ChromeBooks já ultrapassam os MacBooks nos EUA

86 Comentários

Com a chegada do novo ano, esta é a altura ideal para vermos de facto o que aconteceu em 2013 em termos de estatísticas e como sempre a venda de equipamentos electrónicos não foge à regra.

De acordo com o NPD Group (Empresa conceituada em estudos de mercado), os Chromebook representam hoje 9,6% de todos os computadores vendidos nos EUA em 2013 (de Janeiro a Novembro) em aquisições B2B. Se analisarmos este valor, por si só não nos diz muito, mas quando reparamos que este valor é bem superior ao atingido pelos Tablets Android (8,7%), Tablets Windows (2,2%) e MacBooks (1,8%), o assunto muda de figura!

imagem_chromebooks01_small


Num mercado (tablets) onde aquele que ganha é “sempre” o iPad, o facto dos concorrentes ganharem cada vez mais quota de mercado é sempre bom, e se virmos bem, o crescimento do iPad foi menor comparativamente ao ano de 2012 (15,8 em 2013 contra 17,2% em 2012).

npd-cifrasventas

No que diz respeito aos computadores portáteis, o Windows continua com o trono, por anos consecutivos tem sido assim e será complicado perder este lugar devido a variados factores, mas mesmo assim, em 2013, saiu a perder no que toca às vendas homólogas (34,1% em 2013, contra os 42,9% em 2012).

npd-computing-brand-share-2013

Ao fazermos a leitura da tabela a cima, podemos ver que a HP é a líder, seguida pela Lenovo e a Apple (todas a registar quedas). A principal “culpada” parece ser mesmo a Samsung que cresceu, a sua fatia de mercado subiu de 1,7% em 2012 para 10% em 2013!

É importante referir que os dados adquiridos pelo NPD Group, são referentes aos equipamentos pré-configurados, vendidos exclusivamente por canais comerciais. Se somarmos estes valores aos resultados das vendas empresariais (responsáveis por uma grande parte das vendas de computadores portáteis e ultrabooks), o resultado final do estudo poderia variar de forma significativa.

imagem_chromebooks02_small

Agora a questão é: trocava o seu portátil por um ultrabook ou tablet?

Há quem defenda que a venda dos computadores (tradicionais, se lhes podemos chamar assim) irá decrescer até valores tão insignificantes que os poderemos considerar “legado”.

Perante os números de um mercado fortíssimo como é o dos EUA, o que pensa destes resultados?

Comentários

86

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

  1. Avatar de Omega
    Omega

    Para o uso de hoje, dos usuários simples que vivem de facebook, de muito servem estes equipamentos. Mas nunca serão tão igual a um Mac. Qualquer que seja. Para usuários mais experientes, não tem muita serventia.

    1. Avatar de Miguel
      Miguel

      Os novos “tablet” com w8+Atom são os melhores.

      1. Avatar de pois
        pois

        Concordo, híbrido é o conceito a bater. Finalmente ter um Tablet passa de somente ser brinquedo.

        1. Avatar de Gaius Baltar
          Gaius Baltar

          E essa é a SUA opinião, que vale o que vale, faltou acrescentar! ;).
          Pois há muito boa gente (entre esses o que vos escreve) que utiliza tablets para trabalhar. Na minha área, a saúde, dá muito jeito ter um dispositivo que nos permita deslocar-nos sem ter que levar “a casa às costas”. Consigo visualizar prontuários dos doentes, radiografias, emitir receitas, consultar revistas e serviços informativos médicos, além do trivial como realizar e verificar marcações, emitir relatórios e declarações ou trocar opiniões com colegas. Portanto antes de generalizarem atentem para um mundo de tarefas que um tablet pode desempenhar melhor que um notebook, embora ainda existam as que um portátil ou desktop é sobejamente superior.

  2. Avatar de Miguel Alves
    Miguel Alves

    Na minha opinião tudo depende da utilidade do computador, se quisermos um pc para performance ou gaming, não vale a pena, até porque um ultrabook (tendo um ecrã touch) perde bastante em qualidade de imagem. Mas se o computador for para utilizar para o “essencial” acho que é uma boa compra, pois até possui funcionalidades interessantes e divertidas.

    1. Avatar de Jet
      Jet

      Um ultrabook não é necessariamente um touchscreen. O MBA foi o primeiro.

