatar de CarlosMC
        CarlosMC

        Nada que uma alimentação de emergência não resolva.

  13. Avatar de Ricardo Amaral

    Pessoalmente, prefiro não alterar a chave do router por uma razão muito simples: Não preciso de andar a pensar numa chave só para o router (não me agrada a ideia de usar algo que use noutros serviços) e tenho sempre a chave pre-definida na parte de trás do router. Quando algum familiar vai lá a casa, é só ver na atrás do router e pode aceder à net com o seu portátil ou semelhante. No fundo, bastante mais comodo.

    Se o algoritmo foi descoberto assim tão facilmente, então porque não alterar o SSID para algo diferente? Mais simples não? E até identifica melhor a respectiva rede, ao contrário do SSID pré-definido…

    E acho que se esqueceram de mencionar que o WPA também já é facilmente crackado e que se devia mudar para WPA2 sempre que possível. E notem que isto não altera em nada as medidas apresentadas neste artigo que devem ser seguidas à mesma.

    1. Avatar de A friend
      A friend

      Alterar o SSID também não é solução.

      Facilmente sabe-se o modelo do modem em questão e depois é so procurar as passwords default dos mesmos 😉

      Partindo do principio que tenho um Linksys, insiro no browser 192.168.1.1 que me faz aparecer o login e password e nessa mesma janela quase sempre aparece o modelo do modem em questão. Se as pesswords forem as “default” deste modelo, é so fazer ADMIN : ADMIN 😉

      1. Avatar de Ricardo Amaral

        Acho que estás a confundir qualquer coisa…

        Estamos a falar da chave de acesso à rede e não a password de acesso à administração do router.

        1. Avatar de A friend
          A friend

          Sim, claro.. isso faz sentido. Mas é se for feito logo inicialmente. Agora para quem teve uns meses com essa chave, por exemplo, a usar WEP… ela já pode estar comprometida. Dai ter dito lá em cima, que o ideal é um conjunto de coisas a serem feitas logo ao inicio… 😉

  14. Avatar de Manuel
    Manuel

    Há por aí muito menino que nem no Interface Web consegue entrar…

    1. Avatar de Sato
      Sato

      Abaixo ve se um exemplo claro

  15. Avatar de hugo
    hugo

    boas,

    eu nao consigo entrar no touther.. entrei apenas uma vez, nao configurei nada.. entrei por curiosidade! entrei como sumeo, nem a de admin dava.. da! alguem tem uma sugestao ???

    cumps;

    1. Avatar de d05
      d05

      Desculpa informar-te mas já foste hackeado mas o hacker era tão burro que nao mudou a do super user( su ), por isso não deves ter problemas. Com o super user deves poder fazer tudo…mas precisas de uns manuais não?

    2. Avatar de fernando goncalves
      fernando goncalves

      A outra maneira de entrares no router meo é metendo os seguintes dados:

      Utilizador: meo

      Password: meo

  16. Avatar de Renato
    Renato

    Então mas como é que através do SSID se consegue descobrir a chave?
    Prescrevo o que diz o Nuno Amaral:
    “Para que serve o Voip pelo MEO e qual a vantagem?”

    1. Avatar de NarG

      http://fodi.me/internet/algoritmo-chaves-wireless-thomson-meo/
      Ai tens a explicação do porquê que através do SSID se consegue descobrir a chave de rede.
      Imagina que uma fabrica faz uma fechadura com numero de série.. e a cada fechadura atribui uma chave correspondente ao numero de série, se esse numero de série estiver visível aos ladrões seria facil saber qual a chave.

      Relativamente à password do utilizador sumeo, não aconselho a mudar porque é atravez dela que o meo faz actualizações aos routers, eu por exemplo agora tenho sapo, e os routers da sapo tb já começam a vir com o user susapo, ai pode-se mexer à vontade.

      Deixo ainda um utilitário bastente útil para quem têm meo reiniciar a ligação da internet de forma a mudar de ip: http://fodi.me/internet/algoritmo-chaves-wireless-thomson-meo/

      1. Avatar de Ricardo Antunes
        Ricardo Antunes

        Qual foi a parte que não percebeste de “Agradecemos também que não coloquem links sobre possíveis geradores de chaves.”?

  17. Avatar de TiagoKito
    TiagoKito

    Mais um bom artigo.. Realmente existem falhas que o pessoal que instala o serviço em nossas casas devia prevenir (mudar pssws)… Mas pra mim, que vivo num sitio isolado, no problem 🙂

    Abraço ppl

    1. Avatar de Nimboos
      Nimboos

      O problema é que muitos dos técnicos que instalam o serviço em nossas casas não percebem nada de routers.

      Abraço

  18. Avatar de André
    André

    Obrigado pelo post ! muito util! 🙂

  19. Avatar de Nasp

    @terrible

    Isto é só para os routers Thompson, o 2Wire não é afectado neste tuturial não te preocupes “muito” com ele. 🙂

    A insegurança existe sempre, mas esta instalação do MEO minha nossa!!

    Já tinha criado também um pequeno howto no meu blog sobre isto :

    http://cria-o-teu-avatar.blogspot.com/2009/08/router-thompson-do-meo-e-o-acesso.html

  20. Avatar de Wilson Silva

    É nos artigos de segurança que os hackers procuram informação sensível. Obrigado.

    (PS: não sou hacker, ainda :P)

  21. Avatar de Primax
    Primax

    Da minha parte podem vir mais tutoriais 😀 como ligar a impressora ao router e tal e tal:D

    Sei que há o fórum do meo, mas aquilo é um caos.

      1. Avatar de Studio
        Studio

        Só falam da meo e do Thomson.. roçaram de leve a NOS e os seus routers!
        Dá para seguir esta linha e abordar aqui esta operadora e os seus periféricos?

        1. Avatar de Hugo Cura
          Hugo Cura

          O mais importante na NOS, para quem usa do Wi-Fi do router, é desativar o WPS, pois é uma porta de entrada para os vizinhos em apenas alguns segundos.
          Para o fazer, na página de configuração do router, basta ir a Rede Local > Wireless e tirar a marca em WPS.

  22. Avatar de Magno Campos

    :'( n sabiam tar calados loooooool

    é fixe ter sempre net em qualquer lugar…

    😀

  23. Avatar de omgwtfbbq
    omgwtfbbq

    Bom era que houvesse uma password WPA padrão também : D

    Essa da password 3!play é que me partiu todo, quando me instalaram a MEO eu disse que queria mudar para WEP (por causa da NDS) e se me podiam dar a password do router… Pois sim, mandaram-me à merda. Qual foi a minha surpresa quando encontrei a password no Google… Que nervos…

    1. Avatar de viperbruno
      viperbruno

      Eu acredito que sejam os próprios técnicos que fazem de propósito para depois, caso um dia necessitem, de aceder à rede (com que propósitos não sei).

