Novo Magalhães … é um Tablet!

93 Comentários

Em 2008 a JP Sá Couto era a empresa escolhida para o fabrico do projecto Magalhães. Em Setembro de 2008 chegavam às escolas portuguesas as primeiras unidades e estava lançado no mundo um dos mais inovadores projectos alguma vez conseguidos, onde os computadores eram “distribuídos” por todo o ensino básico de um pais.

Em Outubro de 2009 a versão 2 do Magalhães entrava no mercado pronta a conquistar outros segmentos e entrou definitivamente no léxico dos portugueses. Parecia um projecto bem lançado para futuro com bases já enraizadas na comunidade escolar.

A JP Sá Couto apresentou hoje a quarta geração do Magalhães, o MGT1, o primeiro ‘tablet’ para crianças a partir dos 3 anos.


A empresa de Matosinhos lançou hoje os portáteis MG4 e MG4C assim como uma  novidade…o tablet MGT1, que estarão disponíveis no mercado nacional e internacional.

Segundo palavras de João Paulo Sá Couto, CEO da empresa, na apresentação dos novos produtos, “…Já vendemos mais de quatro milhões de Magalhães em todo o mundo”. A empresa do norte de Portugal está presente em 72 países e fechou o exercício do ano passado com um volume de negócios de 370 milhões de euros, 272 milhões dos quais com origem no Magalhães. Salientou também que nos primeiros seis meses deste ano a facturação ascendeu a 181 milhões de euros.

MG4C
Como é apanágio destes equipamentos, a JP Sá Couto fabricou uma estrutura robusta, impermeável e segura. Este equipamento, o notebook MG4C é híbrido com ecrã táctil rotativo, que gira 270º, permitindo ser dobrado e usado também como tablet. Junto a este equipamento será também comercializado uma Stylus para melhor interagir com o ecrã. O preço ainda não foi  anunciado mas, provavelmente, não deve andar longe dos preços que eram praticados no mercado livre dos anteriores Magalhães (entre 200€ a 300€). É de referir que este equipamento traz também o note taking SW, um software que permite praticar no ecrã a escrita manual.

MG4
Este modelo é menos evoluído, é mais semelhante aos modelos anteriores mas traz igualmente novidades e evoluções. Traz uma câmara rotativa até uma máximo de 270º para fotografia e vídeo, vem equipada com a habitual alça a tiracolo para facilitar o transporte, sensor de luminosidade e melhor qualidade de imagem, estrutura robusta e reforçada nas dobradiça e com mais autonomia. Existem mais pormenores que vão sendo avançados à medida o produto vai sendo também conhecido mais intimamente e, contamos em breve, ter nas nossas mãos cada uma destas novas ferramentas escolares.

Qual a vossa “primeira” impressão sobre esta nova versão do Magalhães…e também sobre o tablet MGT1?

Partilhar:
Tags:

Comentários

93

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

  1. Avatar de Daniel Gomes
    Daniel Gomes

    Mais um flop…

  2. Avatar de Rik
    Rik

    mais um brinquedo para eles brincarem

    1. Avatar de Daniel Gomes
      Daniel Gomes

      Diria mais partirem… As lojas estão cheios de Magalhães avariados

      1. Avatar de Ruaben
        Ruaben

        x2, a minha irmã tirou todos os autoculantes(aqueles a dizer win7 e a chave do produto) deitou-os ao lixo, umas semanas depois andou a fazer porcaria nos SO(win7 e CM), não tava com saco de arrumar aquilo, instalei ubuntu. a stora já vei-o reclamar comigo dizendo “poe isso como dantes”. já criei um “manual de instrução” para ver se aprende alguma coisa…

        1. Avatar de Texugoelectrico
          Texugoelectrico

          Eu não percebo nada disso mas não é suposto os professores darem alguma matéria sobre TIC? Veja lá se essa embirração com o W7 não estará a prejudicá-la…

          1. Avatar de Serva
            Serva

            Essa disciplina já não existe ”TIC”
            é uma autentica vergonha o que se passa neste País , mandam os jovens licenciados imigrar , acabam com disciplinas essenciais , vamos regredir uns bons anos , para taparem o sol com a peneira agora querem exames , estão completamente em contra ciclo com a Europa do norte , na minha opinião a mais desenvolvida e culta .