  3. Avatar de jozz
    jozz

    Um desktop sai sempre mais barato para quem saiba montar, pois pode escolher o hardware que quer… Mas hoje em dia Um Portátil + Cabo HDMI + Monitor = Desktop , Por isso por mais uns alguns euros podemos ter um Portátil e um Desktop ao mesmo tempo!

    Jogos já é outra conversa…

  4. Avatar de gonpin
    gonpin

    Troca se os preços da internet móvel fossem baratos.

    1. Avatar de Nelson
      Nelson

      ??? Têm todos wifi…

      1. Avatar de Rochita
        Rochita

        Ó génio! Não vês que ele está a falar do chromebook? Ter um “portátil” que só funciona com internet implica que seja adquirido um plano de internet móvel… senão iria ser um equipamento bastante inútil fora de portas.

        1. Avatar de Nelson
          Nelson

          Para mandares a boca, devias ao menos saber que as aplicações google e outras funcionam na mesma sem net, excepto quando ela realmente é necessária.

          1. Avatar de Rochita
            Rochita

            Embora algumas funcionem sem estarem ligadas á internet, não quer dizer que funcionem corretamente, nem que sejam úteis… chrome os sem internet para mim não têm utilidade nenhuma…

          2. Avatar de Nelson
            Nelson

            Sim, estavas á espera de quê? Mandares emails sem net? Lol

          3. Avatar de Rochita
            Rochita

            Não sei se isso é resultado de teres pessoas a publicar em teu nome ou se te estás a contradizer propositadamente.

  5. Avatar de ZeSafa
    ZeSafa

    “Há quem defenda que a venda dos computadores (tradicionais, se lhes podemos chamar assim) irá decrescer até valores tão insignificantes que os poderemos considerar “legado”.”

    Algo que se ouve à anos, mas eles teimam em ficar…
    Seja qual for a forma física dos computadores, irei sempre ter um grande monitor no Top da minha Desk onde irei ligar a torre/portátil/Whatever, logo nada vai mudar 🙂

    1. Avatar de António
      António

      O ptt vai ser apenas para profissionais da area de informática e alguns de Artes.
      O utilizador casual não vai precisar de um ptt para nada quando um tablet que será bem mais comodo conseguir fazer tudo o que um casual precisa.

      Quase a mesma coisa como o desktop que tem a comunidade de gamming a suportar o desktop. Se os gamers ficassem apenas nas consolas ou passarem todos para tablets deixam de haver razões para as empresas produzirem hardware para desktops.

  6. Avatar de Benchmark do iPhone 5
    Benchmark do iPhone 5

    Parece que os Chromebooks estão a vender bem para as escolas por terem teclado e um preço reduzido.

    http://mashable.com/2013/12/30/why-chromebooks-beat-macs-in-commercial-sales-in-2013/

    1. Avatar de Pedro
      Pedro

      O facto de terem teclado não é argumento face aos MBP. Mas o facto de serem mais baratos, sim.

      1. Avatar de Benchmark do iPhone 5
        Benchmark do iPhone 5

        Mas é face aos tablets.

        1. Avatar de golias17
          golias17

          Mas é possível arranjar teclado por um preço relativamente barato. Há que ver que esta proposta da google face ao preço não é assim tão descabida para o publico alvo.

          Claro que não substitui um windows/linux/mac mas faz bem o que se propõem e esta a começar a mexer com o mercado e a calar os cépticos!

          1. Avatar de Nunes
            Nunes

            estas vendas não são ao consumidor! São vendas a instituições e empresas.

          2. Avatar de golias17
            golias17

            Vendas são vendas! Sabes o que o alvo deste produtos não é bem o consumidor normal!

          3. Avatar de Nunes
            Nunes

            Os cépticos falavam no mercado no seu todo.
            Se fores a olhar aos valores de vendas apontados neste estudo, verás que as vendas não são muito elevadas quando enquadradas nas vendas totais dos Estados Unidos.
            Foram 920 mil Chromebooks durante 11 meses, quando as vendas totais de computadores (excluindo tablets) nos Estados Unidos foram 16 milhões no 3º trimestre, o que daria cerca de 50-55 milhões nos mesmos 11 meses.
            Estas vendas de Chromebooks representariam assim cerca de 1,7% do total. Claro que ficam a faltar as vendas de Chromebooks por outras vias, mas fica visto que os dados aqui apresentados não são a realidade global!