  24. Avatar de Manuel Mimoso
    Manuel Mimoso

    Oi Pedro

    Parabéns pelo artigo

  25. Avatar de Almeno Rocha

    Dá cá a Meo (meo keys), é um programinha que anda por aí e calcula a chave desses Thomson…
    Por acaso estava para escrever sobre isso no meu Blog, mas nunca tenho tempo.
    3 em cada 5 estão com a chave de fábrica, logo …
    E o “3!play” então nem se fala…
    Mas posso lhes dizer que em qualquer lado que paro e ligo o Portatil tenho net de borla sem recorrer a esses Meo’s. O que ha mais são routers abertos, mesmo em empresas. E alguns com a chave 1234567890 🙂 e passes de fábrica nos Routers.
    O problema nem é esse a meu ver, o problema passa por esses putos que acham que são os maiores por acederem a coisas abertas e mexem onde não devem.
    Esses sim são os verdadeiros palhaços.
    Se só se utilizasse a net, não vejo problema pois hoje em dia não existem limites de tráfego, mas aqui a um ou dois anos, havia muita gente a pagar contas astronomicas por causa desses ditos PUTOS:

    1. Avatar de NarG

      Pois o mal é o para que usam a net 🙂 pois o usar a net por exemplo para downloads ilegais, poderei eu estar a ser prejudicado por isso?
      Por isto é que é muito bonito aderir a projectos de abertura de redes, tipo os fon’s etc.. mas quero ver quando a justiça bater à porta a dizer que o ficheiro mp3 do site x foi feito download de forma ilegal …

    2. Avatar de d05
      d05

      onde é que não há limites de trafego? Em Portugal há.
      vê lá se não te caem em cima era bem feito

    3. Avatar de Almeno Rocha

      Os MEO não teem limite de trafego pois por norma teem IPTV. Sabes o que é isso?
      E não explico mais… Vão ao Google que ele ensina.
      E eu não uso esse sistema, só disse como as pessoas em geral não sabem nada de Informática, sim é a palavra certa.
      Basta saberem fazer um Download de um site qualquer e já se acham uns cracks…

      1. Avatar de euqrop
        euqrop

        Almeno Rocha apesar de teres alguma razão, não tens toda 🙂

        Sim o iptv gera tráfego, mas … esse não é controlado, no entanto os downloads já o são por que têm um origem diferente.
        E sim todos os isp tem limites mesmo que sejam grandes , aquilo a que eles chama um limite responsável.

  26. Avatar de ZiLOG
    ZiLOG

    Esses routers têm um botão na frente. Para que serve? Já lá carreguei e ele ficou a piscar…não notei diferença em mais nada.

  27. Avatar de Daniel C.
    Daniel C.

    Epah, MUITO OBRIGADO!!! queria fazer uma pequena vingança a um amigo meu, que se recusou em dar-me a password do router dele. A minha vingança vai consistir na mudança da password durante um fim de semana! Ah ah ah (sorriso maquiavelico)! Desculpa Victor, mas vou usar isto para fins maliciosos, mas apenas vai durar 2 dias…

    1. Avatar de César

      E se ele precisar da net e chamar lá alguém da meo, vão ver os logs do router e se por acaso descobrem o que o mac de onde a pass foi alterada é teu, tás bem fdd… falando em bom português!
      Não te esqueças que já entrou em vigor a nova lei do cybercrime…

      1. Avatar de Almeno Rocha

        Ora diz-me lá o que fazem com o MAC ADRESS?
        Não me digas que existe uma listagem nacional com proprietários dos respectivos MAC ADRESS…
        Santa Ignorancia….
        As vezes custa ler certos comentários…
        Claro que está errado fazerem isso, por isso mesmo se escrevem estes posts, para o pessoal se informar e aprender a se proteger.
        E em vez de estarem já com a treta de ai e tal vou entrar na net do meu vizinho, façam o seguinte: Batão a porta desse vizinho e ensinem-lhes ou porque não darem-lhes o link deste post…

        1. Avatar de Almeno Rocha

          Batam e nao Batão…
          🙂

  28. Avatar de César

    formatei este fim de semana o meu portátil e instalei o 7 (legal, viva o msdn-aa) quando fui a ligar à rede wireless do meu meo (já devidamente protegida) inseri o pin do router e, embora as configurações estejam todas correctas, o 7 insiste em dizer que não coincidem com as do router… quando estas foram enviadas automaticamente pelo router. Alguém sabe k fazer?

    1. Avatar de César

      esqueci-me de referir, que APENAS para testar, consegui ligar-me com sucesso à rede de um vizinho, à primeira e sem problemas nenhuns.
      Já andei a ver no router e 1º o meu MAC aparecia lá, depois removi-o e nunca mais apareceu!

      1. Avatar de Diego Castro
        Diego Castro

        EU semana passada tambem assaltei um banco mas não levei nada… foi só para testar… ainda bem que eu disse para a policia que estava só a testar…. NOT

        1. Avatar de César

          esse meu “só para testar” era no sentido irónico 😛
          para bom entendedor… 😉

          Mas alguém me pode ajudar?

          1. Avatar de Diego Castro
            Diego Castro

            Parceiro n sei como resver a tua situação especifica, mas no teu lugar (se eu soubesse como montar tudo denovo) eu fazia um reset ao router ou por opção dele ou o HARD RESET (deve ter um botãozinho nele algures…

            Como um ultilizador da velha guarda eu digo: Não dá…. formata 🙂

      2. Avatar de Nimboos
        Nimboos

        Ola César,

        ao configurares a rede wireless no 7, tens que colocar a chave WPA/WEP, que está na etiqueta do teu router Meo. Não é o pin do router!!!

        Abraço,
        Nimboos

      3. Avatar de César

        O problema de fazer reset, era mesmo por causa da configuração das box’s da tv, snão tinha feito mesmo.

        Nimboos, tanto s pode pôr a chave WPA como o PIN do router, conforme o que pedir. O PIN é fantástico porque vai buscar automaticamente as configurações.

        Problema resolvido configurando a rede para WPA2 em vez de WPA. Não sei porquê que foi necessário se me conseguia ligar uma de um vizinho só com WPA sem problemas, enfim…

  29. Avatar de AFONSO
    AFONSO

    Mas … e isso funciona? Tens net? Televisão ?
    🙂

  30. Avatar de kasy
    kasy

    Realmente ha programas que dão é chave da rede wireless( chave de origem), apartir dai tem completamente acesso a quase tudo.
    100% testado

    a minha zona de wireless ficou bem maior xD

    tem de se aprender com os erros dos outros e corrigir…

  31. Avatar de nfu
    nfu

    Isso, mudem as passwords todas, e depois participem uma avaria porque não acedem ao router e se esqueceram das chaves…

    1. Avatar de Angelicous
      Angelicous

      A password é facilmente reposta para a origem quando se reinicia o router…

      Facilmente se “lembra” novamente da pass.

