Poupe no Medicamento – Saiba os preços dos medicamentos

60 Comentários

Com a situação económica que se vive em Portugal torna-se imperioso ter acesso a produtos e soluções que permitam aos utilizadores terem os acesso às melhores ofertas e ao preço mais baixo.

A introdução dos medicamentos genéricos no circuito da Saúde veio trazer uma nova realidade, onde podemos ter acesso aos medicamentos, mas a preços muito mais baratos, sempre mantendo a sua qualidade e capacidades curativas.

O Infarmed, a Autoridade Nacional do Medicamento e Produtos de Saúde, lançou agora uma aplicação, de nome Poupe no Medicamento, que permite aos consumidores terem acesso à lista de preços dos medicamentos, podendo assim escolher os mais baratos no momento da compra.

poupe_na_receita_1

A aplicação “Poupe na Receita”, permite ao utente poupar no custo da sua receita, fazendo para isso a identificação prévia (ou no momento da compra) dos medicamentos mais baratos para a substância activa prescrita pelo seu médico.

O objectivo desta aplicação é facilitar ao utente, simular, ou confirmar, o custo total da sua despesa da compra de um ou mais medicamentos.

A identificação dos medicamentos pode ser efectuada através da leitura óptica do código de barras disponível na embalagem do medicamento ou na receita médica, com recurso à câmara do telemóvel ou do nome do medicamento por através de uma pesquisa directa dentro da aplicação.

Com a informação disponível o utente vai poder confirmar o preço que esse medicamento tem, ver a sua descrição e posologia ou até encontrar alternativas ao mesmo.

Mas o Infarmed, para além de dar à sua aplicação “Poupe na Receita” a capacidade de consultar informação detalhada sobre os medicamentos, resolveu adicionar-lhe outras importantes e extremamente úteis.

Assim, o “Poupe na Receita” permite que criem lembretes para a tomada de medicamentos, ajudando os utilizadores e garantindo que estes não deixam de tomar a sua medicação.

Outra função útil é a pesquisa e localização de farmácias. Podemos ver num mapa a localização das farmácias próximas da nossa localização e até ver informação sobre as mesmas. Se pretenderem pesquisar numa zona específica podem simplesmente procurar pelo nome da localidade.

Está ainda disponível informação sobre os últimos alertas do Infarmed e também as últimas novidades.

As funcionalidades principais do “Poupe na Receita” são as seguintes:

  • Pesquisa de medicamentos (analise de custos e medicamentos alternativos)
  • Pesquisa de folhetos informativos
  • Criação de alarmes de tomas de medicamentos
  • Localização de Farmácias com funcionalidade de navegação e contacto telefónico
  • Novidades e alertas Infarmed

Esta é uma aplicação a terem presentes no telefone para que a possam usar não apenas na farmácia. Podem consultar a lista de medicamentos que vamos comprar e tomar, garantindo o preço mais baixo.

As funcionalidades adicionais são um complemento e que permitem elevar a utilidade do “Poupe na Receita”.

Para já apenas está disponível para iOS, mas o Infarmed espera muito em breve ter disponível uma versão para Android.

Licença: Freeware
Sistemas Operativos: iOS 6+
Download: Poupe no Medicamento 1.1 [5.9MB]
Homepage: Poupe no Medicamento

Comentários

60

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

  1. Avatar de Ricardo
    Ricardo

    Para o Android existe uma aplicação semelhante chamada ORKOS Medicamentos.
    Infelizemente a Base de Dados dos medicamentos data de Setembro de 2012, ou seja algo desactualizada.

    1. Avatar de Alguém
      Alguém

      Qual é a utilidade se não está actualizada?

  2. Avatar de Nelson
    Nelson

    Está mesmo uma App muito boa!

    1. Avatar de Carlos
      Carlos

      Boa tarde,

      E versão para android, existe?

      1. Avatar de Nelson
        Nelson

        diz no corpo da notícia.

  3. Avatar de mario
    mario

    que treta, o estado pagou largos milhares de € por uma aplicação para o iPhone? chega a quantas pessoas da população portuguesa?

    1. Avatar de Nelson
      Nelson

      Não leste a notícia? Vem aí a versão Android.

      E caso não saibas, o normal é fazer primeiro para iOS, e depois portar para Android, porque é assim que se faz.