  7. Avatar de Pedro
    Pedro

    Esquecem-se que o mercado está dividido em três grandes vertentes: Trabalho, gaming e consumo de conteúdos.

  8. Avatar de Redin

    Ao estilo daquilo que esta a ser feito com o OpenElec que permite ajustar um tipo de hardware com o software que eles criaram, também havia de existir um software chromebook OS adaptado para o mesmo efeito, porque os .ISO que existem na NET para o Chrome OS não servem para a maioria dos laptops. Pelo menos eu já testei em alguns e não tive sorte.

  9. Avatar de CMatomic
    CMatomic

    isto demonstra que os sistemas linux no mercado comercial é mais utilizado que os sistemas da Apple , o android é bom exemplo disso , e Chrome OS demonstra isso mesmo .

    O problema aqui é palavra linux , muita das vezes associada a um sistema para utilizadores avançados , é por isso que a Canonical tenta sempre ocultar quando fala do seu sistema operativo o Ubuntu .

    O desktop sempre existira como principal sistema informático ” de trabalho , ou de utilizadores avançados” , todos os outros são complementos que podem interagir com o desktop tradicional .
    Não podemos esquecer que os processadores quânticos irão substituir os actuais processadores , chegando a níveis de processamento , que poderá possibilitar ate mesmo uma inteligência artificial .

    Respondendo a questão , não troco um portátil ou um pc por um ultrabook ou tablet , pois esses aparelhos tablets e ultrabooks têm sempre algum nível de restrições, para mim um tablet é só um complemento .

    1. Avatar de diogo
      diogo

      Devia-se tentar mostrar que linux não é o bicho de 7 cabeças que dizem por aí em vez de tentar esconder o seu nome.

      Quando houver processadores quanticos para o publico geral possivelmente já não andaremos por aqui

  10. Avatar de victor ribeiro
    victor ribeiro

    Mais uma felicidade para os mestres desta aplicação de facto para quem quer apenas o Face e jogos tudo bem mas por favor não misturem doce com sal alguma coisa se conpara com um Mac e ja agora da Maçã e apenas a Maçã não pode haver comparação co toda a pafernalia que utiliza o android de facto quem te viu e quem te ve es mais um sitio de baixa propaganda

    1. Avatar de João
      João

      Victor Ribeiro, provavelmente até disseste algo acertado, mas sem virgulas é como se não tivesses dito nada.

      1. Avatar de Adriano Matos
        Adriano Matos

        +100

        Ainda estou a tentar perceber ao certo o que está escrito.

    2. Avatar de diogo
      diogo

      Acho que percebi alguma coisa, e fica uma questão, como é que o pplware pode ser um sitio de baixa propaganda de um produto que não se vende em portugal?

    3. Avatar de Vítor M.

      victor ribeiro não disseste nada, de facto, além de não teres uma linha coerente.

      Algo que não é do teu goto? E daí?

      Nem tudo o que se vê nos mercados e nos segmentos terá de ser da nossa preferências, chama-se viver em sociedade 😉

    4. Avatar de Nelson
      Nelson

      “conpara com um Mac e ja agora da Maçã e apenas a Maçã não pode haver comparação co toda a pafernalia que utiliza o android de facto quem te viu e quem te ve es mais um sitio de baixa propaganda”

      Cá está (acho que percebi bem)… “Os ChromeBooks já ultrapassaram os MacBooks nos EUA”… porquê a comparação com os MB’s? O título é meramente provocativo, e tem sido sempre assim nos últimos tempos neste site, já parece o tek do sapo.

      Porque é que não falam que os CB’s já vendem mais que os Android? Porque ia chatear muita gente que comprou este natal o seu tablet android e é a melhor coisa do mundo?

      1. Avatar de golias17
        golias17

        Um tablet != Portátil.

        Não vale a pena fazer esse tipo de comparações são aparelhos para utilizadores diferentes.

