Haverá amor à primeira tecla?

45 Comentários

Um pequeno artigo de opinião sobre os relacionamentos online…

Será possível apaixonarmo-nos por alguém que conhecemos pela Internet?

Será esse amor tão ou mais intenso que outro que acontece de forma ‘convencional’? Como sabemos que estamos apaixonados por alguém online? De que forma isso nos afecta e… porque afecta? Podemos escolher aqueles de quem gostamos ou… tal como à primeira vista, haverá amor à primeira tecla, sem margem para questionamentos?

amor_tecla


Cada vez são mais comuns as histórias de casais que se conheceram através da Internet, nas redes sociais, num qualquer chat, através também de jogos como o Warcraft, aplicações como o Tinder ou outras vias de comunicação online.

No entanto, sempre que ouvimos algo como ‘Conhecemo-nos através da Internet‘, tendemos a desvalorizar essa mesma relação e, por norma, já perspectivamos o fim daquele ‘amor virtual’.

Mas a verdade é que muitos desses casais mantém o seu relacionamento durante vários anos e muitos são aqueles que casam e têm filhos com a sua alma gémea que encontraram de forma virtual.

Online-Affair_71935402

Alguns estudos defendem que o namoro online é diferente do namoro ‘tradicional’ e, muitas vezes, as pessoas procuram o amor através da Internet uma vez que não encontram o par ideal na zona onde vivem, tornando-se, assim, o virtual, a forma encontrada para melhorarem as suas vidas, nomeadamente no campo afectivo.

Outro estudo, divulgado em 2013, afirma que mais de 1/3 dos casamentos americanos tem início via Internet e concluiu ainda que estes relacionamentos deixam os casais mais felizes, havendo menos casos de divórcio comparativamente com o relacionamento tradicional.

Segundo o site StatisticBrain, são já 41,250,000 o número de americanos que já experimentaram o namoro online. Na imagem seguinte podemos verificar alguns factos do namoro online:

statistics

São várias as vantagens de conhecer ou tentar encontrar a alma gémea online, mas também existem aspectos menos positivos. Vamos indicar alguns:

Vantagens

  • Se não lhe apetece ou não gosta de sair, pode sempre encontrar alguém online
  • Podemos escolher com quem falar e fazer uma pesquisa prévia sobre a pessoa
  • Quando não estamos a gostar da conversa, podemos despedirmo-nos (ou ignorar) sem termos que confrontar a situação
  • Tornamo-nos mais desinibidos, o que promove a interação com o outro
  • Podemos sempre enviar fotos, vídeos, links que dinamizem a conversa
  • Acabamos por conseguir conhecer melhor a pessoa uma vez que temos que conversar, fazer perguntas e interagir ao invés de descartarmos apenas devido à imagem ou à nossa timidez
  • Temos mais probabilide de conhecer e conversar com potenciais parceiros que, doutra forma, viamos como inacessíveis
  • Quando queremos dizer alguma coisa, podemos escrever, desabafar e a outra pessoa irá ler assim que possível
  • Há um aumento do desejo natural de nos encontramos, conhecermos e estarmos com a outra pessoa, devido ao facto de estarmos conscientes que não a podemos ter no momento

Online dating concept. Hand & Wine Glass Through Laptop Screen

Desvantagens

  • A grande desvantagem é não estarmos com a pessoa sempre que quisermos, poder ir tomar café juntos, ir ao cinema ou alguma outra acticidade
  • Não há interação entre sentidos como tacto, visão e paladar
  • O que se diz online é desprovido de tom o que pode levar a interpretações erradas e desenvolver sentimentos que não correspondem à realidade, sendo que, na resolução de problemas, funciona melhor estar frente a frente que a discutir através de um chat
  • Há sempre a hipótese de ser um perfil falso e acabamos por nunca ter a certeza com quem estamos a falar
  • Podemos construir uma ideia errada da pessoa e ficarmos desiludidos aquando do encontro
  • Se a pessoa nos deixar de falar, se não a conhecermos bem, podemos correr o risco de não a conseguir encontrar
  • Torna-se mais difícil controlar outros possíveis relacionamentos da outra pessoa

find-love-online-dating-sites

O panorama tem vindo a mudar e é importante que as pessoas se consiencializem que namorar online não deve ser considerado ‘anormal’ ou pelo menos não devemos agoirar o fim daquela relação apenas porque teve o seu início de outra forma que não a convencional. Há cada vez mais jovens, adultos e até mesmo idosos que encontram na Internet uma forma de dar um ânimo aos seus sentimentos.

