3º Passatempo Pplware/Smart Solutions Telecom

51 Comentários

Ganhe um curso em Asterisk e um telefone VoIP

ESTADO: TERMINADO

O VoIP (Voz sobre IP) é uma das tecnologias da actualidade e o Asterisk é um poderoso software livre que permite transformar um simples PC numa poderosa central telefónica multi-protocolo. Nesse sentido, a Smart Solutions, representante oficial Elastix de Portugal e empresa especializada na formação Asterisk e Elastix com mais de 200 alunos formados e o Pplware decidiram realizar mais um passatempo e oferecer uma vaga para o curso sobre Asterisk, que se realizará no Porto e terá inicio dia 12 de Novembro. O curso abordará conceitos de Linux, VoIP, Asterisk Beginner e Asterisk Avançado.

O passatempo irá decorrer até  dia 9 de Novembro às 23h.

asterisk_00

Como participar no Passatempo?

Participar neste passatempo é muito simples e está acessível a qualquer um dos nossos leitores. Para que a sua participação seja considerada válida, basta fazer duas coisas:

  • Responder à pergunta seguinte do formulário;
  • Deixar nos comentários qual a sua experiência com a tecnologia VoIP;
A escolha do vencedor será realizada de forma aleatória, considerando os que responderam acertadamente na pergunta do formulário. Cada utilizador pode ter no máximo 3 participações usando um endereço de e-mail válido.

Mais informações sobre o Curso

Programa do Curso Asterisk 4 em 1 ( Linux, VoIP, Asterisk Beginner e Asterisk Avançado )

Para solucionar a maioria das dúvidas relacionadas ao Asterisk e as suas funcionalidades, a Comunidade Asterisk Portugal preparou um Curso Asterisk voltado para clientes e parceiros, a fim de que esta tecnologia possa ser aplicada de maneira eficiente e com boa qualidade.

  • Linux
    • Instalação segura do SO;
    • Comandos básicos;
    • Discos e partições;
    • Administração de contas de utilizadores;
    • Permissões;
    • Configuração de rede;
    • Gestão de pacotes RPM ( Yum );
    • Logs do sistema;
  • VoIP
    • Protocolos VoIP
    • Tipos de Servidores SIP;
    • Funcionamento do SIP;
    • SIP e o ASTERISK;
    • NAT com SIP e o ASTERISK;
    • Comandos de consola do Asterisk (CLI) para o protocolo SIP;
    • Como ligar-se a um provedor SIP;
    • Alterando o plano de numeração para o provedor SIP;
    • Funcionamento do IAX2;
    • Modo trunk IAX2;
    • Comandos de consola do Asterisk (CLI) para o protocolo IAX2;
    • Ligar filiais com IAX2.
  • Asterisk Beginner
    • Introdução ao VoIP;
    • Introdução ao Asterisk;
    • Montando uma URA de atendimento;
    • Canais Analógicos ( FXO/FXS) e Digitais (E1);
    • Protocolos VoIP ( SIP e IAX2);
    • Plano de numeração
    • Recursos avançados; salas de conferência, gravação de chamadas, relatório das ligações efectuadas (CDR) em base de dados MySQL, entre outras;
    • Correio de Voz ( voicemail );
  • Asterisk Avançado
    • Plano de numeração (máscaras, expressões, contextos, aplicações lógicas);
    • Configurando uma placa de comunicação;
    • AstDB (Asterisk Database), a base de dados do Asterisk;
    • Distribuição automática de chamadas (Filas de Atendimento);
    • Instalação e configuração básica QueueMetrics, gestor de DACs;
    • Programando em AEL (Asterisk Extension Language);
    • Passando o seu Asterisk para modo Realtime: migrando os seus ficheiros de configuração para a base de dados MySQL;
    • AMI, AGI, System (quando o plano de numeração não é o suficiente);
    • Acedendo as bases de dados através de ODBC: pesquisando e actualizando informações em banco de dados através do plano de numeração;
    • DUNDi (Distributed Universal Number Discovery);
    • Fazendo balanceamento de carga entre servidores Asterisk através de DNS Round-Robin e Heartbeat;
    • Instalar um servidor de faxes e integrá-lo ao Asterisk;
    • Instalação e configuração básica A2Billing, software de tarifação;
    • Implementação de integração do software de reconhecimento de fala e de conversão de fala para texto Verbio;
    • Troubleshooting.