            Cumprimentos

            Serva

          2. Avatar de paulo g.
            paulo g.

            O 1º erro do Magalhães foi exactamente a não formação dos professores e dos professores não terem um em casa para testarem as aplicações específicas. Mesmo que tivessem formação, a formação dada pela M$ não é adequada ao que os alunos nem ao que os professores necessitam, e o pior é que ainda se gasta dinheiro nesse tipo de formação.
            Quanto ao magalhães em si, funciona bem melhor com o Ubuntu pois é bem rápido que o WindowsXp (e sem o perigo dos vírus) e mais adequado que a caixa mágica, pois as actualizações podem ser feitas por mais tempo.

          3. Avatar de Ruaben
            Ruaben

            nei mais

        2. Avatar de John
          John

          E se a professora pretender usar com os alunos uma aplicação que só corre em Windows?

          Pois, não é preciso perceber muito da coisa para chegar a esta conclusão.

          Caro Ruaben, acho que tu é que vais precisar de um manual para “por isso como dantes”.

          1. Avatar de Ruaben
            Ruaben

            foi isso que eu fiz, instalei uns programas equivalentes, kde, e ensinei a utilizar esses programas. agora é com ela, qualquer duvida pergunta a mim ou a minha irmã que já sabe umas coisas(e adora ubuntu)

          2. Avatar de Nelson Lima

            o wine nao corre no magalhaes?

          3. Avatar de Ruaben
            Ruaben

            corre, e muito bem

        3. Avatar de tó correia
          tó correia

          E que tal aprenderes a escrever antes de tudo?

          1. Avatar de Ruaben
            Ruaben

            portugues nunca foi o meu forte 😛 . sempre fui o cromo da matematica

      2. Avatar de K
        K

        Mesmo. Mas se desta vez é um tablet, posso me recusar a repara-los. Detesto quando me trazem um com problemas…

        1. Avatar de John
          John

          K, claro que pode. A concorrência é que é capaz de ficar mais satisfeita.

          No entanto posso acrescentar que esse tipo de “desculpa” acontece muito a quem não sabe.

          1. Avatar de k
            k

            Não é questão de não saber. É questão de que, no meu caso, o trabalho da reparação não compensa de longe.

            Só o faço porque geralmente são clientes regulares de outras coisas ou então avençados e não posso dizer que não.

        2. Avatar de Luís Nabais

          Da maneira como estamos de emprego, recusar trabalho é a coisa mais inteligente a fazer.

      3. Avatar de John
        John

        Efetivamente é capaz de doer (ou não) um bocadinho a quem lhes oferece.

        Quanto a lojas cheias de Magalhães avariados, até tem o seu lado positivo… os reparadores também precisam de comer.

        1. Avatar de Diogo Ferreira
          Diogo Ferreira

          ORA 😀

        2. Avatar de Daniel Gomes
          Daniel Gomes

          Problema é que a maior parte fica, não querem gastar dinheiro neles.. Ganhar? 0

    2. Avatar de John
      John

      Ainda bem que existem deste tipo de brinquedos para eles brincarem… A maioria dos leitores deste site não tiveram tanta sorte!

      1. Avatar de M. Manuelito
        M. Manuelito

        Dizes bem John.

  3. Avatar de Emanuel Lopes
    Emanuel Lopes

    A minha próxima compra! xD

  4. Avatar de Rui
    Rui

    Mas ainda não desistiram do Magalhães?!?
    Quantos é que o Hugo Chavez vai comprar desta vez?!

    1. Avatar de John
      John

      Desistir?! Com o volume de vendas que a JP Sá Couto está a ter com o Magalhães, só uma pessoa muito pouco inteligente é que desistiria de tal produto!

    2. Avatar de M. Manuelito
      M. Manuelito

      O Governo até pode ter desistido do Magalhães, o que nem é de admirar porque o Governo só não desiste é de limpar os bolsos aos portugueses, agora a JP Sá Couto desistir do Magalhães parece-me impensável, basta ver o volume de faturação para perceber que este computador tem sido um sucesso de vendas.

    1. Avatar de Tony_tha_Mastha
      Tony_tha_Mastha

      É bom que estejas a gozar. Os magalhães são netbooks que a Intel projecta e licencia às empresas.

      1. Avatar de helder
        helder

        boas! eu nem sei bem pk perco tempo a responder a um deita a baixo! tu és mais um daqueles que só criticas!
        1º os Magalhães são baseados num projecto de netbooks da intel!!!
        2º esse projecto da intel só passou a ser conhecido com o Magalhães!!!
        3º o magalhaes abriu a febre de netbooks!!
        por isso, podemos considerar copias…. o conceito de tablet já existia antes do ipad…. mas mesmo assim todos os tablets que são criados são todos copias… porquê????