No entanto, é imprescindível ter atenção redobrada e tentar ao máximo ter a certeza de quem é a pessoa que está do outro lado, à qual estamos a contar histórias da nossa vida, partilhar uma certa intimidade, fotografias, dados pessoais, etc.

Aconselho a verem o filme/série CatFish – vejam aqui completo no Youtube – onde aborda a temática dos namoros online, focando-se nos perfis falsos que são construídos para enganarem as pessoas.

Assim sendo, a questão é: Haverá amor à primeira tecla?

Poderão os relacionamentos online ser tão ou mais fortes e verdadeiros quanto os convencionais? Já se apaixonaram por alguém pela Internet? Conte-nos a sua história e dê-nos uma opniao sobre este tema.

Comentários

45

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

  1. Avatar de Francisco
    Francisco

    Posso falar do meu caso, a minha namorada conhecia através de um jogo (League of Legends), através de amigos de amigos(etc) fizemos alguns jogos juntos, ela não gostava de mim xd, mas depois fomos conversando e as coisas mudaram de figura, já vamos a caminho de 2 anos de namoro, ela é dos Açores e eu de Braga, mas já fomos estando juntos algumas vezes (quando o dinheiro permite, god bless Ryanair que vai criar viagens lowcost), neste momento estou a fazer este comentário de casa dela.
    Se é diferente? Claro, não posso ir ao cinema com ela e tudo que seja actividades que duas pessoas juntas fisicamente podem fazer torna-se impossível. No entanto isto também obriga a algum uso da imaginação para tornar as coisas um pouco diferentes. Estamos sempre no Skype em video chamada, e sabem como é o nosso cinema?
    “Amor vamos ver um filme hoje? Sim!” Ok partilha de ecrã no Skype.. e pronto estamos a ver o filme juntos (video chamada no Hangouts). E desta forma vamos tentando minimizar a distancia 😉
    Se ás vezes há sentimos como ciumes e receio que algo se altere, que se calhar se ela estivesse ao meu lado não havia? Sim há, mas tudo se resolve e se aguenta.
    Fico um pouco, desiludido quando por vezes oiço falar na televisão, ou até mesmo em conversas de “café” sobre este tema e as respostas são sempre “Namoros a distancia não resultam blablabla” Penso que são pessoas que não fazem ideia de como usar um computador e Internet também.
    PS: Acho que não me esqueci de nada neste testamento, Desculpem la o tamanho 🙂

    1. Avatar de Rui C
      Rui C

      Boa sorte.

      Cerca de 90% dessas relações à distancia acaba mais tarde ou mais cedo.

      1. Avatar de Marisa Pinto

        Tens dados científicos que corroborem essa estatística?

        1. Avatar de Rui
          Rui

          Viu na revista científica “Maria” 🙂

        2. Avatar de Rui C
          Rui C

          Não os posso divulgar lamento. 🙁

        3. Avatar de Cromosdocosmos

          @Marisa, neste caso será mais uma questão de bom senso.

          Mas como todos somos diferentes, até pode dar-se o caso de alguns casais terem um melhor relacionamento à distância (física) que teriam caso estivessem todos os dias juntos 🙂

          1. Avatar de Marisa Pinto

            Bom senso como assim? Bom senso será não namorarmos com quem não gostamos, brincarmos com os sentimentos alheios ou deixarmos de ser felizes só porque sim 🙂

            ehehe

      2. Avatar de Francisco
        Francisco

        Todas as relações tem probabilidades de acabar mais cedo ou mais tarde, não? Sou filho de pais divorciados e a relação não foi a distancia..

        1. Avatar de Tavares
          Tavares

          Rui C,não sei onde foste “buscar” esses números…não consegui encontrar esse estudo!! Já agora diz-me qual a percentagem de casais que se conheceram “normalmente” que passado algum tempo se separaram,divorciaram,etc.! “Rais parta” os preconceitos…

          1. Avatar de Rui C
            Rui C

            Não os posso divulgar lamento. 🙁

      3. Avatar de NT
        NT

        Boas,

        Entoces estou nos 10%. 😛
        Também conheci a minha “maria” na net. E já sou casado e pai de filha. Na altura era o IRC e o ICQ(mais irc mas pronto).
        Mas como na ‘vida real’, existem pessoas honestas e outra gente que não o é. Como online é mais fácil comunicar (por exemplo eu provalvemnte não iria conhecer a minha mulher devido á distância geográfica) e essa facilidade faz com que o número de interações aumente, o pessoal diz que é um mito essa coisa de conhecer a sua cara metade online ou que as relações não são para durar.
        Já agora, para o pessoal mais velhinho, quando usam/usaram o IRC estão a ‘falar’ para uma sala cheia de gente. Quando de nós chegou a um café, com pelo menos 30 ou 40 pessoas(desconhecidas) e gritou ‘BOA NOITE PPL’ ???? Online fazemos isso ‘sem medo’ e normalmente até obtemos resposta.