Localização da formação: Porto (Galileu)

  • Próximo curso a realizar em Porto 12, 19, 26 de Novembro e 03, 10 de Dezembro – Das 9h00-12h30 + 13h30‐20h00
    o curso terá a duração de 50 horas. (aos Sábados).

Certificação Asterisk Portugal

Será entregue ao formando um certificado de conclusão do curso.

Certificação Linux LPI

Inscrevendo-se no curso Asterisk Avançado, o nosso parceiro Linux Professional Institute oferece 50% de desconto na certificação Linux LPI. Deste modo, a certificação que tem um valor de 145€, ficará com o valor de 80,00€ (IVA incluído) para participantes do curso Asterisk. Para mais informações sobre a certificação visite a LPI – Linux Professional Institute.

Custo ( não se aplica ao vencedor do passatempo )

O curso tem um valor de 800€ (+IVA).

Público-alvo

O curso é dirigido a Gerentes de Informática, Administradores de Redes, Engenheiros de Informática/Telecomunicações, Empresários e qualquer pessoa que esteja interessado nestas áreas.

Pré Requisitos

  • Leitura básica em inglês técnico;
  • Conhecimentos de lógica de programação, redes e Linux;

Material Didáctico oferecido na formação

  • 1 CDROM/DVD contendo a dsitribuição FreePBX na versão mais recente
  • 1 PEN 4 GB com software necessário para a formação
  • 1 Telefone IP GrandStream
  • 1 Manual com exercícios práticos
  • 1 Bloco de notas e canetas
  • 1 Pasta Smart Solutions e material variado de Markting
  • 1 Certificado de participação

O curso se estruturará com três pausas durante o dia ( coffe-break ao meio da manhã, almoço, e coffe-break ao meio da tarde). Pede-se pontualidade aos alunos, já que o tema é muito extenso e os atrasos podem ocasionar problemas em alcançar as metas desejadas.

Condições Gerais

  • Confirmação >> Os participantes recebem após a inscrição uma confirmação da Smart Solutions Form. Prof. Unip. Lda.
  • Custos >> Uma factura com o valor da participação no curso, será enviado após a inscrição. Este terá que ser pago integralmente antes do curso, através de cheque ou transferência bancária.
  • Desistência >> Reembolso de 50%, se comunicadas até 2 dias antes do curso. O custo completo terá de ser pago no caso de desistência depois desta data. Neste caso, admitiremos a substituição do participante, bastando que nos informe deste facto.
  • Mudança na Agenda >> Por motivos de força maior poderão ocorrer pequenas alterações no programa.

Condições de Pagamento ( não se aplica ao vencedor do passatempo )Pagamento, a Smart Solutions Form. Prof. Unip. Lda, efectuado por:

  • Nacional
    • Cheque (enviado junto)
    • Transferência para o NIB 0076  0000  46321391101 88
  • Internacional
    • IBAN – International Bank Account Number
    • PT50  0076  0000  46321391101 88
    • SWIFT/BIC: FBCOPTPP

Partilhar:
Tags:

Comentários

51
  1. Avatar de Dlencastre
    Dlencastre

    Qual formulário?

  2. Avatar de Pedro Pinto

    Caros,

    Informo que para a participação ser válida, devem responder à pergunta do formulário mas também deixar uma frase nos comentários respondendo à questão “qual a sua experiência com a tecnologia VoIP;”

  3. Avatar de Filipe Oliveira
    Filipe Oliveira

    Eu tenho pouca experiência com a tecnologia VOIP. Só tenho experiência do lado do utilizador. Esta seria uma excelente oportunidade para alargar os meus conhecimentos de engenharia.

  4. Avatar de Pedro Leitão
    Pedro Leitão

    Tenho experiencia unicamente como utilizador, contudo considero esta uma tecnologia fantástica. 🙂

  5. Avatar de Bruno Emanuel Moreira
    Bruno Emanuel Moreira

    Não tenho grande experiência para isso gostaria de aprofundar, pq de facto esta é uma área que me interessa e Fascina.

    Bruno Moreira
    Eng. Multimédia.

  6. Avatar de Daniel Belem Duarte
    Daniel Belem Duarte

    Estudo sobre SIP na escola Para trabalho do curso.