        1. Avatar de RaCcOn

          Bem, não creio bem que seja meter abaixo…mas tu estás terrivelmente enganado em todos os pontos que colocas-te…

          1- Os magalhães são um projecto da Intel não da JPSaCouto, não são baseados, são os mesmos portáteis e são fabricados pela mesma empresa…CTL.
          2- O projecto não passou a ser conhecido por causa do Magalhães, ele passou a ser conhecido em Portugal devido ao Magalhães…
          3 – Já existiam netbooks antes do Magalhães.
          O Magalhães é pequeno porque é um portátil destinado a Crianças, e porque deveria de ser barato.
          E é fabricado pela CTL, talvez assemblado em Portugal pela JPSaCouto.

          Já existem tablets a muito tempo, o conceito iPad é que foi copiado pelos restantes;)

          1. Avatar de v
            v

            raccon… nunca vi tanta asneira dita junto. informa-te, faz uma pesquisa algo assim… que eu não te vou explicar…

    2. Avatar de RaCcOn

      sim estava a ser irónico. 😉

  5. Avatar de Filipe
    Filipe

    Mais uma treta a dar despesa ao estado -.-‘

    1. Avatar de John
      John

      Despesa?! O estado português já não oferece mais destas máquinas. E com a quantidade de exportações que o Magalhães está a ter… despesa é coisa que o estado está a ter. Quem dera ao estado ter mais empresas destas cá em Portugal!

    2. Avatar de John
      John

      (…) E com a quantidade de exportações que o Magalhães está a ter… despesa é coisa que o estado NÃO está a ter. (…)

    3. Avatar de Serva
      Serva

      Despesa é os brutos carros que eles têm e os almoços es recepções aos infantes de Espanha etc , aí é que os nossos impostos não deveriam ir agora fornecer ferramentas aos alunos que iram certamente fazer falta no seu futuro eu não considero uma despesa mas sim um investimento na literacia deste País .

      Cumprimentos

      Serva

      1. Avatar de Jorge Vieira
        Jorge Vieira

        já cá faltavam os carros e os almoços!

  6. Avatar de Emannxx

    Outro? Mas não tinham acabado com isso?

  7. Avatar de el perrito
    el perrito

    > ao surface

  8. Avatar de Edgar Gomes
    Edgar Gomes

    COMO É POSSÍVEL ESTA EMPRESA AINDA FABRICAR ESTAS BODEGAS, COM HARDWARE DO SÉCULO PASSADO?

    Já me vierem parar às mãos Magalhães com discos de 14Gb, win xp e arrebentar pelas costuras devido às actualizações, uma bodega de computador, deviam ter vergonha e fabricarem algo como deve ser, é com o fabrico destes computadores com hardware já em fora de stock aos anos, que eles facturam milhões…

    1. Avatar de John
      John

      Século passado? Mas qual é o hardware destes novos modelos?

      Nenhum Magalhães veio equipado com um disco de 14Gb. O modelo mais antigo trazia um disco de 30Gb. Os 14Gb deve ser o tamanho de uma partição do disco.

      1. Avatar de carlos fernandes
        carlos fernandes

        ….e não valem nada…. Os discos do Magalhaes são pequenos, caros e avariam com muita facilidade, quanto ao resto do do pc é bom e dá para as curvas.

        1. Avatar de Renato Borges
          Renato Borges

          uso magalhães (formatado e a correr WinXP normal) há quase 2 anos e tive muitos problemas em crashes e falhas de boots, e depois descobri e resolvi isso, coloquei 2 pedaços de papelinhos sobre folguinhas no espaço para disco rígido e depois fechei a tampa para o disco estar totalmente preso sem se moverem milímetros para frente e para trás e de cima para baixo e nunca, MAS NUNCA MESMO tive mais problemas há quase 1 ano, uso ele todos os dias e está ligado quase sempre 24/7 e nem 1 avaria. se a ligação do disco não fosse de fita, muitos magalhães não estavam na assistência técnicas. portanto o meu magalhães “arranjado” já pode provar que não é uma merda, tornou-se extremamente fiável.

          1. Avatar de carlos fernandes
            carlos fernandes

            vou colar o disco á caixa, depois digo alguma coisa.

    2. Avatar de v
      v

      estou a ver que é um master da informatica… diga-me o modelo que o MG saiu com um disco desse tamanho?

  9. Avatar de Mike Silva
    Mike Silva

    Não gostei de ouvir que vem com um stylus, quer dizer que tem o touch-screen resistivo que me parece mais fragil (riscos e pressões extremas no LCD) em contrapartida consegue-se mais precisão ao tocar num ponto do ecram. Os tablets mais low cost geralmente usam touch-screen resistivo.