        1. Avatar de Nelson
          Nelson

          Se um tablet != portátil, um chromebook != portátil, em termos de funções

          1. Avatar de golias17
            golias17

            100% de acordo. São modelos para fins muitos específicos

  11. Avatar de Jet
    Jet

    Macbook não é para qualquer um meter as patas em cima. Continuem a comprar os fakes (adoro ver como Samsung, HP, Asus tentam fazer cópias do MBP) 😉

    1. Avatar de mario
      mario

      explica lá isso melhor fiquei curioso? (a cena das patas)

    2. Avatar de Jorge Carvalho
      Jorge Carvalho

      A Samsung, a HP, e Asus, pelo que tu dizes, é que andam a copiar, eu acho que elas andam é a inovar 🙂 E a única pessoa com patas aparentemente és tu

    3. Avatar de ZeSafa
      ZeSafa

      Pronto….A apple inventou os portáteis agora também…. -_-

      1. Avatar de bytemybits
        bytemybits

        #### nos comentarios deste jet. é mais um dos que pensa que esta anos luz a frente da gente reles comum que nao usa idevices

        1. Avatar de Emannxx
          Emannxx

          Um pensamento bastante frequente em utilizadores de idevices, if you ask me…

    4. Avatar de diogo
      diogo

      Usaria um mac com todo o gosto e se tivesse dinheiro para gastar já aqui tinha um, mas não trocava o meu asus por nenhum mac.

    5. Avatar de Rochita
      Rochita

      Asus têm portáteis 3x melhores que a Apple pelo mesmo preço ou ainda mesmo. Patas? Lá porque os teus paizinhos têm mais dinheiro que os outros e te deram um Mac porque és mimado e querias um, não tens o direito de vir aqui insinuar junto dos outros. E não, não é para qualquer um. Se tiver 1000€ para gastar não vou gastar num macbook de gama baixa (se é que têm pelo menos este preço) do que gastar em alguns dos melhores equipamentos á venda.

      1. Avatar de Nelson
        Nelson

        Muito bem.

        Chegou aquele comentário que demonstra claramente porque é que Mac não é para todos, independentemente de ser barato ou ser caro.

        /story.

      2. Avatar de mario
        mario

        Continuo sem perceber o interesse pelo mac. Tenho uma sala cheia de mac’s disponíveis e por mais que tente perceber a razão pela qual as pessoas usam aquilo, não consigo.

  12. Avatar de liph
    liph

    bye bye Apple

  13. Avatar de Nunes
    Nunes

    Estes dados não se referem à totalidade de computadores vendidos nos Estados Unidos, mas apenas a certas vendas (empresas e instituições), que não incluem as vendas a consumidores!
    Os Mac são vendidos maioritariamente por outros canais, de modo que este título pouco diz

    1. Avatar de Carlos
      Carlos

      Por acaso é o contrário, os dados da NPD só contam as vendas no retalho. As vendas a empresas não estão contadas aqui.

      1. Avatar de Nunes
        Nunes

        desculpa, mas este estudo é mesmo sobre as vendas a instituições e empresas, não vendas a retalho!
        pega nos comunicados
        https://www.npdgroupblog.com/detailing-the-commercial-computing-marketplace/?utm_source=rss&utm_medium=rss&utm_campaign=detailing-the-commercial-computing-marketplace
        https://www.npd.com/wps/portal/npd/us/news/press-releases/u-s-commercial-channel-computing-device-sales-set-to-end-2013-with-double-digit-growth-according-to-npd/

        Este estudo é de um período de 11 meses, terminado em Novembro! Os estudos de vendas a retalho são normalmente trimestrais (com pequenos comunicados mensais), e englobam toda a época de Natal, não cortam a meio este trimestre. Os estudos de vendas globais são trimestrais tb, estimando as vendas em todos os canais.

        Para além disso a cota dos Mac nos Estados Unidos em PCs (excluindo tablets) tem sido superior a 10% (13-14%), sendo a cota nas vendas a retalho superior a isso. Os valores deste estudo implicariam que no ano de 2012 foi inferior a 4% o que está em total contradição com todos os estudos publicados – até pela própria NPD.

        No primeiro comunicado comparam o comportamento no mercado comercial (abordado por estes dados) com o mercado consumidor!
        Por isso, podemos concluir que estes dados não se referem a vendas a retalho ao consumidor!