  7. Avatar de The STK
    The STK

    Gostava de saber mais sobre VoIP do ponto de vista de implementação, já tive algum conhecimento das tecnologias do ponto de vista teórico em aulas na faculdade, mas gostaria de aprofundar o conhecimento do ponto de vista prático.

  8. Avatar de João Pedro Antunes
    João Pedro Antunes

    Só tenho experiência no lado do utilizador, por isso vejo esta formação como uma mais valia para alargar os meus conhecimentos sobre esta matéria.

  9. Avatar de Paulo Oliveira
    Paulo Oliveira

    O principal objectivo desta participação é adquirir conhecimentos, uma vez que seria uma grande mais-valia em termos de currículo, mas acima de tudo seria uma mais-valia em termos de conhecimento.

  10. Avatar de Manuel
    Manuel

    Experiência ao nível do utilizador.

  11. Avatar de João Pedrosa
    João Pedrosa

    Estou muito interessado em tirar o curso, só não me inscrevi já nele pois é uma quantia que neste momento não suporto.
    Gostava de aprofundar mais os meus conhecimentos em voip, visto que já tive umas aulas na configuração de um servidor voip com o elastix, num CET de redes e agora estou em Eng. Redes de Serviços de Comunicação, era como uma cereja em cima do bolo 😀

  12. Avatar de Hugo Cardoso
    Hugo Cardoso

    Boa tarde,

    Como técnico na área de redes informáticas, penso que esta seria uma grande oportunidade para adquirir mais conhecimentos sobre a tecnologia VoIP e futuramente colocá-los em prática.

    HC

  13. Avatar de Pedro Silva
    Pedro Silva

    A minha experiência com a tecnologia VOIP é como utilizador.

  14. Avatar de EagleRed
    EagleRed

    A minha experiência é apenas a de adicionar e/ou alterar extensões e designações de extensões.

  15. Avatar de Ricardo Teixeira
    Ricardo Teixeira

    Experiência unicamente como utilizador…

  16. Avatar de JSousa88
    JSousa88

    Experiencia como utilizador de uma appliance que utiliza asterisk.

  17. Avatar de Mauro Crispim
    Mauro Crispim

    Gostaria muito de tirar esta formação. Tenho o curso de técnico de telecomunicações, e actualmente estou a tirar licenciatura de Eng. Informática. Trabalho na Câmara de V.F.X. e implementei um servidor elastix que está em actual funcionamento, interligado com mais 5 centrais Mitel 3300. Como ainda tenho muitas duvidas e estou a gostar bastante do sistema Elastix(asterisk), era muito bom para mim e para o meu serviço aprender muito mais sobre asterisk.

  18. Avatar de António Pinto
    António Pinto

    Diariamente lido com Asterisk, um sistema poderoso e flexível. No entanto, sinto que ainda tenho muito a aprender de forma a aplica-lo na melhoria do relacionamento entre a empresa e os seus clientes, assim como na optimização da comunicação entre as diversas filiais.

  19. Avatar de Filipe Nogueira
    Filipe Nogueira

    A minha experiência no voip resume-se a uma tentativa de configurar um pbx usando elastix.

  20. Avatar de David Ferreira
    David Ferreira

    É uma pena que seja no mesmo fim de semana que o codebits :s

  21. Avatar de JOTA
    JOTA

    Experiência (básica) só mesmo como utilizador , mas sempre a querer aprender mais…

    Cumpts.

  22. Avatar de Fernando Oliveira
    Fernando Oliveira

    A minha experiência com a tecnologia VOIP é como utilizador.

  23. Avatar de Bruno Oliveira
    Bruno Oliveira

    Com alguns conhecimentos escolares, mas com pouca experiência. Dentro de algum tempo (1 a 2 meses), tenho de implementar esta tecnologia na “rede” da empresa onde trabalho. É uma boa oportunidade de aprendizagem.

  24. Avatar de MM
    MM

    Experiencia com implementação de VOIP, nomeadamente CallManager e utilizador de SIP SAPO.

  25. Avatar de Hugo Matos
    Hugo Matos

    Alguma experiência, embora pequena num mundo tão vasto…

  26. Avatar de Filipe
    Filipe

    A minha experiência com VoIP é muito reduzida. Apenas alguns exercícios meramente académicos e pequenas experiências em casa.
    No entanto, pretendo especializar-me na área de redes e este curso seria uma adição espectacular ao meu currículo.