    Não dizem que sistema operativo usa, mas espero que seja um Android recente.

    1. Avatar de paulo g.
      paulo g.

      Em Portugal o mais certo é ter Windows, em Portugal é “proibido” usar Linux quer seja android ou ubuntu… Parece que o android finalmente está a conseguir derrubar essa barreira.

      1. Avatar de Nuno P
        Nuno P

        Não é bem assim, os magalhães trazem (ou traziam) a distro caixa mágica (projecto português).

        Cumps

  10. Avatar de Ricardo Santos
    Ricardo Santos

    Passam por mim vários por dia.. Muito bem tratados, as crianças hoje em dia, como as de antigamente estimam bem os equipamentos, nunca partem teclas nem arranham o monitor, já para nao falar que raramente é necessário instalar tudo de novo, é o dos melhores equipamentos do mundo muito robusto e estável… Esta nova versao táctil será espectacular para o toque delicado das crianças… Ironias a parte, vai ser bonito, estou para ver quantas reparações serão feitas por touch avariado lol… A somar a somar a outros problemas…. Acho que nem um Dell Latitude E6420 XFR nas mãos de uma criança resistem.
    Ps- se calhar a ideia é dar receitas na assistência técnica, se assim for é uma excelente visão de mercado.

  11. Avatar de dude
    dude

    Acho bem que exista deste tipo de negocios, gera emprego.
    Devia haver mais investimento mesmo que sejam, coisas da treta, mas é o que precisamos.
    E isto para os miudos chega muito bem, começam a ter experiencias com a tecnologia logo em pequenos..lol

  12. Avatar de Alexandre Pinto

    Realmente fico triste com a maioria dos comentários que leio por aqui.
    A maioria das pessoas fala da qualidade do mesmo como se fosse para elas próprias o usarem.
    Na verdade trata-se de um portátil para introduzir as crianças à informática e não para o uso de adultos! Daí algumas características mais baixas, mas que respondem bem aos requisitos das crianças.

    Faz-me também muita confusão que as pessoas não saibam dar valor ao produto nacional. SIM ISTO É PRODUTO NACIONAL!!
    O facto de o hardware vir sei lá de onde e apenas ser assemblado cá, não tira o selo de produto português do mesmo! Tal como os vossos iPhones e Galaxys etc…

    Apesar de algumas situações menos claras sobre esta empresa, é sem duvida de louvar a aposta que fizeram, tendo criado um produto e conceito exportável que é bem visto lá fora (sim lá fora, porque cá dentro, enfim)…

    Venham mais empresas destas!

    1. Avatar de Carlos Alberto Teixeira Fernandes
      Carlos Alberto Teixeira Fernandes

      como já disse anteriormente para mim o maior defeito é o disco rigido, está sempre a avariar….e eu uso o mag todos os dias.

    2. Avatar de dude
      dude

      Bem dito o que é nacional é bom

      1. Avatar de Rik
        Rik

        É bom mas não devia ser para crianças deviam fazer portáteis ou tablets normais aos outros(sem estarem preparados para crianças) agora muita gente quando era criança não tinha um computador e vivei muito bem e secalhar hoje é licenciado em eng info.,eu tive por acaso aos 15 e erá só para jogar e foi para arranjar para ai 3 vezes.

        as crianças não deviam ter este tipo de equipamentos porque partem.

  13. Avatar de Jorge Rodrigues
    Jorge Rodrigues

    Essa cena do Magalhães mete nojo…
    uma empresa que já tinha o concurso mais que ganho ainda antes deste começar, uma palhaçada de “obrigar” crianças que mal sabem ler e escrever a usar um computador…
    enfiarem windows pelos olhos adentro aos miúdos (grande negocio para a microsoft) … enfim… como foi já dito aqui por vários utilizadores … em vez de andar para a frente só andamos é para trás… e a passos largos infelizmente.

    1. Avatar de Jorge Vieira
      Jorge Vieira

      sim porque melhor era no nosso tempo eu que não tínhamos computador e se queríamos fazer trabalhos íamos consultar as mega enciclopédias de há 10 anos atrás.
      não há visão de futuro por aí? o que será feito daqui a 15 anos desta geração que lida com computadores desde os 3 anos?! concerteza estarão MUITO à frente no que a competências profissionais diz respeito.