      2. Avatar de Nunes
        Nunes

        desculpa, mas este estudo é mesmo sobre as vendas a instituições e empresas, não vendas a retalho!
        pega nos comunicados
        https://www.npdgroupblog.com/detailing-the-commercial-computing-marketplace/?utm_source=rss&utm_medium=rss&utm_campaign=detailing-the-commercial-computing-marketplace
        https://www.npd.com/wps/portal/npd/us/news/press-releases/u-s-commercial-channel-computing-device-sales-set-to-end-2013-with-double-digit-growth-according-to-npd/
        Este estudo é de um período de 11 meses, terminado em Novembro! Os estudos de vendas a retalho são normalmente trimestrais (com pequenos comunicados mensais), e englobam toda a época de Natal, não cortam a meio este trimestre. Os estudos de vendas globais são trimestrais tb, estimando as vendas em todos os canais.
        Para além disso a cota dos Mac nos Estados Unidos em PCs (excluindo tablets) tem sido superior a 10% (13-14%), sendo a cota nas vendas a retalho superior a isso. Os valores deste estudo implicariam que no ano de 2012 foi inferior a 4% o que está em total contradição com todos os estudos publicados – até pela própria NPD.
        No primeiro comunicado comparam o comportamento no mercado comercial (abordado por estes dados) com o mercado consumidor!
        Por isso, podemos concluir que estes dados não se referem a vendas a retalho ao consumidor!

        1. Avatar de Nunes
          Nunes

          Convém notar que estes dados nem sequer têm em conta todas as vendas a instituições e empresas, pois não contabiliza as vendas directas dos fabricantes

      3. Avatar de Nelson
        Nelson

        Não vale a pena estares-te a matar, o que conta é aquilo que alguns querem ver… Pergunto-me se essa empresa tem sequer acesso ás vendas de uma pequena rede de lojas americana… “Apple store” ou assim,,,

  14. Avatar de Ivo Guerreiro
    Ivo Guerreiro

    Em relação à questão, não trocava o meu portátil por outra plataforma!!

  15. Avatar de Gonçalo Rodrigues
    Gonçalo Rodrigues

    Para mim não há dúvidas. Um tablet é uma máquina de jogos e conteúdos multimédia com pouquíssima utilidade prática para quem trabalha…

    1. Avatar de Nelson
      Nelson

      Não são tablets, são netbooks que só correm o Google Chrome.

    2. Avatar de mario
      mario

      depende do trabalho.

    3. Avatar de FXX
      FXX

      Os Microsoft Surface também?

  16. Avatar de Fornost
    Fornost

    não vejo o CB como grande inovação pelo fato de a HP ter criado, sem sucesso, o Tx2 há muito tempo. Inclusive tenho um. O touch dele é um fiasco. Pelo menos a Pen funciona bem.
    Mas não funciona com photoshop… o que aniquila sua finalidade para mim.

    Anyway… lembro de ter lido aqui mesmo que os CB tinham sido um fracasso nas vendas… estou surpreso com a notícia de hoje 🙂

  17. Avatar de Nelson
    Nelson

    Para a maioria das pessoas, especialmente em ambientes empresariais, um MacBook, mesmo o air mais barato, ou Windows do mesmo género, já é computador a mais, logo não admiram os resultados…

  18. Avatar de Luis
    Luis

    Comparar essa tablet disfarçado de pc, com qualquer MacBook, mais do que uma ofensa para quem vê alguma coisinha disto, é a mesma coisa do que comparar o Jorge Jesus com uma pessoa que saiba falar português…
    Não estou a dizer que não é um segmento interessante estes chromebooks, mas o título desta notícia é totalmente desajustado, primeiro porque são coisas completamente distintas, isso está bem patente na produtividade e no preço de cada um, para além dos dados estarem totalmente desvirtuados.

  19. Avatar de Carlos
    Carlos

    “Escolhas Pplware 2013

    Desastre tecnológico do ano:
    Chromebook Pixel”

    Afinal parece que não foi um desastre assim tão grande…

    1. Avatar de diogo
      diogo

      Xão coixas da bida

    2. Avatar de Benchmark do iPhone 5
      Benchmark do iPhone 5

      Ou talvez não.
      Está é a lista da Amazon dos Chromebooks mais vendidos.
      O Pixar, que custa mail de 1000 dólares, não aparece.

      http://www.amazon.com/Best-Sellers-Electronics-Chromebooks/zgbs/electronics/2858603011

  20. Avatar de Jorge Gomes
    Jorge Gomes

    Falem o que quiserem, os dados nao correspondem as realidades, porque que sera que a apple é marca preferida dos americanos, nao sei o porquê, quem revolucionou a informatica, foi a apple ou foi a google, samsung, asus ou hp, a apple nao vende mais devido aos preços elevados mas nao ha comparaçoes na qualidade, nem nos designs.