      1. Avatar de mario
        mario

        É? Onde viste isso e porquê.
        Já agora penso que e a aplicação é mais uma treta para alguem sacar dinheiro ao estado, isto porque não tem qualquer utilidade para aqueles que mais benificiariam dela, ou seja os idosos.

      2. Avatar de JG
        JG

        Porque é assim que se faz? …

      3. Avatar de Ricardo
        Ricardo

        Eh pah…que piada o Nelson…

        1.º Faz-se para iOS e depois faz-se para os outros SO’s…LOL

        1. Avatar de Nelson
          Nelson

          LOL?

          Snapchat
          Instagram
          Netflix
          Skype com video-chamada
          HBO Go
          Vine
          Flipboard
          Final Fantasy VI (e antecessores)
          Deus Ex: The Fall
          Plants vs Zombies 2

          Independentemente que gostes ou não, é assim. Desenvolver estas app’s, é melhor ir para iOS, eu sei que em PT, e em muitos mais sítios com ordenados de m___, e operadoras de m____ também, o Android é quem mais ordena, mas nos mercados mais influentes, interessa que a app se espalhe rápido, e que logo á primeira versão esteja já polida, e funcione sem bugs independentemente do telemóvel/tablet.

          1. Avatar de Tiago Coelho
            Tiago Coelho

            tudo maus exemplos…

            Isto é uma aplicação que foi paga pelo estado. Serve para possibilitar as pessoas poderem poupar nos medicamentos e o primeiro lançamento é para iphone, acho completamente absurdo e no mínimo contraditório.

            Mas pronto, assim o sr. ministro na apresentação pode instalar a app..

          2. Avatar de mario
            mario

            o que é que os bugs têm a vêr com a plataforma? não percebes nada daquilo que falas.
            Achei foi interessante o layout, que mais parece ser baseado na plataforma windos phone.

          3. Avatar de Nelson
            Nelson

            “tudo maus exemplos…”

            LOLOLOLOL!OL!

            “o que é que os bugs têm a vêr com a plataforma? não percebes nada daquilo que falas.”

            Vais tu dar-me aulas de progração? 😀

            Não tens a minima noção que é programar em Java/Android e em ObjC/CocoaTouch!

            E nem tens a minima noção do que é arranjar um programador ObjC bom, e do que é arranjar um programador Java bom.

            Nem a mínima noção do que é o Xcode e o que é o Eclipse e suas ferramentas de debugging e análise de performance.

            Nem a mínima noção da estruturação que os projetos para iPhone pedem, face ao que acontece na prática na maioria dos projetos Java…

          4. Avatar de orlmor
            orlmor

            Vine é do Linux
            Android é baseado em Linux

            A versão para iOS é que é adaptada e não o contrario.

        2. Avatar de mario
          mario

          O sr Nelson acha-se um mestre sábio, para ele a apple é a responsavel pela origem do universo, isto porque o big bang já tinha a forma de uma maça. Para ele niguem sabe nada de nada e muito menos percebe de alguma coisa, singindo-me mais propriamente ao desenvolvimento em android e ios, já em 2008 no meu curso se desenvolvia para ambas as plataformas, desde a licenciatura ao mestrado. Penso que devias ser mais humilde com as outras pessoas, e não te achares o sr. do conhecimento.

          1. Avatar de Nelson
            Nelson

            O Sr. Mário, parabén pelo seu curso, quem em 2008 já se desenvolvia para Android.

            Curioso que o primeiro equipamento Android saiu em 22 de Outubro de 2008. Nos USA.

            Portanto, mandaram vir do ebay, chegou em 1 de Novembro. Começaram as aulas em 2 de Novembro, e o exame foi em Dezembro, não foi?

            Mais depressa se apanha um mentiroso, que um cocho… FAIL

          2. Avatar de Nelson
            Nelson

            E o SDK do iOS chegou só em Março de 2008, o iPhone OS 2.0, com store, foi de Julho de 2008.

        3. Avatar de mario
          mario

          Não, no ano lectivo 2008/2009 no IPL Leiria, na cadeira de engenharia software 2 já desenvolvia-mos para android, poderá confirmar com alguns dos meus colegas que até são eles os responsáveis pela app android e ios do pplware.