      1. Avatar de Jorge Rodrigues
        Jorge Rodrigues

        mas de nada serve se não souberem ler e escrever e consultar á mão…

  14. Avatar de Josefino Marilio
    Josefino Marilio

    Sejamos realista, 80% dos comentários aqui colocados são a criticar! Mas quantas empresas em Portugal se gabam de ter a posição no mercado que a JP tem? A verdade é que gera emprego, e com a treta do Magalhães, como vocês chamam, são 200 postos de trabalho criados. Pensem mais antes de criticarem. Preferiam que fosse mais uma empresa a fechar como acontece como tantas outras todos os dias? Bahhh enfim…

  15. Avatar de DeeSeven
    DeeSeven

    Só sabem criticar os produtos feitos, ou pelo menos, modificados por nós(portugueses). Mas provavelmente são consumidores de produtos do chinês que como são económicos são bons..
    Que raio de mentalidade, o país está mal, isto é uma forma de movimentar uns bons milhares de €, porque se correr como planeado este projeto não se deve destinar apenas a portugal. Em vez de apoiarem as nossas coisas não, são os primeiros a mandar a baixo..

    Acordem para a vida, abram os olhos e façam como a maior parte dos países fazem!! As coisas dos outros são boas, mas AS NOSSAS SÃO AS MELHORES!!!!

  16. Avatar de Joao
    Joao

    Sou da opinião se o produto Portugues é tão mau assim, devia de deixar de ser produzido cá. Mandava para o desemprego mais umas centenas de milhar e passava a ter um nome pomposo estrangeiro e esses boys de fato que opinam sobre tudo e não sabem de nada, passariam a comprar e a recomendar aos outros o que desprezam apenas por ser feito cá. Pirosos de todos os paises uni-vos e desaparecam… deixem em paz quem quer evoluir e fazer alguma coisa por este pais que tanto precisa! Não se esqueçam que quando a carne que hoje enchem a barriga faltar, os mais esfomeados vao-se atracar aos mais gordos primeiro!

    1. Avatar de DeeSeven
      DeeSeven

      Fico feliz por me aperceber que afinal ainda existem muitas pessoas com opinião como a minha.. Sempre pensei que estava deslocado na forma de pensar, que pertencia a um país diferente sei lá..
      Quem já foi a Espanha certamente se apercebeu que para eles o melhor produto é o espanhol e “ponto final” não há nada que seja melhor que o deles!! Independentemente da qualidade (que para mim em grande parte das coisas nem existem), a questão é que eles valorizam o que é deles! Nos EUA é a memsma coisa, Inglaterra, Alemanha e sei lá mais quantos… porque é que o portuga teima em pensar e agir precisamente da pior forma!! desvalorizam sempre o próprio produto e valorizam muitos que por vezes são muito inferiores ao nosso..
      Tentem ser um pouco mais patriotas, não vos faz mal nenhum 😉

      1. Avatar de Ana
        Ana

        Finalmente alguém que critica algo que vale a pena ser criticado.
        Em relação ao produto em questão, só experimentei a primeira versão, que, fraquinha, aguentou bastante! Não tenho dinheiro para comprar um portátil que me assista, e foi o Magalhães, o fraquinho, que me tem permitido trabalhar online. Penso que o dinheiro gasto com os Magalhães foi um grande investimento na educação das nossas crianças. Vivemos na Era da Informação, e o acesso às novas tecnologias eles terão de qualquer maneira, é uma mais-valia, pois então, que o façam “de graça”.
        Em relação aos comentários que aqui li, fico triste por saber que para os meus compatriotas, o importante é criticar, ao invés de valorizar-mos o que de bom temos. A produção nacional,e principalmente o sucesso nacional, é algo que se deve enaltecer sempre. Entristece-me que, passados 500 anos, e ainda tenhamos os Velhos no Restelo…

  17. Avatar de Manuel Pimenta
    Manuel Pimenta

    Epah admito que não percebo o porquê de tanta gente criticar o Magalhães e muito menos percebo os alucinados que lhe chamam um flop. Basta lerem o artigo! Quem me dera um flop destes!

    Temos uma informatização brutal das crianças do nosso país (traga isso bem ou mal), a um preço acessível, e com lucros para uma empresa portuguesa.

    Sinceramente não vejo problemas a não ser para os pseudo-hipsters da informática que refilam porque acham que lhes dá status ou que teimam em instalar linux em tudo o que mexe porque a MSFT é a reincarnação do demónio.

    Enfim, bom artigo, informativo q.b. e sem especulações de treta. Congrats.