        1. Avatar de Marisa Pinto

          Boa, obrigada pela partilha 🙂

    2. Avatar de Marco
      Marco

      Francisco boa sorte rapaz! 😉 Conheco histórias de sucesso como de insucesso por isso nao ligues a estatisticas

    3. Avatar de Tiago
      Tiago

      força man, so posso dizer isso. tive uma relaç\ao Açores-Porto tb 🙂 e durou 2 anos. 1 ano à distancia e mais 1 perto um do outro 🙂

      era fixe, o sentimento cresce exponencialmente e tudo é “importante” nesta relacoes. cuidado apenas com o ciúme à distancia que mata a relação.

      Aproveita esta grande terra, os açores 🙂 eheheh

      grane abraço e força…ha ta gente por ai que se conheceu através da net. Alias, a net é apenas e somente uma maneira nova de conhecer pessoas. Não namoradas com a internet, mas com a pessoa que está do lado de la. ponto 🙂

    4. Avatar de Marisa Pinto

      Fantástico testemunho! Parabéns e obrigada pela partilha! 🙂

  2. Avatar de Tavares
    Tavares

    Marisa Pinto…claro que existe!!
    https://www.youtube.com/watch?v=Q6eZO4Glcuc
    Na internet tudo se encontra…tudo se ganha…e tudo se perde!!

  3. Avatar de RSTS
    RSTS

    Artigo interessante e não muito comum num site sobre tecnologia, tenho de dar os meus parabéns a Marisa por isso, talvez a sensibilidade feminina ajude a abordar o tema.
    Fico satisfeito pela abordagem que pode consciencializar algumas pessoas e a desfazer alguns mitos, mas principalmente promover o pensamento e discussão sobre o tema que muitas vezes é visto e associado a um qualquer tipo de libertinagem.

    1. Avatar de Marisa Pinto

      Muito obrigada! É exactamente esse o ojectivo pois a Intrenet é apenas mais uma forma de conhecermos pessoas. Há quem critique, mas todos usam 🙂

      1. Avatar de RJCA
        RJCA

        Uma grande verdade Marisa… 😀

  4. Avatar de Kabindas
    Kabindas

    To all the geeks (“home-based” version) : Get a Life !!

    1. Avatar de NT
      NT

      Get a Life??????

      I’m a serious gammer I have many lives:P

  5. Avatar de Rui
    Rui

    A partir do momento que fiz o slide para a direita no iPhone não voltei a gostar de outro smartphone! Amor à 1ª tecla 🙂

    Quanto aos relacionamentos à distancia, cada um sabe de si… boa sorte para quem vai por esse caminho. A distancia é ingrata.

  6. Avatar de Luis Silva
    Luis Silva

    Posso falar tb por experiencia própria, conhecia actual namorada pelo face chat, claro que para nsoc onhecermos melhor e nos habituarmos virtualemnte esqueçam, mas actualmente estou mais perto dela, mudei de localidade, claro que teve outras coisas que facilitaram amudança, mas nestas coisas tanto podem ter sucesso ou nao, o memsoa contece conhecendose fora do mundo virtual.
    Mas tmbém digo, nada acontece por acaso.

    1. Avatar de Marisa Pinto

      Obrigada pela partilha, são esses testemulhos que reforçam este tema.

  7. Avatar de Rui Pires
    Rui Pires

    Por mim falo também, comecei a falar com a minha atual namorada pelo Facebook e demo-nos bem até que combinamos tomar um café and so on (somos ambos do Porto), e hoje em dia estamos juntos faz amanhã 2 anos e 7 meses 😀

    1. Avatar de Marisa Pinto

      Fantástico, parabéns 🙂

      1. Avatar de Rui Pires
        Rui Pires

        Obrigado Marisa 🙂

  8. Avatar de P4W
    P4W

    Por aqui também há uma história identifica de namoro através da “net”. Foi em Fevereiro de 2012 (salvo erro), que comecei a falar pelo MIRC com a minha actual esposa. Na altura apenas 100km nos separavam. Namoramos 10 anos e estamos casados há 2 anos. Temos uma filha e somos felizes.

    1. Avatar de Marisa Pinto

      😀 Muito bem, parabéns!

