Gmail: Cancele e-mails enviados

32 Comentários

Imagine que escreveu um e-mail a sua namorada ou namorado a dizer que queria acabar tudo com ele ou ela e que depois arrependeu-se? O que fazer?

O Gmail possui agora uma opção que permite “resgatar” a mensagem enviada durante um tempo máximo de 5 segundos.

email1


Para quem pretender activar esta funcionalidade e tiver o Gmail em português deve inicialmente mudar o idioma para Ingles (definições—>idioma) de forma a que o menu New Stuff in Labs apareça.

sshot-1

Depois devem ir a Settings e escolher o menu Labs. Aqui terão acesso a uma serie de opções/funções que podem activar ou desactivar para o vosso interface web.

sshot-2

No caso do Undo send activem da seguinte forma:

sshot-1

Depois basta fazerem Save Changes e tentar enviar uma mensagem. Aquando do envio da mensagem vai aparecer uma opção para Undo “resgatar” a mensagem enviada.

sshot-4

sshot-3

Este post vem complementar a informação que havíamos dado aqui.

Partilhar:
Tags:

Comentários

32

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

  1. Avatar de Morbus

    Tinha a ideia que já tinham feito um post disso aqui 😛

    Anyway, isto dá um jeito do caraças, especialmente quando nos apercebemos de um erro ortográfico que não devia estar lá ou assim. Aposto que acontece a muitos 😛

    —–
    http://nocontinues.net/ – Os jogos que interessam

  2. Avatar de aospapéis

    Lá está a razão porque eu não via a nova funcionalidade: é preciso mudar para Inglês, primeiro. Sacaninhas 🙁

    http://aospapeis.blogspot.com

  3. Avatar de Vítor M.

    aospapéis é sempre dessa forma, primeiro sai em inglês e só mais tarde noutros idiomas. para termos acesso a essas novidades alteramos o idioma.

    Algumas funcionalidades do Labs tb só em idioma de sua Majestade é que aparecem 😉

  4. Avatar de aospapéis

    Estive a ver isto agora. É extraordinária a quantidade de tralha que já está disponível. Aquela gente não pára!!!

    http://aospapeis.blogspot.com

  5. Avatar de BigLord

    Diga-se de passagem 5 segundos não é exactamente muito tempo para fazer undo lol. Mas enfim, sim pode ser útil.

    … embora eu preferisse uma coisa a dizer “tem a certeza que deseja enviar? S/N”

  6. Avatar de Xiwiipe
    Xiwiipe

    O motivo pelo qual podemos cancelar o envio da mensagem é porque a mensagem fica em espera 5 segundos nos sistemas antes de ser enviada.

  7. Avatar de 111graus

    Sem duvida que os motores do Google Mail nunca param. Eu pessoalmente esqueço-me muitas vezes de anexar os ficheiros, este UnDo é especialmente importante por esse facto.

    Também acho que existe uma funcionalidade no Lab que permite avisar sobre o esquecimento dos anexos, agora não sei é como funciona.

  8. Avatar de Frigo
    Frigo

    Xiwiipe lês-te o artigo???

  9. Avatar de Alain
    Alain

    adorei a novidade 🙂

  10. Avatar de Ricardo
    Ricardo

    Sinceramente, não me parece nada fantástica esta “novidade”. No limite, mais valia mesmo a popup a perguntar “Olhe, tem mesmo a certeza que pretende enviar este mail?”

    A Google Labs tem coisas bem mais úteis.

    Abraço!

  11. Avatar de Bruno
    Bruno

    A meu ver esta funcionalidade pode vir a ser muito util, basta 1pessoa enviar 1e-mail e esquecer-se do anexo podemos simplesmente fazer undo e reenviar novamente com o anexo, o destinatário deixa de receber 2mensagens uma sem anexo e outra com ao que normalmente custuma responder ao primeiro a perguntar “e o anexo??” o motivo apresentado pelo Pedro é bastante mais forte mas mesmo assim… nunca se sabe.

  12. Avatar de dajosova
    dajosova

    @Ricardo

    prefiro os 5 segundos ( que podiam ser configuráveis ) porque com o tempo já confirmamos quase “mecanicamente”, da mesma forma quando eu uso Shift+Del para apagar ficheiros. Aiás, quase sempre apago ficheiros dessa forma excepto quando posso vir a precisar deles no curto prazo.

  13. Avatar de BlinZK
    BlinZK

    E depois tem que se deixar o interface em Inglês??
    Ou mudando para Português ele assume as alterações?

  14. Avatar de Rascunho

    Qualquer dia vão buscar os emails de volta á caixa de quem os recebeu… 😀

    http://www.jogosecharadas.com

  15. Avatar de UKN
    UKN

    O Gmail anda a deixar a concorrência a anos luz …

  16. Avatar de softclean
    softclean

    @Frigo

    O Xiwiipe tem razão. Achas mesmo que a mensagem é enviada e depois carregas naquilo de anular, e por magia, o Gmail cancela a mensagem que muito provavelmente já está fora dos servidores do Gmail?

  17. Avatar de J.P. Fernandes
    J.P. Fernandes

    É uma funcionalidade tb conhecida como salva bêbedos. Um tipo envia uma mensagem às tantas da manhã enquanto se está enfrascado e de repente: porra, acabei de chamar ******* ao patrão.