    1. Avatar de Daniel Gomes
      Daniel Gomes

      O primeiro magalhães, sabes o que elas aprenderam com ele? A jogar CS 1.6 e GTA SA… e a partir los porque em pouco tempo estão eles parados para arranjo e a maior parte das vezes o arranja fica caro e ninguém quer avançar com ele…

      1. Avatar de Manuel Pimenta
        Manuel Pimenta

        1. Faz todo o sentido que o aparelho se parta, até porque ESTÁ A SER USADO POR CRIANÇAS! Crianças partem coisas! Podia ser mais resistente? Epah se calhar, mas depois tb não era tão barato! E falo por experiência: uma criança vai SEMPRE arranjar forma de partir as coisas.

        2. Aprenderam a jogar CS e GTA? E há mal nisso? Sabes que há educação passiva e indirecta no uso regular de um aparelho. Que interessa se eu uso um PC pra ver receitas na net? Estou a usar. E a retirar algo disso.

        Mantenho: não vejo uma razão válida para tanto hating chouriço a um produto português. Mas estou aberto à discussão 🙂

        1. Avatar de no coments
          no coments

          A discussão acaba aqui, segundo muitas lojas este produto só pode ter uma taxa de avarias a rondar 50-70%.

          Daí tanto “ódio”.
          E é um produto que não vale o €, existem no mercado netbooks que duram mais, fazem mais e ficam apenas por mais uns euros.

          Para não falar do enorme nevoeiro de interesses políticos/económicos à volta do Magalhães.

          1. Avatar de Manuel Pimenta
            Manuel Pimenta

            Em primeiro lugar não creio que a taxa de avarias tenha sido tão alta com a versão MC2, mas ainda assim, mantenho meu argumento do ser expectável devido ao utilizador final + o baixo custo.

            Pelo preço pago nunca irias obter um portátil blindado e completamente à prova de tudo. E ainda assim é bastante resistente, é feito “à medida” para crianças e a meu ver isso justifica o valor superior aos tais netbooks de que falas.
            E já agora, não são muitos os netbooks mais baratos que um Magalhães.

            Por fim, parece-me que a lenga lenga política não interessa para esta discussão: há sempre em todas as negociatas. O que me parece que faz sentido refutar aqui são as opiniões dos blind haters de tudo o que é do “sistema”. Este feito que é o Magalhães é de um valor brutal, um caso de estudo mundial e deve ser apoiado e criticado de forma construtiva, não mandado pastar porque leva com um SO da Microsoft e como tal é compactar com capitalismos e grandes corporations e blablablablablabla Unix for the win.

            Mas será que até na informática um gajo tem de gramar cos hipsters?! Come on!

        2. Avatar de bimbo
          bimbo

          Ponto 2, há mal nisso que são jogos para maiores de 18 anos, se os avisos de idade estão la são para alguma coisa.

          1. Avatar de Manuel Pimenta
            Manuel Pimenta

            Então mas aí a culpa é dos pais, não do Magalhães…

      2. Avatar de v
        v

        ora que lindo comentário: Jogar CS? lindos pais que essa criança tem. O MG vem com um software que não permite a instalação de qualquer programa ou consulta de pagina de internet, apenas quando desbloqueado com autorização dos papás é que é possível instalar ou consultar. Mesmo que um amigo ou primo arranje essa passe disponível na internet ( a que vem por defeito) os papás poderão mudar. Se é para jogar é a educação que os filhotes estão a ter, o MG é uma ferramenta educacional (educacional pelo counteudo dos programas)

  18. Avatar de Pai
    Pai

    Tenho estado a ler os comentários. Há aqui algum Pai?

    Pois bem, tenho 3 crianças, uma com 6 anos e duas com 3 anos.

    Todos eles, sem ninguém lhes ensinar, utilizam perfeitamente um telemóvel com Android e o windows Vista do meu portátil.

    E quando digo utilizam é: sabem utilizar o youtube e escolher os vídeos (ainda hoje não sei como conseguem encontrar sempre os mesmos vídeos que gostam); sabem jogar (aconselho o site RTP kids com jogos educativos); sabem utilizar o paint para fazer desenhos.

    O mais interessante é que eles olham para o ecrã e conseguem perceber a lógica de funcionamento do sistema operativo sem ninguém lhes ajudar. Até eu já aprendi truques de utilização do rato que desconhecia.

    Eles não sabem ler, mas conseguem alcançar os seus objectivos passado algum tempo. Um tablet como o agora anunciado vai ao encontro do que procurava, algo simples, robusto e apenas para eles, assim largam-me o telemóvel e o portátil.

