Assine gratuitamente o certificado Symbian – Parte II

51 Comentários

Por José Luís Azevedo Araújo para o PPLWARE
Como todos devem saber, o Symbian OS é um sistema operativo que, actualmente, pertence quase na totalidade à gigante Finlandesa Nokia. Este caracteriza-se por ser bastante versátil, com uma interface intuitiva e com a possibilidade da instalação do mais diverso software que possam imaginar. Mas, a partir da versão 9 deste OS, para instalar uma aplicação é necessário que esta esteja assinada com um certificado (é como que um b.i. das aplicações).

Este certificado garante que é uma aplicação fidedigna e estável, ou seja, não trará dissabores com a sua utilização. Mas, e se a aplicação que quiserem instalar for de confiança e não estiver assinada? Aqui vamos mostrar-lhe como contornar esta situação.

Num anterior artigo, era mostrado como assinar uma aplicação. Qual foi o meu desagrado quando, depois de tentar o método desse mesmo artigo, não obtive qualquer certificado (penso que o serviço já não está operacional). Depois de algum tempo a procurar, deparei-me com a “salvação”. É de referir que tem de concordar com os termos de utilização para usufruir do serviço.

Ponto 1

Aceda ao site clicando aqui.

Ponto 2

No fundo da página terá uma espécie de formulário que terá de preencher.

(Nota: Para saber o seu IMEI digite no telefone *#06#).

Depois de clicarem em “Send”, aparecerá a confirmação do vosso pedido.

Ponto 3

Depois, é só entrar na conta de e-mail especificada anteriormente. Já deverá ter recebido um e-mail com um link, que serve para confirmação do pedido. Aceda ao mesmo e, após isso, receberão outro e-mail, contendo o link de download do ficheiro já assinado. Eu esperei apenas um minuto pela minha aplicação, mas não posso garantir que o processo será sempre efectuado com tal rapidez.

É simples, não é? Espero que vos ajude a resolver os vossos problemas.

Da minha parte um muito obrigado ao Vítor pela oportunidade de escrever um artigo para o enorme PPLWARE! 🙂
Nota: Qualquer dúvida, postem um comentário.

Artigo relacionado:

Partilhar:
Tags:

Comentários

51

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

  1. Avatar de carlos
    carlos

    muito mais facil que o anterior
    PS. primeiro?

    1. Avatar de Daniel Coelho
      Daniel Coelho

      Tiveste sorte, por pouco é k ficaste em primeiro!

      1. Avatar de Joca
        Joca

        oh que importante….

    2. Avatar de NLB
      NLB

      Mais vale crackar o symbian, é so passar o programa e instalar sem prblemas nenhuns ;).

      1. Avatar de zéé
        zéé

        é uma solução definitiva, mas que acarreta consequências (perda de garantia).
        eu para já não faço tal modificação no meu bichinho 😀

        1. Avatar de NLB
          NLB

          Nao, e um programzinho, removes fica normal. tinha no meu Nokia N95 e agora tou a pensar por no meu N97;).

          1. Avatar de zéé
            zéé

            Eu sei qual é o programa. Para já fico renitente acerca da utilização desse programita. Talvez daqui a um tempo meta 😉

        2. Avatar de Ritinha
          Ritinha

          Muiito bem, muitos parabens Zé 😀
          Eu disse q seria a primeira a comentar, de facto nao entendo muito destas informaticas, mas achei o artigo bastante interessante, aliás como ja te tinha dito.

          Beijinhos e continua
          Ritinha *

        3. Avatar de maria
          maria

          O uso de helloOX não implica a perde de garantia alguma.

          Além do mais a versão 2.X já dão para fazer “unHack”.

          1. Avatar de zéé
            zéé

            pensei q a utilização desse programa implicava perda de garantia, mas já vi que nao. fica ao critério de cada um o meio a utilizar. 🙂

        4. Avatar de viperbruno
          viperbruno

          Isso é o caso do Iphone, nos Symbian nao significa perder a garantia. Fazer o debrand é que sim.