      Isto é bom mas os finos(fala a voz da experiencia xD) saltam este passo. Basta descobrir o numero de casa do vizinho, e quando ele lá estiver ligar-lhe e dizer que somos da meo e estamos a actualizar o sistema e para ele ficar mais rapido precisamos que faça um reset… Password de origem reposta et voila… Internet à pato xD

      1. Avatar de César

        E eles fazem um reset e ficam sem tv, depois chamam os verdadeiros senhores da MEO e… voltas tu a ficar sem net!

        1. Avatar de Angelicous
          Angelicous

          Na sua terra não sei, mas na minha já fiz o reset por duas vezes e em nada interfere com a box da tv.. a Box faz tudo automático…

          O que se configura é o router

  32. Avatar de John Silva
    John Silva

    Existe ainda outra grande falha no router que não foi referido… O Router utiliza um PIN para se autenticar tambem, ou seja por mais vezes que mude a password e por mais complexa que seja, se eu souber o PIN do maldito router, este automaticamentre configura o meu pc para trabalhar com o router, ora onde está a segurança??? Da mesma forma que há chaves geradoras para as wireless keys tambem há para os pins e o mais grave é que a meo NÂO MUDA o PIN dizem ser impossivel e perde-se garantia bla bla bla….Quer dizer estes fulanos la fazem um contrato com a Thompson para arranjar routers ao preço da chuva e depois obrigam o utilizador a usar este routers de porcaria que nem tem proteccoes suficientes para fazer face aos piratas que andam por ai. O mais giro é que já confrontei a Meo e a PT sobre este assunto e eles já não sabem o que fazer, tenho o azar de ter um vizinho que me cracka as passwords ou então sabe o meu pin e mesmo escondendo o SSID este csg encontrar na mesma, coisa que não é dificil pois hoje já temos T-Shirts que nos indicam onde há redes wireless independetemente desta estar visivel ou não.
    A Meo ainda tem muito que melhorar no que diz a respeito de seguranças pois o utilizador final é que está a sofrer e a pagar bem para estar arriscado a qualquer cromo entrar na rede e quem sabe puxar uns ficheiros ou codigo do banco por ai fora.

    1. Avatar de Diego Castro
      Diego Castro

      Desenvolve melhor esta do PIN… eu não tinha ideia….
      e ja uso (para fins educativos) a outra (apartir do SSID) a algum tempo.
      Como se consegue saber o pin???
      qual é o site k apartir do PIN da te como aceder ao router???

      Ps.: Educational purposes only 🙂

  33. Avatar de Miguel Ferreira

    Não tinha visto este artigo… li só por alto os comentários, sem duvida que este tipo de artigo devia era ser impresso e entregue pela meo (e por outros operadores que usem os router thomson), mas tambem, clientes meo não tem limite de trafego, por isso não afecta que um cromo ou dois usem a net, eu como vivo no fim do mundo, nunca me preocupei, tanto que muito tempo estive com a rede aberta e com o nome free-net, mas nunca ninguem se ligou 🙁 não há pessoal por aqui que use. Outro ponto é que se muitos fossem como eu, eu já usei em muitos lados net apartir dos router thomson, mas apenas par ler mails ou para qualquer coisa urgente, sem nunca fazer mal ao tipo que a estava a pagar, mas sei que muita gente só se preocupa em fazer mal…

  34. Avatar de Pilantra
    Pilantra

    oh my god…

    Segurança? Policia a bater à porta ? listagens nacionais de mac adresses ? saberem que determinado ip andou a sacar mp3 de determinado site ( devem querer dizer p2p ) “ilegal” ( so pq lhes apetece dizer que o é )? LOL!

    btw… crime descobrir/usar uma falha de segurança?

    isto é tipo dizer qualquer coisa como:
    “ah e tal o banco esqueceu-se de meter o dinheiro no cofre e o gajo que ia a passar e viu o dinheiro é que é o culpado”.
    ou então a mítica teoria da tvcabo/zon que é crime descodificar ( desencriptar ) o sinal só pq não lhes apetece pagar mais por um CAS “mais seguro”.

    ha pessoal aqui que vê muitos filmes americanos…

    ja agora… a maioria dos post’s sobre este assunto parece de miudas com o chelique.
    ainda bem que só sabem desta coisita.. podem contar aos amigos todos e tal pra eles se “protegerem”, ha bem mais que isso por aí…

    ha muitos anos que não pago nem nunca mais pagarei PAY-TV ) mas vejo ) ou net ( mas uso ) simplesmente porque todos os operadores em Portugal são péssimos, abusivos e praticam preços escandalosos para a qualidade que prestam.

    1. Avatar de Angelicous
      Angelicous

      Cada um tem a sua opinião, mas penso que a sua manifestação de desagrado quanto aos post’s de parecerem “miudas com o chelique” é um bocado contraditória quando você mesmo faz post’s com esse mesmo aspecto.

      Quanto ao primeiro paragrafo, um Mac adress é facilmente falsificado. Depois, a policia não anda ai a bater de porta em porta graças aos piratas que andam a sacar. E terceiro acho que é inteligente o suficiente para verificar que o conteúdo foi retirado por wireless ou por cabo. Caso não se consiga provar que um dos pc’s do dono da ligação tem o material pirata ou foi retirado por lá, nunca vai acontecer nada.

      Estas questões tem muitos SE.

      Não sei se os clientes são responsáveis por toda a rede, mas se a MEO/ZON diz isso, podem com sorte levar um processo em cima devido às grandes falhas de segurança que tem… e que são facilmente provadas

      1. Avatar de Pilantra
        Pilantra

        just more 2 cents…

        conseguir diferenciar wireless de cabo ? não me parece

        em relação aos mac address: fácil e com ferramentas comerciais e tudo…

        mas falando de coisas mais engraçadas existe o backtrack linux…
        por isso e por muito mais, WEP, WAP, MAC Address, SSID ou whatever serão sempre meios inseguros.

        o meu comentário sobre as “miudas em chelique” refere-se à piada que existe em ver tanta gente preocupada com uma coisita e não perceber que nada no wireless e na informática em geral ( então se a máquina corre windows é a loucura.. mas entretanham-se lá com vista’s e seven’s que fazem bem) garante segurança alguma.

        ah já agora… uma “coisita” destas e em tantos post’s denota-se a típica cultura portuguesa do egoísmo… leis e problemas legais à parte, muitos dos que aqui escreveram apenas estavam preocupados que “o vizinho” lhes usasse a net, numa atitude de “ah e tal se eu pago o fulano do lado também tem de pagar. não ganham nada com isso, apenas querem que o “vizinho” nao ganhe nada também…

        1. Avatar de Angelicous
          Angelicous

          Já entrou nas configurações de um router thompson por exemplo?