    Como vejo esta atitude, com muito optimismo pois eu comecei com 13 anos com o spectrum (hoje tenho 35), eles começam com 3, ainda bem que são privilegiados, pois não duvido que isto será uma mais valia para eles.

    Agora em relação ao Magalhães 1, só teve uma falha, foi não formarem os professores devidamente, pois esse pc é muito mais do que um pc, é um programa que envolve toda uma mudança na educação, desde a forma como se dão as aulas (com quadros interactivos, com aplicações especificas para alunos com dificuldades motoras, auditivas, etc.), até a forma como são disponibilizados os conteúdos (livros em pdf, jogos educativos, etc). Até permitia uma interacção com os encarregados de educação.

    Se há Magalhães com CS e afins, alguém os instalou e acreditem que não foram as crianças a quem se destina o pc.

    1. Avatar de Nuno P
      Nuno P

      Concordo plenamente! As crianças de hoje têm impressas no ADN o “bichinho da informática” e não necessitam de tanto acompanhamento como nós necessitamos em tempos para a utilização do computador. As apps são mais user friendly? E qual é o problema? Isso faz de nós mais estúpidos? Vamos querer inventar a roda sempre que entramos num automóvel? Temos que acompanhar os tempos, e o que a JP Sá Couto fez foi inovador. Ok, não fez o equipamento, apenas fez a montagem das peças poderão dizer… e qual é o mal? Ainda assim foi inovadora. Uma empresa portuguesa foi falada em todo o mundo, criou postos de trabalho (que tanto precisamos) e gerou e continua a gerar dividendos para Portugal.

      Nem tudo tem que ser consensual. Eu posso gostar de algo que outros não gostem e vice-versa, mas acredito que alguns comentários estão a ser demasiado injustos.

      Peço desculpa pelo desabafo.

      Cumps

    2. Avatar de v
      v

      impecável o seu comentário. Parabéns!
      Como paí concordo consigo.

  19. Avatar de Vítor M.

    Em relação ao projecto Magalhães… e partidos à parte, até porte metem-me todos uma agonia terrível, este foi dos mais fabulosos projectos que alguma vez vi criados em terras lusas.

    Que país coloca nas mãos de crianças uma ferramenta tão poderosa como um computador?

    Que país permite que crianças do primeiro ciclo possam ter um computador para trabalhar e desenvolver as suas capacidades intelectuais?

    No mundo este projecto teve um eco fenomenal, na Suécia foi notícia de primeira página, da Finlândia foi dado como exemplo, na América do Sul foi apontado como o caminho e na Coreia do Sul foi notícia.

    Muitos países quiseram copiar esta iniciativa: distribuir por todo o parque escolar de ensino básico uma ferramenta escolar de topo. Só nós até hoje o conseguimos. Está escrito isso.

    É motivo de orgulho e quem assim não o vir é porque não sabe o que diz, não entende nada sobre desenvolvimento.

    Depois há “os casos”. Sim tem de haver ou não fossemos nós um país de fado, gente de cunhas e povo porreiraço.

    Porque ganhou a JP Sá Couto por ajuste directo?

    Porque meteu a Microsoft o Windows XP como SO principal?

    Não seriam estes os únicos capazes? Eu entendo que sim, embora que não ponho a mão no fogo por ninguém, adoro as minhas mãos.

    O que sei, é que o projecto Magalhães é fantástico, fiquei com pena que este governo o tivesses suspendido (espero que levante a suspensão em breve). Espero que mais crianças beneficiem desta ferramenta, seja ela um tablet ou um netbook.

    Aos “velhos do Restelo”… vocês fazem falta… como os jornais velhos para “embrulhar as sardinhas”.

    1. Avatar de M. Manuelito
      M. Manuelito

      Subscrevo completamente a tua opinião!

    2. Avatar de MLeite
      MLeite

      Subscrevo completamente!

    3. Avatar de João D
      João D

      Não posso estar mais de acordo… Falam do nosso pais, mas se estamos na porcaria é porque queremos… Portugal tem potencial para muito mais, somos um povo capaz e com muita vontade evoluir!
      É por estas e por outras que tenho orgulho de ser Portugues!
      Cpts para todos!

