Muitos consideram o Windows Server 2008 como o melhor sistema operativo lançado pela Microsoft, até à data, tanto a nível de estabilidade como de performance. No entanto, como é óbvio, a linha Server não vem preparada para o end-user e utilizá-la no seu computador “normal” nem sempre é tão fácil quanto parece. Quer experimentar? 😉
Recentemente, depois de vários meses com o Windows Vista Ultimate, decidi dar novos ares ao meu computador portátil, formatando-o. Estava então na altura de escolher que sistema operativo iria acompanhar o Ubuntu, em dual boot: Windows 7 ou Server 2008? Duas razões fizeram-me optar pela segunda opção:
- Uma vez que pretendo utilizar regularmente o Windows, tanto para trabalho como para lazer, não estaria muito confiante ao escolher o Windows 7. Ainda que tudo indique que esta(s) primeira(s) Beta deste novo SO sejam bastante estáveis, como aliás já tive oportunidade de comprovar, vale lembrar que, por agora, o suporte (da parte dos fabricantes, dos desenvolvedores e até da própria comunidade) é bastante reduzido e, afinal, tudo pode correr mal quando a plataforma não está exactamente pronta para as necessidades de um uso diário e intensivo.
- Além disto, e da enorme curiosidade que tinha já para experimentar o Server 2008, uma outra razão fez com que optasse imediatamente por este. Graças ao programa DreamSpark, da Microsoft, jovens estudantes de inúmeras universidades e institutos de todo o mundo poderão receber, sem qualquer custo, uma chave original para o Windows Server 2008. Sendo eu estudante na Universidade de Lisboa, abrangida por este programa, não podia deixar de aproveitar!
Pois bem, se está já a pensar em deixar o Vista e migrar para o Windows Server 2008, está na hora de lhe apresentar as desvantagens. Ou melhor, a desvantagem. Sim, a grande desvantagem e, a meu ver, a única, deste sistema operativo face ao Vista (quando falamos, obviamente, de uma utilização em workstation’s) prende-se com o facto de não ser possível instalar algumas das mais conhecidas aplicações e jogos por aí disponíveis. Digo instalar porque, muitas vezes, em casos como o Nokia PC Suite ou o AVG Free, é o próprio setup que proíbe a instalação neste sistema operativo, muito embora a aplicação não tenha qualquer problema de incompatibilidade. Felizmente, com uma rápida pesquisa no Google encontra-se, na maior parte dos casos, a solução para instalar estas aplicações no Windows Server 2008.
O Windows Server 2008 está disponível em três versões, tanto a 32 como a 64 bits: Standard, Entreprise e Datacenter. Uma vez que o nosso objectivo é utilizá-lo para workstation e não num servidor, a versão Standard é mais do que suficiente e satisfaz todos os requisitos.
Este guia irá incidir especialmente sobre a configuração base do sistema operativo, tendo como principal objectivo fornecer-lhe algumas dicas para melhor a performance e a experiência de utilização do Windows Server 2008. Para mais detalhes, como, por exemplo, activar o aspecto Aero que vê nas imagens que se seguem, fique atento ao guia de amanhã!
Desactivar o Shutdown Event Tracker
Antes de prosseguirmos com as modificações, e porque nalguns casos será necessário reiniciar o seu computador, deverá desactivar o Shutdown Event Tracker, controlador de eventos de encerramento, como é chamado em bom português. Esta funcionalidade, presente no Windows XP Pro, Server 2003 e 2008, permite controlar de forma consistente o motivo para encerramentos do sistema. Ideal para detectar problemas em servidores, não será certamente o mais prático para nós.
Mais uma vez, abra a janela Run, premindo Win + R no seu teclado, ou através do menu Start, e digite gpedit.msc para aceder ao Local Group Policy Editor. No menu à esquerda navegue por Computer Configuration, Administrative Templates, System. Com um duplo clique em Display Shutdown Event Tracker, para abrir a janela de propriedades, altere esta definição para Disabled.
Muitas das funções necessárias diariamente numa workstation vêm desactivadas por omissão no Windows Server 2008. Instalou este sistema operativo num computador portátil, configurou todos os dispositivos e drivers e ainda assim não se consegue conectar à sua rede sim fios. Estranho? Sim, mas a solução é mais fácil do que parece.
No menu Start, em Administrative Tools irá encontrar o Server Manager. Embora, como o nome indica, esta aplicação ganhe maior importância em servidores (como grande parte das funções deste sistema operativo aliás), não perde toda a utilidade nesta adaptação. Em primeiro lugar, certifique-se que marca a opção Do not show me this console at logon para que não seja incomodado quando iniciar sessão. Agora, clique em Add Features.
Desactive o Internet Explorer Enhanced Security
Pois bem, agora que já está ligado à Internet, sem fios, abriu o Internet Explorer e, para seu espanto, não consegue abrir qualquer site nem tão pouco descarregar as suas aplicações preferidas. Porquê? Porque, neste sistema operativo, o Internet Explorer vem equipado com um modo de segurança reforçado que o impede de aceder a sítios fora da rede local.
Dirija-se mais uma vez ao Server Manager, em Administrative Tools, no menu Start, e clique sobre Configure IE ESC.
Active a Aceleração do Som
Os problemas com a qualidade do som são característicos do Windows 2000 e das versões Server. No entanto, nada que não se resolva!
Optimizar performance de aplicações
Na janela Computer, o antigo “Meu Computador”, clique System Properties ou prima directamente Win + Break. Aí, clique sobre o item Advanced system settings, na barra lateral. Deverá então surgir uma nova janela onde, no separador Advanced, encontrará uma zona com a designação Performance. Clique no botão Settings para abrir Performance Options.
Active o Windows SuperFetch
O Windows SuperFetch, presente também no Windows Vista, ajuda a melhorar a capacidade de resposta do computador e a tornar o desempenho do sistema mais consistente. Para activar esta funcionalidade abra o Editor de Registo, digitando regedit em Run, e navegue até HKEY_LOCAL_MACHINE > SYSTEM > CurrentControlSet > Control > Session Manager > Memory Management > PrefetchParameters.
Com um clique no botão direito do rato, seleccione a opção DWORD (32bit) Value em New. Digite EnablePrefetcher como nome da chave que acabou de criar e, com um duplo clique, mude o seu valor para 3.
E por hoje terminámos. Na próxima edição…
– Mude a informação de proprietário;
– Mude o nome do computador;
– Desactive o Ctrl + Alt + Del no Logon;
– Active o som de ínicio de sessão;
– Miniaturas de imagens no Windows Explorer;
– Active o aspecto Aero;
…já amanhã! 😉