  27. Avatar de Mickael Marques
    Mickael Marques

    Estou muito interessado em tirar o curso, só não me inscrevi já nele pois é uma quantia que neste momento não suporto.
    Gostava de aprofundar mais os meus conhecimentos na área VoIP, visto já ter falado muito brevemente nas minhas cadeiras de Engenharia Informática, e era óptimo poder por em prática e aprender mais, tudo isso, com um óptimo curso que dispõe a Smart Solutions Telecom.

    Desde já estou muito interessado em participar.

    Com os melhores cumprimentos
    Mickael Marques

  28. Avatar de Hugo Pinto
    Hugo Pinto

    Experiência unicamente como utilizador, por isso gostava de aprofundar mais os meus conhecimentos

  29. Avatar de Moscovski
    Moscovski

    A minha experiência é como utilizador pois desta forma as chamadas que realizo para outros países ficam-me mais baratas, comecei por utilizar o X-Lite SIP e hoje em dia utilizo aplicações como voipbuster, 12voip e justvoip.

  30. Avatar de M. Lobo
    M. Lobo

    A minha experiência é basicamente como utilizador. Recentemente instalei e configurei softphones, com a conta do Sapo VoIP, e há já alguns anos atrás (+/- 2005), num estágio de um curso de redes, juntamente com um colega tentamos implementar uma central telefónica baseada em VoIP. Estava a funcionar, mas não conseguiamos fazer forwarding de uma chamada para outro telefone.

    Já tive algum conhecimento desta tecnologia do ponto de vista teórico em aulas na faculdade, mas gostava de poder aprofundar o conhecimento do ponto de vista prático.

    Além do mais, acho ficava muito bem no meu CV 🙂

    Obrigado e cumprimentos

  31. Avatar de Jorge Moreira
    Jorge Moreira

    Tenho alguns conhecimentos de Voip porque ja realizei um trabalho com o simulador NS-2 no qual instalei um modulo desta tecnologia. O contacto foi apenas academico, nunca implementei uma solução Asterisk.

  32. Avatar de Jorge Moreira
    Jorge Moreira

    Tenho alguns conhecimentos de Voip porque ja realizei um trabalho com o simulador NS-2 no qual instalei um modulo desta tecnologia. O contacto com Voip foi apenas academico (mais na vertente de protocolo e estudo da carga na rede consoante ajustes no modulo de Voip como codec etc).
    No entanto, nunca implementei uma solução em Asterisk.

  33. Avatar de M. Lobo
    M. Lobo

    A minha experiência é basicamente como utilizador. Recentemente instalei e configurei softphones, com a conta do Sapo VoIP, e há já alguns anos atrás (+/- 2005), num estágio de um curso de redes, juntamente com um colega tentamos implementar uma central telefónica baseada em VoIP. Estava a funcionar, mas não conseguiamos fazer forwarding de uma chamada para outro telefone. Mas isto já foi há algum tempo, entretanto muita coisa mudou nesta tecnologia..

    Já tive algum conhecimento desta tecnologia do ponto de vista teórico em aulas na faculdade, mas gostava de poder aprofundar o conhecimento do ponto de vista prático.

    Além do mais, acho ficava muito bem no meu CV 🙂

    Obrigado e cumprimentos

  34. Avatar de Hugo Mendes
    Hugo Mendes

    Sou alunos de Engenharia Informática e em termos de VoIP não sei rigorosamente nada em termos técnicos.

    Por isso, seria uma experiência única poder participar neste curso.

    Obrigado

  35. Avatar de José Mendes
    José Mendes

    A minha experiência com VoIP está limitada aos últimos meses e tem sido a minha prioridade. Comecei recentemente a trabalhar profissionalmente num projecto com Linux Call Router e o objectivo final deste é encaminhar as chamadas recebidas no LCR para o Asterisk e em seguida convertê-las para chamadas VoIP. Claro que o pouco (ou quase nada dada a quantidade de funcionalidades) que sei sobre VoIP e Asterisk aprendi sozinho…

