ElectroDroid 2.0 – Electrónica é no Android

48 Comentários

Na sequência dos artigos que temos publicado sobre o fantástico mundo da electrónica, mais concretamente sobre a plataforma Arduino, tive a curiosidade de pesquisar no market do Android por aplicações a nível da electrónica.

A aplicação mais bem “cotada” neste segmento é o ElectroDroid (que recentemente foi actualizada para a versão 2.0), uma vez que disponibiliza um conjunto de ferramentas úteis para quem gosta e trabalha nesta área.

electro_000

ElectroDroid é a aplicação mais completa da área da electrónica para a plataforma Android. A aplicação encontra-se dividida em três partes: Calculadoras, Pinout e Recursos.

No separador Calculadoras podemos encontrar ferramentas de cálculo e informação sobre:

  • Código de cores das resistências
  • Código de cores das Bobines
  • Lei de Ohm
  • Calculadora de Reactância
  • Divisor de Tensão
  • Resistência equivalente
  • Resistência valor/série/paralelo
  • Carga do condensador
  • Amplificador operacional
  • Resistência para diodo LED
  • Calculadora LM317
  • Potência dissipada
  • Calcular vida da bateria

electro_02

No separador Pinout podemos encontrar informação sobre:

  • Pinout para porta USB
  • Pinout para porta Série
  • Pinout porta paralela
  • Pinout porta Ethernet
  • Pinout SCART
  • Pinout DVI
  • Pinout HDMI
  • Pinout VGA
  • Pinout S-Video
  • Pinout Jack
  • Pinout Firewire
  • Pinout RCA
  • Pinout XLR

electro_03

No separador Pinout podemos encontrar informação sobre:

  • Tabela de resistividade
  • Diâmetro de cabos AWG e SWG
  • Tabela de Amperagem
  • Tabela de resistências
  • Tabela de Condensadores
  • Códigos de marcação de condensação
  • Símbolos de circuitos esquemáticos
  • Símbolos e abreviações
  • Prefixos – Unidades SI

electro_01

Novidades da versão 2.0

  • Suporte para Android 2.3 Gingerbread;
  • Suporte para backups;
  • Base de dados PICmicro;
  • Grande parte do código reescrito para optimização
  • Correcção da UI para ecrã grande;
  • Opção para desactivar a confirmação ao sair;
  • Potência como variável na lei de Ohm;
  • Valor de pico (pF, pH,…) e pequena alteração no formulário
  • Mais ícones de alta resolução
  • Tabela de Amperagem
  • Símbolos de circuitos esquemáticos
  • Tradução para português

Como instalar o ElectroDroid 2.0  no Android?

Caso queiram experimentar esta aplicação, basta que apontem o vosso leitor de códigos QR para a imagem abaixo, e serão encaminhados para a aplicação no Android Market.

qr_electroou pesquise por “ElectroDroid ” no Android Market

Em Resumo…

A aplicação ElectroDroid disponibiliza informação bastante interessante para quem gosta da área da electrónica. Com o ElectroDroid passamos a ter muita da matéria que é leccionada em cursos/disciplinas de electrónicas reunida numa só aplicação. Experimentem e deixem o vosso feedback….e cuidado com os curto—circuitos!

Homepage: ElectroDroid

Partilhar:
Tags:

Comentários

48

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

  1. Avatar de Ricardo Vieira
    Ricardo Vieira

    Olá muito boa tarde…
    Sou proprietário de um Iphone 4 e gostava de saber se existe algum programa deste género para o Iphone , é que dava-me bastante jeito no meu curso…
    Obrigada

    1. Avatar de daniel
      daniel

      ia dizer o mesmo, tambem ando a procura de um programa do genero 🙂

  2. Avatar de Filipe
    Filipe

    Codigo errado…noticia excelente!

    1. Avatar de Pedro Pinto

      Boas, já está alterado. Obrigado pelo aviso

      1. Avatar de Filipe
        Filipe

        Mais rápido era dificil…;)

        Obrigado Pedro

        1. Avatar de Pedro Pinto

          Já é difícil navegar no meu PC com tanto código QR espalhado 🙂

  3. Avatar de Ricardo Praça
    Ricardo Praça

    Ou o meu droid tá errado ou código QR está trocado.

    1. Avatar de Pedro Pinto

      O Droid não avaria 😀 Nunca ponhas isso em causa (hihihihi)

      1. Avatar de daniel
        daniel

        ja tive um HTC HD2 com android e agora tenho o iphone 4, e sem duvida prefiro o iphone 🙂 tem mais qualidade neste momento que android, mas temo que venha a ser ultrapassada e acho que nao faltara muito tempo 😉

        1. Avatar de Gerardo
          Gerardo

          Grande milagre, a HTC fê-lo de propósito para ti? É que o HD2 não tem Andriod.

          Se era uma rom cozinhada não podes fazer esse comparativo !!