      4. Avatar de JoaoF
        JoaoF

        É assim que se faz mesmo!
        Primeiro desenvolve-se para iOS.
        Depois no XCode vais a Ficheiro>Guardar Como>APK.
        E já está!

          1. Avatar de JoaoF
            JoaoF

            Lol uma utility que converte objc para java e mapeia algumas APis equivalentes.
            É assim que se faz!

          2. Avatar de Nelson
            Nelson

            😉

            Que monstruosidade aquilo deve ficar…

        1. Avatar de mario
          mario

          gostei, vê-se mesmo que ele nunca trabalhou com nenhuma das plataformas. Já agora é muitos mais simples desenvolver para android que para ios. (quem inventou a porcaria do objective c deveria ser en….)

          1. Avatar de Nelson
            Nelson

            Desculpe, mario, eu ao contrário de si, não comecei a programar android antes do android ter saído.

  4. Avatar de Pirex
    Pirex

    Muito bom… Já estou a ver os idosos que recebem a pensão mínima, de smartphone na mão à procura do melhor preço… Aqueles que até têm que pedir ajuda para ler a receita porque nem têm dinheiro para as lentes… aqueles que nem têm dinheiro para comprar os mesmos medicamentos… estamos no caminho certo.

    1. Avatar de Nelson
      Nelson

      hummm, certo. Há esses, mas também há os outros como eu que acham esta ideia muito interessante e que só peca por tardia

    2. Avatar de D!
      D!

      Claro, só os velhos é que compram medicamentos

      :facepalm:

    3. Avatar de Nelson
      Nelson

      Pois é bem verdade!

      E se achas que isso está mal, pode começar contigo, a ler as receitas e a procurar os melhores preços para os idosos, já que deves ter um smartphone, e vista para ele…

    4. Avatar de Pedro
      Pedro

      Já pensou por acaso que aqueles que pedem ajuda para ler a receita podem ao mesmo tempo pedir ajuda a quem usa uma aplicação destas?

      Bem sei que nem todos podem pedir ajuda mas por causa desses vamos deixar tudo como está e prejudicar os que podem pedir ajuda e também aqueles que não precisam de pedir ajuda?

      “Se vens no fim para dizer que está mal feito, vinhas antes para dizer como se fazia”

    5. Avatar de pixar
      pixar

      Desculpa mas isso não é argumento para não se fazer. Se assim fosse, então não tinham inventado os computadores porque não iriam servir os idosos. A questão é que aqueles que usaram os primeiros PC são agora idosos.
      A minha mãe não usa nada parecido com iOS ou Android, mas quando quer saber alguma coisa sabe a quem perguntar.

      1. Avatar de Mário Silva
        Mário Silva

        Caro Pixar, eu comecei a trabalhar com sistemas de cartões perfurados; depois passei para os mainframes, pelos Spectrum, Timex, Schnneider, Amstrad, IBM PC até aos dias de hoje. Nãoii precoisa fazer contas. Tenho 68 anos de idade e desde os i286 que faço a assemblagem dos meus PC’s, configurações, instalação e configurações de SO’s (Windows pois dediquei-me exclusivcamewnte a essa plataforma por via profissional) desde a primeira versão Win a preto e branco sob MS-DOS até à última 8.1 (não falhei nenhuma delas). Já sou idoso por ter 68 anos? Errado! Sinto-me um jovem com 68 anos de idade e sempre a aprender diariamente por via de pesquisas que efectuo na internet e em revistas da especialidade, acumulando com as dezenas de e-mails que recebo dos principais fabricantes de hardware e software com novas versões, actualizações, reviews, etc.. Esta app vai dar-me um geitão enorme porque infelizmente tenho problemas de saúde na família e os roubos (ou saques) a que sou submetido pelo actual desgoverno à minha pensão, fazem-me ter de escolher genéricos ou outros mais baratos. Não é bom? Pois não, mas é o que temos de aguentar… Obrigado Pplware pela dica.

    6. Avatar de João Pereira
      João Pereira

      Tu vais um dia, normalmente, vais ser idoso. Agora porque é que a App haveria de ser feita a pensar nos idosos do presente e não nos futuros idosos? Dasss

    7. Avatar de mario
      mario

      – sr. farmacêutico têm iphone? poderia usar o seu telefone para me indicar que medicamento devo levar?