          1. Avatar de zéé
            zéé

            já agora, alguem tem a informação de como desbloquear um nokia 5530 XM?
            Actualmente, só por box não é?

          2. Avatar de Miguel Ferreira

            o debrand tb não perde garantia, pois é apenas actualização de firmware 🙂 o meu N80 que era vodafone, passou a ser um N80ie totalmente normal sem o lixo da operadora, ao actualizar o firmware ele volta a ser o que era originalmente

      2. Avatar de Tomé Teixeira

        Mas não se esquecer que para instalar o programa é Necessário assina-lo também?

          1. Avatar de mmick
            mmick

            sim é.

  2. Avatar de Daniel Coelho
    Daniel Coelho

    É do symbian que o meu povo gosta!! 😛

  3. Avatar de Alexandre Pinto
    Alexandre Pinto

    Muito bom! Desconhecia este. Existe também o http://cer.opda.cn/en/ que é o que eu uso sempre com bons resultados.

    Depois quem quiser prosseguir com a instalação de programas no nokia pode começar a pesquisar por aqui http://helloox2.com/ 😛

    1. Avatar de André Meireles
      André Meireles

      Exactamente..ia referir que se forem a
      http://cer.opda.cn/en/index.php?module=index&action=login
      Fazem login e podem continuar a retirar um certificado e a key para fazerem a assinatura no pc! E foram bem rápidos a mandar tudo, menos de um dia…

      Abraço

  4. Avatar de zéé
    zéé

    mais uma vez, muito obrigado Vítor, pela oportunidade disponibilizada.

    é uma honra colaborar com o pplware! 😀

  5. Avatar de noob =)
    noob =)

    alguem me sabe dizer qual eh o ficheiro k tenho de fazer upload para eles? nao percebi bem essa parte

    1. Avatar de zéé
      zéé

      o ficheiro que tem de fazer upload é o ficheiro .sis ou .sisx que quer que seja assinado…

    2. Avatar de luis
      luis

      olá
      faço a mesma pergunta que o nosso amigo “noob =)”
      qual é o ficheiro
      obrigado

      1. Avatar de zéé
        zéé

        tens a resposta em cima…
        “o ficheiro que tem de fazer upload é o ficheiro .sis ou .sisx que quer que seja assinado…”

  6. Avatar de Pedro Guimarães
    Pedro Guimarães

    Alguem me sabe dizer se isto fuciona com o nokia 5800 xpressmusic?

    1. Avatar de zéé
      zéé

      sim, funciona. o meu telemóvel é o 5800XM 😀 testado e aprovado x)

  7. Avatar de Tomé Teixeira

    Tenho realmente interesse por este post! Obrigado Vítor! Posso partilhar esta informação no meu blog?

    1. Avatar de Tomé Teixeira

      Obrigado também ao José Luís 🙂

      1. Avatar de zéé
        zéé

        de nada 🙂
        é bom saber que o post é útil à comunidade 😀

  8. Avatar de Léo

    Excelente post

    mas ainda não consegui usar… faço todos os passos mas está constantemente a dar erro

    “FAILURE: Submitted .sis file uses a UID that is not allocated to the account holder matching this email address (0x20022b9e )”

    1. Avatar de zéé
      zéé

      a mim nunca me deu erro, e já submeti alguns ficheiros… não sei o que poderá ser…

      1. Avatar de Léo

        até agora apenas consegui certificar uma aplicação que por acaso baixei depois de ver o post sobre ela aqui no pplware, o que me leva a pensar que a falha se deve mesmo aos ficheiros .sis

        fica o desejo de que sejam postadas aqui mais aplicações

        1. Avatar de zéé
          zéé

          pois, talvez a falha se deva mesmo ao ficheiro…
          quanto à parte das aplicações, também devemos ser nós, users do pplware, a contribuir 😀

          1. Avatar de Léo

            Apenas tenho o meu 5800xm à 1 semana… ainda ando a estudar as potencialidades deste menino…

            como vi tens um 5800 também por isso algumas aplicações mais úteis eram de louvar…

            que a área de symbian cresça e se multiplique!!