          1. Avatar de daniel
            daniel

            exacto era uma rom cozinhada num excelente desempenho, comparei com um desire HD lado a lado na performance e ficou pouco atras o HTC HD2, tu nem sonhas a capacidade do HD2 e como as roms estao tao bem feitas (quase todos os dias saiem actualizaçoes e roms no XDA)

        2. Avatar de César Couto

          Eu também tinha um HTC HD2 com o Android (custom rom) e não era nada mau, mas ficava atrás do iPhone, isto até ter adquirido o Samsung Galaxy S com o Android 2.2.1, o iPhone agora fica um bocadinho atrás, em software e hardware, só não o fica em quantidade de Software (também com aplicações como o iFart e não sei quê é bastante discutivél), qualidade de gravação de vídeo HD e ligeira superioridade na qualidade do ecrã.

          1. Avatar de daniel
            daniel

            continuo a preferir o iphone ao galaxy S 🙂 sao gostos e preferencias 🙂

  4. Avatar de Paulo Teixeira
    Paulo Teixeira

    Boas,
    Ja uso o Electrodroid a algum tempo e so tenho a dizer que é excelente. Esta mesmo muito bem feito, da 1 jeitaço daqueles…

    Abraço

  5. Avatar de Ricardo Vieira
    Ricardo Vieira

    Podiam responder’me a pergunta que fiz?
    1º poste
    Obrigada

    1. Avatar de Gerardo
      Gerardo

      Vende o iPhone enquanto ainda estão na moda e muda para o Droid, com um bocadinho de sorte e poder negocial trocas por uma máquina melhor sem gastar nada, é só encontrares o fanboy certo 😀 😀 😀 😀

      1. Avatar de Ricardo Vieira
        Ricardo Vieira

        Não irei certamente mudar de Iphone para Droid por causa desta APP
        Para me mudar tinha de vir um grande Droid Iphone killer 😀

        1. Avatar de Gerardo
          Gerardo

          Tu é que sabes, mas cheira-me que cada vez mais vais fazer essa pergunta “Então e essa app para o meu iPhone ???” 😉

          Quanto a iPhone killer qualquer Android 2.2 (ou superior) que não custe 100€ chega e sobra !!!

          1. Avatar de Joao Reis
            Joao Reis

            Pessoalmente eu à uns tempos era da sua opinião. Comecei a mexer num iphone4 recentemente, e tenho a certeza que quem o fizer nota melhorias para android tremendas.
            Acho que Android tem muito que pedalar, mas com fanboys como o senhor certamente que vai ter um futuro risonho, no entanto não vamos confundir a obra prima com a prima do mestre de obras 🙂
            Para já iphone bate aos pontos a nível de estabilidade e software.
            Voce tem milhentos aparelhos com android, e isso trás problemas, a tarefa do android é bem mais difícil que a do iphone, por isso necessita de atingir um ponto de melhor maturação.

            Hoje em dia compras por 400€ um android Samsung Galaxy S e vem com problemas de GPS e do diabo a 4. Gastas 400e para fazer beta testing. À vigésima firmware que vais testar consegues ter mais estabilidade. Ora isto é impensavel para quem gasta tanto dinheiro num telemovel. Por mais 200e compensa um iphone, de longe!!

            Para já é assim, no entanto a Google não se vai ficar, e vai estabilizar tudo.

            para já a realidade é esta, por muito que me custe porque preferia usar Android, mas não para já.

            Cumpts

          2. Avatar de Gerardo
            Gerardo

            Então eu devo ser um sortudo, o meu Desire HD funciona ás mil maravilhas. Tem o sistema de origem, nao tem acesso à root porque sinceramente não preciso. Uso intensivamente o telefone, a net, o GPS (quase todos os dias), o gmail com 2 contas totalmente sincronizadas, a função de hotspot (deixei de ter necessidade de ter uma pen de banda larga e ate desconfio que o meu portátil acede mais rapidamente à net através do desire do que com a pen de banda larga).

            Tudo flui flawless !!

            Mas pronto a malta gosta de dizer mal por dizer. É como a Mercedes vs. outros carros. Mas as pessoas já começaram a abrir os olhos, basta ver os táxis, outras marcas e a GPL. A escolha dos profissionais INFORMADOS. Com a Apple acontecerá a mesma coisa!

          3. Avatar de Luis
            Luis

            Viva,
            eu também era um anti mac’s e afins, e achava que um iphone era um desperdício de dinheiro…
            Pois… entretanto comprei um iphone e olha… estou muito satisfeito com o equipamento. Se trocava por um android? não… e já explorei um bom bocado um equipamento com o android 2.2 para poder dizer isto.
            óbvio que o iphone tem problemas, mas pergunto… e o android? óbvio que também os tem.
            assim como os outros sistemas os tem!
            achas mesmo que o futuro passa por acabar com o iOS? lolol, duvido, mas uma coisa é certa, o android existe porque o iphone desbravou o mercado. e já existem 300 mil apps para o iOS.
            Deixa de lado o teu fanatismo, e em vez de dizeres mal do iphone, realça antes as virtudes do android e reclama dos defeitos que também são muitos.
            Cumprimentos

          4. Avatar de Gerardo
            Gerardo

            Acho piada ao teu comentário, eu digo que o Android é superior sou fanático, mas tu que dizes que o iPhone é suerior já não és?