          Não só diz o MAC adress da máquina como também diz se a conexão foi feita a partir de cabo ou wireless.

          Quanto ao Linux, mais propriamente o blacktrack ou até o wifislax, eles nada tem a ver com o WPA, apenas com o WEP. O mesmo tem ferramentas de falsificar o MAC adress e tudo.

          Se é conhecedor da distribuição, percebe rapidamente que só ao falsificar o mac adress é que consegue capturar pacotes na rede para descobrir a pass WEP… já a WAP só por meios se brute force.

          Mas sem duvida que o windows é mais inseguro(por enquanto) que o linux. E obviamente que os mac são mesmo as máquinas mais seguras.

          Esta forma de segurança é um pouco limitada.

          Para quem percebe melhor da coisa eu sugeria um tutorialzinho para bloquear todos os mac adress menos os dos computadores de casa. Como não sou autor do blog não posso fazer este género de coisas, mas fica a sugestão para quem quiser aproveitar.

          1. Avatar de Pilantra
            Pilantra

            o windows será sempre um OS inseguro ( ponto ) se não nao seria windows

            mesmo WPA ( 1 ou 2 ) não passam de simples “brincadeiras de encriptação” para quem tem como hobby o “estudo” de CAS ( Condicional Access Systems, basicamente encriptação de canais de tv/radio tanto por cabo como por satelite ). esses sim já são muita “fruta”.

            é hoje possível até usar o grande poder computacional de certas placas gráficas para realizarem “rapidamente” o brute force.

            e em última analise ( venha a key mais “segura” possivel )se o fim se justificar, até se pode fazer um cloud computing.

            anyway, isto é um assunto sem fim…

            pessoalmente e como alguém antes aqui ja disse, tou-me maribando que possam ter acesso aos meus discos dos pc’s, mas é um marimbar consciente, porque nada de pessoal tenho neles, pelo menos ligado.

          2. Avatar de ^Cientista^
            ^Cientista^

            Finalmente alguem que sabe o que diz.
            Boa Pilantra !!!
            Estou contigo..

            Em tanto comentário doloroso de se ler nesta GRANDE página, é com esperança e com um soriso na boca que chego ao fim e leio 3 comentários em condições.

        2. Avatar de gongas
          gongas

          pilantra, és de onde?

    2. Avatar de Edexote
      Edexote

      Tu não és pilantra, és parasita…

  35. Avatar de Magrinho
    Magrinho

    Acho muito bem avisar sobre essa questao dos routers MEO, agora acho que nao existe qualquer crime.
    1º tanto routers meo como qualquer outro router traz passwords e logins comuns. Alias o router da meo é um dos poucos que ja traz password no acesso Wireless neste caso uma chave WEP que por acaso alguem decobriu o algoritmo para gerar essas chaves.
    2º quando compramos um cofre a primeira coisa que fazemos é mudar a o codigo de abertura se queremos ter o cofre seguro. com os routers é a mesma coisa :

    mudar o login e pass de acesso ao router
    mudar a pass de acesso wireless
    e por fim (mas nao acho que seja necessario) mudar o nome da rede (SSID) ou omitir.

    3º Sabendo que os pacotes meo têm trafego ilimitado, e já la vao os tempos em que pagavamos contas exorbitantes por 100Mb a mais de trafego, nao vejo grande stress deixar um vizinho, um estudante com uma pen no pc ou um turista que passe com o seu PDA, utilizar a net.

    por isso a minha opiniao é sim senhor muito bom avisar sobre esta questao, mas nao acho um caso alarmente.

    cumprimentos

    1. Avatar de ComSono
      ComSono

      Subscrevo, e mais, com o pouco alcançe da wireless dos meos thomson se existir mais de uma parede entre router e pc/pda etc.

      1. Avatar de angelicous
        angelicous

        Isso é um pouco mentira.

        A senhoria do meu predio(estudante) tem um router thompson da meo, e são pelo menos dois andares a cima do router, fora as deslocações laterais… e apanho a rede em 90% do tempo em sinal muito bom

  36. Avatar de Pinto
    Pinto

    people sou um leigo nestas andanças mas agradecia uma ajuda da vossa parte. Entrei dentro do router para alterar a pass de Administrator, so k nao sei o k fiz e agora nao consigo entrar, nem com a pass 3!play, o k devo fazer agora
    Obrigado cumps..

    1. Avatar de ComSono
      ComSono

      Faz reset ao router. orificio junto porta usb lateral, Thomson 784, na trazeira 787.
      Atenção: vais perder todas as configurações do mesmo terás de faze-las novamente, se não sabes fazer não devias ter mexido.

  37. Avatar de Carlos "sharoak" Carvalho
    Carlos “sharoak” Carvalho

    as vezes o problema não esta em estarem a utilizar a net para sacar umas cenas aqui ou ali.

    o problema é para quem precisa de ter a net sempre a top para poder jogar online e precisar de ping entre os 20 e 30 e tar esse tipo a roubar-te a banda larga e tu jogares com ping de 200 e 300..

    1. Avatar de angelicous
      angelicous

      E até podem aceder a sites de pedofilia e caso aja investigações caem em cima do dono da ligação

  38. Avatar de nmsc
    nmsc

    Boas pessoal. eu tenho o router do meo tg784 so que esse routher esta na minha sala e o meu computador esta no meu quarto e os tecnicos do meo quando instalaram, meteram me uma pen wireless para poder apanhar sinal (thomson Tg123g) e penso que seja por isso que nao consigo alterar a password do router.

    eu coloco Administrador e pass: 3!play e nao consigo entrar.

    alguem me pode ajudar a perceber.

    obrigado cumprimentos

    1. Avatar de Nuno Jorge
      Nuno Jorge

      Administrator
      3!play

    2. Avatar de Miguel Ferreira

      esperimenta:

      Username: sumeo
      Password: m30acc355

      é um user com mais ‘poder’ que o administrador e que eu tenha testado existe no 2 router thomson que existem no serviço meo

  39. Avatar de nmsc
    nmsc

    OBRIGADO

    mas alguem no meu predio pode colocar esse username:sumeo e a pass:m30acc355 e entrar nessa cena da thomson e consegue ver a minha mae e alterar tbem?

    1. Avatar de Miguel Ferreira

      Sim e não …
      http://www.miguelferreira.net/2009/05/chaves-wep-e-wpa-por-defeito-nos-routers-meo/ as passes dos router thomsons (wifi) são facilmente geradas pelo nome da rede, por isso, muda pelo menos o nome da rede e já não tens com que te preocupar. e sim o user sumeo existe em todos os do meo… dá pra fazer tudo no router (menos roubar-te as passes de net ou de por exemplo voip)

    2. Avatar de Miguel Ferreira

      Se estiver ligado á tua rede sei, por cabo ou sem fios, para ligar por cabo, deve estar dentro da tua casa, pra se ligar sem fios: http://www.miguelferreira.net/2009/05/chaves-wep-e-wpa-por-defeito-nos-routers-meo/
      Por isso, muda a pass da rede sem fios

  40. Avatar de nmsc
    nmsc

    a minha meo password* xD

  41. Avatar de nmsc
    nmsc

    e ja mudei a pass da rede sem fios ou seja rede WPA da minha casa e mudei a pass do username : sumeo na minha net. serve de alguma coisa? a pass do uderneme tomson tg784 eu alterei

  42. Avatar de XicoMaravilhas
    XicoMaravilhas

    Olá a todos.