          2. Avatar de zéé
            zéé

            é um telemóvel com relação qualidade/preço absolutamente fantástica. tenho o meu há 5 meses e nao podia estar mais satisfeito! :D:D

    2. Avatar de Alexandre Pinto
      Alexandre Pinto

      Acho que este video pode ajudar muita gente. Atenção que o certificado pode demorar até 24h até estar pronto, mas funciona que eu já comprovei!

      http://www.youtube.com/watch?v=tjvlFMuKXGQ

      😉

  9. Avatar de bill clinton
    bill clinton

    tava mesmo a precisar disto!!!:-)

  10. Avatar de Tiago G.
    Tiago G.

    Eu conheço outro método que costumo utilizar para “assinar” as aplicações.
    Neste site http://cer.s603rd.cn/ é só introduzir o nosso IMEI. Esperamos alguns minutos e voltamos a entrar no site e depois estará disponível o nosso certificado. Com o programa que é disponibilizado no próprio site ( http://cer.s603rd.cn/template/signtools2.2.rar ) basta escolher o certificado e depois a aplicação.
    Assim assino todas as aplicações que quero e não tenho de estar a fazer upload das apliações.

  11. Avatar de EuMesmo
    EuMesmo

    Eu penso que, existindo um expert na área como o Zé, poderiam existir outros post sobre o Symbian e software, desde as coisas mais simples até às mais complicadas, passando pelas inúmeras aplicações disponíveis.

    1. Avatar de zéé
      zéé

      nao sou nenhum “expert” 😀
      mas concordo que a parte de symbian do pplware nao tem muito destaque. no que eu puder contribuir, fá-lo-ei com todo o gosto 😀

  12. Avatar de Rui Peixoto
    Rui Peixoto

    Parabéns pelo Post!!
    Bom trabalho… Simples e conciso, como esta malta nos tem habituado.

    P.S: É de louvar a aceitação do contributo, mas sem dúvida que a merece…

    Como leitor assíduo…Quero ver mais contributos deste homem…

  13. Avatar de Ferranxo

    Isto é tipo Hackear o Nokia 5800 certo?

    1. Avatar de NLB
      NLB

      Sim tambem da.

  14. Avatar de Ferranxo

    Fiz tudo direitinho e quando vou a instalar no 5800 diz “Certificado pode ser invalido”

    1. Avatar de André Meireles
      André Meireles

      Não dá para ignorares? Nas definições do telemóvel já desactivaste a “procura por Certificado” ou algo assim?

      Abraço

    2. Avatar de Alexandre Pinto
      Alexandre Pinto

      Vê este vídeo tutorial. Segue os passos direitinhos e não terás problemas. http://www.youtube.com/watch?v=tjvlFMuKXGQ

      1. Avatar de Ferranxo

        Nunca atinei com isto. Se alguém quiser fazer um tutorial sobre hackear o 5800 eu agradeço. LOOL

  15. Avatar de Penteas
    Penteas

    Impressionante, este blog parece que adivinha o que ando a precisar… =) ainda há 3 dias andei a vasculhar pela net, não obtendo grande sucesso, para além de um site em chinês pouco mais encontrei… =S

    Obrigadão! =P já consegui fazer mute à minha câmara =)

  16. Avatar de Setroc
    Setroc

    Pessoal tenho um E5.. esta-me sempre a dar um erro de certificado quando tento instalar uma aplicação.

    Tentei fazer o q está neste post.. mas p arece q tenho de ter uma cena q é o UIDs (q não sei o q é lol)

    Alguém me pode ajudar nisto? lol

  17. Avatar de wardini
    wardini

    Muito legal a dica ainda mais agora que o http://cer.s603rd.cn/ está com erro.
    Nem acreditei neste site
    https://www.symbiansigned.com/signedui/welcome
    Voce faz o download do certificado e da key na hora muito facil e simples mesmo.
    T+