  36. Avatar de Dlencastre

    Já há alguns anos que sigo o ASTERISK, tentando ser um “self made men” não consegui ir muito longe porque não tive muita ajuda e compreensão técnica. Para mim seria a maior das honras e meta a atingir, poder fazer este curso e poder implementar o mesmo a quem precisa. Recordo duas coisas que me levaram à faculdade para ter um curso superior na Multimédia. 1º Compreender toda a panorâmica de redes (ccna) e websites (php e aspx) e a outra foi mesmo o Asterisk (linux). Neste ultimo ano propus efectuar um projecto que consistia em instalar uma central destas no Instituto Profissional do Terço no Porto (ipss), mas o facto do curso ser caro e os meus recursos escassos limitaram a opção… tendo criado uma ferramenta em VB.NET para controlar o parque informático e logístico da instituição. Vamos ver se a nossa sorte muda, 🙂 abraço

  37. Avatar de NRMC
    NRMC

    Boas, se a sorte estivesse deste lado, ia fazer este curso. É sem dúvida um grande curso e de excelente aplicação. Poreiro, porreiro seria ter este curso de Asterisk à borlix! 🙂

  38. Avatar de noopie

    Administro uma rede com cerca de 200 clientes VoIP.
    Usamos Asterix.
    Ainda não compreendi muito bem como funciona o SIP.
    E é esta a minha experiência.

  39. Avatar de João
    João

    Tenho um pouco experiencia como utilizador e configurador.. Abordei este assunto na minha licenciatura e é uma tecnologia com um grande impacto nas nossas vidas hoje em dia

  40. Avatar de PRTMDE
    PRTMDE

    “qual a sua experiência com a tecnologia VoIP”

    Desde finais da década de 90 que comecei a ler sobre o VOIP, que ainda estava a dar os seus primeiros passos. Comprei o meu primeiro adaptador VOIP para o protocolo SIP em 2005 ( GrandStream 488 com ligações fxs e fxo, LAN, WAN e com router integrado).
    Uma das coisas que gostaria muito seria poder aprender com quem sabe realmente do assunto e assim conseguir, ao nível de empresas, montar uma rede VOIP interligada com a rede PSTN tradicional e que possa ser transparente para quem a utilizar.
    Cumprimentos.

  41. Avatar de A.Pinto
    A.Pinto

    Experiência como utilizador e configurar routers para aceder a servidores voip

  42. Avatar de Lub
    Lub

    Tive contacto com algumas configurações em servidores SIP no âmbito do CET de redes que frequentei.

  43. Avatar de LuiX
    LuiX

    Tenho algum conhecimento a nível de utilizador.

  44. Avatar de Rafael Silva
    Rafael Silva

    Deveras importante e cada vez mais necessário face à crescente mobilidade temos.

    Asterisk – acredito bastante no software e já tive mais que uma x para o instalar mas dp vem as fxo e as interligacoes com as centrais e tudo complica.

    Já sou utilizador VOIP as uns anos, mas nunca com servidor ip pbx próprio.

    Desde Voipbuster a Pequenos dispositivos Com capacidade de sip server, regras de marcação etc.. Já tentei de tudo alias deixei de usar o dispositivo pq não consegui passar o callerID para ele, ou seja todas as chamadas apareciam sem identificação, mas tb das opções que tinha nenhumas funcionaram com a zon

  45. Avatar de Alberto Brás
    Alberto Brás

    Tenho experiência apenas como utilizador, mas gostaria de implementar esta tecnologia numa empresa minha. Já o tentei fazer em Agosto mal soube da existência deste poderoso software.

  46. Avatar de Lelu
    Lelu

    Tenho experiência como utilizador mas gostaria de alargar as cerificações adquiridas.

  47. Avatar de Antonio Barbosa
    Antonio Barbosa

    Tenho pouca experência no ambito do VoIP, mas encontro-me a tentar implementar uma solução na empresa para, no minimo, cerca de 500 utilizadores (entre hardphones e softphones). Caso ganhe, passo a ter um melhor controlo sobre as diversas ferramentas, como gerir muitas das minhas duvidas.

  48. Avatar de Dlencastre

    Quem já está nervoso???? eu já 🙂

  49. Avatar de Dlencastre

    é ansiedade 🙂 já algum tempo que ando a cheirar isto 🙂

  50. Avatar de Rafael Castro
    Rafael Castro

    a minha experiência em VoIP é somente na sua integração numa rede normal (vlans dedicadas e voice vlans) sendo que a estruturação e implementação de uma central/serviço VoIP é hoje um lacuna, assim, a oportunidade é única para poder expandir a minha área de conhecimento (potenciando as competências profissionais).