      1. Avatar de Filipe Madeira
        Filipe Madeira

        Caro Mário,

        As pessoas deviam procurar alguma informação antes de falarem… Ora caso não saiba, as receitas informáticas já indicam ao doente o quanto pode poupar caso opte por um genérico, e mesmo não tendo em conta esse facto (a contar com os idosos que são analfabetos), o farmacêutico é obrigado, por lei, a indicar sempre que existe uma opção mais barata. Daí a indicação de direito de opção, o doente pó de optar por um medicamento original, ou genérico!

        Esta aplicação foi desenvolvida com verbas próprias para a mesma, a pensar em pessoas como você e eu, que usamos as novas tecnologias e com o passar dos dias estamos mais dispostos a ficar doentes. Nunca comprou um antibiótico? Nunca comprou um anti-inflamatório? Esta aplicação pode ajudar a escolher um mais barato, bem como ler informação do que esta a tomar e ver que farmácia está de serviço… Não vê vantagens aqui? Só não vê quem não quer 😉

        P.S. o farmacêutico sabe o que indicar para tomar, não precisa do iphone para o fazer… Se alguma vez vir algum assim, mude de farmácia 😉

        Cumprimentos,
        Filipe Madeira,
        Farmacêutico

    8. Avatar de F. Morais
      F. Morais

      Realmente temos que poupar uns euros com os medicamentos para podermos gastar mais que um salario minimo para poder ter um iphone…

  5. Avatar de NaCasaDesteSenhor
    NaCasaDesteSenhor

    Boas,
    Eu actualmente uso no android a app “Orkos Medicamentos” para verificar preços e genéricos alternativos. Por acaso agora, não sei porquê, não a encontro no google play. Terá esta “Poupe na Receita” melhor base de dados/actualizações dos medicamentos que a Orkos?

  6. Avatar de Pedro
    Pedro

    Vou já gastar 600€ num iphone para poupar em uns cêntimos em medicamentos!!!

    1. Avatar de Nelson
      Nelson

      Pronto, para os pobrezinhos, eles vão fazer uma versão para htc one e samsung galaxy note 3…

  7. Avatar de Pedro
    Pedro

    Vou já gastar 600€ num iphone para poupar uns cêntimos em medicamentos…

  8. Avatar de Carlos Costa
    Carlos Costa

    http://www.quidgest.pt/teste/medcapture

    O MedCapture é uma aplicação desenvolvida pela Quidgest e Edgelabs que aguarda desde setembro a aprovação do Infarmed.
    Em vez da aprovação e utilização gratuita, o Infarmed parece que decidiu pagar 10.000 euros para fazer uma cópia… a que chamou “Poupe na receita”.
    Incrível!
    O “Poupe na receita” foi lançado ontem para iPhone iOS.
    O MedCapture está disponível, para testes, por agora, para dispositivos Android.

    O objectivo de poupar nos custos dos medicamentos ao consumidor é o mesmo nas duas aplicações mas… há questões de ética que ficam por explicar…

    1. Avatar de Bruno Rua

      não dá para fazer download…

    2. Avatar de Gil Von Doellinger
      Gil Von Doellinger

      Podes enviar-me por mail o apk? No site não dá para fazer download.

      Cumprimentos.

      gil.vondoellinger@gmail.com

  9. Avatar de Darkness
    Darkness

    é triste ver comentários sobre o preço do iphone. Leiam a noticia e verão que brevemente vai haver para Android, esperem um tempo.
    São pobres e mal agradecidos, caramba é uma boa ideia, só não podemos querer tudo ao mesmo tempo.
    “Roma e pavia não se fizeram num dia”

  10. Avatar de fernando marques martini
    fernando marques martini

    seja pratico, nao instale nada so acessar

    http://www.maispreco.com/

    1. Avatar de Benchmark do iPhone 5
      Benchmark do iPhone 5

      Em réais.

  11. Avatar de Benchmark do iPhone 5
    Benchmark do iPhone 5

    Penso que o Infarmed também irá criar uma aplicação (web app ?) para consulta, sem ser preciso utilizar uma app para iOS/Android. O que a app mobile terá sempre a mais é a localização das farmácias (usando a localização por GPS) e a utilização de uma app de navegação para ir para lá (no caso do iOS, o Mapas Apple).