  20. Avatar de EB
    EB

    Aproveitando este tópico, queria deixar aqui a minha experiência pessoal com o Magalhães. Tenho 2 filhos, 8 e 11 anos. O mais velho recebeu o MG1, no final do 3º ano. No 4º ano apanhou uma professora que em nada valorizou o facto de todos os alunos da turma terem MG. Resultado: o computador esteve praticamente parado e só quando passou para o segundo ciclo e passou a ter de apresentar trabalhos feitos em computador é que se começou a interessar pelo MG.
    O mais novo recebeu o MG2 no ano a seguir ao irmão, quando entrou para o 1º ano. Teve a sorte de apanhar um professor que se preocupou em actualizar a sua formação para tirar partido do facto de todos os alunos da turma terem MG e da sala estar equipada com quadro interactivo. Resultado: o mais novo todas as semanas tem um dia em que leva o MG para a escola e nesse dia toda a aula é dada em função e ao redor do MG. É encarado como um instrumento de trabalho ao serviço dos alunos e dos professores e, desde o básico processador de texto até à criação de pequenas histórias (creio que num programa que se chama StoryMaker), os alunos são instados a utilizar o MG, quer em contexto escolar, quer em casa.
    Relativamente ao cuidado na utilização, julgo que isso também passa um bocado pela supervisão dos pais e pelo sentir que o MG, apesar de gratuito ou a custo reduzido, não é um brinquedo. Ah, e avarias, também as tive, no MG1, nomeadamente necessidade de reinstalar o XP. O MG2, curiosamente, nunca deu problemas.

    1. Avatar de v
      v

      Só quero acrescentar que muitos professores não se interessaram pela formação. Pois ficar mais 1h depois do horário… Ou ter mais trabalho sem aumento €!!!
      Mas como tudo houve quem se interessou e o MG é uma ferramenta diária na escola, em que pelo menos durante uma hora estão com o MG.

    2. Avatar de Ana
      Ana

      Recebi o MG1 na mesma altura. Até à data tive apenas uma avaria… o disco, e foi no mês passado!

  21. Avatar de Josefino Marilio
    Josefino Marilio

    Vitor M. Excelente observação!

    Entenda-se que muitos professores não tiveram formação porque não quiseram. Foi dada a possibilidade de professores terem formação, foram feitos convites a muitos professores para irem visitar a empresa. 90% recusou a formação e ridicularizou o processo. Muitos são velhos do restelo (by Vitor M.) que não conseguem evoluir. Tenho pena ter filhos na escola com professores que pensam da mesma forma que á 30 anos atrás.
    É preciso evoluir.

  22. Avatar de Sérgio Santo
    Sérgio Santo

    iniciativa sempre foi boa, mas se eu vejo professores que nem para eles sabem, quanto mais, para dar umas aulas de informática as crianças, em alguns casos eu acho mais provável serem as próprias crianças a dar umas aulinhas aos professores…

  23. Avatar de João Ferreira
    João Ferreira

    Ainda me lembro e bem de quando essa “grande” empresa JP Sá Couto, estava no topo da lista de devedores ao fisco, no site das finanças.. E depois veio o amigo Sócrates e aconteceu magia..

  24. Avatar de zito
    zito

    Estas sena só vieram para estragar as nossas crianças!!
    A maior parte desses ditos PCS já passaram à historia, de muitas crianças que conheço a maior parte delas já nem os têm e os que os têm é somente para brincarem com eles e nada mais, não só culpo quem teve a ideia de os lançar no mercado como também os próprios pais que esses sim fazem questão em que os seus filhinhos tenham um, nos estudos ai sim é que deveriam preocupar mas não.

    (Cuidem da educação das nossas crianças que é o mais importante)

  25. Avatar de Pedro H.
    Pedro H.

    Will it blend? ( Desculpem estar em inglês, mas soa melhor assim ) xD

  26. Avatar de al3x_k1d
    al3x_k1d

    O melhor é colocar um ecra touch anti-bala para os putos x)

    1. Avatar de v
      v

      posso dizer que houve pais a passarem o carro por cima do MG, outros a colocar o MG debaixo de água na banheira…
      E ainda quem reclame que um rato de pc, foi ruido pelo cão, mas atenção no manual do rato, não dizia que o cão não poderia roer o cabo… Portanto há que dar garantia.

      Portanto fica alguns exemplos inacreditáveis

  27. Avatar de ze
    ze

    1º o magalhaes e uma mrd!
    2º a jpsacouto e uma mrd!
    3º akl mrd n e nossa!
    4º vao a mrd!!!

  28. Avatar de Araujo
    Araujo

    Este magalhães, vem com um sistema um bocado marado. Diz que é android 3.2, mas acedendo à bios aquilo parece mais windows. Alguém sabe formatar aquilo e instalar um SO windows ou uma rom android em condiçoes?