    Depois de ler tudo isto fico com uma dúvida:

    – Podemos ou não alterar a password de acesso ao router do user: sumeo. Se sim o router recebe ou não as actualizações?
    Não queria que ninguém entrasse no meu router tão facilmente! Ao menos tentava dar mais trabalhinho ao gajo que o quisesse fazer!

  43. Avatar de RC
    RC

    Boas
    eu tentei entrar nas configuraçoes do router mas depois de meter 3 vezes a chave isto da-me o seguinte erro: HTTP/1.0 401
    Alguem sabe qual é o problema?

  44. Avatar de barckley
    barckley

    eu nao consigo entrar no router ou seja nao consigo aceder ao 192.168.1.254..
    Sabe qual será a razao?? provavel// as configuraçoes do meu PC ,as k tipo de configuraçoes

    cump

    aguardo resposta

    obrigado

  45. Avatar de Utilizador Meo
    Utilizador Meo

    Olá ..

    Eu segui as vossas informações .. e correu tudo sem problemas

    Até que, quando foi necessário ligar o rooter meo por wireless para o portátil .. encontrei o que nao estava a espera ..

    Eu pensei que ao mudar a pass .. era a pass que seria pedida no momento da conecção mas acontece que o que me e pedido é a chave de encriptação de WPA … -.-

    Eu escolhi uma do site 64 characters ..
    Que obviamente foi posteriormente mudada para poder aceder a net ..

    Agora gostava de saber .. para que se muda a pass .. ja que nao e pedida .. e pq metem sites que dao chaves de 64 .. e deps tem de muda-las ou passar tudo qd for necessária a conecção ..

    Pelo menos a mim e pedida a chave de encriptacao e nao a Pass que mudei..

    Digam qq coisa .. Obrigado

  46. Avatar de Joao Silva
    Joao Silva

    Boas,

    Tentei aceder ao url do router mas nao aceita a password e o username “Administrator” e “3!play”, existe alguma alternativa?

    Obrigado.

  47. Avatar de Tubarao
    Tubarao

    Se querem estar seguro não guardem fotos das vossas/os namorados no vosso computador, documentos importantes, contactos etc… OS discos rigidos externos estão baratos 2.5 polgadas. Quando navegamos na net desligamos o disco rígido, outra coisa é usar programas de “limpeza”

    http://www.east-tec.com/consumer/eraser/

    Eu à mais de 5 anos que não pago net e pelo avanço que os Hackers levam é praticamente impossivel não descobrir passowrds dos routers

    E o factor humano muito do que se sabe é porque alguém trabalhou numa impresa e aprendeu alguns truques????? playstation: como é que se soube a maneira de usar jogos pirtas? não me digam que foi um gajo/a que olhou para a board da playststion e pelo olhar veio-lhe à ideia que tinha que soldar um condensador e fazer umas ligações a um chip….

    Outro grande problema é que as pessoas não precebem nada de informatica isso cria muitos problemas para quem faz os routers, vão fazer o Quê? pôr uma grande barreira e depois o cidadão comum não consegue utilizar a internete?

    A microsoft podia ter um windows seguro pois eles sabem onde etão as fraquezas e depois o utilizador comum conseguia aceder ao sistema ou estavamos meia-hora a desbloquear o sistema para entrarmos no nosso computador!!!!!!??????????

    As pen’s, cartões de memória, DVD’s e CD’S, foram criados para fazer backups dos nossos trabalhos, fotos etc… e não só para graver filmes e MP3 que são sacados da net e que é considerado pirataria.

    Mas como alguém disse estes blogs são bons para para quem quer usar a net à borla, já aprendi algumas coisitas que me estavam a escapar…

    1. Avatar de htg
      htg

      o que é a “internete”?

  48. Avatar de Ilpan
    Ilpan

    Muito obrigado pela sua ajuda e da sua irmã!
    5*

    Um abraço

  49. Avatar de Ricardo
    Ricardo

    Grande post, sim senhor! Obrigado pela ajuda!

  50. Avatar de Paulo
    Paulo

    BOA!!!
    Tenho contratualizado 50MBs mas não passava de 10 de download.
    Já desconfiava que a minha rede ia para algum lado 😉
    Agora pelo menos já vi os 28mbs. no speedtest.
    Grande post!
    O meu obrigado a ti e a tua irmã.

    1. Avatar de adasd
      adasd

      o q tu tens contratado (e não contratualizado) são 50Mb e não 50MB. Se forem mesmo MB diz-me qual o operador que eu mudo já.

  51. Avatar de Pedro Leandro
    Pedro Leandro

    alguem sabe como fazer reset a palavra pass para ter acesso ao router, aquela tipo Administrator… é que eu mudei e agora nao consigo entrar no router…ele ja nao tem esse administrator nem tem o sumeo….como faço agora?

    1. Avatar de Pedro Lino
      Pedro Lino

      Com um pin, vais ao router e metes lá atrás ao pé das entradas LAN num buraco que lá está.

      Metes durante 10seg até o router dar tipo um estalinho e apagar as luzes quase todas.

      Depois tiras et voila.

      Quando voltares a ligar tens é que o voltar a configurar. Tipo tens que meter o username e password para teres net. Senão não tens sinal

      1. Avatar de Pedro Leandro
        Pedro Leandro

        e agora como sei eu o username e a password? e depois de fazer isso fica outra vez com o utilizador sumeo e Administrator?

        1. Avatar de Pedro Lino
          Pedro Lino

          em principio fica tudo como de origem. O que te disse para fazer é um hard reset ou seja, fica o router com as definições de origem.

          Os utilizadores ficam os mesmos de origem portanto. O sumeo nunca devia ter desaparecido

          1. Avatar de Pedro Leandro
            Pedro Leandro

            pois mas eu apaguei porque o serviço é de um bar e aqui todos pensam que são hackers então ache que o melhor era por um utilizador diferente.

          2. Avatar de Pedro Leandro
            Pedro Leandro

            eu estou com medo de fazer esse reset porque depois posso nao conseguir entrar no router….

          3. Avatar de Pedro Lino
            Pedro Lino

            Depois desse reset volta tudo à origem. Têm é que configurar tudo novamente. Ou seja, se não são donos da rede, não é recomendado fazerem.