    Fiquei a saber que entre o Ben-U-Ron e o Paracetamol genérico há um diferença de €0,50 (18 comprimidos de 1000mgr), €2,3 e €1,8 , mas em medicamentos mais caros ou de uso frequente é capaz de ser muito útil. Gostei.

    1. Avatar de Benchmark do iPhone 5
      Benchmark do iPhone 5

      Tem mais os alarmes para tomar os medicamentos. Foi sempre uma coisa com que nunca me entendi, nem precisei por aí além … toc, toc, toc … (três toques na madeira para afastar o azar).

  12. Avatar de António Silva
    António Silva

    Sem dúvida uma app muito útil…
    Mas não é acessível a quem poderia tirar ainda maior partido dela: os utilizadores com deficiência visual.
    Infelizmente, lamentávelmente, tristemente, esta aplicação não é acessível a utilizadores do VooiceOver.
    Com tanta documentação sobre acessibilidade e usabilidade, que a Apple disponibiliza aos desenvolvedores, não há qualquer justificação para que uma app resulte inusável.
    Daí que se possa perguntar: Falta de competência do desenvolvedor ou falta de vontade?

    1. Avatar de Nelson
      Nelson

      x2.

      Normalmente estas app’s “skinned” que depois não se pode usar o Voice Over, são assim feitas para serem portadas para android.

  13. Avatar de Rui
    Rui

    Aplicação inutil.
    Basta pedir o genérico na farmácia, e sabe-se logo os preços e td mais.

    1. Avatar de Benchmark do iPhone 5
      Benchmark do iPhone 5

      – Ó fa’chavor, indique-me aí os preços do Ben-U-Ron, do Paracetamol, do Atralidon, do Efferalgan, do Febridol, do Panasorbe e do Xumadol.

      – Quer comprimidos de 1000mgr ou de 500mgr, e de 18 ou de 20 comprimidos ?

      – Olhe, venda-me dos mais baratos.

      Dá um bocado mau aspecto, se a farmácia estiver cheia de gente. Agora se se eu disser: “Quero uma embalagem de Dafalgon de 16 comprimidos”, dá logo outro “sainete”..

      Agora, se o farmacêutico me disser “Desses não tenho”, bem …

    2. Avatar de Nelson
      Nelson

      Vais andar tu de farmácia em farmácia a ver se têm ou não os genéricos e quanto custam…

  14. Avatar de F. Morais
    F. Morais

    Realmente temos que poupar uns euros com os medicamentos para podermos gastar mais que um salario minimo para poder ter um iphone…

  15. Avatar de Hugo
    Hugo

    O infarmed deu prioridade ao lançamento para iOS, porque são aqueles que têm iPhones e iPads que tem mais necessidade de poupar em medicamentos.

  16. Avatar de João Paulo
    João Paulo

    Esta aplicação deve ir irritar alguém na indústria farmacêutica.
    Sugestão: Depois de fazer as melhores Apps Android, por que não fazer a seguir, as melhores Apps Portuguesas. Fica a sugestão.

  17. Avatar de Rui Gomes
    Rui Gomes

    Não conheço nenhum idoso que tenha um Iphone. E vocês?

  18. Avatar de Catia
    Catia

    Olá pessoal!
    Instalei a aplicação no ipad e a localiazação das farmácias nao funciona, nem a parte de ler a imagem do codigo de barras da receita ou até de um medicamento! Alguem já teve este problema? Podem me ajudar por favor? Obrigada

  19. Avatar de emanuel
    emanuel

    é triste so fazerem esta app para iphone porque há mais smartphone dizem que a app se encontra disponivel com o nome orkos no googleplay e não encontro e triste gastarem milhões de euros e só alguns têm acesso a isso

  20. Avatar de José
    José

    Por favor gostava de ser informado se o Doxi-om Mg 500x 60 capsulas é preço livre? é que eu já consumo à muitos anos e comprei na Sertã numa farmacia foi 22.50 comprei na Farmacia Confiança tambem na Sertã 20.80€ hoje comprei na farmacia Cristina em Mem Martins foi 25.00€ o preço é livre? e não haverá Genérico?