    1. Avatar de mario
      mario

      Tens de instruir mais um pouco sobre a história da informática para dizeres que a apple a revolucionou.

      1. Avatar de Daniel Pinto
        Daniel Pinto

        Pelo menos inventou o rato 😀

        Será que eu sou a “única” pessoa que consegue ver o que de bom traz a concorrência?!

        Não a concorrência entre a Galp e a BP em Portugal 😀

        1. Avatar de golias17
          golias17

          O rato? A apple apenas “compro” não foi mesmo inventado por eles!

      2. Avatar de Nelson
        Nelson

        Comentário ad hominem…

      3. Avatar de Nunes
        Nunes

        não me parece que saibas qual é o significado de revolução!

        1. Avatar de golias17
          golias17

          Varias empresas cada uma a sua maneira revolucionou a informática, não tentem dar o credito todo a apple!

          1. Avatar de Nunes
            Nunes

            :S
            não estou a dar o crédito todo à Apple, mas a Apple é sem dúvida uma das que mais influenciou a história da informática com os seus produtos!
            O Apple II, o Macintosh, o iPhone e o iPad, no hardware e software, foram marcos que mudaram profundamente esta indústria!
            Não consegues dizer seriamente que uma Samsung ou Asus tiveram o mesmo poder transformador!
            Tens que ir para a Microsoft, a IBM, a HP, para ter exemplos com o mesmo peso histórico!

  21. Avatar de Sandro
    Sandro

    Ah vá… Vocês acreditaram mesmo nessa pesquisa? Tá na cara que é mais uma daquelas pesquisas pagas para balançar o mercado (ou clientes distraídos). Chrome book vendendo mais que MacBook nos EUA? Na terra da Apple onde americano adora exibir a maçã pra todo lado? Se fosse em qualquer outro país eu até acreditaria, mas na terra do Tio Sam?

    MacBook vendendo menos que tablet com Windows? De onde tiraram isso? O Surface foi um fiasco de vendas, as lojas da Microsoft sempre ficam às moscas….

    PessoALL, não estou aqui defendendo a Apple, não é o caso (antes que alguém venha de mimimi), mas pensem bem se faz algum sentido essa pesquisa. Nos EUA a venda de MacBook é muito forte, só perde pra vendas de PC. Chromebook não vende nada por lá.

  22. Avatar de FXX
    FXX

    Se os MacBooks são os menos vendidos dos 4, porque é que foi esse o escolhido na comparação para porém no título?

    E depois comparar a venda de computadores com tablets também não faz sentido nenhum, mas isso a culpa já não é vossa.

  23. Avatar de Benchmark do iPhone 5
    Benchmark do iPhone 5

    Diz o post:
    “os Chromebook representam hoje 9,6% de todos os computadores vendidos nos EUA” – ou seja, a pessoas, empresas e intuições.

    Diz o título do gráfico: “vendas nos EUA – canal comercial”, ou seja, apenas as vendas a empresas e a intituições. Isso fica claro pelo que diz a empresa que fez o estudo”

    “It is no accident that we are seeing the fruits of this change in the commercial markets as business and institutional buyers exploit the flexibility inherent in the new range of choices now open to them.”

    Assim como está o título e o texto do post induzem em erro.

    Acho curioso que agora já se junte no mesmo saco PCs, Chromebooks e tablets, mas foca-se a comparação entre Chromebooks e Mac Books e não, por exemplo, entre Chromebooks e iPads, que são de campeonatos mais próximos.

    https://www.npd.com/wps/portal/npd/us/news/press-releases/u-s-commercial-channel-computing-device-sales-set-to-end-2013-with-double-digit-growth-according-to-npd/

    1. Avatar de Nunes
      Nunes

      claro! é para o sensacionalismo!
      quem se desse ao trabalho de ler com atenção o original, percebia que era só vendas a empresas e instituições, e nem sequer são todas as vendas a empresas! Basta pegar nas estatísticas de vendas ao longo do ano de 2013 para ver que a cota de mercado total dos Mac, nos EUA, é muito superior ao que aparece neste estudo!

      1. Avatar de Vítor M.

        Olha que não. É relevante, se fosse assim inútil, como eu até acho que para nós é, não tinha aqueles valores.

        Tira proveito dos valores mostrados, isso é que faz sentido e realmente já mexe!!!