  52. Avatar de Rui Morais
    Rui Morais

    Pedro não consigo aceder a interface com as credenciais que deste apenas com Username: sumeo,Password: m30acc355,
    sera que não ha outras?

    1. Avatar de Pedro Leandro
      Pedro Leandro

      tenho outro utilizador…que nao me lembro a password…e agora?

      1. Avatar de Rui Morais
        Rui Morais

        Não percebi:S

    2. Avatar de Pedro Lino
      Pedro Lino

      o sumeo é o super utilizador do router tompson.

      Repara que o login é como nos linux. SU significa super user e meo o que sabes. A pass se converteres os numeros para letras verás que está escrito MEOACCESS.

      Dá para mudar isso, mas se não querem intruzos, mudem a pass. Simples.

  53. Avatar de João Picado
    João Picado

    Olá,

    Acabei de instalar o meo e estou a tentar mudar o acesso ao router para proteger a ligação. Contudo, não consigo, sequer, entrar no endereço. coloco o 192.168.1.254 e fica a mastigar, não sai dali.

    o que será?

    nota: utilizo sistema operativo apple.

    obrigado e abraço

      1. Avatar de João Picado
        João Picado

        Também não. O estranho é que a net funciona perfeitamente. Não faço a mínima ideia do que se passa. Agradeço imenso toda a ajuda que me possam dar.

        Abraço

        1. Avatar de Nuno J.
          Nuno J.

          o gateway é o 192.168.1.254?

          já experimentaste desligar e voltar a ligar?

          1. Avatar de João Picado
            João Picado

            Tinha-me esquecido disso. Já desliguei e liguei. Está tudo operacional. Obrigado! Se tiver dúvidas volto a chatear. Mais uma vez, muito obrigado!!!

  54. Avatar de RNF
    RNF

    Boas. No meu caso tenho a meo mas tenho uma cabo de rede ligado directamente ao pc. Existe alguma maneira de “desligar” o wireless uma vez que não preciso?

    1. Avatar de Nuno J.
      Nuno J.

      http://192.168.1.254/cgi/b/intfs/?be=0&l0=4&l1=1

      Escolhes a WLAN –> Configurar e Desabilitas a checkbox da Interface Activada

  55. Avatar de EB
    EB

    Pessoal, não consigo mudar a pass. dá-me um erro. A dizer que não é possivel no utilizador “Administrator”
    Alguem me pode ajudar? Cumps

    1. Avatar de RC
      RC

      A mim também me dá erro nem se quer consigo aceder á zona para mudar a senha, ajuda sff.Cumps

  56. Avatar de manuel
    manuel

    au comfigurar o serviço voip que numero devo imserir

    1. Avatar de Faca you
      Faca you

      reiniciei o meu router da meu e tipo ele nao se liga a Internet nem por wire nem por fios alguem sabe como resolver isto?

  57. Avatar de José Ribeiro
    José Ribeiro

    Boas, fico muito agradecido pela exelente dica e colaboração, na minha situação a rede doméstica estava bem preenchida de pcs e telem … Agora já ninguém se ri de mim . Obrigado

  58. Avatar de xpertvision
    xpertvision

    muito bom tutorial , mas tenho uma pergunta

    basta mudar a password do wireless para ficar seguro? (já ninguem me rouba a net?)

    atravez da conta “sumeo” é possivel entrar no meu pc? ou mudar as configs para saberem de novo a password do wireless?

    é que o utilizador “sumeo” é bastante util no meu caso para fazer reset ao ip do modem quando preciso (atravez de um script)

    obrigado.

  59. Avatar de Catarina
    Catarina

    Olá.
    Eu fiz isso à uns tempos e escrevi tudo o que alterei numa folha. Mas essa folha desapareceu. E já a procurei por todos os lados e nada. Cá para mim foi é para o lixoo -.-‘
    Há alguma forma de descobrir o código?

  60. Avatar de João
    João

    Boa tarde.

    Eu alterei o user name e a pass, já há algum tempo e agora não consigo lembrar-me… existe alguma forma de aceder ao router com outro user e pass?

    cumprimentos

  61. Avatar de Jaime Manel
    Jaime Manel

    Pior é nos Dlink do Sapo!

    Se ninguém lhes tocar, é “possível” chegar ao login do ppoe. Que é o mesmo do login na gestão de conta…

  62. Avatar de 8ball
    8ball

    ola
    queria alterar a pass do meu router tompson da meo mas nao sei algum me pode ajudar?

  63. Avatar de Maria
    Maria

    Wireless Cracker meo-keys THOMSOM, D-LINK…

    As intruções estão no interior

    ( intructions to crack wirelles networks inside )

    http://www.sendspace.com/file/xrddr2

  64. Avatar de J Pedro
    J Pedro

    Tanta coisa para proteger o acesso ao router meo e tudo para nada.

    Os routers meo possuem vários utilizadores, Administrator, Meo, sumeo, microuser (o mais completo).

    A chave da rede wireless mesmo alterada não fica encriptada no router, fica visível.

    Mesmo que se mude a password do Administrator, se nao se mudar a chave dos restantes utilizadores, fácilmente se chega à chave do wireless.

    Dizem que não podemos mudar a chave dos utilizadores para além da do Administrator porque os da meo precisam de fazer actualizações.

    Quanto a seguir alguém pelos macadress das placas há quem use placas externas e se forem dos quiserem fazer mal, fazem e depois deitam fora.

    Assim não há segurança que resista e não sei o que fazer quanto a isso.

  65. Avatar de Gonçalo
    Gonçalo

    Pessoal esse site é muito fixe, deu-me muito jeito pois os meus vizinhos estavam sempre na internet e nao é justo eu pagar e eles terena. Com isso já resolvi o problema. Um abraço e obrigaddao.

  66. Avatar de Jose
    Jose

    Ola galero estou com 1 problema, sempre que tento inserir o Usario : Administrador e a Password: 3!play nao da diz que está incorreto alguem me pode ajudar?

  67. Avatar de tiago
    tiago

    boas,este topico deu-me um jeitinho sff!! parabens desde já ao homem que o fez. agora tenho aqui um problema,como volto aceder a interface web do router??? e que ele nao me deixa entrar,agradeço as respostas

  68. Avatar de helder
    helder

    Caros amigos, tanto trabalho para não serem solidários? Nos tempos que correm não seria mais justo um pouco mais de partilha? Desse modo até deixavam de contribuir para que tanta gente honesta se transforme em pirata. 🙂
    Vamos mas é aderir aos hotspots Fon.