  9. Avatar de Isabel Alves
    Isabel Alves

    Conheci o meu namorado no Second Live em 2009, namoramos e casamos virtualmente.Após 6 meses decidimos nos conhecer pessoalmente.como ele era de Roma e eu de Lisboa, decidi ir eu conhece-lo.ele mudou-se para portugal em 2011 e em 2015 casamos.Somos incrivelmente felizes e muito cumplices.

    1. Avatar de RJCA
      RJCA

      Por acaso eu ia focar esse mundo virtual porque tenho 2 “amigos” do SL, ela Americana e ele Holandês e após algum tempo de convivência online os 2 juntaram-se , casaram-se na Holanda e têm uma linda menina. Apesar de atualmente ter perdido o contacto com eles esta situação é para mim extremamente gratificante porque 2 pessoas de países diferentes, graças à Internet, conheceram-se e avançaram nas sua relações. Até quando não sabemos mas isso depende das pessoas. 😉

  10. Avatar de Rúben
    Rúben

    Boa noite,

    Eu não passei por isso no entanto tenho uma história bastante chegada a mim de sucesso.

    Eu e a minha família somos do Ribatejo, e o meu irmão, numa viagem de finalistas (9.º ano), conheceu uma rapariga na Polónia, portuguesa, que se encontrava lá a viver com os avós, ele com 15 anos e ela com 16 anos nessa altura.

    Mantiveram contacto depois da tal viagem pela Internet durante uns meses até que algo se deu e começaram uma relação, isto ainda com as mesmas idades.

    Temos uns pais que nesse aspecto são muito abertos, com umas ajudas deles e mais uns dinheiros que ele ia juntando foi meia dúzia de vezes passar uma semana ou duas à Polónia.

    Entretanto, ela atingindo a maioridade, começou a trabalhar, juntou uns trocos para poder pagar a viagem para Portugal e assegurar cá 2 ou 3 meses de vida, isto ainda na zona dela, onde tinha conhecidos, na zona da Gaia.

    Tudo começou a ser mais fácil e neste momento, vivem juntos, em Lisboa, já têm um filho e o casamento está para breve, ambos bem servidos e com bons empregos.

    Concluindo, sim, acredito neste tipo de relações desde que se fale certamente com alguém sério atrás do monitor e não com o monitor, especialmente quando tenho um exemplo vivo que muito se desenrolou debaixo do tecto onde ainda vivo.

    Continuações de boa noite.

  11. Avatar de sakura
    sakura

    “””Haverá amor à primeira tecla?””
    faca a 1º basta ver cliente mmorpg para +18.

  12. Avatar de Ace Young
    Ace Young

    Tenho um primo que encontrou a sua companheira pela net, no caso dele foi por um site de encontros, e estão juntos a 3 anos e teem uma filha em conjunto. Por isso é possível sim.

  13. Avatar de PorquinhoBranco
    PorquinhoBranco

    Eu arriscaria quase dizer que o convencional hoje em dia já é conhecer alguem pela internet! E quando digo conhecer, falo em ficar a saber mais sobre a pessoa, e nao o primeiro contacto. Digo isto porque hoje em dia a primeira coisa que o pessoal faz depois de conhecer alguem pessoalmente é perguntar “tens facebook?”, ou nem perguntar e automaticamente avançar com um friend request. E muitas das vezes é online que acontece a maior parte da “corte”, e quando o novo encontro pessoalmente se dá o “negocio” ja ta practicamente “fechado”!

  14. Avatar de Ricardo Santos
    Ricardo Santos

    Gostei do artigo e deixo uma sugestão. Porque não fazer um artigo sobre os diversos sites de encontros amorosos, que na maioria são pagos e muitos apenas para explorar uma carência afectiva por parte dos seu utilizadores.
    Deveriam existir gratuitamente mais formas de duas pessoas se conhecerem de forma gratuita, obviamente para quem quer conhecer outras pessoas com os mesmos interesses sem se encontrarem inicialmente cara-a-cara.

  15. Avatar de Valter
    Valter

    Sim existe, mIRC, mais de 15 anos, 3 filhos.

      1. Avatar de VC
        VC

        Quando era adolescente o meu primeiro namoro começou cum uma pessoa que conheci pelo mIRC 🙂 que saudades de tempos 🙂 e tu Marisa? :p

  16. Avatar de Mark
    Mark

    Há duvidas? Já lá vão 4 anos que conheci a minha miúda pela Internet, a distancia que nos separa são mais de 100 Km… Nada é feito a correr, é importante que sejamos coerentes, é necessário construir bons alicerces numa relação, só assim é que elas duram, sejam virtuais, menos virtuais, físicas e menos físicas. Nada é fácil, nem nada na vida está garantido. É como tudo, o sucesso é possível desde que trabalhemos para o ter. Simples!! 🙂