  18. Avatar de Nuno Amaral
    Nuno Amaral

    muito interessante esta funcionalidade.

    http://www.cidadeviseu.com

  19. Avatar de Cinematik
    Cinematik

    Desculpem a intromissão, mas isto do Glabs é um fenómeno que eu acho formidável…

    @J.P.Fernandes

    Já existem uma ferramenta que nos põe a fazer contas de somar, subtrair, multiplicar e dividir apartir de determinadas horas, para evitar as dores de cabeça provocadas por excessos da noite anterior. Basicamente faz aquilo que referiste. Impede-nos de fazer asneiras impulsionadas pelo consumo de substancias entorpecentes, sejam elas de que tipo for…

    @111graus

    Quanto à ferramenta que referiste que nos avisa sobre a falta de anexos, pelo que pesquisei, só funciona quando no corpo da nossa mensagem estão presentes palavras como “attach”, “attachement”, etc…

    Desculpem-me qualquer erro.

    Finalmente (a)parece-me um artigo em que (quase) todos estão de acordo sobre as potencialidades do GLabs.

    Abraço!
    XD

  20. Avatar de Luís

    Já me deu muito jeito….
    ______________________
    Um à parte: alguem conhece o http://informatica4all.com ?
    É que de há uns tempos para cá não tenho conseguido aceder ao site.
    Alguem sabe o que se passa?

  21. Avatar de hydrogenated
    hydrogenated

    Mas para que isto serve? é uma feature que n faz sentido nenhum isto é so marketing isto n serve para nada

  22. Avatar de Xiwiipe
    Xiwiipe

    @Frigo

    Eu li um artigo sobre esta ferramenta este fim de semana, mas não me recordo o nome da revista/jornal.

    Apenas acrescentei essa informação porque ao ler fiquei com a ideia de que melhor seria se fosse mais algum tempo, ou se podess definir o tempo.

    Porém, sabendo que o tempo de “resgate” corresponde ao tempo de espera do e-mail nos servidores, mais vale não activar esta função.
    Porque quando reparar que errei, já passaram 6 segundos (n+1) 🙂

  23. Avatar de Ricardo Santos
    Ricardo Santos

    Semi-Off-Topic: Alguém sabe como reportar um bug do GMail?

    É uma falha da Google não ter uma área bem explícita e acessível quando queremos fazer algum reparo, ainda para mais sabendo que o GMail está em estado Beta (apesar de estar 100% funcional há vários anos).

    O erro que aconteceu comigo agora foi o seguinte: Convidei uma pessoa para o Gmail através dos convites da minha conta. Essa pessoa é automaticamente adicionada aos meus contactos depois de efectuar correctamente o registo. Ora, essa pessoa passado alguns minutos enviou um simples mail aos seus contactos, incluindo eu, avisando que aquele era o seu novo mail.

    A falha nisto tudo é que o mail que essa pessoa enviou, apenas com texto simples, foi parar ao SPAM!, o que eu acho uma falha a duplicar, primeiro porque só em casos raros é que o Gmail mete um email enviado por alguém que está nos contactos para o spam, depois era um mail normalíssimo só com texto, e não consigo encontrar nenhuma opção para reportar esta falha.

    Cumps.

  24. Avatar de Luis Oliveira
    Luis Oliveira

    o que eles podiam fazer era sem limite de tempo para mail enviados para contas gmail e ainda não vistos…

  25. Avatar de Luis Oliveira
    Luis Oliveira

    @Ricardo Santos
    reportar bugs e sugestões penso que ir la´abaixo e clickar no help e depois novamente em baixo em about contacting support (isto em inglês). e depois será uma das opções que surjam.

  26. Avatar de Filipe Figueiredo
    Filipe Figueiredo

    É bem, mas não acham que seria uma opção bastante melhor podermos ter um recibo de leitura dos nossos emails enviados?
    Cumprimentos

  27. Avatar de EacHTimE
    EacHTimE

    “Imagine que escreveu um e-mail a sua namorada ou namorado a dizer que queria acabar tudo com ele ou ela e que depois arrependeu-se? O que fazer?

    O Gmail possui agora uma opção que permite “resgatar” a mensagem enviada durante um tempo máximo de 5 segundos”

    Nunca vi ninguém a arrepender-se tão rápido de acabar um namoro LoL

    Isto deve dar jeito.. já está activada no meu gmail 🙂

  28. Avatar de Joao
    Joao

    Granda funcionalidade, 5 segundos é o tempo de carregar a página, não devem ter mais ideias.

  29. Avatar de Anônimo
    Anônimo

    Na verdade esse serviço já está disponível no Gmail em português normalmente e você pode configurar para dez segundos. Acreditem essa função é muito útil sim, comigo mesmo já aconteceu de usar a opção de desfazer. Além dessa nova opção que o ótimo GMAIL nos disponibiliza há outras interesssantes!!!

  30. Avatar de Dark Raider
    Dark Raider

    @Filipe Figueiredo

    Também acho que era interessante podermos ter um recibo de leitura dos emails enviados. Era ouro sobre azul. Alguém sabe porquê que tal funcionalidade não existe ainda? Já vi esta questão colocada directamente ao Google – pelo google groups – mas não sei qual foi a resposta…