  69. Avatar de Rita Castanho
    Rita Castanho

    MUITO OBRIGADO, é só o que tenho a dizer!! Informação super útil mostrada muito simplesmente sem qualquer margem para falhar!!! Excelente!! 😉

  70. Avatar de Mara Coimbra
    Mara Coimbra

    passwords para os novos MEO e para ZON?
    Já alguém consegue?

    mara_coimbra@hotmail.com

  71. Avatar de davide gonçalves esteves
    davide gonçalves esteves

    boas… obrigado pela a informacao… depois de modar a pass, quem ja tiver feito o registo, continua na mesma a poder entrar com a pass antiga ou tem de meter a nova pass que eu meter no acesso ao ruter? agradecia a resposte… mt obrigado.

    1. Avatar de Eduardo Correia
      Eduardo Correia

      ten de por a pass nova

  72. Avatar de Eduardo Correia
    Eduardo Correia

    Muito Obrigado
    ajudarão me muito!!!

  73. Avatar de Sara Ramos
    Sara Ramos

    Boa noite a todos , eu estou com um problema .
    eu apanho uma wireless na minha casa , e essa wireless o nome dela é “meo_teixeira” e eu apanho no quarto , embora o sinal seja fraco , e na sala apanho o sinal todo e até me dá jeito.
    só que eu não consigo descobrir a password , alguém me pode ajudar ?
    obrigado.

    1. Avatar de Chinga
      Chinga

      E porque não pagas tu um acesso à net ?

      E depois queixam-se dos políticos.
      E sempre tudo a sacar, o mais que puderem.

  74. Avatar de Mara Coimbra
    Mara Coimbra

    passwords para os novos MEO e para ZON?
    Já alguém consegue?

    mara_coimbra@hotmail.com

  75. Avatar de Vera
    Vera

    Boa noite,

    agora ha um programa qualquer que se pode utilizar ate nos telemoveis android’s que descobrem a pass do nosso router! utilizando estes passos será que irei ter outro espertinho ??

  76. Avatar de Mário Castro
    Mário Castro

    Tenho mesmo de publicar um comentário a agradecer-te imenso, tinha aqui uns filhos da Pu** a roubarem net isto parecia um caracol total, e agora com a tua resolução está perfeita 😉 Cumps

  77. Avatar de Manuel Martins
    Manuel Martins

    As passes de acesso ao router Meo podem ser diferentes em função da versão de softw dos mesmos. Quanto ao acesso a rede wireless por terceiros só vejo inconveniente nisso se morarem num local densamente habitado e que seguramente tenham um exercito de penduras lá fora e que por azar logo caiam todos em cima do teu router (puxa, azar mesmo). Quanto a mim o Helder é que tem razão. Porque não partilhar? Isso não vai alterar a tua conta. Pagas sempre o mesmo. Não tem limite de tráfego. Para nos fo… já basta a TRROOIIIKKKaa.

  78. Avatar de Zé

    Como impossibilitar a administração do router Thomson via interface wi-fi à semelhança do que se pode fazer nos routers da ZON ?

  79. Avatar de João Pedro
    João Pedro

    Esta noite estava a vêr o perfil do meu router, depois de ler este artigo , e nas opções da wireless aparece ao lado TIAGO-PC isto quer dizer que alguem anda a utlizar a minha wireless ?, eu não uso a wireless…

  80. Avatar de 8iuerh
    8iuerh

    onde fazer download

  81. Avatar de Pedro
    Pedro

    Ola gostaria de saber como posso colocar o meu computador como administrador da minha rede em casa (meo).

  82. Avatar de Filipa
    Filipa

    Boa tarde!
    Eu fiz conforme fala no artigo os passos para mudar a pass.
    Acontece o seguinte na semana passada consegui alterar a pass do router esta semana detetei que alguem ainda está a entrar ( um intruso) e tentei mudar novamente a pass e não me aceita a pass antiga para fazer a alteração.
    Após algumas tentativas deixei sequer de conseguir entrar nas configurações do router o Administrator e 3!play eu coloco e diz que está errado e agora nem consigo entrar nas configurações do router.
    Uma ajuda por favor Urgente
    Obrigada

  83. Avatar de Sandra
    Sandra

    Olá, estou com uma dificuldade. Não consigo entrar apartir do administrador e da password, diz sempre que é errado, alguém me ajuda ?

  84. Avatar de Carla
    Carla

    Olá!
    Antes de mais obrigada pela explicação!!! Foi muito útil, tal como todos os post, nunca é demais aprender algumas coisas!
    Agora estou com um problema..
    Será que alguém me pode ajudar?
    Alterei tudo direitinho conforme explicaram, ficou tudo ok, só que quando fui verificar quem estava ligado a minha rede reparei que haviam 5 ligações, quando cá em casa existem apenas 4 equipamentos ligados a rede.
    Como tinha mudado as senhas e o nome pensei que seria fácil livrar–me do parasita… Engano meu…
    Quando me preparava para ver quem lá estava sem permissão, a pagina bloqueou, e ficou em branco, agora nem sequer carrega, existe alguma alternativa para entrar?
    O que devo fazer?
    Agradecia imenso se alguém pudesse ajudar…
    Obrigada!!!!

  85. Avatar de jorge soares
    jorge soares

    Tem que se informar que também existe outro login possível e que poucos conhecem!

    login: meo
    pass: meo

    este também existe e ninguém informa….

    1. Avatar de Carla Santos
      Carla Santos

      Muito Obrigada!
      Já consegui entrar!
      E agora já só existem 4 ligações 🙂
      Sabe…
      Não me importo nada de partilhar um pouco de rede, desde que tenha velocidade suficiente para mim e não abusem…
      Só que não era o que estava a acontecer…
      Uma coisa é não poder ter net em casa, usar a dos outros e dizer Obrigado, dá-me bastante jeito! Outra é usar… e ainda fazer pouco e gozar comigo por estar a partilhar a minha ligação!!!
      Agora… Problema resolvido!!!
      Que meta net em casa, se quiser ou puder 🙂
      Mais uma vez….
      Obrigada!

  86. Avatar de Adrian
    Adrian

    Muito bom post.

  87. Avatar de Miguel Santos
    Miguel Santos

    Muito obrigado estava muito bem explicito ajudaste-me imenso obrigado Pedro 🙂 abraço

  88. Avatar de Eduardo
    Eduardo

    Olá.

    Eu gostaria de saber qual é o meu “Nome de Utilizador” e a “Password” no site “Thomson Gateway”.

    Já experimentei tudo, incluindo as predefinidas, mas nao consigo entrar.
    Obrigado

  89. Avatar de Ana
    Ana

    Tem em cima na explicação. Acho que é Administrator e a pass é 3!play

  90. Avatar de Eduardo
    Eduardo

    Como ja tinha dito, nao estava a conseguir, mas após uma visualização mais atenta, descubri que o o utilizador é Administrator e nao Administrador como estava a escrever.

    Mais uma prova de que lemos a palavra como um todo e nao como um conjunto de letras individuais.