        1. Avatar de Nunes
          Nunes

          :S
          A relevância real só aparece quando se contextualiza como deve ser as coisas.
          Dizer que “os Chromebook representam hoje 9,6% de todos os computadores vendidos nos EUA”, é uma falácia pois omite que isto é uma parte específica do mercado que representa cerca de 1/4 das vendas nos Estados Unidos. O que torna o título noutra falácia pois se se pegar nos valores de vendas do estudo, e nos outros estudos trimestrais de vendas globais verificamos que no mesmo período foram vendidos nos EUA cerca de 1,5 milhão de Chromebooks vs cerca de 6 milhões de Macs (pelo menos 4 milhões de MacBooks)

          1. Avatar de Vítor M.

            Não podes truncar… faltou-te um dado relevante “(de Janeiro a Novembro)” 😉 do mercado dos portáteis, até porque o post é um todo e não fatias.

            Tudo faz mais sentido com esse dado. De de Janeiro a Novembro de 2013 a venda de Chromebooks representou 9,6% do mercado de portáteis, versus os 1,8% dos portáteis Apple.

            É tão claro como a água, para quê complicares? 🙂

          2. Avatar de Nunes
            Nunes

            truncar?
            Os valores que dei são para período idêntico ao do estudo, nos EUA, referi isso. Muito provavelmente as vendas dos Mac até serão superiores ao que dei, pois fiz uma estimativa muito por baixo para os meses de Outubro e Novembro.
            Basta pegar em todos os estudos ao longo do ano de 2013 para ver que nos EUA a Apple representa cerca de 12% do número de vendas totais – só nos PCs, sem tablets – num total de cerca de 50-55 milhões de PCs nesses 11 meses. Neste estudo, excluindo os tablets, os Macs representariam só 2,5%!
            Este estudo aponta para vendas de 14 milhões de dispositivos, muito diferente dos 50-55 milhões de vendas totais nos Estados Unidos em igual período!
            Este estudo é de vendas a empresas e instituições, não aborda as vendas a consumidores, nem vendas directas, que é o que representa a maioria das vendas da Apple!

          3. Avatar de Nunes
            Nunes

            Os valores que dei são para período idêntico ao do estudo, nos EUA, referi isso. Muito provavelmente as vendas dos Mac até serão superiores ao que dei, pois fiz uma estimativa muito por baixo para os meses de Outubro e Novembro.
            Basta pegar em todos os estudos ao longo do ano de 2013 para ver que nos EUA a Apple representa cerca de 12% do número de vendas totais – só nos PCs, sem tablets – num total de cerca de 50-55 milhões de PCs nesses 11 meses. Neste estudo, excluindo os tablets, os Macs representariam só 2,5%!
            Este estudo aponta para vendas de 14 milhões de dispositivos, muito diferente dos 50-55 milhões de vendas totais nos Estados Unidos em igual período!
            Este estudo é de vendas a empresas e instituições, não aborda as vendas a consumidores, nem vendas directas, que é o que representa a maioria das vendas da Apple!

  24. Avatar de Paulo
    Paulo

    fácil de análise: preço! 😉

  25. Avatar de quffy
    quffy

    Os computadores(tradicionais/desktop) não vão ser muito necessários ou interessantes para os novos miúdos. Eles têm tablets, smartphones, portáteis. Devem continuar a ser bons para escritórios e balcões de atendimento.

    Agora para jogos/trabalho pesado de uso doméstico as pessoas têm mais a tendência de comprar e construir o seu pc por peças. Nem que comprem pc já feito, mas esse pc é feito pelas lojas de hardware. Ou seja, o que vai continuar em massa são as fabricantes de peças para desktop. Para jogos pesados ainda tem as consolas e a steam machine que devem ser também pcs por assim dizer.

    O computador tradicional ainda vai continuar muito tempo, só que disfarçado.
    Vamos ver também como se irá desenvolver o cloud gaming.

    1. Avatar de Nelson
      Nelson

      Antes pelo contrário, os chrombeooks é que são bons para escritórios e balcões de atendimento.

      Por exemplo, vais á PSP, e o sistema deles é web-based.

      Quanto ao resto… Nem comento…

  26. Avatar de Jorge Faria
    Jorge Faria

    Impressionante como a Apple levanta tanta inveja…. a maioria fala sem sequer ter trabalhado com um… enfim