            Eu uso o google intensivamente, é o meu outlook (mail de várias contas, calendário, contactos, docs etc)
            Por isso, para o meu perfil, o Android dá 10-0 ao iPhone. Se calahar noutros perfis não será assim, mas no meu é. Tudo o que seja google (e eu uso muito) é e sempre será superior a integração porque afinal o sistema é deles, no resto é no mínimo igual senão melhor)

  6. Avatar de Filipe
    Filipe

    E para symbian também não se arranja?

  7. Avatar de Hugo Dom.

    App muito interessante para aprender sobre Electrónica.
    Um belo exemplo de m-learning (informação útil e acesso na hora)

  8. Avatar de coise
    coise

    Também me dava imenso jeito para iPhone já que ando em engenharia electrotécnica… :p

    1. Avatar de coise
      coise

      Já encontrei um parecido para iphone chama-se “itronixPal” 🙂

      1. Avatar de Mig@s
        Mig@s

        If you are interested to have a look, you can check out iTronixLite, which is Free. iTronixPal now retails at $1.99 (USD). Get it now before the price goes up as more tools being added in the future!

    2. Avatar de Abrupt Helementyin
      Abrupt Helementyin

      além do itronix também tens o “e-formulas”

  9. Avatar de Anonimo
    Anonimo

    E um software destes para o pc não se arranja?

    Cumprimentos

  10. Avatar de jorge1555
    jorge1555

    á algum programa parecido mas para pc

  11. Avatar de Helder Violante
    Helder Violante

    Ai o jeito que esta aplicação me tinha dado nas cadeiras de electrónica XD…
    Muito bom mesmo… 5 estrelas

  12. Avatar de speedy
    speedy

    bem, de facto é interessante, e essas ferramentas do divisor de tensao e corrente nos testes sao capazes de dar jeito, desde que o prof nao venha a descobrir xD

    mas sem duvida uma aplicaçao engraçada. por ca, vai-se continuar a fazer à mao 😉

  13. Avatar de Duarte
    Duarte

    Bom post, quem estuda electrónica é muito bom

    1. Avatar de Duarte
      Duarte

      Mas para PC dava mais jeito

  14. Avatar de Tiago
    Tiago

    fixa scart fixa USB… não é ficha que se escreve!? verifiquem nas imagens.

    1. Avatar de Duarte
      Duarte

      A fichas scart é por exemplo para ligares um TV ao vídeo

      1. Avatar de Pedro Pinto

        Sim, há por la uns erros de tradução. Vou ter de falar com o autor 🙂

  15. Avatar de TelmoB
    TelmoB

    Pedro, foi muito bom este post, então para mim que gosta de electrónica e estuda eng. electrotécnica 😀
    No entanto não tenho um smartphone com Android, visto ter um N900.
    Cada vez mais vejo que com ele não vou a lado nenhum..

  16. Avatar de Vítor Cunha
    Vítor Cunha

    Boa noite.

    Sempre apreciei muito o vosso trabalho, acho que fazem um trabalho fabulástico e para além de tudo extremamente útil para nós que consultamos a vossa página. Agora que sei que o Pedro trabalha perto de onde eu moro e que tem a trabalhar com ele um amigo comum ainda melhor. Obrigado pelo vossa dedicação e um dia destes tenho que combinar com o Filipe um café em conjunto. Abraço

    1. Avatar de Pedro Pinto

      Já me descobriram 🙂

      Viva Vítor…pois o Filipe já me falou de si. Tem de passar por lá para lhe pagar um copo. Abraço

      1. Avatar de Vítor Cunha
        Vítor Cunha

        LOL. O Filipe é um espectáculo, estava há um pouco a experimentar o huawei.
        Ok, um dia combinamos.

        Abraço

  17. Avatar de jorge1555
    jorge1555

    Tambem dá para android 3.0

  18. Avatar de Luis
    Luis

    “Gerardo says:
    18 de Fevereiro de 2011 at 9:48 am
    Acho piada ao teu comentário, eu digo que o Android é superior sou fanático, mas tu que dizes que o iPhone é suerior já não és?”

    Gerardo, tem paciência mas em momento algum eu escrevi que o iPhone é superior ao Android. Aquilo que escrevi foi que não trocava o iPhone por um android, e dos testes que fiz, prefiro o iPhone para a utilização que faço. Simples, não vejo qual é a dúvida… 🙂
    Abr e nao te chateies que quem ganha os € e os $ são os patrões da google e da apple

  19. Avatar de fernanda
    fernanda

    galera o meu é o lg cookie , como faço ?

  20. Avatar de Leonel
    Leonel

    Bom dia, eu estou acomeçar na área da eletrônica e tenho uma duvida qual é a diferença entre oh diferentes tipos de transistores. Por exemplo para construir uma Bobone de Tesla e recomendado um modelo 2n 2222A e eu gostaria de saber se era possível usar outro modelo ?