  91. Avatar de joao
    joao

    Olá, após ter visto este post decidi que também deveria mudar a password de administrator e da net, ora, consigo entrar nas definições do router com o 3!play, no entanto quanto tento mudar a password do administrator diz que a password antiga não está certa.. e nunca a mudei =(

    tendo acesso ao router existe alguma possibilidade de contornar isto sem ser o butão reset ?

  92. Avatar de pedro
    pedro

    Eu alterei a pass da conta
    mas quando queria voltar a entrar não funciona
    Ja tentei com a antiga e mesmo assim não funciona

  93. Avatar de Hugo
    Hugo

    Boa Noite, adorei o artigo e tentei fazê-lo mas, não me aceita a password nem o nome de utilizador, o que posso fazer? este routter é do café dos meus pais e pretendia trocar a pass para os vizinhos não andarem a aceder à nossa internet! ajuda-me?

  94. Avatar de Henrique
    Henrique

    Boa noite
    Nao percebo muito de disto , e segui os passos que estavam indicados para mudar as pass , agora queria entrar novamente e nao consigo, como faço para recuperar a passque eu introduzi ou para por o router como estava inicialmente.
    Obrigado

  95. Avatar de João Cardoso
    João Cardoso

    Obrigado Pedro,serviu para acabar com abusos.

  96. Avatar de Jorge
    Jorge

    Não adianta de nada se o WPS for desligado etc etc…
    Há sempre forma de entrar na rede…

    1. Avatar de Jorge
      Jorge

      Não adianta de nada se o WPS *NAO for desligado etc etc…
      Há sempre forma de entrar na rede…

  97. Avatar de jorge
    jorge

    Alguem sabe porquê e o quê, os instaladores fazem uma configuração via telnet no router meo a quando da instalação?

    1. Avatar de Rui Ribeiro
      Rui Ribeiro

      Mais rápido e a usar contas de administração que por exemplo, deixam ver o sinal/ruido, coisa que hoje em dia os menus disponíveis ao cliente não deixam ver.

  98. Avatar de Joel Viana
    Joel Viana

    “fica aqui prometido um artigo sobre como configurar VoIP”

    Está quase a fazer 3 anos deste artigo…
    https://pplware.sitedev.pt/tutoriais/voip-no-router-da-meo-chamadas-gratuitas-na-rede-fixa/

  99. Avatar de Álvaro Santos
    Álvaro Santos

    Muito obrigado, grande abraço!!

  100. Avatar de fernando goncalves
    fernando goncalves

    A outra maneira de entrar no router meo é metendo os seguintes dados:

    Utilizador: meo

    Password: meo

    1. Avatar de fernando goncalves
      fernando goncalves

      e voila looool

  101. Avatar de Rodrigo
    Rodrigo

    Olá. Gostaria que me esclarecessem uma dúvida, eu vi na imagem que no “Wireless” só tá ligado uma coisa, o computador. No meu caso eu tenho o meu computador, mas também, tenho uma data de nomes que não sei o que é como “Unknown-ac(e mais uns números a seguir)” o que é isso?

  102. Avatar de Ricardo
    Ricardo

    Olá, eu mudei a passe WPA mas ao mudar, todos os meus dispositivos (telemovel, o meu outro pc) nao conseguiam aceder à internet, nem aparecia para por a nova passe nem nada, que faço?

  103. Avatar de Pedro
    Pedro

    Todos esses truques têm sucesso no que toca á protecção do acesso á nossa bendita internet ilimitada. SOLUÇÃO IMEDIATA: FILTRAGEM POR MAC ADRESS! ligar até ligas ao rooter…mas transmissão de dados após ligação…kaput!

  104. Avatar de Rui Ribeiro
    Rui Ribeiro

    Eu em teoria, não me importaria de partilhar a net para pessoas com necessidades “esporádicas” ou com vizinhos. Na prática, o português é chico esperto, burro e não é cívico, não pensando que ao aproveitar-se e sacar ao máximo do vizinho “burro” mata a galinha dos ovos de ouro para ele e para os outros. Como disse acerca de chico espertos, uma ocasião o meu android perdeu a pass WPA, e um palhaço estourou com a minha conta mensal com bittorrent em poucos minutos. Quanto aos comentários de rede ilimitada, alguém comentou bem. No 4G, especialmente, se olharem para as “políticas de acesso responsável” são 15GB…que piada. quanto a vários comentários que vejo aqui sobre segurança de MAC address, ESQUEÇAM. Dá para OUVIR tudo na rede wireless, e com alguns conhecimentos, interceptar mesmo o vosso trafego, pelo que é IMPERATIVO vocês protegerem-se bem. Depois de crackar a password da rede, é extremamente fácil clonar o MAC address de um dos vossos aparelhos, entrar no router, e tirar a protecção de MAC address. O artigo fica-se só pela rama no aspecto mais visível de segurança das passwords. Há que desligar o WDS, o WPS e até diria o MEO-wifi. O hardware é extremamente fraco e já bastam lá as nossas conexões. Tenho um router da ZON/Nós e não era difícil perceber que antes de desligar a FON, tinha sempre 3-4 “clientes” possivelmente usando contas de familiares para ter Internet à pala. Depois disso, desactivei mesmo o wifi, e já tive a dar wifi uma Time Capsule e hoje em dia um FreeBSD com uma placa de rede atheros…

  105. Avatar de Rui Ribeiro
    Rui Ribeiro

    Esqueci-me também de um detalhe, dado estes problemas todos dos routers dos operadores, não é de todo aconselhável fazer uso da funcionalidade deles de fazer sharing de discos externos USB…

  106. Avatar de Rui Ribeiro
    Rui Ribeiro

    E para o engraçadinho que falou em fazer de conta que é técnico meo para o incauto fazer reset do router, já vi uma muito melhor em moçambique…subornar os empregados para fazer reset ao router wifi SMC e o homem andou meses sem perceber que aqui tinha perdido a password WPA2 e estava aberto.

  107. Avatar de Rui Ribeiro
    Rui Ribeiro

    hmmm ando aqui feito parvo a comentar, e nem me apercebi que alguém fez um retweet de um artigo de 2009. bah.

    1. Avatar de Marisa Pinto

      🙂 Podes comentar na mesma, é sempre actual e pertinente este tema 🙂

  108. Avatar de Nuno Nogueira
    Nuno Nogueira

    Preciso da v/ ajuda. Tenho fibra da zon e tenho um thonson tg784n que era da meo, queria fazer duas coisas se der é claro, 1º colocar o router da meo a servir de repetidor de sinal da zon para ter mais abrangencia de wi fi, a 2º coisa era ligar uma Web cam ao router da meo com o sinal do wi fi da zon para servir de camera de vigilancia, alguem me consegue ajudar? obrigado

  109. Avatar de Vitor
    Vitor

    No wifi, a selecção do canal deve estar em manual ou automatico, e qual o melhor canal. O meu está no 8 e na opçao manual.